Autor Tópico: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil  (Lida 14837 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #15 Online: 26 de Outubro de 2007, 11:32 »
O VLC é um player que faz o que você quer, para instalar ele:

sudo apt-get update
sudo apt-get -y install vlc vlc-plugin-arts wxvlc vlc-plugin-esd mozilla-plugin-vlc

Para os compactadores:

sudo apt-get update
sudo apt-get -y install rar unace unrar p7zip  p7zip-full p7zip-rar arj unzoo unrar lha libarchive1 libarchive-tar-perl libarchive-zip-perl dpkg-dev

OBS: para o Ubuntu 7.10 Gutsy basta digitar estes comandos no Terminal ( menu Aplicações > Acessórios > Terminal), já para o Ubuntu 7.04 Feisty é necessário antes de executar estes comandos, habilitar certos repositórios para que ele possa baixá-los. Tudo é explicado nos links (Multimídia no Ubuntu 7.04 ou 7.10) que coloquei no primeiro texto que escrevi aqui.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2007, 11:35 por alarcon »

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #16 Online: 26 de Outubro de 2007, 11:51 »
verdade o.o
nem lembrei do vlc =\

eu soh vejo falar em mplayer e totem que acabei esquecendo hehe
Ele também reproduz rmvb?

Eu to com tanto desses repositorios ativados, to até perdido aqui. Eu vi o seu tpc, mas não instalei tudo que tem la.

bom eu instalei tudo isso e agora?
Fui testar aqui o fileroller (eh o padrao do ubuntu neh?) mas ele não abre arquivos da rede. Quando eu tento abrir um zip, ou um rar que ta em outro computador ele abre o programa vazio, e se eu uso o comanado abrir dele a rede não aparece junto com os locais, na verdade a rede nunca aparece nos locais x.x



yari yari...

Offline henrique_melo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #17 Online: 26 de Outubro de 2007, 12:00 »
Citar
Eu sou um usuario comum, tenho apenas dias usando linux, talvez eu possa vir a gostar do linux, mas a primeira impressão não foi das melhores.
Eu duvido que um usuario leigo saiba instalar e configurar seu player para tocar videos wma, avi, rmvb. Ele pode até chegar e perguntar, e vai ser bombardeado com gnt falando de comandos "sudo" "mk" mv" "md" e sei la mais oq.

     Acho pouco provavel que um "usuário comum" possa vir a gostar/utilizar qlqr distro de linux, pois isso ocorre quando estamos meios que fartos do windows, qremos novidade, ou seja, estamos num nivel mais avançado de usuário. Nunca vi ninguem que tenha como seu 1º Sistema Operacional uma ditro de linux, por que será? Eu sinceramento me senti muito realizado ao entender a estrutura do Xorg.conf, por exemplo. Isso no windows é transparente, não se tem a necessidade de se entender como funciona, ou pelo menos não se quer. Desculpe minha grosseria mas continue no windows, pois todas as suas dúvidas poderiam ser respondidas utilizando o Persquisar - http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=search do forum, e quanto aos comando, o que não lhe falta são listas e arquivos como todos os comandos possiveis do terminal (console).
« Última modificação: 26 de Outubro de 2007, 12:02 por henrique_melo »

alarcon

  • Visitante
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #18 Online: 26 de Outubro de 2007, 12:19 »
verdade o.o
nem lembrei do vlc =\

eu soh vejo falar em mplayer e totem que acabei esquecendo hehe
Ele também reproduz rmvb?

Eu to com tanto desses repositorios ativados, to até perdido aqui. Eu vi o seu tpc, mas não instalei tudo que tem la.

bom eu instalei tudo isso e agora?
Fui testar aqui o fileroller (eh o padrao do ubuntu neh?) mas ele não abre arquivos da rede. Quando eu tento abrir um zip, ou um rar que ta em outro computador ele abre o programa vazio, e se eu uso o comanado abrir dele a rede não aparece junto com os locais, na verdade a rede nunca aparece nos locais x.x





com relação a arquivos de rede não sei dizer por que nunca testei. Pode ser problema de permissões, mas no meu desktop com os arquivos compactados, basta clicar com o mouse com o botão direito neles e escolher extrair aqui, independentemente em que extensão eles estejam compactados ( desde que é claro tenha instalados os compactadores). Para compactar basta clicar com o botão direito sobre o arquivo e/ou pasta em questão e escolher Criar pacote... aí se escolhe a extensão desejada ( .zip, .rar, .tar.gz e etc. tem várias opções).

A forma de instalação acima eu coloquei a que usei no Gutsy, não sei se para o Feisty são exatamente os mesmos nomes. Veja no link correspondente.

Outra coisa, você falou sobre o Rhythmbox que não gostou, basta procurar outros, tais como: Exaile, Listen Media Manager, quodlibet, Amarok e etc. É questão de procurar um que lhe agrade mais.

Quanto ao realplayer siga esta dica:

Citar
# Real Player
Vamos instalar o Real Player 10 para Linux baixado do site da Real Player: http://www.real.com/linux/

Você vai baixar o arquivo RealPlayer10GOLD.bin. Em seguida, pelo terminal, vá até a pasta que você baixou o arquivo e realize os sequintes comandos:

Torne o arquivo executável:
chmod +x RealPlayer10GOLD.bin
Para instalar o Real Player:
sudo ./RealPlayer10GOLD.bin
Quando lhe pedir um local para instalar o RealPlayer inserir (se ele já não mostrar esse diretório):
/usr/bin/RealPlayer

Quando lhe pedirem para configurar um system-wide symbolic links, responda "y". Depois disso aceite o prefixo para ligações simbólicas (Pressione "ENTER").

Agora já pode remover o pacote de instalação se quiser:
rm RealPlayer10GOLD.bin

Problemas com Som e Imagem nos arquivos RMVB: Prefira utilizar o Xine-ui ou o Real Player para reproduzir os arquivos RMVB. Se ainda sim tiver problemas de Som, sigam a dica do bartbrasil: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=19066.0

# Helix Player
sudo apt-get -y install mozilla-helix-player helix-player

Helix Player, é um projeto promete portar o sistema RealMedia para *NIX.
fonte: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,25857.msg147391.html#msg147391

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #19 Online: 26 de Outubro de 2007, 12:36 »
     Acho pouco provavel que um "usuário comum" possa vir a gostar/utilizar qlqr distro de linux, pois isso ocorre quando estamos meios que fartos do windows, qremos novidade, ou seja, estamos num nivel mais avançado de usuário.

Minha esposa só usa internet e editor de texto e não troca o Ubuntu pelo Windows (poderia citar outras pessoas que me procuram aqui e pedem para instalar Ubuntu para elas).

Citar
Nunca vi ninguem que tenha como seu 1º Sistema Operacional uma ditro de linux, por que será?

Eu (e novamente porque não citar minha esposa) temos o Linux como nosso único sistema operacional

Citar
Eu sinceramento me senti muito realizado ao entender a estrutura do Xorg.conf, por exemplo. Isso no windows é transparente, não se tem a necessidade de se entender como funciona, ou pelo menos não se quer. Desculpe minha grosseria mas continue no windows, pois todas as suas dúvidas poderiam ser respondidas utilizando o Persquisar - http://ubuntuforum-br.org/index.php?action=search do forum, e quanto aos comando, o que não lhe falta são listas e arquivos como todos os comandos possiveis do terminal (console).

Bem no windows você não precisa entender, mas quando não funciona também a solução é formatar, e se não funciona mesmo assim é trocar o hardware incompatível, enquanto no Linux tem como mexer (no xorg.conf por exemplo).

Concordo que um usuário novo tem que estudar, pesquisar para se dar bem no Linux, mas acho que ele é aberto para qualquer um que realmente queira usar ele, não podemos generalizar. Não vou dizer que já não tenha tido vontade de falar para o Razien que realmente o melhor para ele seria usar o Windows, assim como já falaram aqui (esta no plural porque foi mais de um), mas como acho o Ubuntu melhor acabei não falando, porque acho que pode atender a ele melhor, só que ele também precisa ver que não vai achar o windows aqui.

Cada sistema é um sistema, com diferenças e cada um com suas limitações. Não troco a segurança, a rapidez, e o fato de não ter tela azul que o Ubuntu me proporciona por nada vindo do windows.

[]'s

Cristiano.

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #20 Online: 26 de Outubro de 2007, 12:54 »
Nahh eu num quero usar windows aqui no meu pc >.<
E não é por tela azul ou virus, pq faz um loooooooooooooongo tempo que eu não vejo nenhum dos dois.

Eu gostei da cara do ubuntu e agora quero passar por cima desses problemas =p

O totem cumpre bem o papel na hora de rodar rmvb, eu nunca gostei mt do real player, ja era lerdão no windows e nunca toco bem os videos, então nem vou instalar aqui, mas vlw ^^

Eu instalei o p7zip e o 7zip full mais o rar e unrar, os arquivos abrem com o fileroller, mas quando clico não aparece  "extrair aqui" . Tem que reiniciar talvez? XD (se for depois eu descubro hehe)

Quanto a rede, eu só posso imaginar que seja por não estar configurada corretamente. Ainda não consegui configurar  o samba. O windows continua pedindo senha para entrar nesse computador.




yari yari...

Offline MCShistoriamarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #21 Online: 26 de Outubro de 2007, 12:54 »
aqui nesse tópico me foi respondido
algumas duvidas obrigado pessoal.
sou novato nesse mundo to lendo pacas sobre
o linux, e principalmente sobre o Ubuntu. Acho que no mais tardar ate o meio da semana que vem já estarei com o Ubuntu instalado na minha máquina ai estudarei mais pra que logo, logo seja só alegria.
abraço a todos

alarcon

  • Visitante
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #22 Online: 26 de Outubro de 2007, 14:24 »
Nahh eu num quero usar windows aqui no meu pc >.<
E não é por tela azul ou virus, pq faz um loooooooooooooongo tempo que eu não vejo nenhum dos dois.

Eu gostei da cara do ubuntu e agora quero passar por cima desses problemas =p

O totem cumpre bem o papel na hora de rodar rmvb, eu nunca gostei mt do real player, ja era lerdão no windows e nunca toco bem os videos, então nem vou instalar aqui, mas vlw ^^

Eu instalei o p7zip e o 7zip full mais o rar e unrar, os arquivos abrem com o fileroller, mas quando clico não aparece  "extrair aqui" . Tem que reiniciar talvez? XD (se for depois eu descubro hehe)

Quanto a rede, eu só posso imaginar que seja por não estar configurada corretamente. Ainda não consegui configurar  o samba. O windows continua pedindo senha para entrar nesse computador.






A título de exemplo, veja o que quero dizer quanto a descompactar um arquivo com extensão .rar:



Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #23 Online: 26 de Outubro de 2007, 15:16 »
Uhum
agora ja esta aparecendo desse jeito ^^
vlw

No momento estava brigando pra conseguir instalar o pidgin, segui todas as instruçoes mas qd chega no make ele num faz nada =\

O pidgin só da para instalar pelo source dele?? eu procurei um .deb mas não consegui achar nenhum x.x
yari yari...

Offline golfinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #24 Online: 26 de Outubro de 2007, 15:23 »
Nahh eu num quero usar windows aqui no meu pc >.<
E não é por tela azul ou virus, pq faz um loooooooooooooongo tempo que eu não vejo nenhum dos dois.

Eu gostei da cara do ubuntu e agora quero passar por cima desses problemas =p

O totem cumpre bem o papel na hora de rodar rmvb, eu nunca gostei mt do real player, ja era lerdão no windows e nunca toco bem os videos, então nem vou instalar aqui, mas vlw ^^

Eu instalei o p7zip e o 7zip full mais o rar e unrar, os arquivos abrem com o fileroller, mas quando clico não aparece  "extrair aqui" . Tem que reiniciar talvez? XD (se for depois eu descubro hehe)

Quanto a rede, eu só posso imaginar que seja por não estar configurada corretamente. Ainda não consegui configurar  o samba. O windows continua pedindo senha para entrar nesse computador.





Cara, sobre a rede do samba, procure no www.vivaolinux.com.br sobre configurações do samba sem autenticação, funciona direitinho.
O linux tem um sistema de permissões mto bem definido(um dos motivos de não ter virus) por isso as vezes é mei chatinho com essas coisas de rede. mas procure se informar.

Uhum
agora ja esta aparecendo desse jeito ^^
vlw

No momento estava brigando pra conseguir instalar o pidgin, segui todas as instruçoes mas qd chega no make ele num faz nada =\

O pidgin só da para instalar pelo source dele?? eu procurei um .deb mas não consegui achar nenhum x.x


o pidgin já vem instalado por padrão no Gusty, com ctz já deve ter alguma versão nos repositorios oficiais
entre pelo synaptic e procure.


Lembre-se sempre que windows -ne linux (windows -not-equal linux)! eles funcionam de forma diferente. A falta de praticidade que proporciona a estabilidade segurança e personalização!

Boa sorte no mundo linux, sempre use as ferramentas de busca!

Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #25 Online: 26 de Outubro de 2007, 15:26 »
O pidgin já vem como padrão no Ubuntu 7.10, não precisa instalar, caso vc use o Gibão,vá em aplicações>internet>mensageiro da internet Pidgin,hehehe.

alarcon

  • Visitante
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #26 Online: 26 de Outubro de 2007, 16:14 »
Uhum
agora ja esta aparecendo desse jeito ^^
vlw

No momento estava brigando pra conseguir instalar o pidgin, segui todas as instruçoes mas qd chega no make ele num faz nada =\

O pidgin só da para instalar pelo source dele?? eu procurei um .deb mas não consegui achar nenhum x.x


Como você está perguntando sobre instalar o pidgin é por que não usa o Gutsy que já em com ele. Para o Feisty baixe ele já em pacote .deb daqui:


http://www.getdeb.net/release.php?id=1462

você tem que desinstalar o gaim ( use o Synaptic) e depois instale tanto o pidgin como o pidgin-data que você baixa no mesmo local.

--Editado--

instale primeiro o pidgin-data que é uma dependência para o pidgin, e só depois o pidgin. Para instalar é só dar um duplo clique neles depois de baixado e fornecer sua senha.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2007, 16:28 por alarcon »

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #27 Online: 26 de Outubro de 2007, 16:19 »
Eu ainda não atualizei para o 7.10, provavelmente nem vai ficar tão rapido aqui, meu pc é muito modesto hehehe

O samba eu vou procurar  ^^ é que por enquanto ainda não preciso tanto assim da rede.

Ja procurei no synaptic, eu imaginei que ja fosse ter na lista de programas la, mas ele ainda não apareceu...

Vlw alarcon, eu procurei nesse site mas não tinha achado o.o

yari yari...

alarcon

  • Visitante
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #28 Online: 26 de Outubro de 2007, 17:24 »
Já que você diz que não gosta do Rhythmbox eu aconselhei a usar o Exaile, não sei quanto ao Feisty, mais aqui no Gutsy está funcionando muito bem ( o Exaile) e segue abaixo uma sreenshot dele:



Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Eu quero gostar do ubuntu, mas ta dificil
« Resposta #29 Online: 26 de Outubro de 2007, 18:21 »
To usando o amarok, mas pelo que eu vi por ai, ele eh pra kde. isso quer dizer que vai ser mais lento aqui??
eu não entendo como funciona esse negocio de pra kde, gnome. XD

E meu pc soh tem 256mb ram, então o desempenho de tudo ja não eh dos melhores ^^

Ah sim, instalei o pidgin, vlw pelos .deb
vc falou de remover o gaim, qd eu vou fazer isso fala que eh pra remover junto o ubuntu-desktop o.o

esse desktop não tem que ficar?
yari yari...