Alarcon, muito obrigado pela sua ajuda, realmente não funcionou o modem até agora, eu não queria ter de voltar para o Windows 2000 neste PC, você conhece alguma outra distro que tenha suporte à softmodems ser ser o Big Linux ( que ficou pesado nele e travou quando foi detectar o modem ), o Kurumin ( que não funciona o softmodem )? eu tenho um modem PCMCIA, será que nele funciona?
Bom você não poderia dizer qual foi o erro apresentado?
Pelo que sei o seu modem pode ser usado no Ubuntu, então por que você não usa ele?
você poderia baixar este driver martian aqui:
http://linmodems.technion.ac.il/packages/ltmodem/kernel-2.6/martian/martian-full-20071011.tar.gzTer instalado no seu sistema isso:
- make
- gcc
- build-essential
- linux-headers ( de mesma versão do seu kernel use o comando
uname -r para saber a versão)
- libasound2 e libasound2-dev
- gonme-ppp
e fazer o seguinte:
Compilando o driverSalve o arquivo acima que você baixou na sua área de trabalho (usaremos a versão de 11/10/2007 como exemplo) e então digite no terminal:
$ cd Desktop
$ tar -xvzf martian-full-20071011.tar.gz
$ cd martian
$ sudo make all
$ sudo make installSe tudo der certo, agora seu driver está compilado e pronto para ser usado. É preciso agora carregar o módulo:
$ sudo modprobe martian_dev
$ sudo martian_modem --daemonA primeira linha carrega o módulo, a segunda é uma aplicação adicional que precisa estar rodando. Para checar se o módulo foi carregado digite:
$ lsmod | grep martianAgora criamos um link chamado
/dev/modem apontando para
/dev/ttySM0, que é o dispositivo criado pelo Martian que representa o modem. O link é para facilitar a leitura, além de ser a localização padrão onde normalmente se espera encontrar o modem no Linux.
sudo ln -s /dev/ttySM0 /dev/modemConfigurando o discadorAgora a etapa final e mais fácil, a configuração do discador WVdial, que funciona em modo texto:
$ sudo wvdialconf /etc/wvdial.confPara configurar sua conta e provedor edite o arquivo de configuração do WVdial:
$ sudo gedit /etc/wvdial.confOutra alternativa é copiar o modelo que vem com o Martian no diretório scripts, alterando o usuário, a senha e o telefone.
O arquivo deverá ficar semelhante ao exemplo mostrado a seguir, normalmente alterando somente o número do provedor, login e senha.
[Dialer Defaults]
Modem = /dev/modem
Baud = 115200
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ISDN = 0
Modem Type = Analog Modem
Phone = 3309-3499
Username = meu_login
Password = minha_senha
Conectando-sePronto! Agora é só se conectar:
$ sudo wvdialPara não precisar carregar os módulos em todo boot, adicione as linhas abaixo no arquivo
/etc/rc.local (no final dele, mas antes de
exit 0). Os comandos neste arquivo são executados quando o sistema é iniciado. A partir de então basta rodar o wvdial como citado pois o módulo já estará carregado:
modprobe martian_dev
martian_modem --daemonUma Dica:
Use o meu pacote de instalação para modems que usam o driver Smartlink correspondente a versão do Ubuntu que você tem e na janela que se apresenta sobre os pacotes para serem instalados deixe marcados exatamente estes como na figura:
Isso irá instalar os compiladores necessários e irá configurar o gnome-ppp conforme suas respostas. Atenção você deve ter o LiveCD do Ubuntu no driver pois ele vai baixar coisas dele se for o caso.
depois é só fazer uma correção do discador gnome-ppp na sua
Configuração aba
Modem de dispositivo
/dev/ttySL0 que o do smartlink para
/dev/modem ou ainda
/dev/ttySM0 que o do seu modem em questão.