Autor Tópico: Mudar caminho de modem ( mais que resolvido, mastigado!!! )  (Lida 10641 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #15 Online: 23 de Outubro de 2007, 19:02 »
Alarcon, eu acho que algum ser superior desceu aqui na terra e te ensinou Linux :D, cara você entende demais de Linux, obrigado pela ajuda que você está dando, mas o PC é um AMD K-6 III de 533 Mhz com 186 de RAM e disco rígido de 6 GB, o PC que estou postando até agora é um Athlon 64 3000+ com 1 GB de RAM DDR-400, Disco de 80 GB e uma Nvidia de 256 MB GeForce 6200 ( que também é meu ), eu estou fazendo essas "Cruzadas" nos Softmodems devido perto de casa muitas pessoas terem computadores antigos e eu querer apresentar o Linux para elas, já tentei instalar o Xubuntu neste PC, mas fica muito lento, impraticável até, por isso que perguntei, eu uso o Big Linux em uma partição e o Xubuntu em outra, até fiz o meu ship-it de dois CD's de Kubuntu 7.10 porque me falaram que este versão vem com o KPPP instalado, mas eu vou tentar fazer isto passo a passo que você postou e depois coloco aqui, em relação ao erro, não há erro, simplesmente não funcionou, não por culpa sua, vai ver este script do Morimoto está errado, talvez por isso outras pessoas estão deixando de lado esta distribuição e procurando outra, mas eu vou fazer isto aqui e vou postar para ver se dar certo, aliás ao invés de usar o Gnome PPP, posso usar o próprio KPPP do Kurumin?

Bom a dica que postei acima era para o Ubuntu ou até mesmo o Xubuntu por isso o gnome-ppp. Agora não a nada contra em você usar este driver mais recente e as dicas de como compilá-lo e instalá-lo no kurumin, só não sei se os compiladores serão exatamente os mesmo e se eles já estão instlados no kurumin. Crio que sim mais não tenho certza.

O problema do kurumin que eu estou pensando que que o script cria o dispositivo ttySM0, mas depois de reiniciar o sistem ele desaparece, sendo obrigado a executar o script novamente. Até sei qual o comando para cria o dispositivo só não sei os parâmetro por isso lhe pedi para colar aqui o script na esperança de vê-lo e depois criar um script especila para ele.

Como exemplo seria algo mais ou menos assim mknod c 242 ttySM0 ou mknod c 242 /dev/ttySM0 o comando é o mknod mais os parâmetros é o que pega.

mslackv

  • Visitante
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #16 Online: 23 de Outubro de 2007, 21:21 »
Alarcon, muito obrigado pela sua ajuda, realmente não funcionou o modem até agora, eu não queria ter de voltar para o Windows 2000 neste PC, você conhece alguma outra distro que tenha suporte à softmodems ser ser o Big Linux ( que ficou pesado nele e travou quando foi detectar o modem ), o Kurumin ( que não funciona o softmodem )? eu tenho um modem PCMCIA, será que nele funciona?

Bom você não poderia dizer qual foi o erro apresentado?

Pelo que sei o seu modem pode ser usado no Ubuntu, então por que você não usa ele?

você poderia baixar este driver martian aqui:

http://linmodems.technion.ac.il/packages/ltmodem/kernel-2.6/martian/martian-full-20071011.tar.gz

Ter instalado no seu sistema isso:
- make
- gcc
- build-essential
- linux-headers ( de mesma versão do seu kernel use o comando uname -r para saber a versão)
- libasound2 e libasound2-dev
- gonme-ppp


e fazer o seguinte:

Compilando o driver

Salve o arquivo acima que você baixou na sua área de trabalho (usaremos a versão de 11/10/2007 como exemplo) e então digite no terminal:

$ cd Desktop
$ tar -xvzf martian-full-20071011.tar.gz
$ cd martian
$ sudo make all
$ sudo make install


Se tudo der certo, agora seu driver está compilado e pronto para ser usado. É preciso agora carregar o módulo:

$ sudo modprobe martian_dev
$ sudo martian_modem --daemon


A primeira linha carrega o módulo, a segunda é uma aplicação adicional que precisa estar rodando. Para checar se o módulo foi carregado digite:

$ lsmod | grep martian

Agora criamos um link chamado /dev/modem apontando para /dev/ttySM0, que é o dispositivo criado pelo Martian que representa o modem. O link é para facilitar a leitura, além de ser a localização padrão onde normalmente se espera encontrar o modem no Linux.

sudo ln -s /dev/ttySM0 /dev/modem

Configurando o discador

Agora a etapa final e mais fácil, a configuração do discador WVdial, que funciona em modo texto:

$ sudo wvdialconf /etc/wvdial.conf

Para configurar sua conta e provedor edite o arquivo de configuração do WVdial:

$ sudo gedit /etc/wvdial.conf

Outra alternativa é copiar o modelo que vem com o Martian no diretório scripts, alterando o usuário, a senha e o telefone.

O arquivo deverá ficar semelhante ao exemplo mostrado a seguir, normalmente alterando somente o número do provedor, login e senha.

[Dialer Defaults]
Modem = /dev/modem
Baud = 115200
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ISDN = 0
Modem Type = Analog Modem
Phone = 3309-3499
Username = meu_login
Password = minha_senha

Conectando-se

Pronto! Agora é só se conectar:

$ sudo wvdial

Para não precisar carregar os módulos em todo boot, adicione as linhas abaixo no arquivo /etc/rc.local (no final dele, mas antes de exit 0). Os comandos neste arquivo são executados quando o sistema é iniciado. A partir de então basta rodar o wvdial como citado pois o módulo já estará carregado:

modprobe martian_dev
martian_modem --daemon




Fiz este procedimento num ubuntu 7.10 e funciounou com alguns problemas, mas fiquei feliz. ;D

Minha alegria se justifica, pois desde a versão 7.04 venho tento colocar para funcionar, mas sem sucesso e hoje consegui.  Mas tive que fazer alguns ajuste para consegui conectar, vou descrever aqui pois pode ajudar pessoas que tem o teve o mesmo problema que eu.


Primeiramente meu modem é o seguinte (retirado do lspci):

02:06.0 Communication controller: Agere Systems LT WinModem (rev 02)

Tetntei colocá-lo para funcionar com o kernel já compilado com suporte para esse modem, instalando o linux-image-2.6.22-14-386 e kinux-restricted-modules-2.6.22-14-386, os mesmos se encontram nos repositórios do Ubuntu, mas discava e não se conectava. Apresentando o seguinte erro:

WvDial Modem<*1>: CONNECT 49333 NoEC
WvDial<*1>: Carrier detected.  Waiting for prompt.
(...)
WvDial<*1>: Disconnecting at Tue Oct 23 16:01:57 2007
WvDial<*1>: The PPP daemon has died: A modem hung up the phone (exit code = 16)
WvDial<*1>: man pppd explains pppd error codes in more detail.

Então resolvi compila o drive conforme a citação do colega acima, mas acontecia algo semelhante: discava mas não conectava, dando o seguinte erro:

WvDial Modem<*1>: CONNECT 49333 V44
WvDial<*1>: Carrier detected.  Waiting for prompt.
WvDial<Err>: Connected, but carrier signal lost!  Retrying...
WvDial<*1>: Sending: ATDT17001000
WvDial<*1>: Waiting for carrier.
WvDial Modem<*1>: ~[7f]}#@!}![06]} }8}"}&} }*} } }#}$@#}%}&MwQ<}'}"}(}"H;~~[7f]}#@!}! (...)
WvDial Modem<*1>: NO CARRIER

Ai resolvi pesquisar no google, na tentavida de encontrar resposta ao meu problema, mas sem sucesso também. Então resolvi lê o arquivo readme e install que vem junto com o driver do martian. E para minha felicidade, todas as respostas ao meu problema estavam lá.

A primeira  é que o driver não faz controle de erro:

"For technical reasons carrier status support is not available for the modem client. Configure dialer respectively. For wvdial add "Check Carrier = No" line to the configuration file"

Resolvi então editar o arquivo wvdial.conf acresentado a linha Check Carrier = No, mas ao conectar não obtive sucesso ainda.

Então observei que no diretório scripts dentro, do diretório martian, tem um modelo de arquivo wvdial.conf chamado wv.conf, copie e colei esse arquivo para o meu /etc/wvdial.conf, mudano o campo usuário, telefone e senha é claro, e tentei conectar novamente e ..............................estou agora escrevendo está mensagem no meu Ubuntu 7.10 para vocês Piscada

Aqui vai o modelo de meu wvdial.conf:

Dialer Defaults]
Modem = /dev/ttySM0
Baud = 460800
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ISDN = 0
Modem Type = Analog Modem
Carrier Check = No
Dial Command = ATDP
Phone = número de seu provedor
Username = login no seu provedor [exemplo: bush@whitehouse.com]
Password = sua senha

E uma última dica, caso você consiga conectar mas não consiga navegar, isto ocorreu comigo, basta abri um terminal e digitar:

$sudo route del default
$ sudo route add default ppp0

Aqui funcionou e estou navegando numa boa.

Espero pode ajudar alguém.

Até breve.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 21:27 por mslackv »

Offline Jimi Hendrix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Voodoo Child ( Slight Return )
    • Ver perfil
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #17 Online: 23 de Outubro de 2007, 22:04 »
O Alarcon veio do futuro :D :D :D, eu segui a dica de baixar o script do modem novamente e neste momento eu estou escrevendo através do Kurumin pelo Konqueror, cara você deveria trabalhar na Canonical, ou até ajudar a desenvolver uma distro brasileira, muito obrigado mesmo, como disse no meu primeiro post aqui que você me ajudou a funcionar meu outro modem no Xubuntu, se você precisar de alguma em que eu possa ajudar, por favor me diga, a única coisa em que não está funcionando é o som na hora de discar, mas o som normal funciona melhor até que no Windows, há algum repositório onde eu possa baixar as librarys de som para ele funcionar ( a interrogação não funciona desculpa ), com este seu post imenso vai ajudar muitas outras pessoas que estão com o mesmo problema, mas uma coisa que achei estranha foi de eu não precisar carregar os módulos da martian toda vez que inicio o computador, e não conseguir alterar o rc.local ( não deixava ser modificado mesmo eu logado como root ), mas está tudo bem, obrigado mais uma vez e eu vou com certeza pegar este post e apresentar para mais pessoas que estão com o mesmo problema, mas nunca deixando de dizer quem realmente deu o "Caminho das pedras", no caso você, até mais....
Are You Experienced?

Avatar removido pela equipe do fórum

alarcon

  • Visitante
Re: Mudar caminho de modem
« Resposta #18 Online: 24 de Outubro de 2007, 11:15 »
O Alarcon veio do futuro :D :D :D, eu segui a dica de baixar o script do modem novamente e neste momento eu estou escrevendo através do Kurumin pelo Konqueror, cara você deveria trabalhar na Canonical, ou até ajudar a desenvolver uma distro brasileira, muito obrigado mesmo, como disse no meu primeiro post aqui que você me ajudou a funcionar meu outro modem no Xubuntu, se você precisar de alguma em que eu possa ajudar, por favor me diga, a única coisa em que não está funcionando é o som na hora de discar, mas o som normal funciona melhor até que no Windows, há algum repositório onde eu possa baixar as librarys de som para ele funcionar ( a interrogação não funciona desculpa ), com este seu post imenso vai ajudar muitas outras pessoas que estão com o mesmo problema, mas uma coisa que achei estranha foi de eu não precisar carregar os módulos da martian toda vez que inicio o computador, e não conseguir alterar o rc.local ( não deixava ser modificado mesmo eu logado como root ), mas está tudo bem, obrigado mais uma vez e eu vou com certeza pegar este post e apresentar para mais pessoas que estão com o mesmo problema, mas nunca deixando de dizer quem realmente deu o "Caminho das pedras", no caso você, até mais....

Havia me esquecido deste detalhe, ou seja, nas configurações do gnome-ppp na aba Opções você teria de deixar desmarcada a opção verificar portadora (que equivale a isso Check Carrier = No). Talvez quando você falou que acrescentou no arquivo de texto de configuração do gnome-ppp  ( o .wdial.conf que fica oculta na pasta do usuário na home) você tenha apenas colocado no final dele isso Check Carrier = No, mas mias para cima tinha isso Carrier Check = on, por isso não deve ter funcionado. Como disse é só ir nas configurações do discador e desmarcar a opção verificar portadora.

Quanto ao som, muitos modems não ficam com o som de discagem, mais veja se nesta sua distro tem instalada o libasound2 e o libasound2-dev, talvez eles tenham alguma relação com o som, mais não sei dizer.

O rc.local não deve está escrevendo nem para  o root por que suas permissões devem estar para somente leitura até para ele. É só você mudar para leitura e escrita para o root escrever o desejado,salva e depois voltar para somente leitura para o root também, mas como já está tudo ok é melhor não alterar.

Há com relação a trabalhar para Canonical também não é para tanto ;D, apenas tenho um pouquinho de conhecimento nesta área por que aprendi muito tentando fazer o meu modem funcionar no linux, aí sempre se aprende um bocado sobre softmodems.

Pode deixar quando tiver uma dúvida eu pergunto sim.