Autor Tópico: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP  (Lida 47306 vezes)

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #15 Online: 27 de Outubro de 2007, 12:18 »
kErNeL_sCrIpT, excelente tópico hein! Eu também me arrisco a fazer algumas coisas com o gimp, usando os tutoriais da net. Um efeito muito legal que eu estou tentando fazer é um efeito de neve caindo, como no exemplo abaixo.



http://fence-post.deviantart.com/art/Animated-Snowfall-in-GIMP-GAP-38236792

Outro efeito legal é , esse fui eu que fiz.
http://www.generallee.xpg.com.br/ondas.gif
« Última modificação: 27 de Outubro de 2007, 21:50 por Coiote »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2007, 14:22 »
kErNeL_sCrIpT, excelente tópico hein! Eu também me arrisco a fazer algumas coisas com o gimp, usando os tutoriais da net. Um efeito muito legal que eu estou tentando fazer é um efeito de neve caindo, como no exemplo abaixo.



http://fence-post.deviantart.com/art/Animated-Snowfall-in-GIMP-GAP-38236792

Outro efeito legal é , esse fui eu fiz.
http://www.generallee.xpg.com.br/ondas.gif

Valeu Coiote!
Cara o GIMP é muito bom mesmo, o teu efeito d'agua ficou show cara!



Galera, sobre o vídeo que o esfinge passou, que é muito irado por sinal, eu reconheci uma técnica que o cara usou e eu gostaria de explica-la para vocês:

O Cara usou uma inversão de ângulos para corrigir melhor o desenho, por exemplo, tem uma parada de que toda imagem que nós vemos na verdade ela é vista por nossos olhos invertida e nossos olhos "covertem" para a posição "normal" e envia para o cérebro, não sei explicar direito isso, mas isso acontece quando você está desenhando, tipo, viram quando o cara "flipou" (virou) a imagem? Então isso acontece por que nós desenhamos o desenho lá e vamos detalhando e tal e pensamos que o desenho ta perfeito e tal, mas na verdade isso não ocorre precisamente, se você virar o desenho como o cara fez você pode perceber que o desenho ta torto, o que você não percebeu antes, mas isso pode não ocorrer também, mas eu particulamente quando desenho à mão, mesmo eu que desenho a mão à dôse anos, não deixo de usar essa técnica, as vezes eu acho que o desenho ta perfeiro, daí viro a folha e percebo que ta meio torto em algum lugar... daí vou corrigindo. Bom recomendo a todos que desenham tanto à mão quanto virtualmente que façam isso, é uma técnica básica de desenho e que se or utilizada sempre, vai só lapidar ainda mais o teu talento. Ha, talento só não basta, é necessário dedicação no que você está fazendo, assim como tudo na vida, e seja autocrítico, avalie sua arte severamente, pois só assim você evoluirá. Tem pessoas que digamos "tem o jeito pra coisa" como eu que desenho só por hobbie, mas qualquer um, repito QUALQUER um com dedicação pode fazer obras de arte, é mais uma questão de gostar do que se está fazendo, sendo por hobbie ou não.
Bom, é isso, espero ter ajudado de alguma forma ;D

Abraço a todos e até mais.



Obs.: Esfinge, já adicionei a tua dica na minha primeira mensagem! Muito boa dica cara! :D
« Última modificação: 27 de Outubro de 2007, 14:45 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #17 Online: 15 de Novembro de 2007, 10:21 »
Galera,
to tentando fazer uma coisa aqui no Gimp, mas estou com dificuldades.
Eu queria pegar uma foto minha e, na minha camisa, escrever um texto que originalmente não está na camisa.
Como eu faço isso?
Eu utilizei a ferramenta de texto, mas o texto fica chapado e não acompanha as curvas da camisa. Queria que ficasse o mais realista possível.
Existe essa possibilidade? Alguém já fez isso?
Abraços

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #18 Online: 15 de Novembro de 2007, 14:39 »
Sim, tenta diminuir a opacidade da camada de texto, isso vai dar a perspectiva de que ele ta acompanhando as ondulações, ou tente editar o texto com a ferramenta perspectiva, ou use filtros, eu vi um filtro la que faz uma ondulação, no menu > Filtros > Distorções > Ondulações.

Você perguntou se alguém, ja o fez, e te respondo: Com certeza :D
so é meio difícil no começo, mas tenta explorar um pouco ai, e irá conseguir, boa sorte  ;D

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #19 Online: 15 de Novembro de 2007, 19:20 »
Sim, tenta diminuir a opacidade da camada de texto, isso vai dar a perspectiva de que ele ta acompanhando as ondulações, ou tente editar o texto com a ferramenta perspectiva, ou use filtros, eu vi um filtro la que faz uma ondulação, no menu > Filtros > Distorções > Ondulações.

Você perguntou se alguém, ja o fez, e te respondo: Com certeza :D
so é meio difícil no começo, mas tenta explorar um pouco ai, e irá conseguir, boa sorte  ;D

Eu vi num tutorial do Gimp no site ogimp.com.br e o cara fez algo sobre utilizar o filtro de mapeamento de relevo.
O tutorial do cara infelizmente não ficou muito claro pra mim, mas talvez seja alguma coisa desse tipo, não?
Já utilizou esse filtro?
Sds

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #20 Online: 19 de Novembro de 2007, 20:28 »
Novo Blog com vídeo-aulas sobre o Gimp (Autor: Mozart Couto)

O Autor já postou 3 vídeo-aulas e promete estar sempre atualizando o blog com mais.

http://blogdodesenhador.blogspot.com/



Notícia sobre o Blog no Br-linux

Citar
Vídeo-aulas de desenho de Mozart Couto - com GIMP
Seg, 19/11/2007 - 09:00

    “O site bigorna deu a noticia sobre vídeo-aulas de desenho de Mozart Couto usando GIMP.

    Publicamos um artigo Desenhando com a ferramenta “seleção livre” no Ogimp do autor, no final do artigo tem o video do artigo e o link para o blog do autor que promete muito mais vídeos. São vídeos curtos mas altamente instrutivos, mesmo quem tem internet discada pode acompanhar tranqüilamente.

    Para quem se queixava sobre falta de material sobre GIMP é uma boa pedida! Mas se você pode colaborar envie seu artigo, mesmo que o ache simples pois o maior nicho de usuarios na ferramenta é o iniciante.”

Enviado por Anderson Prado (andeonbr-ogimpΘyahoo·com·br) - referência (ogimp.com.br)




Kernel_script,

Eu acho que esse é mais um link que merece ir para o tópico inicial.  ;D

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #21 Online: 20 de Novembro de 2007, 02:11 »
Kernel_script,

Eu acho que esse é mais um link que merece ir para o tópico inicial.  ;D

Adicionado!!!!!!!!!! Hehehe

Obrigado mais uma vez pela ótima dica e contribuição gabriel0085 :)



Galera, eu criei meu novo avatar ← no Inkscape, fiz os traços usando a ferramenta Caligráfica e colori no GIMP, eu estou aprendendo novas técnicas no GIMP, a cada dia que passa eu curto mais essa excelente ferramenta de edição de imagens :)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #22 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:09 »
Ei kernel, já viu essa?

Vi essa notícia no br-linux.org e resolvi traduzir aqui o texto original do site gimpusers.com. 'Tá meia boca a tradução porque meu inglês não é lá essas coisas, mas acho que 'tá valendo.  :D

Fiz questão de manter os nomes em inglês dos efeitos, pois é como eles são mais conhecidos.




Gimp 2.4 Scripts: pacote com 44 excelentes plugins para o GIMP 2.4
2007-11-19 15:23:35


GIMP FX Foundry é o nomes de um ótimo pacote de scripts para o novo GIMP 2.4. Os fundadores do projeto, que foi iniciado no começo de novembro, criaram seu pacote contendo 44 ótimos efeitos/scripts/plugins para o novo GIMP 2.4 em 14 de novembro.

O pacote contém scripts bem interessantes e profissionais que foram publicados sob a licença GPL - então eles são competamente livres para uso. Depois de copiar os scripts para sua pasta de scripts existe um novo menu para acessar todos os scripts.

O leque vai de efeitos artísticos para blur profissional, gothic glows e vários aprimoramentos de filtros para fotos, como film grain. O pacote também contém a simulação dos filtros de efeitos de camadas do Photoshop (Inner Glow, Outer Glow, Pattern Overlay, Bevel and Emboss e assim por diante - claro que você conhece todos eles,  ;))

Você pode baixar o pacote diretamente do sourceforge:

http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=208874

Divirta-se com os filtros.

--------------

Fonte: http://www.gimpusers.com/news/2007-11-19/gimpfx-foundry-scriptpack.html
« Última modificação: 20 de Novembro de 2007, 13:21 por gabriel0085 »

boi

  • Visitante
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #23 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:23 »
Essa do Mozart Couto realmente me deixou feliz. Ele é um desenhista consagrado, principalmente de quadrinhos. Para quem não conhece, a biografia da Wikipedia:

Citar
Mozart Cunha do Couto, ou Mozart Couto (Juiz de Fora, Minas Gerais) começou a atuar profissionalmente em 1979, como ilustrador e autor (desenhista e argumentista/roteirista) de histórias em quadrinhos.

Produziu para diversas editoras do eixo Rio-São Paulo recebendo, em 1986, o Prêmio Angelo Agostini, da Associação de Quadrinhistas e Cartunistas de São Paulo, como melhor desenhista. Em 1988 começou a exportar seus trabalhos para a Europa, onde foram publicados álbuns de histórias em quadrinhos e tiras de jornais; algumas dessas publicações com circulação na Bélgica, França, Alemanha, Dinamarca e Holanda. Em 1993, entrou no mercado norte-americano colaborando em revistas das editoras Marvel Comics, DC Comics, Acclaim Comics, Dark Horse e Image Comics, desenhando conhecidos personagens como Mulher Maravilha, Thor, Hulk, Elektra, Turok, Glory, Gamera, e outros.

Atualmente Mozart tem se dedicado mais à ilustração. Sua produção é dirigida para livros didáticos, para-didáticos, literatura em geral, livros de RPG, capas de CDs, histórias em quadrinhos promocionais, criação de personagens para diversos fins e outros. Entre seus clientes contam-se editoras como FTD, Saraiva, Ática, Melhoramentos, Paulinas, Record, Ave-Maria, Moderna e Scipione.

Foi ganhador, com o livro Nosso Folclore (editora Ave-Maria), do Prêmio Jabuti na categoria de melhor livro didático de 1999 e, em 2000, do certificado "altamente recomendável" da Fundação Nacional do Livro Infantil e Infanto-Juvenil pelas ilustrações no livro A Carta de Pero Vaz de Caminha, da Editora Moderna.

Quem disse que o Gimp não serve para profissionais?

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #24 Online: 21 de Novembro de 2007, 02:19 »
gabriel0085, mais uma vez, muito obrigado por compratilhar conosco a tua descoberta :) Eu não sabia, cara, isso é absurdamente legal, mas posso esperar pra testar tudo :)
Ha, eu adicionei a tua dica na minha primeira mensagem ;)



Pois é boi, um excelente exemplo do GIMP sendo usado por um profissional, e um excelente incentivo também.



EDIT:

Nossa que absurdo! O_O
Eu já tinha visto que o GIMP 2.4 tinha dado um baita salto em inovação, novas funcionalidades e tals, mas quando instalei esses Plugins que o gabriel0085 nos deu a dica, eu fiquei perdido de vez, já chega aquela quantidade absurda de opções pra criar vídeo no GIMP, nossa, to muito feliz :D Acho que vai levar mais ou menos um ano pra que eu possa dominar o GIMP pelo menos uns 90%, como ocorreu na época em que usava o Photoshop™, caramba, o GIMP a cada dia se mostra melhor e inovador. Recomendo altamente as dicas do gabriel0085, ele sempre traz dicas muito boas pra este fórum, e com este tópico num foi diferente :) Valeu mesmo gabriel0085! Dicas excelentes! Como sempre!

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #25 Online: 21 de Novembro de 2007, 22:41 »
Galera,
como eu faço pra atualizar o gimp para a versão 2.4?
sudo apt-get update gimp? Algo desse tipo?
sds

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #26 Online: 23 de Novembro de 2007, 11:54 »
Galera, aqui uma arte que eu fiz à algum tempo no GIMP:

Nebula

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #27 Online: 23 de Novembro de 2007, 14:02 »
Kernel,

Eu estava andando por aí na net e achei este fórum sobre o Gimp em português:

http://www.gimp.com.br



Parece ser bem movimentado. Você já conhecia?

Talvez esse link mereça ir para o tópico principal também. ::)

Isso se você não achar que o tópico principal já não está muito inchado.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2007, 14:05 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #28 Online: 23 de Novembro de 2007, 14:17 »
Acabei de criar um tópico com um texto que encontrei na net sobre como lidar "com interface do Gimp". Eis o link pessoal:



Dicas: Lidando com (a interface do) GIMP
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28490.msg164751.html#msg164751

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando e aprimorando no editor de imagens GIMP
« Resposta #29 Online: 23 de Novembro de 2007, 16:34 »
Parece ser bem movimentado. Você já conhecia?
Talvez esse link mereça ir para o tópico principal também. ::)
Isso se você não achar que o tópico principal já não está muito inchado.

Não eu não conhecia, mutio boa a dica! :D
Sim! Adicioando!!!!!!!!!!
Cara, esquenta não, mas existe um limite de caracteres de postagens nas mensagens de fóruns SMF, quando encher eu crio outro tópico pra dar continuidade às dicas :)



Acabei de criar um tópico com um texto que encontrei na net sobre como lidar "com interface do Gimp". Eis o link pessoal:
Dicas: Lidando com (a interface do) GIMP
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28490.msg164751.html#msg164751

Boa gabriel0085! :D
Adicionado!!!!!!!!!!