Autor Tópico: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de patente  (Lida 11660 vezes)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil


Curiosamente, a patente em questão não é relacionada diretamente ao kernel Linux, mas a interfaces gráficas. Seu título é: "User Interface with Multiple Workspaces for Sharing Display System Objects", ela foi emitida em 1991, e já foi usada para uma ação contra a Apple, resolvida fora dos tribunais.

Ainda mais curiosamente, a IP Innovation, empresa que está processando a Red Hat e a Novell, recebeu 2 reforços em seus quadros recentemente: em julho ela recebeu um executivo vindo diretamente da Microsoft, e no início de outubro recebeu outro, desta vez um "cara de patentes", como descreve o Groklaw. Não que isto invalide de alguma forma o processo em si.

Para quem estava torcendo há bastante tempo para que a questão fosse levada aos tribunais, eis aí a notícia tão aguardada. Vamos ver como prosseguirá, e se vai ser cumprida a previsão de que este é apenas o primeiro de muitos.

    “Surgiu uma notícia no Groklaw de que uma empresa chamada IP Innovation, LLC abriu um processo contra a Red Hat e a Novell por infrigir uma de suas patentes.

    O processo foi aberto no dia 9 de Outubro no estado do Texas. Segundo o Groklaw, trata-se do primeiro litígio do tipo envolvendo patentes e o Linux. E este é o link com o PDF contendo detalhes sobre o processo. Será que o Steve Ballmer tem mesmo alguma razão sobre as supostas violações de propriedade intelectual da Microsoft com respeito ao Linux?”

Enviado por Freedom (freedomΘmailinator·com) - referência (groklaw.net).
FONTE DE MATÉRIA: http://br-linux.org/linux/aberto-primeiro-processo-contra-red-hat-e-novell-por-infracao-de-patentes
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2007, 18:47 »
Sobre o que exatamente é esse processo? Eu não entendi o termo, muito técnico para mim, além de estar em inglês =\
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2007, 20:02 »
Bom é nesse ponto que acho que o Mark (o do nome dificil!), dono da Canonical, empresa que dá suporte ao Ubuntu, está certo de desejar distros GNU/Linux total/ livre - kernel, programas, drives, etc.
Esse é o caminho.
Pelo menos aqui no minha instalação Ubuntu tento me manter assim.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Darcamo

  • Visitante
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2007, 01:17 »
As patentes como estão sendo aplicadas aos softwares são ridículas. Patentes foram criadas para incentivar a inovação ao prover um monopólio por um tempo razoável a empresa que investiu nessa inovação.

Mas claramente esse "tempo razoável" deveria ser muito menor no caso de softwares. Essa patente em particular data de 1991, mas pelo que li ela tem referências desde 1984. Ou seja, uma patente de 16 a 23 anos de idade em uma indústria em que um ou dois anos já é muito tempo. Isso sem mencionar o quão vaga essa patente é. Poderia se aplicar em quase que todas as interfaces de hoje em dia. As restrições para que algo possa ser patenteável deveriam ser muito mais rigorosas.

O resultado dessa situação são essas empresas sangue-sugas que não produzem nada e apenas roubam legalmente o trabalho feito por outros. Onde está o incentivo a inovação nisso?

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2007, 02:26 »
Bom é nesse ponto que acho que o Mark (o do nome dificil!), dono da Canonical, empresa que dá suporte ao Ubuntu, está certo de desejar distros GNU/Linux total/ livre - kernel, programas, drives, etc.
Esse é o caminho.
Pelo menos aqui no minha instalação Ubuntu tento me manter assim.
mas nem por isso o ubuntu vem 100 por cento ao contrario do fedora por exemplo.
por isso fizeram o gobuntu

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2007, 09:09 »
Esse processo judicial foi lançado contra a Redhat e Noevll mas poderia ter sido contra qualquer outra distro linux.
Pelo que entendi, se refere ao processo de ter algo como multiplas áreas de trabalho no ambiente de trabalho.

Fazer isso com 2 dos maiores distribuidores de linux é uma operação intimidatória para todos os outros.
Não acredito que tenham sucesso com essa acção. Mas ao escolher essas 2 empresas em vez de empresas mais pequenas, é por provavelmente tem na ideia que vão ser bem sucedidos.

Eu acho esses caso um dos assuntos mais interessantes para seguir nos próximos tempos. Dependendo do resultado: Pode ser o 1º de uma série de casos contra o Software Livre como ode ser o 1º ... e ultimo.

vamos ver...


kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2007, 13:16 »
"O interessante é que essa ação foi movida apenas dias após os recentes ataques de Steve Ballmer, CEO da Microsoft, onde o executivo declarou que os usuários da Red Hat terão que pagar pela propriedade intelectual da Microsoft"

Fonte: http://www.linuxnewmedia.com.br/lm/noticia/novell_e_red_hat_processadas_por_infracaeo_de_patente/

Esse cara come ***** ? Só pode ¬¬


Olhem o que o Mark Shuttleworth tem à dizer sobre isso:

http://br-linux.org/linux/shuttleworth-sobre-ameacas-da-microsoft-isto-e-extorsao



Olha que hipocrisia:

"O desenvolvimento dessa estratégia vai inevitavelmente levar a mudanças importantes na maneira como empresas fornecedoras de tecnologias de código aberto tratam propriedade intelectual. Há que se verificar se não é o momento de, em paralelo com a defesa do processo ora movido contra essas duas empresas, revidar tal ataque usando o arsenal de patentes da Open Invention Network, muito embora a lei que prevê a aplicação de patentes ainda deixe muito a desejar.

E, muito embora não se possa (ainda) encontrar nenhuma conexão direta entre o fato de que ex-empregados da Microsoft dirijam agora uma empresa especializada em processos por infração de patentes, isso não deixa de ser uma coincidência muito impressionante (e suspeita). Definitivamente, após a derrocada da SCO e o acordo da Microsoft com a Novell, estamos entrando agora no terceiro round entre os contraentes dos modelos proprietários e abertos de desenvolvimento de software"

Fonte: http://www.linuxnewmedia.com.br/lm/noticia/novell_e_red_hat_processadas_por_infracaeo_de_patente/



É... parece que agora a briga ficou feia, sabem por que? O Linux ta incomodando...
Isso é um mal muito conhecido de alguns seres humanos: Ganância, arrogância e medo, o medo de perder espaço, o medo de perder dinheiro, como já foi dito aqui, patentes deveriam "segurar" e "garantir" um monopólio durante algum tempo sobre uma nova tecnologia criada, mas mesmo assim, o que o Mark disse é pura verdade: Mostre o que te incomoda que fazemos direrente e melhor! Foi essa a minha interpretação das palavras dele hehehe

Até alguns anos atrás, o SL era focado na comunidade, agora começaram a surgir empresas que estão obtendo sucesso com o SL, e qual a consequência lógica disso? Divisão de mercado. Divisão de mercado não é saudável pra monopólios...


« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 13:25 por kErNeL_sCrIpT »

Offline JoaoFPR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Jedi Pathway Follower
    • Ver perfil
    • OMEdI
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2007, 15:29 »
Olha, depois que eu soube que a sea (ponteiro do mouse) e o duplo-clique é patenteado, eu já não me impressiono com mais nada.
 

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2007, 17:02 »
Olha, depois que eu soube que a sea (ponteiro do mouse) e o duplo-clique é patenteado, eu já não me impressiono com mais nada.
eu sei q foge do assunto, mas vcs perceberam q os ponteiros do mouse do vista é identico ao do linux? até o modo de espera é igual! :o

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2007, 17:58 »
Olha, depois que eu soube que a sea (ponteiro do mouse) e o duplo-clique é patenteado, eu já não me impressiono com mais nada.
eu sei q foge do assunto, mas vcs perceberam q os ponteiros do mouse do vista é identico ao do linux? até o modo de espera é igual! :o

Heim... o Internet Explorer™ tinha abas antes da Mozilla criar o Firefox ??? Eu não me lembro... ::)




Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2007, 19:15 »
Esse tá sendo um assunto bem batido neste fórum notava/ por causa desse 1º processo de quebra de patentes - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26404.0.html

Tá ñ achei melhor abrir mais um relacionado ao tema e resolvi postar aqui, até aproveitando a deixa do amigo kErNeL_sCrIpT sobre o Steve Ballmer

Citar
Dell: avisos da Microsoft não atingiram mercado Linux
from BR-Linux.org - Linux levado a sério desde 1996 by brain

    “As alegações feitas pela Microsoft de que o Linux viola suas patentes de software não afetaram as vendas de hardware baseado em Linux, de acordo com Michael Dell. O CEO da Dell diz que sua companhia vê o mercado para servidores Linux crescer mais rápido do que produtos Windows Server, contrariando o que diz a Microsoft. "Do lado dos servidores o Linux continua a crescer muito bem, um pouco mais rápido do que o Windows," diz Dell. "Estamos vendo uma mudança para o Linux em aplicações críticas, e a migração para o Linux nunca diminuiu."”

Enviado por Flavio Henrique Araque Gurgel (fhagurΘgmail·com) - referência (news.zdnet.co.uk).

Fonte: http://br-linux.org/linux/dell-avisos-da-microsoft-nao-atingiram-mercado-linux
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2007, 20:25 »
Esse processo judicial foi lançado contra a Redhat e Novell mas poderia ter sido contra qualquer outra distro linux.
O processo foi feito contra essas duas empresas porque elas têm sede nos EUA, onde existe patentes de software.

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #12 Online: 16 de Outubro de 2007, 17:19 »
Esse processo judicial foi lançado contra a Redhat e Novell mas poderia ter sido contra qualquer outra distro linux.
O processo foi feito contra essas duas empresas porque elas têm sede nos EUA, onde existe patentes de software.

Logo, se a Canonical é sul-africana, o Ubuntu não será processado?
É isso?

Abs

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #13 Online: 16 de Outubro de 2007, 18:51 »
AquaMan, a Canonical Ltd. é Inglesa e não Sul-Africana.

Veja:

http://en.wikipedia.org/wiki/Canonical_Ltd.

Mark Shuttleworth nasceu na África do Sul, mas tem dupla cidadania.


Pra quem ainda não teve a curiosidade de saber sobre o cara, dêem uma pesquisada, ele é muito gente boa e um exemplo de ser humano, afinal se tornar milionário e ajudar instituições de caridade qualquer um pode, mas fazer isso de graça e de bom coração são poucos.
Um exemplo de sua humanidade são o Edubuntu, que um é S.O. voltado à base do ser humano: A Educação; e o Shipit, que manda o Ubuntu pra qualquer parte do mundo que chegue correio, gratuitamente.

O cara é um excêntrico sim, como todo milionário hehehe. Foi pro espaço e tal (literalmente), mas isso não tira seus valores e méritos, ele é uma pessoa que admiro, respeito e tenho como referência de ser humano.

« Última modificação: 17 de Outubro de 2007, 10:52 por kErNeL_sCrIpT »

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Começou Aberto primeiro processo contra Red Hat e Novell por infração de pat
« Resposta #14 Online: 17 de Outubro de 2007, 10:12 »
AquaMan, a Canonical Ltd. é Inglesa e não Sul-Africana.

Veja:

http://en.wikipedia.org/wiki/Canonical_Ltd.

Mark Shuttleworth nasceu na África do Sul, mas tem dupla cidadania.

Bem, então de qualquer forma a Canonical não tendo sua sede localizada no país-da-guerra-de-patentes ficaria imune à essa bobagem toda, certo?

Abs!

PS: sim, concordo contigo, kErNeL_sCrIpT, o cara é, como dizem por aí, sangue-bom!!!
 :D

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)