Fiz o upgrade através do "update-manager -d" e gostei da nova versão.
Porém, a atualização sempre deixa a desejar, está virando rotina já.
Pra baixar os pacotes foi uma beleza, muito rápido, no limite da conexão. Lá pela metade da instalação/atualização dos quase 1500 pacotes baixados, vieram os problemas. Simplesmente 22 pacotes não puderam ser instalados, todos por dependência. Ao final, aquela mensagem detestável de que o "dpkg --configure -a" será executado pra tentar se recuperar do problema.
Bom, fui pro terminal e executei "sudo apt-get dist-upgrade" e ele acabou instalando todos os 22 pacotes sem problemas, o que praticamente atesta que existe um erro no script da atualização, novamente. Se passarem por isso, não deixem de fazer esse passo, pois entre os pacotes não instalados estão o ubuntu-desktop e quase todos os relacionados à instalação de aplicativos no Ubuntu.
Como o sistema foi atualizado e já não estava funcionando direito, reiniciei o computador e tive o segundo problema, exatamente como ocorreu da outra vez: o vídeo não foi configurado pelo atualizador. Mas agora a coisa mudou de figura, existe um modo de segurança para o ambiente gráfico, rodando em VESA/640x480, se oferecendo para configurar seu vídeo. Bastou escolher minha nVidia, driver proprietário e o X já iniciou com aceleração 3D. Tive que alterar a resolução (estava 800x600) e também o layout do teclado (estava com o layout de 105 teclas, aquele teclado antigo americano, sem ç e outras coisas).
Então notei que o Compiz também não estava funcionando direito, sem bordas, já que o Emerald foi desinstalado. Reinstalei, executei "sudo nvidia-xconfig --add-argb-glx-visuals" e reiniciei o X para que as decorações (bordas) das janelas voltassem a funcionar.
Os problemas do Compiz e do teclado provavelmente estão relacionados ao problema do vídeo, já que o xorg.conf foi completamente substituído e várias configurações estão neste arquivo. No primeiro logon até as fontes da área de trabalho estavam minúsculas.
Um último problema que enfrentei foi com o aMSN. Usava aquela versão espetacular com aliasing, mas o Gutsy vem com uma versão mais recente, substituindo a que estava no meu PC. Se você instalou aquela versão 0.97 do aMSN que estava rolando por aí, desinstale também os pacotes TCL 8.5, TK 8.5 e Tile 0.7.8, pois a versão oficial dos repositórios do Ubuntu simplesmente não funcionará, acusando a falta de uma biblioteca chamada TKCXImage, maluquice que o conflito de versões causa.
De resto, alguns ajustezinhos aqui e acolá em ícones e outras coisas menores, mas está muito boa a nova versão. Fiz o upgrade agora porque quando sair a oficial os repositórios congestionam por umas 2 semanas.