Autor Tópico: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.  (Lida 15774 vezes)

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Tenho speedy business de IP fixo 250kbps(não pergunte o porque... se num faz a idéia da dor de cabeça que me deu pra manter a velocidade da internet nisso), modem 3COM OfficeConnect remote 812 adsl (antigo... quase 6 anos de idade), conectado ao computador na placa de rede off-board (realtek) via cabo LAN.

Ao rodar o sudo pppoeconf o OS me retorna duas placas de rede Eth0 e a Eth0:avat (?), porém ele acusa

Sorry, I scanned 2 interface, but the access concentrator of your provider did not respond. Another reason for the scan failure may also be another running pppoe proccess which controls the modem.

tentei configurar fazendo a alteração nos scripts porém não obtive resultado positivo.

 O computador tem duas placas de rede, ambas em uso, e funcionando no Win XP, offboard como receptora do modem, onboard como fornecedora de rede para o switch(que por sua vez distribui a net para os outros pc's).


 Aproveitando o gancho, estava a conversar com um amigo meu e ele me disse para colocar o modem no switch e o switch ligaria todos os computadores, facilitando assim a minha vida... mas até hoje, depois de tentar trocentas vezes e de chamar 5 técnicos, (e o meu modem é roteado ja) eu não consegui fazer essa porra andar ¬¬

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2007, 21:00 »
Citar
Aproveitando o gancho, estava a conversar com um amigo meu e ele me disse para colocar o modem no switch e o switch ligaria todos os computadores, facilitando assim a minha vida... mas até hoje, depois de tentar trocentas vezes e de chamar 5 técnicos, (e o meu modem é roteado ja) eu não consegui fazer essa porra andar ¬¬

Não vejo por que não... seu amigo está certíssimo, é a saída mais simples e rápida possível. Qual foi o problema que ocorreu?...

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2007, 22:39 »
Nessa configuração ele não funciona... pelo menos foi o que os técnicos afirmaram... vou tentar fazer isso por mim mesmo assim que eu aprender um pouco mais sobre rede porque acho que eles tavam fazendo isso pra me empurrar um hub ¬¬

eu recebi uma resposta com relação à minha conexão com a internet.

se vc nao usa no windows nao precisa usar no linux
pppoeconf e um comando para configurar o discador de conexao adsl.
se teu modem estiver como router ele mesmo tem um discador dentro dele q faz o conexao vc nao precisa discador dai . ai o modem te da um ip por dhcp
para habilitar o dhcp no linux faz assim primeiro vai em
sistema
preferencias
sessoes

ai desmarca
network manager

q eh uma manager incorporado ao ubuntu
feito isso feche e va em

sistema
administraçao
rede

clique duas vezes em
conexao por fios
para entrar nas propiedades

depois nas propiedades desmarque

habilitar modo roaming

dai na opçao configuraçao escolha

configuraçao autoamtica (dhcp)


de ok e espera um pouco para ele alicar

ai feche a caixa rede
e reinicie o pc


os resultados foram

 - simbolo marcador de conexão/rede foi trocado por um botão do ajuste de som.
 - continuo sem conexão com a internet, ping não funciona e FF não encontra o site.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2007, 22:53 »
Citar
Nessa configuração ele não funciona...

Praticamente  todo modem ADSL é roteador, o que significa que ele pode dividir a conexão.  Basta ligar a saída do modem à entrada de um switch ( ou mesmo um hub) e ligar todas as máquinas a este. Se o modem tem um servidor DHCP interno ( verifique no manual) é só configurar todas as máquinas  para "Obter um endereço IP automaticamente". Se não, atribui-se um IP a cada máquina (  tipo "192.168.0.2") e especifica-se o gateway como o IP do  modem/router. Pode ser necessário especificar os endereços de DNS do seu provedor, também. Mas que funciona, funciona - já fiz isso vezes sem conta.

Sobre a mensagem que você cita, obviamente não está correta, ou teria funcionado, mas nada posso dizer além disso. Se postar mais detalhes do problema, creio que é possível resolver.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2007, 23:19 »
se tiveres msn seria melhor para conversar... eu realmente preciso dessa ajuda, estu a 19 horas (não corridas) trabalhando encima dessa conexão.

as informações que tenho no total:

 - modem 3com officeconnect remonte 812 adsl router
 - ele mesmo faz login e senha quando é alimentado
 - Ubuntu com a rede configurada para conexão por fio - DHCP
 - Ubuntu configurado com os servidores DNS telefonica
 - IP FIXO
 - velocidade 250kbps (ja disse... é uma longa história)
 - hum... modem ligado à placa de rede offboard Realtek

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2007, 23:35 »
Infelizmente nõa uso msn ou similares, mas acho que por aqui mesmo dá...  vamos lá:

- modem 3com officeconnect remonte 812 adsl router
    certo, é roteador...

 - ele mesmo faz login e senha quando é alimentado
    perfeito...
 - Ubuntu com a rede configurada para conexão por fio - DHCP
    melhor ainda...
 - Ubuntu configurado com os servidores DNS telefonica
    idem...
 - IP FIXO
     o IP do modem?...
 - velocidade 250kbps (ja disse... é uma longa história)
 - hum... modem ligado à placa de rede offboard Realtek
    isso é o que não devia...

Bem, vejamos: está quase tudo certo e pronto... o seu modem/router, ao que compreendi, tem um IP fixo, pelo qual ele se comunica com o provedor - tudo bem.  Mas, funcionando como roteador de uma rede local,  ele tem um segundo IP, pelo qual se comunica com as máquinas da rede: é como se fossem duas placas de rede dentro dele. Verifique no manual qual é esse IP "interno"; deve ser algo como "10.0.0.1". Então, coloque todas as máquinas da rede ( inclusive a sua) para obterem  um IP automaticamente, e ligue cada uma delas ao switch. Se for pedido um endereço de gateway nas máquinas ( creio que não), este deve ser o "10.0.0.1" ( ou similar) do  modem/router.

Aqui em casa tenho Virtua ( modem de cabo, sem roteador interno) ligado a um router D-link DI-604 e três máquinas penduradas nele, todas em DHCP ( W$ e Ubuntu), e funciona perfeitamente.

Tente, e poste o resultado pra gente ver o que deu!...

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2007, 23:41 »
não terminei de ler sua resposta, mas sim

 Modem de ip fixo... tenho o mesmo IP na linha desde a época que comprei a internet.

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2007, 23:52 »
senhor... não consegui entender a sua resposta...
 os meus computadores estão condicionados a receberem o ip que lhes for mandado... porém isso não está acontecendo no linux... ele não comunica com o roteador.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2007, 23:59 »
senhor... não consegui entender a sua resposta...
 os meus computadores estão condicionados a receberem o ip que lhes for mandado... porém isso não está acontecendo no linux... ele não comunica com o roteador.

Então a conexão de rede do Linux está errada. Vá em Sistema>Administração>Rede e verifique qual porta está conectada ao switch ( eth0 ou eth1) - somente uma deve estar ativa, aquela ligada ao switch. Marque essa porta, clique em Propriedades e verifique se está para DHCP. Se estiver, e o cabeamento estiver certo, *tem* que funcionar...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2007, 00:48 »
entendi...
 mas no momento estou com a configuração do provedor aqui em casa MUUUUUITO gambiarrada

( rede >> speedy >> pc(linux/win) >> switch >> pc1/2(win e win) )

 bom... vou ver o que consigo fazer.
 obrigado pelo ponto.

 mais tarde tento distribuir a conexão pelo switch

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2007, 01:48 »
Uma coisa bastante peculiar que acabei de verificar.

 O cabo estava conhectado no Eth0:Avat, e não no Eth0, logo ele não identificou a conexão, quando mudei o cabo de Eth0:Avat para Eth0 eu tive uma surpresa... o led da placa ethernet que identifica se há ou não conexão estava apagado MESMO com o cabo do modem ligado a ele... para confirmar que não era problema de hardware eu voltei a conexão "antiga" religando o modem ao Eth0:Avat e o switch em Eth0... então AMBAS placas mostraram conexão em seus respectivos leds...
 Isso me deixou extremamente confuso

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #11 Online: 08 de Outubro de 2007, 23:41 »
entendi...
 mas no momento estou com a configuração do provedor aqui em casa MUUUUUITO gambiarrada

( rede >> speedy >> pc(linux/win) >> switch >> pc1/2(win e win) )


Se você vai, como estamos tentando viabilizar, distribuir a rede via modem>switch, seu computador só deve ter uma placa de rede ativa, não duas. 

Citar
Tenho speedy business de IP fixo 250kbps(não pergunte o porque... se num faz a idéia da dor de cabeça que me deu pra manter a velocidade da internet nisso), modem 3COM OfficeConnect remote 812 adsl (antigo... quase 6 anos de idade), conectado ao computador na placa de rede off-board (realtek) via cabo LAN.

Se você tem uma placa de rede on-board, ela provavelmente será identificada como eth0, e a off-board como eth1. Basta que você escolha qual das duas quer usar e acerte a configuração de rede do ubuntu de acordo. Então, ligando a placa escolhida ao switch, e fazendo a configuração dela ser DHCP, o problema  estará resolvido...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #12 Online: 09 de Outubro de 2007, 00:10 »
Eu recebi uma ajuda em outro fórum, eles me disseram que se meu modem estiver em configuração bridge ele funcionaria de forma parecida a um router, porém não funcionaria se eu tentasse liga-lo no switch para conectar a rede.
 poderia me dar mais informações sobre isso?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #13 Online: 09 de Outubro de 2007, 00:19 »
Olha, é possível... não sei sobre isso, já que meu  modem é diferente, mas acho que se fizer uma busca aqui  ( ou no Goolgle) por "modem bridge"  ou algo semelhante, deve encontrar algo - a maioria do pessoal usa ADSL, acho! Se não achar nada , talvez seja  melhor abrir um tópico especíifico sobre isso. Espero que consiga!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #14 Online: 09 de Outubro de 2007, 00:21 »
o problema é que corro o risco de destruir a rede que ja tenho aqui em casa fazendo isso... e não faz idéia da dificuldade que é pra fazer qualquer coisa aqui funcionar