Autor Tópico: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.  (Lida 15776 vezes)

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #15 Online: 09 de Outubro de 2007, 16:39 »
ola

isso ta meio confuso nao acha? Li 2x e ainda não entendi :S

minha experiencia: se o modem é roteador isso significa que ele tem dentro dele um discador que é usado para fazer a conexão com teu provedor. Ele também tem um programa interno chamado dhcp que serve para distribuir os ips para os pcs da rede. Numa rede bem simples seria algo do tipo:

adsl --- modem -- switch |---pc1
                                        |---pc2
                                        |---pcX

e cada pc estaria configurado para detectar automaticamente as configurações de rede. Independet de ser win ou linux essa rede funcionaria sem problemas, no ubuntu bastaria vc digitar o seguinte comando para ele pedir um ip ao modem:

Código: [Selecionar]
sudo dhclient eth0
e pronto, teu ubuntu ja teria ip e estaria navegando facilmente. Vc poderia substituir esse comando por seguir as dicas de configurar a rede por modo gráfico.


Uma opção:

transformar um pc num servidor de internet: a configuração ficaria mais ou menos assim:


adsl --- modem ---pcservidor ---swith ---demais pcs

nesse caso o modem nao precisa ser roteador, qualquer modem serve, até mesmo os de conexão discada! (sim quando mudamos a sede do nosso serviço eu usei uma conexao discada e compartilhei com 10 pcs na rede, tempos tenebrosos...) Nesse tipo de rede o pc servidor precisa ter 2 placas de rede (pode ser feito com uma mas considerando o custo beneficio acrescentar uma placa de rede a mais compensa muito). Na placa eth0 ficaria conectado o modem e na eth1 ficaria conectado a swicth. O pcservidor precisaria fazer a conexão (novamente se o modem for roteador o pcservidor nao precisa discar nada, basta pedir um ip por dhcp para o modem) e no pcservidor precisa ser executado alguns comandos para ele compartilhar a internet, a saber:

Código: [Selecionar]
sudo modprobe iptable_nat
Código: [Selecionar]
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
Código: [Selecionar]
sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
esses comandos precisam ser executados toda vez q o pcsrvidor for iniciado (vc pode criar um script para fazer isso automaticamente no boot)

e vc vai precisar de um serviço de dhcp, ou seja, precisa ter um programa que dê ips aos demais pcs da rede. No linux temos alguns, recomendo o dhcp3-server que é facil de instalar/configurar. Nesse tipo de rede vc tem mto mais condições de criar firewall, controlar acessos, redirecionar portas, etc, tudo simples e fácil com uma boadose de estudo, leitura e paciência ;)

Espero ter ajudado,

dica final: leia um pouco sobre redes, é mto interessante, vc aprende rápido e resolve mtos problemas ;) precisando de algo é so avisar ;)

t+








Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #16 Online: 09 de Outubro de 2007, 20:32 »
ola

isso ta meio confuso nao acha? Li 2x e ainda não entendi :S

minha experiencia: se o modem é roteador isso significa que ele tem dentro dele um discador que é usado para fazer a conexão com teu provedor. Ele também tem um programa interno chamado dhcp que serve para distribuir os ips para os pcs da rede. Numa rede bem simples seria algo do tipo:

adsl --- modem -- switch |---pc1
                                        |---pc2
                                        |---pcX

e cada pc estaria configurado para detectar automaticamente as configurações de rede. Independet de ser win ou linux essa rede funcionaria sem problemas, no ubuntu bastaria vc digitar o seguinte comando para ele pedir um ip ao modem:

Código: [Selecionar]
sudo dhclient eth0
e pronto, teu ubuntu ja teria ip e estaria navegando facilmente. Vc poderia substituir esse comando por seguir as dicas de configurar a rede por modo gráfico.


Uma opção:

transformar um pc num servidor de internet: a configuração ficaria mais ou menos assim:


adsl --- modem ---pcservidor ---swith ---demais pcs

nesse caso o modem nao precisa ser roteador, qualquer modem serve, até mesmo os de conexão discada! (sim quando mudamos a sede do nosso serviço eu usei uma conexao discada e compartilhei com 10 pcs na rede, tempos tenebrosos...) Nesse tipo de rede o pc servidor precisa ter 2 placas de rede (pode ser feito com uma mas considerando o custo beneficio acrescentar uma placa de rede a mais compensa muito). Na placa eth0 ficaria conectado o modem e na eth1 ficaria conectado a swicth. O pcservidor precisaria fazer a conexão (novamente se o modem for roteador o pcservidor nao precisa discar nada, basta pedir um ip por dhcp para o modem) e no pcservidor precisa ser executado alguns comandos para ele compartilhar a internet, a saber:

Código: [Selecionar]
sudo modprobe iptable_nat
Código: [Selecionar]
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
Código: [Selecionar]
sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
esses comandos precisam ser executados toda vez q o pcsrvidor for iniciado (vc pode criar um script para fazer isso automaticamente no boot)

e vc vai precisar de um serviço de dhcp, ou seja, precisa ter um programa que dê ips aos demais pcs da rede. No linux temos alguns, recomendo o dhcp3-server que é facil de instalar/configurar. Nesse tipo de rede vc tem mto mais condições de criar firewall, controlar acessos, redirecionar portas, etc, tudo simples e fácil com uma boadose de estudo, leitura e paciência ;)

Espero ter ajudado,

dica final: leia um pouco sobre redes, é mto interessante, vc aprende rápido e resolve mtos problemas ;) precisando de algo é so avisar ;)

t+

 a minha configuração de rede está como descrita no segundo caso, porém meu modem de ip fixo deveria jogar o ip 200.206.1*1.*1* para minha máquina, e com o linux ele não está fazendo isso...

 Ok, vamos ao que temos em mãos, o que eu descobri, resumo da situação e tudo mais.

 1º - Modem 3com OfficeConnect Remote 812 ADSL router
 2º - Modem se conecta à internet de maneira independente do computador, tendo ou não conexão com o computador, configuração pppoa (NÃO TENHO DISCADOR NO PC!!!)
 3º - todo computador a qual conecto o modem, o ip da máquina passa a ser 200.206.1*1.*1*
 4º - minha conexão interna é como a descrita na sua "segunda opção"
adsl --- modem ---pcservidor ---swith ---demais pcs
 5º - a placa Ethernet 0 (eth0) é a placa offboard, o Ubuntu não está identificando a existencia da placa onboard.
 6º - configurei a placa para aceitar conexão DHCP...
 7º - depois de configurar a placa para aceitar conexão DHCP eu não conseguia pingar o router (ip 192.168.0.1)
 8º - configurei a placa para IP fixo... joguei primeiro o IP 192.168.0.1, configurei a máscara e deixei o gateway em branco.
 9º - ping'ei o router usando o IP que configurei na placa e obtive resposta, porém não consegui pingar nenhuma coisa de "fora"(www.google.com por exemplo... o resultado foi como endereço inalcançavel)
 10º - configurei o Gateway... não teve mudança nenhuma no resultado dos ping's...
 11º - congifurei a placa de rede NOVAMENTE para DHCP e rodei "sudo dhclient eth0"... o processo não foi completado, ele "cancelou" o processo que ja estava rodando anteriormente (desculpe não passar na integra o resultado, mas é que estou sem tempo para escrever e fazendo tudo correndo aqui) e que não conseguiu completar a captura de IP pois não havia nenhuma para ser pega.
 12º - Eu liguei denovo a opção "network managing".
 13º - continuo sem internet no Ubuntu.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2007, 22:57 por LSC »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #17 Online: 10 de Outubro de 2007, 00:27 »
Eu concordo com o dudu, está *muito* confuso... façamos assim: voce liga tudo conforme ele indicou ( repetindo):

 - Ligue a linha telefônica no modem;
 - Ligue a saída do modem ao switch;
 - Ligue seu micro ao switch, na placa que deseja usar;

agora configure essa placa para DHCP, teste e coloque aqui o resultado.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #18 Online: 10 de Outubro de 2007, 02:34 »
depois de fazer o que vocês disseram eu colocarei aqui as consequencias (resultados)

Conseqüências
 LINUX
1 - "sudo dhclient eth0" - No DHCPoffers receivedo - no working leaser in persistent database - sleeping
2 - Depois de tudo configurado, teste de gateway;ping "gateway IP" destination host unreachable
3 - ping: 64.233.169.*** - Destination host unreachable
4 - ping: www.google.com - unknow host
5 - Firefox - looking for www.google.com (eternamente)
6 - e mais estranho... o IP da máquina deveria ser 200.206.1*1.*1*, porém era mostrado como 169.254.8.***. (IP FIXO na máquina parece diferente...)

Windows
1 - O windows não identificou a conexão na placa de rede.
2 - Configuro a placa para receber internet via gateway e conectar-se a uma rede via hub ou switch...
3 - placa em DHCP também... porém não tem resposta, a placa continua sendo graficamente acusada de desconectada
4 - não há "reparo" para rodar
5 - (sim, eu fiz a mudança e instalação da placa corretamente reiniciando o pc e tudo mais)
6 - foi só eu voltar as conexões EXATAMENTE como eram antes e a internet voltou a funcionar

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #19 Online: 10 de Outubro de 2007, 15:52 »
ola, realmente isso deve estar te deixando mto irritado e a todos nós mto intrigado.

Vamos lá:
1) vc tentou sudo dhclient eth1 ???

2) vc tentou usar o primeiro tipo de rede (simples)?

3) vc disse q existe um tipo de confiuração q funciona, qual é? como esta configurada?

Bom, sobre o ip do pc que se conecta do modem ser 200.X.X.X, isso não vai ocorrer, o pc que se conectar ao modem vai receber um ip 192.168.0.X pois o modem roteador fornece um ip nao-publico para os micros q estiverem conectados nele.

vamos tentar configurar a interface de rede, estou presumindo que o ip do modem seja 192.168.0.1  ;)

digite:

Código: [Selecionar]
route del default
Código: [Selecionar]
route add default eth0
Código: [Selecionar]
ifconfig eth0 192.168.0.2 netmask 255.255.255.0 up
Código: [Selecionar]
route add default gw 192.168.0.1


agora tente acessar/pingar a internet ;)

no começo é assim mesmo, mas logo tudo se resolve ;)

um abraço




Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #20 Online: 10 de Outubro de 2007, 18:01 »

A resposta segue no "quote"

ola, realmente isso deve estar te deixando mto irritado e a todos nós mto intrigado.
Código: [Selecionar]
não faz idéia do quão irritado estou com isso
Vamos lá:
1) vc tentou sudo dhclient eth1 ???
Código: [Selecionar]
Não tentei... afinal meu linux não reconhece a existencia de uma Eth1
2) vc tentou usar o primeiro tipo de rede (simples)?
Código: [Selecionar]
sim, ADSL >> modem >> switch >> pc1/2/3/n
3) vc disse q existe um tipo de confiuração q funciona, qual é? como esta configurada?
Código: [Selecionar]
funciona no Windows - ADSL >> modem >> pc1 >> switch >> pc2/3/n
está configurada para DCHP a placa que recebe a internet, enquanto a que passa net para o switch está com IP para rede local configurado... o PC recebe o IP de máquina direto do modem, e ele fica como 200.X.X.X

Bom, sobre o ip do pc que se conecta do modem ser 200.X.X.X, isso não vai ocorrer, o pc que se conectar ao modem vai receber um ip 192.168.0.X pois o modem roteador fornece um ip nao-publico para os micros q estiverem conectados nele.
Código: [Selecionar]
o meu pc está com IP 200.X.X.X apesar de ser DHCP... não sei te dizer qual IP os outros estão a receber pois por alguma razão eles estão sem conexão com a rede interna ¬¬, porém como ja préviamente testado, qualquer pc que se conecte a ele terá ip 200.X.X.Xvamos tentar configurar a interface de rede, estou presumindo que o ip do modem seja 192.168.0.1  ;)

digite:

Código: [Selecionar]
route del default
Código: [Selecionar]
route add default eth0
Código: [Selecionar]
ifconfig eth0 192.168.0.2 netmask 255.255.255.0 up
Código: [Selecionar]
route add default gw 192.168.0.1


agora tente acessar/pingar a internet ;)

no começo é assim mesmo, mas logo tudo se resolve ;)

um abraço

Código: [Selecionar]
vou tentar, abração e obrigado pela atenção


Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #21 Online: 10 de Outubro de 2007, 18:32 »
Bom, andei dando uma pesquisada e parece que esse caconseguiu ;)

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=12501.0;wap2

tomara q dê certo :P

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #22 Online: 10 de Outubro de 2007, 18:49 »
ainda não vi sua resposta... mas gostaria de dizer que a solução anterior que você passou não adiantou... vou ver essa nova e digo o que aacontece...

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #23 Online: 10 de Outubro de 2007, 19:49 »
pode realmente ser essa a solução, porém eu não consegui entrar com o comando

 sudo route add -net 200.X.X.X netmask 255.255.255.192
ele diz que a netmask deve ser igual ao da rede... porém é o da rede...
 e quando eu tento faze-lo por partes , colocando apenas o route add -net 200.X.X.X e para configurar o netmask sozinho.... dá como argumento inválido.

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #24 Online: 10 de Outubro de 2007, 20:44 »
#include <iostream>
#include "Linux_nao_funciona"

int main(void)
{
 Revolta;
 cout << "Aplicativo REVOLTA instalada com sucesso";
return(0);
}

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #25 Online: 10 de Outubro de 2007, 23:12 »
LSC,

vamos com calma...  ;)  você está procurando uma solução complicada para um problema que não o é...

O DHCP simplesmente *não pode* estar dando à sua máquina um IP começando em 200, que é público... de forma alguma! o IP que ele atribuir a cada máquina tem que ser condizente com o próprio IP do modem na rede interna: se o modem é de cabo, terá um IP do tipo "192.168.0.1"; se for ADSL, será algo como "10.0.0.1". Consequentemente, as máquinas da rede receberão do DHP do modem iPs do tipo "192.168.0.xxx" ou "10.0.0.xxx"... jamais algo começando em 200... Eu repito:

 - Ligue a linha telefônica no modem;
 - Ligue a saída do modem ao switch;
 - Ligue seu micro ao switch, na placa que deseja usar;
 - Configure essa placa para DHCP;
 - Resete o micro;
 - Tente acessar algum endereço;
 - Poste aqui o resultado desse teste, possíveis mensagens de erro, e só.
Aí a gente pode dizer alguma coisa, mas como está é impossível.

Calma...  ;D

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline LSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #26 Online: 11 de Outubro de 2007, 00:03 »
LSC,

vamos com calma...  ;)  você está procurando uma solução complicada para um problema que não o é...

O DHCP simplesmente *não pode* estar dando à sua máquina um IP começando em 200, que é público... de forma alguma! o IP que ele atribuir a cada máquina tem que ser condizente com o próprio IP do modem na rede interna: se o modem é de cabo, terá um IP do tipo "192.168.0.1"; se for ADSL, será algo como "10.0.0.1". Consequentemente, as máquinas da rede receberão do DHP do modem iPs do tipo "192.168.0.xxx" ou "10.0.0.xxx"... jamais algo começando em 200... Eu repito:

 - Ligue a linha telefônica no modem;
 - Ligue a saída do modem ao switch;
 - Ligue seu micro ao switch, na placa que deseja usar;
 - Configure essa placa para DHCP;
 - Resete o micro;
 - Tente acessar algum endereço;
 - Poste aqui o resultado desse teste, possíveis mensagens de erro, e só.
Aí a gente pode dizer alguma coisa, mas como está é impossível.

Calma...  ;D

VB5




 ta bom... mas foi EXATAMENTE isso que eu fiz...

 farei novamente... mas agora vou mostrar a vocês o IP - config do windows no modo de configuração que está agora

Adaptador Ethernet REDE INTERNA:
 sufixo DNS especifico de conexão .:
 Endereço de IP : 192.168.0.1
 Máscara de sub-rede : 255.255.255.0
 Gateway padrão:

Adaptador Ethernet INTERNET:
 Sufixo DNS especifico de conexão : dummy.net
 Endereço IP : 200.206.191.XXX
 Máscara de dub-rede: 255.255.255.192
 Gateway Padrão : 200.206.191.YYY

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: [PROBLEMA & DÚVIDA] configuração de ADSL IP fixo, speedy business.
« Resposta #27 Online: 11 de Outubro de 2007, 22:15 »
Adaptador Ethernet REDE INTERNA:
 sufixo DNS especifico de conexão .:
 Endereço de IP : 192.168.0.1
 Máscara de sub-rede : 255.255.255.0
 Gateway padrão:

Adaptador Ethernet INTERNET:
 Sufixo DNS especifico de conexão : dummy.net
 Endereço IP : 200.206.191.XXX
 Máscara de dub-rede: 255.255.255.192
 Gateway Padrão : 200.206.191.YYY

Exatamente... só que neste caso você está ainda usando o seu micro para distribuir a rede, portanto ainda tem dois adaptadores de rede ( interna e Internet). O que você precisa fazer - e é só isso - é iigar o seu micro (e todos os demais) ao switch e colocar em todos a conexão como DHCP. Assim, cada máquina receberá um IP dp tipo "192.168.0.x" e todas terão acesso à internet. A segunda placa de red edo seu micro deve ser desabilitada ou retirada, pois não terá mais função.

VB5
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 22:21 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB