Autor Tópico: Análise do Opensuse 10.3  (Lida 6312 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Análise do Opensuse 10.3
« Resposta #15 Online: 10 de Outubro de 2007, 11:05 »
Estou postando do SUSE 10.3 .

Minhas impressões gerais até agora:

- Visualmente muito bonito, bonito mesmo. Quanto mais carrego a parte gráfica, mais bonito e pesado ele fica. Depois de ativar o anti-aliasing, por exemplo, o visual das fontes e das fotos fica show, um banho em qualquer distro baseada em Debian. Mas o  desempenho com meu vídeo Onboard cai sensivelmente.
 
- Não tive qualquer problema durante a instalação em si, mas adicionar novos repositórios está se mostrando uma luta. Muitos erros, são necessárias várias tentativas para poder baixar os repositórios. Eu não esperava por isso, já que haviam noticiado maior facilidade no gerenciamento dos pacotes. Quem puder baixar a versão em DVD não deve passar por isso, já que estou tentando ativar novos repositórios para baixar mais programas e codecs. Fiz a instalação do CD do KDE.

- Está mais leve que a versão 10.2. Houve uma melhora brutal no tempo de Inicialização e no carregamento das aplicações do KDE. Ainda sim, achei estranho o Open Office abre mais rápido no Ubuntu que no SUSE. Achei estranho pois a Novell ajuda muito a Sun no desenvolvimento do Open Office.

-  Não foi preciso recorrer a linha de comando em nenhuma vez, até agora, para configurar qualquer coisa do SUSE.

Vou procurar continuar os testes até baixar a versão do Mandriva 2008. :)
« Última modificação: 10 de Outubro de 2007, 11:10 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline pain of salvation

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Análise do Opensuse 10.3
« Resposta #16 Online: 10 de Outubro de 2007, 17:57 »
Não usar o openSUSE por causa do acordo da Novell com a Microsoft é pura ignorância. A Novell é a que mais contribui para o projeto KDE, muitos devs (os mais importantes, inclusive) do KDE trabalham pra Novell e no openSUSE (por isso o KDE do openSUSE é tão bom). O mesmo digo sobre o Gnome. Aliás, a Novell comprou a Ximian, que foi criada com o projeto Gnome, tendo como co-fundador justamnte o Icza.  O compiz, que todos adoram, foi criado pela Novell. A novell é quem mais contribui para o OpenOffice.

Enfim... como o colega falou, é melhor deixar de usar linux se for deixar de usar openSUSE por causa do acordo. Até porque a Novell não fez acordo nenhum dizendo que assume que Linux usa codigo patenteado pela M$, inclusive falou isso diversas vezes na imprensa. O que a Novell fez foi, SE Linux usar algum código patenteado, que no momento eles desconhecem algum, a M$ não vai processar seus clientes. Isso foi mais uma forma de se defender contra o terrorismo de FUD da Microsoft. A novell perdia clientes porque a microsoft colocava medo nas empresas que usassem linux, dizendo que iria processá-las. E aí o Ballmer começa a distorcer o acordo, como é de seu costume. E o pior, a comunidade linux passa a dar mais crédito ao que o Ballmer fala do que o que a Novell fala.

Sobre o openSUSE 10.3, estou usando agora. O único problema que tive foi que tive que instalar outros pacotes de linguagem (usando o Addon CD) para ter um desktop 100% portugues. Do contrário, algumas coisas ficavam em inglês.

Achei o openSUSE bem mais rápido. O boot e principalmente o shutdown estão MUITO rápidos. O Yast finalmente está plenamente usável, apesar de não ser um pacman ou apt da vida. Adicionar repositórios até bebê faz, é só ir em Repositórios da comunidade e marcar os que vc quer. Pronto. Tem também o 1-click-install, quer instalar o driver da nvidia? Clique aqui (http://opensuse-community.org/nvidia.ymp e o repositório será adicionado automaticamente e o yast vai instalar o driver.  O sistema em está rápido, apesar do grande número de processos carregados. O KDE está muito polido, com aplicações bem integradas. O gnome não testei ainda vou instalar daqui a pouco.

« Última modificação: 10 de Outubro de 2007, 18:05 por pain of salvation »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Análise do Opensuse 10.3
« Resposta #17 Online: 11 de Outubro de 2007, 10:57 »
Citar
Pros :
One click install of proprietary Nivdia drivers works well.
Compiz works great.
Utility applications like Firewall & AppArmor are impressive.
Installation does a great job of setting up hardware (tv cards etc).

Cons :
Redesign of Gnome feels like 1 step forward and 3 clicks backward.
Reduncy in applets is confusing (Yast & Control Center or Software Repo & Community Repo).
Icons in “Application Browser” are too large - causing needless scrolling.
Yast is faster than before but it still feels bloated and slow.


OpenSUSE 10.3
(Tradução: resumo do review colhido nesse site: http://lunapark6.com/opensuse-103-review.html )


Prós:

-O "One Click Install" dos drivers proprietários nVidia funciona bem.
-Compiz funciona bem.
-Aplicações úteis como o firewall e AppArmor são impressionantes.
-O processo de instalação de um novo hardware funciona muito bom. (placas de tv, etc)


Contras:

-O redesign do GNOME dá a sensação de que foi dado um passo para frente e três cliques para trás.
-A redundância em alguns menus e funções gera confusão para os usuários (Yast X "Centro de controle do GNOME"; "Repositórios de software" X "Repositórios da comunidade")
-O ícones no menu "mais aplicações" são muito grandes - tornando a barra de rolagem muito extensa.
-O Yast está mais rápido do que antes, mas ainda está pesado e lento.


Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Análise do Opensuse 10.3
« Resposta #18 Online: 11 de Outubro de 2007, 11:12 »
Citar
"No Live-CD! Every hobby distro has one. Why can't a huge company like Novell do one?"

Obviously someone didn't follow the development and also didn't read the release announcement. To quote from there: "Live CDs will be released in the next couple of weeks." A bug with CD-drives led to the decision to not release it last Thursday, currently I would bet on later this week. The KDE/GNOME Live-CDs contain btw the same packages as the one CD install media.

"Other distro installer require X clicks, for YaST you need XX clicks"


The YaST of the install media empowers you as usual to control every aspect of your installation - if you want. If you have no special needs clicking "Next" at every step will also lead you quickly to the goal. But openSUSE 10.3 will also premiere a Live-Installer on above mentioned Live-CDs which allows to install a system with the most common setting with much less steps (read X clicks) like known from other popular Live-CD distros.

"With the one CD media the install downloads over 600MB. Didn't they manage to put it all on CD?"

The one CD install media contain a complete functional desktop, either KDE or GNOME, which can be installed offline. If you compare you will actually notice that we managed to fit more applications on it than most other CD distros which often miss bigger stuff like OpenOffice.org, Firefox, Gimp or games. openSUSE 10.3 introduces the new concept of registering online repositories before the installation starts. On the screen where you choose whether to install or upgrade, there is a checkbox "Add online repositories before installation" which is enabled by default. If you want a quick offline installation, or an 'unbloated' installation, disable this option. Keeping it enabled will give you the default installation like you would get from the release DVD for one desktop, including eg translations and more games. And yes, we didn't manage to fit the DVD content on a single CD. Smiling

"openSUSE is bloated"

This couldn't be further away from truth. openSUSE 10.3 has actually the most lean footprint of all recent releases. All patterns have been reworked and packages more splitted, eg you can install a very small base system or basic X window. The desktop CD installations are coercively optimized for size. You can call a full DVD or CD+online repos installation bloated but then you opted for the wide range of applications option.

Neste site ( http://www.kdedevelopers.org/node/3019 ) o autor responde a algumas críticas infundadas ao OpenSUSE 10.3:

Não existe um live CD para o OpenSUSE 10.3?

A os desenvolvedores anunciaram que devido a alguns bugs iriam retardar o lançamento do live-CD em algumas semanas. Portanto, haverá um live CD do OpenSUSE 10.3.


Com outras distros são necessários bem menos cliques para efetuar a instalação do sistema.

Com o Yast é possível controlar cada detalhe de sua instalação, ne você não quiser basta deixar a opção  padrão de clicar sempre em "avançar" e você terá uma instalação rápida e fácil. Contudo, quando for lançada versão Live-CD será adicionado uma opção "live-installer", no qual será possível realizar a instalação com bem menos cliques, como nas principais distros. 


Utilizando a versão em CD é necessário fazer cerca de 600mb de download após a instalação.

A opção "adicionar repositórios on-line" é habilitada por padrão durante a instalação. Caso não lhe interesse basta desabilitar a opção que não será necessário fazer tantos downloads.


O openSUSE 10.3 é muito pesado.

O openSUSE 10.3 é a versão mais leve de todos versões recentes. A versão em CD é bastante otimizada e há a opção de se instalar apenas um sistema básico.


------------------------------------------

Pra mim as respostas não foram nada convincentes, mas o debate continua.
 

Offline pain of salvation

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Análise do Opensuse 10.3
« Resposta #19 Online: 11 de Outubro de 2007, 15:32 »
O debate continuaria se vc dissesse porque as respostas do desenvolvedor do KDE (como eu falei, tem muita gente do openSUSE entre eles) não são convincentes. Ele foi bastante claro, na minha opinião.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Análise do Opensuse 10.3
« Resposta #20 Online: 11 de Outubro de 2007, 16:33 »
Infelizmente ainda não pude testar o openSUSE, mas esse final de semana certamente testarei.

Eu confesso que estava bastante empolgado com o lançamento desse 10.3 e as mudanças prometidas, mas as resenhas que tenho lido não estão sendo muito animadoras:

-Eu não gosto muito do KDE, prefiro GNOME, pois prezo bastante por usabilidade. Eu concordo com o autor do primeiro texto que postei: o menu do GNOME no 10.3 dificultou mais as coisas ao invés de facilitar (eu vi as screenshots), e entradas duplas nos menus é uma coisa que sempre me incomodou no KDE.

-A lentidão do Yast sempre foi um problema, e apesar dos avanços do 10.3, mesmo as resenhas mais positivas ainda o colocam como um painel de controle bastante pesado e lento.



Quanto as 4 questões respondidos pelo segundo autor, eu realmente não achei as respostas convincentes:

-Sobre a questão do lançamento atrasado do Live-CD, eu considero uma grande falha. O openSUSE é uma distro grande, apoiado por uma grande empresa - acostumada com os prazos meticulosos do mercado - e não conseguir resolver bugs na versão live CD a tempo, mostra falta de planejamento.

-Mesmo que no Live-CD haja o tal "live installer" - com uma instalação simplificada - eu penso que tal opção também deveria vir no install CD, pois muitos usuários iniciantes que baixaram o install CD irão sentir um pouco mais de dificuldade do que se estivessem no instalador do Ubuntu ou PCLinuxOS.

-A terceira resposta, sobre os 600mb de dowloads extras, é a menos convincente de todas. As distros com apenas um CD, fazem download pós-instalação apenas de correções de falhas, e se é para fazer outro download de 600mb, que se coloquem 2 cds de instalação.
E sobre os repositórios virem habilitados por padrão, isso é interessante, mas não deveria implicar em downloads automáticos, mas apenas em mais opções caso futuramente o usuário sentisse necessidade de  baixar algum software.

-No caso da quarta resposta eu não posso comentar, pois não testei o desempenho do 10.3 na minha máquina ainda, e não sei se a distro se sairá melhor que o Ubuntu ou PClinuxOS. No entanto, o fato de haver uma opção de instalação do sistema básico, ou desta versão ser mais rápida que as versões anteriores do openSUSE, não isenta a distro de uma crítica caso seja mais lenta que as versões atuais das principais distros.

--------------------------

Por isso eu não achei as respostas convincentes.       
« Última modificação: 11 de Outubro de 2007, 16:39 por gabriel0085 »

Offline pain of salvation

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Análise do Opensuse 10.3
« Resposta #21 Online: 11 de Outubro de 2007, 19:24 »
Primeiramente, se vc não gosta do menu do Gnome do openSUSE, vc pode facilmente trocar pelo menu clássico do Gnome.

Quanto ao Yast, ele não está lento. É a primeira vez que ele está normal, sem parecer uma coisa bugada, lenta. Ele só não é tão rápido quanto um apt-get ou pacman. Mas não é lento. Para abrir e sincronizar os repositórios demora uns 10 segundos. Essa é a única demora. Mas mesmo o pacman ou apt demoram um tempo se vc da um pacman -Sy ou apt-get update.

Sobre a questão do lançamento do Live-CD. Ele estava com algum bug e decidiram adiar. O cara foi claro quanto a isto, então não entendi porque vc disse que não se convenceu. É melhor que lançar algo bugado, como já aconteceu com o Ubuntu. (Compiz  que vem por default do Ubuntu 7.04 é muito bugado, e não é culpa do Compiz).

Não vejo porque os usuários irão sentir dificuldade de instalar o openSUSE só porque não é live-cd. O openSUSE te dá duas opções: Ou o cd install comum, ou o live-cd install (que ainda vai ser liberado). Vc escolhe o que achar melhor.

Eu não tive 600mb de downloads extras. Acontece é que se vc adicionar repositórios online, ele vai baixar esses pacotes desses repositórios, não do cd. A solução é somente não adicionar repositórios online, como o cara falou.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Análise do Opensuse 10.3
« Resposta #22 Online: 19 de Outubro de 2007, 18:06 »
Das distros de primeira linha, OpenSuse 10.3 foi a que achei melhor, gostei mesmo.
Deixei aqui no meu PC junto com o Janelas e o Gutsy (o Ubuntu cada vez melhor)...aos poucos vou conhecendo e aprendendo...instalei Gnome e, é quase tudo igual ao Ubuntu.
Não acredito, no entanto, que possa trocar pelo Ubuntu.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline #415644

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Análise do Opensuse 10.3
« Resposta #23 Online: 03 de Novembro de 2007, 21:08 »
Eu usava o Ubuntu desde a versão 5.10 e nunca tive qualquer tipo de problemas com ele até que lançaram o 7.10 e minha nossa nunca vi um Ubuntu tão problemático como este, não ficou uma semana no meu HD, só de pensar que a versão 7.04 estava rodando perfeitamente e o Gutsy estragou tudo, resolvi me aventurar com outras distros. No início eu pensei lá vem dor de cabeça ter que baixar várias distros e testar até que encontre alguma que substitua o Ubuntu (Eu não queria reinstalar a versão 7.04), de imediato vieram a cabeça Mandriva 2008 e Opensuse 10.3 então optei pelo Opensuse 10.3 nem um motivo em especial, baixei o 1 cd que veio com o KDE.

Logo no início da instalação um putz visual, meu deus o Opensuse é realmente lindo! O instalador bastante simples e funcional, a instalação foi rapidinha, o PC depois deu boot e terminei as configurações. Internet!!! a bendita conexão Velox funcionou de primeira no Opensuse!! O Kinternet funciona perfeitamente, em nenhum momento precisei abrir o teminal pra configurar ou instalar o rp-pppoe. O Ubuntu volta e meia dava problema pra conectar (Mas sempre funcionou). Vamos aos codecs e outros pepinos... Todos aqui devem saber que existe um cd extra do Opensuse contendo esses softwares, mas eu optei por não baixa-lo e instalar um a um já que é rapidinho. Cliquei em um arquivo mp3 na minha partição de BackUp
e tcham tcham tcham tcham!! O fantástico One Click Install (http://br-linux.org/linux/one-click-install-no-opensuse) pronto baixei o suporte a mp3 fluendo e os codecs, depois o flash e o java e por último o drive Nvidia (que por sinal possui um repositório para o Opensuse!).

Ufa! O Opensuse funciona perfeitamente bem aqui! O Yast é maravilhoso, ta tudo perfeito dá até gosto de ficar parado na frente do monitor olhando essa maravilha de Distro  :o. Vai ser difícil de eu voltar para o Ubuntu, mas muito difícil mesmo  ;D
Ubuntu Linux

arlei

  • Visitante
Re: Análise do Opensuse 10.3
« Resposta #24 Online: 04 de Novembro de 2007, 07:38 »
Sabias palavras gabriel0085,

pois também vejo a coisa desta forma. Tenho um DVD aqui do OpenSuSE, mais confesso que não irei instalar o mesmo, embora já tenha testado numa maquina virtual. Mais não porque tem ou não o patrocínio desta ou daquela empresa, mais sim porque assim como o RC2006, estou de um tempo para cá, bastante seleto e como ele não troco mais por nada os Debian/APT da vida.
Tinha uma época que eu, assim como muitos ficava instalando tudo que aparecia de novas distribuições, mais a partir do momento que conheci o Debian, e depois disso seu "filho" pródigo Ubuntu, sosseguei e agora estou bastante "fiel".

 ;D
T+
Arlei

Offline K-23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Análise do Opensuse 10.3
« Resposta #25 Online: 04 de Novembro de 2007, 19:31 »
Alguém podia deixar um link para baixar o tema do opensuse para gnome?
Ajude os desenvolvedores e a comunidade do Ununtu. Teste o Hardy Heron e reporte os bugs.