Autor Tópico: Ajuda com placa de video on-board Via..  (Lida 2042 vezes)

Offline RafaelCamargo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Ajuda com placa de video on-board Via..
« Online: 03 de Outubro de 2007, 10:30 »
Opa galera..td certo?
Meu nome é Rafael e eu estou começando a utilizar o linux-Ubuntu agora e to com um monte de duvidas.

Meu problema atual é: fazer funcionar o compiz. Eu consegui configurar bem mais ou menos minha placa de video sem ter o driver dela, aki ele reconhceu como vesa. Mas quando vou tentar fazer rodar o compiz ele solta uma mensagem do tipo : "fatal error compiz not supported on vesa e via drivers".Num é bem essa msg mas tem o mesmo significado. Dae eu to tentando achar um driver pra instalar essa placa. o modelo do chipset é P4m900, já achei um monte de coisa na net so que nunca consigo instalar e fazer isso funcionar . Então peço ajuda de voces quem puder ajudar por favor ajude. :P. Coloque aki como fazer funcionar o compiz ou qualquer outro pacote grafico. VLW!

Offline RafaelCamargo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Ajuda com placa de video on-board Via..
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2007, 10:52 »
mas não tem nenhum outro aplicativo que faça o q o compiz faça? Tipo o beryl, ou qualquer outro nesse sentido?

boi

  • Visitante
Re: Ajuda com placa de video on-board Via..
« Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2007, 10:53 »
O melhor driver para essa placa é Openchrome:

https://help.ubuntu.com/community/OpenChrome

Também existe um driver proprietário da Via, o Unichrome, mas esse driver suporta apenas 2D. O Openchrome além de 2D tem um suporte rudimentar a 3D. Os dois são melhores que o driver VESA, que que não tem aceleração nem em 2D e geralmente fica muito lento. No meu PC que tem uma placa Via onboard, pelo menos, fica praticamente inutilizável de tão lento que fica. Infelizmente o Openchrome não vem com o Ubuntu e é meio complicado instalar, você precisará seguir as instruções do link acima.
Mas não será possível rodar o compiz nem o beryl. Atualmente só é possível usar o compiz ou beryl com placas de vídeo Nvidia, ATI ou Intel, sendo que funciona melhor nas Nvidia.