Autor Tópico: Teclado no Notebook Semp Toshiba IS1421 - *RESOLVIDO*  (Lida 18655 vezes)

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Teclado no Notebook Semp Toshiba IS1421 - *RESOLVIDO*
« Online: 19 de Abril de 2006, 17:08 »
Olá, instalei o Ubuntu 5.10 num Toshiba IS1421 e estou tendo problemas com o layout de teclado.

Sei que é um equipamento problemático (o WXP não reconheceu a eth0, a ath0, o modem, o som ou o vídeo, precisando instalar a partir de uma imagem OEM), mas gostaria da ajuda de vocês, já que o layout de teclado foi detectado corretamente pelo WXP.

Estou usando o layout brasileiro (ABNT2) e está acentuando bem, como podem ver. Alguns símbolos são ativados usando a tecla AltGr, exceto a interrogação, que fica saindo como esse caractere: ł. Como posso resolver isso?

Offline tds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Teclado no Notebook Semp Toshiba IS1421 - *RESOLVIDO*
« Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2006, 12:03 »
Pergunta idiota mas... esse teu Toshiba é layout br mesmo? pode ser esse o problema...

Nada a ver com o fórum mas se o windows não reconheceu alguma coisa basta baixar o drive no site do fabricante no caso da toshiba o site é csd.toshiba.com tive o mesmo problema quando sofria reinstalando o xp (antes de conhecer o ubuntu/linux).

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Teclado no Notebook Semp Toshiba IS1421 - *RESOLVIDO*
« Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2006, 15:21 »
Primeiro, quanto ao Windows, já resolvi (usei uma imagem OEM).
Segundo, caso não tenha deixado claro: estou tendo problemas é no Ubuntu.

No Windows, ele usa o layout ABNT2 e essas teclas funcionam corretamente, mesmo localizadas em locais diferentes. No Ubuntu, das quatro, apenas a interrogação é que fica esquisita...

O layout é ABNT2 (ou algo parecido, visto que tem cedilha, os acentos estão nos locais corretos e tudo o mais), o problema é que esses fabricantes de notebook têm que inventar: a interrogação, a barra, a contrabarra e o símbolo de pipe são os únicos que estão deslocados.

Eu li, uma vez, que, no GNU/Linux é possível remapear apenas uma tecla. Como faço isso?

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Teclado no Notebook Semp Toshiba IS1421 - *RESOLVIDO*
« Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2006, 17:46 »
A próposito, tds, eu fui na página que você recomendou mas não encontrei drivers para o teclado no GNU/Linux...

Existe algum outro lugar?

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Teclado no Notebook Semp Toshiba IS1421 - *RESOLVIDO*
« Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2006, 18:44 »
Estive estudando sobre xmodmap...

Como descubro qual dos mapas está sendo usado atualmente? Descobri que posso usar o comando:
Código: [Selecionar]
xmodmap -pke > meumapa.br
Mas gostaria de saber QUAL dos existentes está sendo usando agora...

Outra coisa, que mudança devo fazer para que o novo mapa seja carregado automaticamente?

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
RESOLVIDO!
« Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2006, 23:04 »
Depois de me bater um bocado (inclusive, encontrei um blog com uma dica muito boa, não sei porque não funcionou...), terminei fazendo apostando no conceito de herança do .bashrc e criei um .Xmodmap próprio contendo as seguintes linhas:
Código: [Selecionar]
keycode  24 = q Q slash Greek_OMEGA slash Greek_OMEGA
keycode  25 = w W question questiondown question questiondown
keycode  26 = e E degree EuroSign degree EuroSign


PRONTO! Funcionou perfeitamente!  :lol: