Teclado no Notebook Semp Toshiba IS1421 - *RESOLVIDO*

Iniciado por JLCarneiro, 19 de Abril de 2006, 17:08

tópico anterior - próximo tópico

JLCarneiro

Olá, instalei o Ubuntu 5.10 num Toshiba IS1421 e estou tendo problemas com o layout de teclado.

Sei que é um equipamento problemático (o WXP não reconheceu a eth0, a ath0, o modem, o som ou o vídeo, precisando instalar a partir de uma imagem OEM), mas gostaria da ajuda de vocês, já que o layout de teclado foi detectado corretamente pelo WXP.

Estou usando o layout brasileiro (ABNT2) e está acentuando bem, como podem ver. Alguns símbolos são ativados usando a tecla AltGr, exceto a interrogação, que fica saindo como esse caractere: ł. Como posso resolver isso?

tds

Pergunta idiota mas... esse teu Toshiba é layout br mesmo? pode ser esse o problema...

Nada a ver com o fórum mas se o windows não reconheceu alguma coisa basta baixar o drive no site do fabricante no caso da toshiba o site é csd.toshiba.com tive o mesmo problema quando sofria reinstalando o xp (antes de conhecer o ubuntu/linux).

JLCarneiro

Primeiro, quanto ao Windows, já resolvi (usei uma imagem OEM).
Segundo, caso não tenha deixado claro: estou tendo problemas é no Ubuntu.

No Windows, ele usa o layout ABNT2 e essas teclas funcionam corretamente, mesmo localizadas em locais diferentes. No Ubuntu, das quatro, apenas a interrogação é que fica esquisita...

O layout é ABNT2 (ou algo parecido, visto que tem cedilha, os acentos estão nos locais corretos e tudo o mais), o problema é que esses fabricantes de notebook têm que inventar: a interrogação, a barra, a contrabarra e o símbolo de pipe são os únicos que estão deslocados.

Eu li, uma vez, que, no GNU/Linux é possível remapear apenas uma tecla. Como faço isso?

JLCarneiro

A próposito, tds, eu fui na página que você recomendou mas não encontrei drivers para o teclado no GNU/Linux...

Existe algum outro lugar?

JLCarneiro

Estive estudando sobre xmodmap...

Como descubro qual dos mapas está sendo usado atualmente? Descobri que posso usar o comando:
xmodmap -pke > meumapa.br
Mas gostaria de saber QUAL dos existentes está sendo usando agora...

Outra coisa, que mudança devo fazer para que o novo mapa seja carregado automaticamente?

JLCarneiro

Depois de me bater um bocado (inclusive, encontrei um blog com uma dica muito boa, não sei porque não funcionou...), terminei fazendo apostando no conceito de herança do .bashrc e criei um .Xmodmap próprio contendo as seguintes linhas:
keycode  24 = q Q slash Greek_OMEGA slash Greek_OMEGA
keycode  25 = w W question questiondown question questiondown
keycode  26 = e E degree EuroSign degree EuroSign

PRONTO! Funcionou perfeitamente!  :lol: