Padrão de pacotes no linux é INDISPENSÁVEL!!! junte-se a essa revolução !!

Iniciado por Xanio RetangulosS, 20 de Setembro de 2007, 19:31

tópico anterior - próximo tópico

livio

Continuar a discutir isso não vai levar a lugar algum. Eu postei a camparação de prós e contras para que quem estivesse em dúvida pudesse ter uma base para se decidir.

Convém agora respeitar a opinião alheia e, com todo respeito, não postar opiniões em fontes destacadas.

Estamos no linux e temos liberdade para escolher se queremos utilizar um pacote padrão ou não, cabe a cada um decidir o melhor para si mesmo e respeitar a escolha do outro.

O Linux está mostrando que pode ser economicamente rentável, basta verem o Mandriva, SUSE, RedHat, e até mesmo o Ubuntu, no qual podemos comprar o suporte.

Eu vejo que no futuro, se não houver a adoção do pacote padrão, vai haver um pacote que será padrão de fato (só pra citar o exemplo do formato .doc, que não é padrão da ISO), que provavelmente virá da distro que conseguir se lançar melhor no mercado, já que linux não é mais para estudantes de computação e empresas apenas, é também para "seres humanos".

Observemos pois as diferenças, respeitemos, e escolhamos, pois, o que a nós nos parecer melhor.

gabriel0085

CitarConvém agora respeitar a opinião alheia e, com todo respeito, não postar opiniões em fontes destacadas.

Tem razão sobre as fontes em destaque, me excedi um pouquinho.

Vou editar lá o post.

E essa discussão realmente já encheu o saco.

boi

Que a discussão é inútil, isso concordo. Só mais um tópico de gente que quer transformar o Linux num Windows clone, já tiveram centenas de tópicos como esse aqui no fórum. Mas podem espernear à vontade, o Linux não vai se transformar num clone do Windows, não tem como.

k7br


Nossile

Não entendi o que tem haver a possibilidade de existencia de um pacote comum opcional para as principais distribuições com o Linux se tornar "clone do Windows".  ::)

...mas deixa pra lá.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

livio

Citação de: boi online 20 de Novembro de 2007, 16:30
Que a discussão é inútil, isso concordo. Só mais um tópico de gente que quer transformar o Linux num Windows clone, já tiveram centenas de tópicos como esse aqui no fórum. Mas podem espernear à vontade, o Linux não vai se transformar num clone do Windows, não tem como.

Eu acho que padronização não quer dizer transformar o linux num clone do windows, para tanto precisaríamos das telas azuis ;D

Humor a parte, a criação desse tópico foi um esforço para tentar melhorar a vida de muita gente, mas como eu disse antes, cabe a cada um decidir o melhor para si mesmo e repeitar a opinião dos outros.

E tenho dito!

Mythus

O problema de ressuscitar um tópico antigo é um só: muitos novos comentários ignorando toda a discussão prévia. A sensação que fica é que todo o debate foi inútil. E o que foi dito sobre LSB? E o que foi dito sobre como funciona um empacotamento? Será que tem que ficar copiando e colando das páginas anteriores ou está de fato perdido?

Só pra pensarem um pouquinho, por que vocês acham que existem estes diretórios?

/bin
/usr/bin
/usr/local/bin

e?

/sbin
/usr/sbin
/usr/local/sbin


Sem falar nos que criam seus próprios diretórios fora do padrão:
/opt/grisoft/avg7/bin
/opt/grisoft/avggui/bin
/usr/java/jre1.6.0_02/bin
/usr/kerberos/bin
/usr/kerberos/sbin
/usr/lib/avast4workstation/bin
/usr/lib/vmware/bin
/usr/local/Adobe/Acrobat7.0/bin
/usr/local/Adobe/Acrobat7.0/Reader/intellinux/bin

É até difícil escrever qualquer comentário sobre pacotes que já não foi dito antes.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

nitrofurano



por um lado percebo o ponto de vista do Boi, por ser a 'biodiversidade' dos formatos, distribuições, etc., que faz o Linux ter a qualidade que tem.

Por outro lado concentrar os esforços numa norma não é má ideia - por exemplo cá em Portugal temos uma distribuição chamada Caixa Mágica, que tem alguma preocupação no suporte localizado, como provedores de internet, os modems fornecidos pelos provedores (aquelas famosas porcarias usb), etc., mas é baseada em pacotes rpm - e a distribuição de linux mais popular cá também é Ubuntu, e lá está, .deb ... - se o formato de pacotes fosse unico, távamos todos a utilizar na boa o suporte da Caixa Mágica, e esta distribuição estaria a crescer sinergicamente muito mais do que agora, e se calhar até poderia estar a existir alguma parceria, que seria muito saudável.

E se não me engano, o Ubuntu não surgiu uns anos depois da iniciativa United Linux, que foi um esforço em simplicar e unificar aquilo que mais divergia entre as distribuições?   E o open-desktop (se não me engano no nome também) não foi uma tentativa também em tentar compatibilizar a diversidade de gestores de janelas, principalmente por causa da 'telenovela' Gnome-vs-KDE?