Autor Tópico: Configurar Way (internet banda larga)  (Lida 4092 vezes)

Offline Taylon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
  • Linux faz mal pra VISTA!
    • Ver perfil
Configurar Way (internet banda larga)
« Online: 15 de Setembro de 2007, 21:26 »
Galera, um amigo meu instalou o Kubuntu na casa dele (depois de eu insistir tanto com ele) e ele tem internet Way que segundo ele é ADSL, e ele disse que logo que instalou o Kubuntu ja veio tudo configurado e ele navegou na internet normalmente...

depois ele tentou entrar de novo e a internet nao navega, ele consegue conectar no MSN pelo kopete mais a internet nao navega (pelo konqueror) e quando ele tenta usar o apt-get da o seguinte erro:

There was an error commiting changes. Possibly there was a problem downloading some packages or the commit would break packages.


eu disse pra ele dar o comando:

sudo pppoeconf

mas ai disse que nao existia nenhuma interface de rede, isso pq o modem dele é USB, olha so o lsusb:

Bus 005 Device 001: ID 0000:0000
Bus 004 Device 002: ID 10d6:1100 Actions Semiconductor Co., Ltd MPMan MP-Ki 128 MP3 Player/Recorder Bus 004 Device 001: ID 0000:0000
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000
Bus 002 Device 002: ID 062a:0003 Creative Labs Bus 002 Device 001: ID 0000:0000
Bus 001 Device 004: ID 07b2:5100 Motorola BCS, Inc. SurfBoard SB5100 Cable Modem
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000


ou seja, o modem dele ta ali...
o modem é um Motorola Surfboar SB5100

no windows funciona tudo corretamente...
o que eu acho mais estranho é ele conseguir entrar no MSN ou seja, ele esta online...

alguem poderia me ajudar?
to comedo dele desistir do linux ^^
« Última modificação: 15 de Setembro de 2007, 21:34 por Taylon »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2007, 21:42 »
não é o caso... é só mudar para a saída ethernet (padrão UTP). Já tive um modem desses, a cabo, e deu problema com a USB até no Windows. Linux e modems USB não se dão bem, mas como o Motorola tem saída ethernet, basta trocar.

VB5
« Última modificação: 15 de Setembro de 2007, 22:09 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Taylon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
  • Linux faz mal pra VISTA!
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2007, 21:53 »
como eu faço isso?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2007, 22:07 »
O modem tem duas saídas, na parte trsaeira: uma USB ( esqueça) e uma UTP, ou ethernet - o padrão dos cabos de rede, com um conector RJ45. Simplesmente remova o cabo USB entre o modem e o computador e ligue a saída ethernet à entrada correspondente da sua placa de rede ( onboard ou não) com um cabo adequado ( UTP, os conhecidos cabinhos azuis...). Depois é só configurar a parte de rede no sei Ubuntu e pronto, mas esse é o passo seguinte.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Taylon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
  • Linux faz mal pra VISTA!
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2007, 22:24 »
mas num tem uma maneira de resolver isso sem substituir o cabo nao?
pq ele ja usou no Mandriva uma vez a internet normalmente...
e se o MSN ta funcionando pq a internet nao funciona, e pior, depois da instalação ele conseguiu utilizar a internet...

é pq nao acho que ele va querer fazer isso...

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2007, 22:31 »
Taylon, seu amigo é quem sabe, mas esse cabinho deve custar no máximo uns 3 reais... pouco pra resolver o problema, eu acho. 

Citar
pq ele ja usou no Mandriva uma vez a internet normalmente...
e se o MSN ta funcionando pq a internet nao funciona, e pior, depois da instalação ele conseguiu utilizar a internet...

Se já usou no Mandriva, então não é hardware, é configuração errada do sistema ou uma incompatibilidade "pessoal" do Ubuntu. Quanto ao resto, a coisa está mal explicada... seu amigo conseguiu conexão com esse modem no Ubuntu, e agora não consegue mais?  Você poderia esclarecer isso melhor pra gente?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Taylon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
  • Linux faz mal pra VISTA!
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2007, 22:40 »
entao kra...
como disse no primeiro post...
ele entrou e navegou normalmente, depois quando entrou de novo, nao navegava mais, porem ele consegue conectar no MSN pelo Kopete...
quando ele abriu o Kubuntu pela primeira vez, ele nao configurou nada (nem saberia como configurar), e conseguiu navegar...

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2007, 22:49 »
entao kra...
como disse no primeiro post...
ele entrou e navegou normalmente, depois quando entrou de novo, nao navegava mais, porem ele consegue conectar no MSN pelo Kopete...
quando ele abriu o Kubuntu pela primeira vez, ele nao configurou nada (nem saberia como configurar), e conseguiu navegar...

Taylon, nesse caso isso nada tem a ver com hardware... é questão de configuração, mas não posso adivinhar o que foi - ou não foi - feito.  E se ele acessa o MSN pelo Kopete, então ele *tem* conexão. Onde está o problema, ele não consegue acessar sites pelo browser, não recebe e-mails?... Por favor, tente esclarecer melhor, para vermos o que precisa ser feito.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Taylon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
  • Linux faz mal pra VISTA!
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2007, 22:54 »
eu disse tudo no primeiro post...

Citar
o que eu acho mais estranho é ele conseguir entrar no MSN ou seja, ele esta online...

Citar
ele disse que logo que instalou o Kubuntu ja veio tudo configurado e ele navegou na internet normalmente...

quanto a configuração, ele nao fez nada, apenas instalou o kubuntu e logo depois disso conseguiu navegar na internet...
mais tarde ele voltou la porem nao conseguia mais navegar na internet, ele abre o konqueror, porem nao carrega nenhuma pagina...
o MSN ele consegue conectar...

eu nao disse que o problema é com hardware, ate pq eu nao sei qual é o problema...
eu apenas disse qual é o modem dele e que é USB...

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2007, 23:04 »
eu nao disse que o problema é com hardware, ate pq eu nao sei qual é o problema...
eu apenas disse qual é o modem dele e que é USB...

Bem... eu depreendi que fosse de hardware, pela forma como foi exposto. Entretanto, se você mesmo não sabe qual é o real problema, fica difícil... o melhor que poderia arriscar é que algo foi feito na máquina que está impedindo especificamente o tráfego na porta 80 (HTTP). Usualmente isso ocorre com uma firewall mal configurada ou coisa assim. Tente obter mais informações com ele, aí talvez fique mais claro.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Taylon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
  • Linux faz mal pra VISTA!
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2007, 23:22 »
ele disse que nao mexeu em nada, e que o sistema esta do mesmo jeito que foi instalado...
qual outro tipo de informação seria necessaria?
eu nao vejo mais nada que poderia obter de informação dele...

Offline Gustavo_figueiredo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
  • The Evolution
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2007, 23:26 »
Fala VB5 :)

Po eu não lembro como funciona direito o modem quando utilizado o cabo USB, mais eu to achando muito extranho ele entrar com o kopete e não acessar a internet. Será que ele não ta enganado. E deve ele deve ter recebido junto com o modem um cabo de rede, ve com ele Taylon, pois vai ser muito mais facil para nos ajudarmos a ele se for via rede (UTP).
Core 2 Dual 6300 - 1.86 Ghz - MSI P6N SLI - 3 GB RAM - Geforce 8500GT 1 GB - HDs Sata 500 GB - Ubuntu 8.10 / Notebook HP Pavilion ZE2410 Sempron 3000 1.8 Ghz - 768 MB RAM - HD 40 GB - Debian 4.0 r6

Offline Taylon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
  • Linux faz mal pra VISTA!
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2007, 23:28 »
sim, vou olhar isso com ele...
mas mesmo assim ainda fico curioso para saber qual é o problema, ate mesmo pra ja saber como resolver problemas do tipo....

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2007, 23:55 »
sim, vou olhar isso com ele...
mas mesmo assim ainda fico curioso para saber qual é o problema, ate mesmo pra ja saber como resolver problemas do tipo....

Mais curiosos ainda estamos nós...  ;D Como o Gustavo falou, isso tudo está muito estranho... ele ter conexão de um modo e não de outro resume a coisa a software/configuração, não hardware. Qualquer coisa já ajuda, mas o ideal seria saber como está configurada a conexão, se há firewall ou proxy, e principalmente , configurações do navegador, tudo isso...

Ok, ficamos na escuta!...  ;)

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Taylon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 161
  • Linux faz mal pra VISTA!
    • Ver perfil
Re: Configurar Way (internet banda larga)
« Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2007, 00:20 »
entao VB5...
o Kubuntu dele esta DO MESMO JEITO que vem depois de instalado, nada foi mudado...
entao, se vem com firewall, esta com firewall, se vem com proxy, esta com proxy (eu nao entendo dessas coisas)...