Autor Tópico: Problemas com Modem e Caixas de Som.  (Lida 4571 vezes)

Offline Duske

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Online: 05 de Setembro de 2007, 21:42 »
Saudações companheiros...
Sou iniciante no linux, sempre usei o Windows, pretendo usar o Ubuntu (já adquiri o CD e testei no modo "live cd", não pude instalar ainda)

Já andei dando pesquisadas para entender como funciona este SO, e quando eu testei o Live CD, não consegui conectar-me a internet e nem usar o meu aparelho de som. Então fui pesquisar como resolver estes problemas... 
Aqui estão o nome dos componentes de que estou falando:
Speedstream Ethernet USB Adapter
Sound Agent 2 for Audio Set


E também tirei foto deles para ficar mais fácil para vocês me ajudarem...







A informação de que eu obtive (por aqui no forum e dando umas pesquisadas no google) é que só é possivel conectar-se com o modem usando a porta de rede da Ethernet, pois o Linux não consegue conectar-se automaticamente pela porta USB como eu faço no Windows (espero estar errado).
E o problema, é que aqui em casa são 2 computadores o outro (no quarto do meu irmão, que também usa o WinXP) usa a porta Ethernet pelo cabo de rede para obter a conexão, enquanto eu fico com o USB. (Como pode-se notar na foto que eu tirei).

Então galera, me ajudem aí, é possível instalar meu aparelho de som? Existe o drive de linux para ele? E vou conseguir conectar-me pelo usb?
Como eu disse, ainda nem pude instalar o linux e usei muito pouco, sou realmente muito novato, quem puder me ajudar explicando os procedimentos com calma (como se estivesse ensinando um macaco haha) eu agradeceria muito.
Agradeço desde já a colaboração, esse forum é show de bola. Espero me tornar um bom usuario do Linux, afinal, liberdade é muito importante.  ;D

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2007, 22:43 »
Seja bem-vindo, Duske!...

Olhe, não posso responder tudo assim de cara, mas logo o resto do pessoal vai ajudando... Vamos lá!...

- Quanto ao modem: geralmente o Linux não se dá muito bem com modems com saída USB. O melhor é usar a porta UTP (RJ-45).

- Quanto a usar o seu som: basta conectar a saída LINE OUT da sua placa ( o conector verde) à entrada LINE IN ou AUXILIAR do seu som - pronto!

- Quanto a dividir a conexão: meu modem é de cabo, Motorola, com uma saída USB e uma UTP, mas temos 3 micros aqui em casa ( um meu e 2 dos filhos). Solução: ligar a saída UTP dp modem a um router D-Link D-604, com 4 saídas UTP, e ligar os três micros a ele - pronto!

Há outras soluções, claro, mas estas são as mais simples e rápidas. Aguardo seu retorno para avançarmos mais no assunto!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Duske

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2007, 23:59 »
Nossa eu não conheço essa saida UTP... qual é?

E tipow, meu som conecta-se com o computador por USB... É um aparelho próprio para o uso em computadores, vem com cd de instalação do driver (mas o driver é pra windows).

Então é impossivel eu usar o modem pelo USB?

Obrigado pela resposta!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2007, 00:12 »
O cabeamento USB é aquele padrão em redes, geralmente um cabo azul com um pequeno conector transparente  meio quadrado (padrão RJ-45)...  ;D

Quanto ao som, verifique se além dessa conexão USB ele não dispõe de uma entrada para outros dispositivos ( geralmente marcada AUX). Deve haver um seletor de entradas no painel dele, e o conector deve ficar na traseir do aparelho.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2007, 00:22 »
Sim, sobre o modem dsl no linux.. não é que não funciona, mas é necessário um modulo carregado no kernel, sei disso pois estive olhando as recentes atualizações do kernel, e eles tem trabalhado nesse ponto, existem módulos pra 3 modelos específicos de modem usb e um genérico ( que deveria funcionar com todos os modelos )

Mas para você que está começando o melhor seria tentar conectar usando o rj-45 como o VB5 falou.

Edit: Eu vi agora na foto, seu modem tem a saida rj-45 sim, é o cabo azul.

E o som a dica do VB5 já resolve, ligue no canal aux do som a saida de áudio da placa de som.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 00:25 por Esfinge »

Offline Duske

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2007, 13:49 »
Muito obrigado pela ajuda galera.
Vou tentar me virar aqui com essas informações que vocês me deram, qualquer coisa eu dou uma pesquisada.

E aproveitando o tópico, deixa eu tirar outra dúvida?
Será que é possivel usar o meu adaptador de joystic (USB) de playstation para PC?

Essas paradas de drivers é o que mais complica no linux né :/
Eu estou louco para instalar o Ubuntu Studio, porq eu mexo muito com edição de som, video e imagem, e com certeza não vou querer parar com o Linux, pelo contrário, como o linux é mais rapido e mais estável, se eu conseguir me virar, vai ser muito legal editar filmes ^^
Quem puder me dar mais dicas, falar sobre as entradas USB, joystic, adsl, som e o Ubuntu Studio, agradeço muito.
Abraço!

Offline Duske

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
VB5
« Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2007, 19:20 »
VB5, acabei de verificar no meu aparelho de som. Ele não possue Line IN, mas possue aquele AUX que você citou, porem eu não tenho nenhum fio que entre nesta entrada e entre no computador.
Aqui tirei mais algumas fotos para você entender melhor:
(não vou usar o bbcode do IMG pois as fotos estão em um tamanho maior)

http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske008.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske007.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske006.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske005.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske004.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske003.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske002.jpg
http://img.photobucket.com/albums/v408/squeak2/duske001.jpg

Outro abraço!

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2007, 19:47 »
Opa eu não sei nada sobre a parte do joystick ... mas quanto ao áudio, é aquela entrada mesmo no seu som, o aux.. eu esqueci o nome do cabo.. mas é um que entra naquele plug e entra na placa de som do pc.. é a entrada verde..

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2007, 19:56 »
Duske,

obrigado pelas fotos, ajuda muito!... Bem, é o seguinte: o que você precisa é de um cabo de áudio em que uma ponta tenha um plug do tipo P2 estéreo (aquele fino, que encaixa na saída de som - o conector verde - da sua placa do micro) e na outra tenha dois plugs tipo RCA, que encaixarão nas duas tomadas de entrada marcadas AUX/CDR IN na traseira do seu som. Esse cabo pode ser encontrado em lojas de eletrônica e áudio já pronto, ou pode ser montado por você mesmo, se tem prática em soldagem de eletrônica.
Depois de ligar ambas as pontas, passe o seletor de entrada do som para AUX, ponha algo a tocar no computador ( um CD ou ou .MP3) e veja se o resultado é satisfatório. Aqui tenho a saída bifurcada, indo simultaneamente para um pequeno amplificador caseiro para fones e duas caixinhas e para o Line In do meu som. Assim posso ter todas as alternativas possíveis: só fones, só as caixinhas, só o som central ou as duas últimas reunidas.

Deu pra entender, ou compliquei?...

Vb5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2007, 23:06 »
Alguém já tentou pedir um lsusb para ver como o som é reconhecido pelas portas USB?

Posta aí seu

Código: [Selecionar]

$ lsusb


Com o som conectado no computador via porta USB e ligado ( funcionando )


[],s

Offline Duske

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Resposta #10 Online: 07 de Setembro de 2007, 02:01 »
Obrigado VB5!! Acho que entendi perfeitamente! hehe
Vou procurar o cabo e testar quanto instalar o Ubuntu...
Agora tenho que ver sobre essa internet mesmo, como farei...

Vlw pela atenção a todos aí!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Resposta #11 Online: 07 de Setembro de 2007, 20:05 »
Se conseguir o cabo, pode testá-lo no Windows mesmo, já que isso independe de SO...  Avise como vai indo com o problema de conexão à Internet, pra gente ver se pode dar uma mãozinha!... a propósito, se seu modem é roteador ( a maioria dos ADSL é), então basta acrescentar um switch ( ou mesmo um hub) na saída dele, caso só tenha uma.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Duske

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2007, 20:47 »
Ei VB5, me ajude aí novamente hehe...

Consegui o Cabo, mas não conseguir usar no Windows (nem testei no linux ;P se nem no windows eu consegui.. hehe...) é o cabo certinho já ta instalado, e eu seleciono o AUX do aparelho, mas não sai som em nada... (também ja mudei as propriedades de audio padrão para AUX, mas o som continua sem sair, o que pode ser?)

Obrigado pela ajuda!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Resposta #13 Online: 10 de Setembro de 2007, 21:18 »
Ops...

Se o cabo não tem defeito, está corretamente ligado (conector verde do som no micro e AUX/CD-In no aparelho de som, ambos ligados, *tem* que funcionar!...  Vamos por eliminação:  ligue um par de fones na saída verde do micro e toque nele um CD. Você ouve a música?... então sua placa de som está OK, caso contrário o problema está aí.

Segunda tentativa: se ouvir o som nos fones, tente agora ligar um par de caixinhas comuns na saída de som do micro e teste. Se ouvir a música, então o problema é no cabo ou no seu som... mas chegamos aí depois!... poste o resultado e vamso ver!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Problemas com Modem e Caixas de Som.
« Resposta #14 Online: 10 de Setembro de 2007, 21:24 »
Pode ser também o driver que está sendo usado no momento.. como você usava um USB, ele ta enviando o sinal de audio pra ele.. então vai la no gerenciador de hardware do windows e desativa esse driver.. agora deixa o outro ativado, o da placa de som.

Eu tinha esse problema quando tinhas 2 placas de som, então pode ser isso  :D