Autor Tópico: Instalação de pacotes...  (Lida 3444 vezes)

Offline downloader__

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Victor, atualmente no Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Instalação de pacotes...
« Online: 09 de Agosto de 2007, 15:09 »
E aí pessoal, sou novo aqui no fórum e no Linux, gostaria de aprender mais. Uma coisa que eu estava querendo aprender é sobre a instalação de pacotes excluindo a dos .deb pois sua instalação é trivial né  ;D
Bom vamos lá, eu sei que existem vários tipos de pacotes como .rpm, .run, ...(só não coloquei mais por medo de escrever bobagem...).
Para instalar um .rpm eu faço assim:
Código: [Selecionar]
sudo rpm -ivh nomedopacote.rpmE agora os outros eu não sei como instalar.

Obs.: Não estou com pressa apenas iniciei o tópico para ajudar iniciantes como eu a instalar outros tipos de pacotes além dos .deb .

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação de pacotes...
« Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2007, 15:31 »
Arquivos .run normalmente são scripts e deve-se dar permissão de execução para eles (chmod 777, ou chmod 555 arquivo.run entre tantas possibilidades) e executá-lo normalmente:

Código: [Selecionar]
$ ./arquivo.run
Arquivos .rpm não são suportados pelo Ubuntu e devem ser convertidos, e pode-se fazer isto usando o alien, mas nem sempre o resultado é satisfatório, podendo levar seu sistema à instabilidade. Acho que deve dar sempre preferência aos pacotes .deb.

Se escrevi besteira me desculpe, mas pelo seu texto você diz que instala pacotes .rpm, é isto mesmo?

Citar
Para instalar um .rpm eu faço assim:
Código: [Selecionar]
sudo rpm -ivh nomedopacote.rpm
« Última modificação: 09 de Agosto de 2007, 15:33 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline downloader__

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Victor, atualmente no Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Instalação de pacotes...
« Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2007, 15:36 »
Arquivos .run normalmente são scripts e deve-se dar permissão de execução para eles (chmod 777, ou chmod 555 arquivo.run entre tantas possibilidades) e executá-lo normalmente:

Código: [Selecionar]
$ ./arquivo.run
Arquivos .rpm não são suportados pelo Ubuntu e devem ser convertidos, e pode-se fazer isto usando o alien, mas nem sempre o resultado é satisfatório, podendo levar seu sistema à instabilidade. Acho que deve dar sempre preferência aos pacotes .deb.

Se escrevi besteira me desculpe, mas pelo seu texto você diz que instala pacotes .rpm, é isto mesmo?

Citar
Para instalar um .rpm eu faço assim:
Código: [Selecionar]
sudo rpm -ivh nomedopacote.rpm
Humm. Parece com a de um .sh que é a mesma coisa.
Código: [Selecionar]
./nomedoarquivo.shou
Código: [Selecionar]
sh nomedoarquivo.sh

Offline Giovane

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Instalação de pacotes...
« Resposta #3 Online: 09 de Agosto de 2007, 15:45 »
E aí pessoal, sou novo aqui no fórum e no Linux, gostaria de aprender mais. Uma coisa que eu estava querendo aprender é sobre a instalação de pacotes excluindo a dos .deb pois sua instalação é trivial né  ;D
Bom vamos lá, eu sei que existem vários tipos de pacotes como .rpm, .run, ...(só não coloquei mais por medo de escrever bobagem...).
Para instalar um .rpm eu faço assim:
Código: [Selecionar]
sudo rpm -ivh nomedopacote.rpmE agora os outros eu não sei como instalar.

Obs.: Não estou com pressa apenas iniciei o tópico para ajudar iniciantes como eu a instalar outros tipos de pacotes além dos .deb .

eu também instalo do mesmo jeito pacotes rpm.
obrigado ai downloader__ pelo início deste tópico, me interessou muito pois eu tinha a mesma dúvida em relação a instalação pacotes.


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação de pacotes...
« Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2007, 15:59 »
Até vi (agora) que existem os comandos rpm (entre outros),  mas nunca tinha dado atenção a isto, e por pura ignorância não sabia da possibilidade.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline downloader__

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Victor, atualmente no Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Instalação de pacotes...
« Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2007, 16:10 »
Bom agora fiquei curioso e gostaria de saber quais os pacotes que existem para o/os Linux.
Por exemplo:
Debian = .deb
Ubuntu = .deb
PCLinuxOS = .rpm
E por aí vai, quais os outros que tem ou existem.

Offline david_6-8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Instalação de pacotes...
« Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2007, 16:22 »
Sabia que você pode instalar programas atravez de source code [acho que é assim que se chama, pois também sou iniciante (2 ou 3 meses) apesar de já ter aprendido muito] em que você vai na consola para a pasta do source e faz ./xxxxxxx.xxx (subsitui-se os x pelo nome do arquivo) depois faz make e depois sudo make install e instala!!
mas acho que para isto é preciso ter pacotes instalados!

Nota: Chamo programa ao que não se instala por pacotes!!

[]s
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline downloader__

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Victor, atualmente no Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Instalação de pacotes...
« Resposta #7 Online: 09 de Agosto de 2007, 19:00 »
Arquivos .run normalmente são scripts e deve-se dar permissão de execução para eles (chmod 777, ou chmod 555 arquivo.run entre tantas possibilidades) e executá-lo normalmente:

Código: [Selecionar]
$ ./arquivo.run
Arquivos .rpm não são suportados pelo Ubuntu e devem ser convertidos, e pode-se fazer isto usando o alien, mas nem sempre o resultado é satisfatório, podendo levar seu sistema à instabilidade. Acho que deve dar sempre preferência aos pacotes .deb.

Se escrevi besteira me desculpe, mas pelo seu texto você diz que instala pacotes .rpm, é isto mesmo?

Citar
Para instalar um .rpm eu faço assim:
Código: [Selecionar]
sudo rpm -ivh nomedopacote.rpm
Estava re-lendo o tópico e vi seu edit agora, sim eu instalo assim mesmo ou assim:
Código: [Selecionar]
sudo rpm -i nomedoarquivo.rpm

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação de pacotes...
« Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2007, 19:23 »
Citar
Interessante David, clcampos por pura curiosidade gostaria de te fazer duas perguntas. Vamos a elas:
1-Quantos anos você tem?
2-A quantos anos você é um "dino" dos Linux, DOS, etc. (informática de uma forma generalizada)

Obs.: Responde se quiser, isso é pura curiosidade minha.

Desistiu da sua pergunta? hehehehe

1) 35 anos (ainda)

2) Eu trabalho com informática desde 1989, e iniciei com Unix, e na mesma época eu conheci o Sistema operacional da Microsoft, ele chamava-se Xenix, e só lá por 1993 (+-) que fui começar a mexer mesmo com a dupla DOS/windows, sem nunca largar o Unix até 2000.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2007, 19:24 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline downloader__

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Victor, atualmente no Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Instalação de pacotes...
« Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2007, 21:09 »
Citar
Interessante David, clcampos por pura curiosidade gostaria de te fazer duas perguntas. Vamos a elas:
1-Quantos anos você tem?
2-A quantos anos você é um "dino" dos Linux, DOS, etc. (informática de uma forma generalizada)

Obs.: Responde se quiser, isso é pura curiosidade minha.

Desistiu da sua pergunta? hehehehe

1) 35 anos (ainda)

2) Eu trabalho com informática desde 1989, e iniciei com Unix, e na mesma época eu conheci o Sistema operacional da Microsoft, ele chamava-se Xenix, e só lá por 1993 (+-) que fui começar a mexer mesmo com a dupla DOS/windows, sem nunca largar o Unix até 2000.
Sim eu tinha pensado melhor, e decidi apagar o post, mas já que você respondeu fico contente de saber que você utiliza Unix a mais tempo do que eu tenho de vida, nasci em 1 de Fevereiro de 1993, 14 anos à trás...  8)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação de pacotes...
« Resposta #10 Online: 10 de Agosto de 2007, 01:40 »
Citar
Interessante David, clcampos por pura curiosidade gostaria de te fazer duas perguntas. Vamos a elas:
1-Quantos anos você tem?
2-A quantos anos você é um "dino" dos Linux, DOS, etc. (informática de uma forma generalizada)

Obs.: Responde se quiser, isso é pura curiosidade minha.

Desistiu da sua pergunta? hehehehe

1) 35 anos (ainda)

2) Eu trabalho com informática desde 1989, e iniciei com Unix, e na mesma época eu conheci o Sistema operacional da Microsoft, ele chamava-se Xenix, e só lá por 1993 (+-) que fui começar a mexer mesmo com a dupla DOS/windows, sem nunca largar o Unix até 2000.
Sim eu tinha pensado melhor, e decidi apagar o post, mas já que você respondeu fico contente de saber que você utiliza Unix a mais tempo do que eu tenho de vida, nasci em 1 de Fevereiro de 1993, 14 anos à trás...  8)

Gente isso tá começando a ficar chato, mas meu consolo é saber que daqui a 21 anos eles também vou ter que ler isto... hehehehe

De qualquer forma downloader__ eu comecei a trabalho com Unix mesmo a algum tempo, só não fico triste porque tem uns velhos aqui no fórum que começaram muito antes de mim... hehehehe
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline downloader__

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Victor, atualmente no Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Instalação de pacotes...
« Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2007, 13:28 »
Citar
Interessante David, clcampos por pura curiosidade gostaria de te fazer duas perguntas. Vamos a elas:
1-Quantos anos você tem?
2-A quantos anos você é um "dino" dos Linux, DOS, etc. (informática de uma forma generalizada)

Obs.: Responde se quiser, isso é pura curiosidade minha.

Desistiu da sua pergunta? hehehehe

1) 35 anos (ainda)

2) Eu trabalho com informática desde 1989, e iniciei com Unix, e na mesma época eu conheci o Sistema operacional da Microsoft, ele chamava-se Xenix, e só lá por 1993 (+-) que fui começar a mexer mesmo com a dupla DOS/windows, sem nunca largar o Unix até 2000.
Sim eu tinha pensado melhor, e decidi apagar o post, mas já que você respondeu fico contente de saber que você utiliza Unix a mais tempo do que eu tenho de vida, nasci em 1 de Fevereiro de 1993, 14 anos à trás...  8)

Gente isso tá começando a ficar chato, mas meu consolo é saber que daqui a 21 anos eles também vou ter que ler isto... hehehehe

De qualquer forma downloader__ eu comecei a trabalho com Unix mesmo a algum tempo, só não fico triste porque tem uns velhos aqui no fórum que começaram muito antes de mim... hehehehe
Ok, ok, eu paro de te incomodar com isso, nunca mais te pergunto isso pois eu já sei  ;D , mesmo assim valeu a ajuda.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalação de pacotes...
« Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2007, 14:54 »
downloader__ foi uma brincadeira. Quando seu tempo de informática for maior que a idade dos seus companheiros entenderá melhor, mas na mais pura molecagem de um pós-adolescente.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline downloader__

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
  • Victor, atualmente no Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Instalação de pacotes...
« Resposta #13 Online: 11 de Agosto de 2007, 09:19 »
downloader__ foi uma brincadeira. Quando seu tempo de informática for maior que a idade dos seus companheiros entenderá melhor, mas na mais pura molecagem de um pós-adolescente.
Sim clcampos eu entendi que foi só uma brincadeira, mas você poderia não ter gostado então achei melhor pedir desculpas, mas já que não se incomodou ok.  ;D