Autor Tópico: automatix causa instabilidade no sistema...  (Lida 12004 vezes)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
automatix causa instabilidade no sistema...
« Online: 06 de Agosto de 2007, 13:51 »
http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20070806#news

segundo a distrowatch o automatix não é recomendado ja que pode causar instabilidade no sistema.
No entanto é dito que o automatix pode ser melhorado.
Pergunto eu: o automatix não é beta?

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

alarcon

  • Visitante
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2007, 14:00 »
http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20070806#news

segundo a distrowatch o automatix não é recomendado ja que pode causar instabilidade no sistema.
No entanto é dito que o automatix pode ser melhorado.
Pergunto eu: o automatix não é beta?

Uso o automatix2 desde o tempo que ele se chamava automatix e era usado shell script para instalar programas e nunca tive problemas com ele. Agora sempre tive o cuidado de após utilizá-lo para instalar programas, voltar a sources.list do apt-get para os valores padrões e só fazer a chamda atualização de sistema, pelo gerenciador de atualizações (update-manager), utilizando a sources.list original do Ubuntu.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 14:02 por alarcon »

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2007, 08:06 »
Para mim não é novidade!
Coletando informações de usuários do fórum, descobri que o automatix é uma das causas de instabilidade do sistema.
Citar
Uso o automatix2 desde o tempo que ele se chamava automatix e era usado shell script para instalar programas e nunca tive problemas com ele. Agora sempre tive o cuidado de após utilizá-lo para instalar programas, voltar a sources.list do apt-get para os valores padrões e só fazer a chamda atualização de sistema, pelo gerenciador de atualizações (update-manager), utilizando a sources.list original do Ubuntu.
Nem todos tomam este cuidado. É aí que mora o perigo.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
O assunto não é tão simples
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2007, 13:31 »
Análise: por que NÃO usar o Automatix

O Automatix é um utilitário que promete facilitar a instalação de pacotes proprietários no Ubuntu, sendo muito usado por sua conveniência.

No entanto, ele apresenta falhas graves que podem afetar o sistema, segundo análise do Ubuntu Technical Board. Confira:

   1. O Automatix é, por si, um pacote de baixa qualidade que não segue as normas de empacotamento do Debian ou do Ubuntu:
         1. colocar arquivos nos lugares errados,
         2. depender de pacotes essenciais,
         3. não conter informações de copyright,
         4. não prover man pages (páginas de manual),
         5. não provê endereços de e-mail para contato nas informações do pacote. Mas essas são falhas estéticas, provavelmente não causam dano no sistema
   2. Em modo debug, grava arquivos na pasta do usuário com o root como dono. É uma incomodação mas não é grave.
   3. Coloca dados específicos à plataforma no /usr/share, o que seria um problema se essa pasta fosse compartilhada entre várias plataformas. Mas como o Automatix é só x86 e x86-64, não deveria causar problemas.
   4.

      #!/bin/bash
      #created by arnieboy
      foo=`gksudo -u root -k -m "enter your password for gedit root access" /bin/echo "Do you have root access?"`
      sudo gedit $NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_URIS

      parece ser uma tentativa de verificar se o usuário é root. O gedit deve ser rodado diretamente pelo gksudo. A idéia de que o usuário não precisa digitar a senha para o sudo prevalece no código.
   5. "catagory_data.xml" - deveria ser "category_data.xml"
   6. O aviso
      "Please NOTE that downloading and installing w32codecs, libdvdcss2
      and other non-free codecs without paying a fee to the concerned
      authorities constitutes a CRIME in the United States of America" é questionável: a questão dos codecs não está relacionada ao pagamento de taxas e não se restringe aos EUA.
   7. O Automatix verifica se existe algum gerenciador de pacotes rodando (usando o grep e uma lista estática de gerenciadores de pacotes), mas não tenta criar nenhuma forma de bloqueio, o que possibilita a criação de situações contraditórias ou conflitantes.
   8.

      if ps -U root -u root u | grep "dpkg" | grep -v grep;
        then
          killall -9 dpkg

      Pode deixar o sistema em um estado inutilizável, e é feito sem nenhum aviso, além de deixar arquivos como resíduo no sistema.
   9.

      function reloadnautilus {
            killall -9 nautilus
      }

      Não é usada, mas poderia causar perda de dados por ser executada sem nenhum aviso.
  10. Várias funções de instalação chamam o comando 'sleep' sem motivo aparente. Então elas chamam o 'dpkg_check', que também "dorme". O objetivo não está claro.
  11. Passa o parâmetro --assume-yes para o apt-get, que apagará alegremente os pacotes sem dar ao usuário a chance de recusar o pedido. Qualquer pacote que tenha como dependência um pacote do Automatix será REMOVIDO, mesmo que ele tenha sido instalado por outros meios sem ser o Automatix!
  12. Não tem gerenciamento de pacotes interno. Sem poder ter controle de como os pacotes foram instalados, isso resultará em dependências não-removidas mesmo que os pacotes que instalaram essas dependências sejam removidos.
  13. Não tem nenhum conceito de controle de arquivos, então ele simplesmente deleta o diretório, sem confirmar se o diretório instalado realmente pertence ao Automatix.
  14. Remove pacotes oficiais e os substitui por tarballs sem nenhum aviso ou motivo aparente.
  15. Configurar o ctrl-alt-del para abrir o gnome-system-monitor causa a perda de qualquer configuração de run_command_9.
  16. A instalação do streamtunner/streamripper cria um diretório /opt/ripped com as permissões erradas, permitindo que um usuário interfira com os dados do outro.
  17. A instalação do mplayerplugin move arquivos para um backup, mas não faz nada para impedir que esses arquivos sejam restaurados.
  18. Só atualiza o symlink do Java depois de instalar a versão nova do Java, e não as alternativas.
  19. O amsninstall instala novas bibliotecas que sobrescrevem as versões instaladas atualmente, ou seja, os checksums do pacote original serão inválidos.
  20.

      sudo ln -s /usr/lib/libesd.so.0 /usr/lib/libesd.so.1

      é uma gambiarra.
  21.

      ln -s /tmp/.esd-1000 /tmp/.esd

      só vai funcionar para um usuário, e não há nada para recriá-lo depois do boot.
  22.

      sudo sed -i "s/^vboxusers\(.*\):$/vboxusers\1:$AXUSER/" /etc/group

      assume que o sistema não usa nenhum tipo de gerenciamento de usuários.
  23. Instala o truecrypt com permissões de root, o que não é uma boa idéia, dado o histórico de segurança deste.
  24. Desmonta partições sem verificar se a desmontagem deu certo.
  25. Deleta linhas do /etc/fstab (o arquivo que controla quais sistemas de arquivo devem ser montados) e substitui os UUIDs por nomes de dispositivos.
  26. Inclui o acroread 7.0.9, apesar da licença deste impedir a redistribuição.


Como podemos ver, é uma lista de falhas imensa para um só programa. O projeto atual do Automatix não prevê uma forma de reverter o sistema para um estado anterior. Ele tenta substituir um gerenciador de pacotes sem ter a estrutura para isso.

A recomendação é: não usar o Automatix. Existem vários relatos de problemas na hora de atualizar entre versões, ou de problemas menores ou maiores.

Fonte: http://janelasquebradas.blogspot.com/2007/08/anlise-por-que-no-usar-o-automatix.html
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

arlei

  • Visitante
Re: O assunto não é tão simples
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2007, 13:40 »
Concordo plenamente com essas afirmações sobre o Automatix.
Acho que o mesmo até pode ser usado visto facilitar em muito aos usuário iniciantes, mais para tal o usuário deve estar ciente do seu risco e saber usar com cautela como muito bem exemplificado pelo membro alarcon.

Inclusive este assunto sobre o Automatix foi recentemente fruto de uma imensa polêmica na lista de discussão (LoCoTeam), que teve até a intervenção por alguns membros oficiais do Ubuntu-BR.

T+
Arlei

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2007, 09:23 »
Preferi nunca usar Automix, Easy..., exata/ me baseando nos comentários dos usuários experientes.
Hj só uso sources.list de repositórios oficiais de cada versão, pois tive dores de cabeça c/ programas do tuxfamily.
Taí outra coisa que aprendi lendo os tópicos desse fórum
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #6 Online: 08 de Agosto de 2007, 13:32 »
Para falar a verdade nunca endenti para que o Automix (nada comtra quem usa) mas acho a instalação no ubuntu/Debian's da vida muito facil.
Mesmo para usuarios novos existe o Symanptic que é grafico e simples de mexer, nunca achei necessidade em usar o Automix.

(Essa é somente a minha opinião, não quero causar debates sobre o uso ou não )
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2007, 13:41 »
Willdoidao,
também tinha dúvida quanto à necessidade de se usar o Automatix. Mas quando li que nele haveria a possibilidade de baixar fontes true type e todos os codecs, eu, que sou novato no ambiente, achei que era uma boa. Por isso usei.

Se houver uma forma de baixar isso que citei pelo Synaptic, ok. Desculpe a ignorância, mas realmente ainda estou aprendendo.

Em tempo: lá em casa o Automatix ainda não fez nenhuma graça. Mas também depois que baixei o que eu queria quase não uso mais.

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #8 Online: 08 de Agosto de 2007, 14:06 »
Aquaman,
mesmo que com o Automatix seja uma ferramenta para ajudar na instalação de codecs,fontes etc, acho muito mais simples fazer por linha de comando tanto editar repositorios,instalar por linha de comando os tutoriais aqui do forum ou de outros sites geralmente ensinam passo-a-passo como fazer, na minha opinião, acho desnecessario o uso do Automatix. Mas como já falei é a minha opinião, os codecs e as fontes instalei tudo no meu micro por linha de comando.
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #9 Online: 08 de Agosto de 2007, 14:11 »
Willdoidao,
entendi. Mesmo sendo apenas o seu ponto de vista, pra mim é questão de aprendizado e conhecimento de alternativas. Acho que passei a usar o Automatix por não saber desta possiblidade. Anotado!
 :)

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

alarcon

  • Visitante
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #10 Online: 08 de Agosto de 2007, 15:30 »
Vai depender de cada um, pois talvez alguém ache que instalar a parte de multimídia, por exemplo no terminal:

Citar
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras sun-java6-fonts cpdvd faac faad ffmpeg flac gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-gl gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-sdl lame mp3gain x264-bin mpg123 mpg321 gqmpeg regionset mjpegtools sox xmms xmms-flac xmms-mp4 xmms-musepack xmms-scrobbler xmms-skins xmms-status-plugin xmms-wma mplayer mplayer-fonts mplayer-skins mozilla-mplayer xine-ui libxine1 libxine-extracodecs rar unrar p7zip-full p7zip unace

Se gostar do XMMS, sugiro a instalação dos seguintes pacotes:

sudo apt-get xmms xmms-flac xmms-mp4 xmms-musepack xmms-scrobbler xmms-skins xmms-status-plugin xmms-wma


wget -q http://medibuntu.sos-sts.com/repo/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add -

sudo wget http://medibuntu.sos-sts.com/sources.list.d/feisty.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list

sudo apt-get update

sudo apt-get install w32codecs libdvdcss2 acroread acroread-plugins mozilla-acroread

sudo apt-get install skype googleearth

e etc.

Seja mais fácil do que instalar o automatix2 e escolher lá a opção referente a multimídia, por exemplo, que já instala tudo.

Às vezes, quando acordo com espirito daquele antigo personagem do Chico Anísio que dizia para o pai: Pô pai sou jovem e jovem gosta é de difículdade ( + ou - assim) aí uso muito mesmo o terminal, outras vezes acordo com aquela preguiça e vou mesmo atrás das facilidades. Hoje toda vez que instalo uma nova versão do Ubuntu não perco tempo para lembrar de todos os nomes dos pacotes, uso logo automatix2 para instalar tudo que dele me interessa e pronto não uso mais.

Ele não é muito diferente do que fazem aqui na forma manual, só automatizou os passos para nós. É certo que ele está muito longe da perfeição, mais quebra o maior galho.

« Última modificação: 12 de Agosto de 2007, 00:46 por alarcon »

Offline Cassiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #11 Online: 08 de Agosto de 2007, 16:09 »
Talvez uma das vantagens do automatix seja seu defeito. Instala no muque os programas. Instalei várias coisas por ele e não percebi nenhum travamento. Os três comandos mágicos ( configure,make,make install) nunca funcionou comigo e olha que não é falta de compilador e build-essential. Acho também que a instabilidade é culpa da burocracia de instalar programas no linux, hojé é fácil mas mesmo assim continua com alguns problemas. 

Offline f.viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #12 Online: 11 de Agosto de 2007, 18:56 »
Legal essa preocupação de todos com os possíveis estragos do Automatix2. Mas as pessoas que têm condições de enxergar os erros não podem contribuir para eliminá-los? Desculpe-me, Perícope, mas você parece ser capaz de contribuir para a melhoria do programa, o que beneficiaria a todos. Por que não o faz?

Eu sou novato na área, oriundo do Windows, e há coisas que não dá para fazer com facilidade no Linux. Tudo o que preciso é procurado primeiro no Synaptic. Quando não dá, uso o Automatix. Com ele instalei apenas os codecs, o Google Desktop e o vmWare. Em casa deu tudo certinho. No trabalho, onde também estou tentando migrar para o Ubuntu, ainda não consegui usar o Automatix, porque ele não consegue baixar as chaves, talvez por se usar proxy. Mas vou insistir em tê-lo comigo.

Sou da antiga (tenho 48 anos), e já digitei um bocado na tela preta do DOS. E admito que foi maravilhoso poder trabalhar com interface gráfica. Fui um programador "meia-boca" em dBase e Clipper, chegando a fazer um sistema com mais de 10.000 linhas. Ou seja, gosto de investigar, de fazer do meu jeito, de criar no computador etc. Mas hoje, quando faço minhas macros em Visual Basic para o Word vejo como se perdia tempo antigamente.

Computador é ferramenta, e ponto final. É claro, há pessoas que são fascinadas pelas ferramentas em si mesmas e procuram saber sobre elas, modificá-las etc. Como há motoristas que entendem tudo de mecânica, curtem mexer no carro, modificá-lo, trocar peças, melhorá-lo... Mas, de modo geral, o carro é usado como veículo, como meio de transporte, que as permitem obter o que realmente desejam: chegar em algum lugar para trabalhar, divertir-se ou qualquer outra coisa.

O caminho é esse, e muito por esse motivo o Windows dominou o mercado. E o Linux só despertou a atenção de mais gente quando começou a entender isso. O synaptic não existe por outra razão.

Abraços a todos, com meus sinceros respeitos pela evidente intenção de vocês em contribuir e evitar que os usuários tenham problemas em suas máquinas. Pensem, porém, que talvez seja melhor corrigir essa ferramenta em vez de não recomendá-la. Há muitos que, como eu, precisam de coisas assim.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2007, 19:08 por f.viana »

Offline Pumpkins1979

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #13 Online: 12 de Agosto de 2007, 00:41 »
Concordo com o Alarcon!

O automatix nada mais é do que um quebra-galho, seja pra quem está com preguiça de digitar os apt's-get da vida, seja para novos usuarios ubuntu / debian que ainda não tem confiança ou mesmo coragem para editar as source.list .

Além do que, para quem preza segurança, acho que dificilmente instalaria algo pelo automatix.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #14 Online: 12 de Agosto de 2007, 22:24 »
Quando estava mais verde ainda no Ubuntu digo que o Automatix quebrou um galho. Se não fosse por ele talvez eu ficasse frustrado e deixa-se o Linux de lado mais uma vez. Ainda hoje tenho ele instalado na máquina.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y