Autor Tópico: automatix causa instabilidade no sistema...  (Lida 12003 vezes)

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #15 Online: 17 de Agosto de 2007, 06:31 »
Penso no automatix como uma ferramenta tipo "usa e deita fora".
Instala-se o que se necessita e depois é apagar o programa do computador e alteramos a sources,list para o original.
Assim não dá problemas :)

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #16 Online: 17 de Agosto de 2007, 09:41 »
Nunca tive nenhum problema com o Automatix2. Não há como negar que o Automatix é uma mão na roda e sempre o utilizei sem medo.
Mas talvez esse negócio de "só usei uma vez e pronto, nunca mais uso" não adiante muito, pois as alterações já foram feitas e podem "explodir" a qualquer momento. De fato não consigo entender muito bem a dimensão do perigo... retornar a source.list original bastaria?

Na próxima versão em outubro vou tentar não utilizá-lo (e voltarei à plataforma 32bits, mesmo tendo um processador de 64, já decidi).

Legal essa preocupação de todos com os possíveis estragos do Automatix2. Mas as pessoas que têm condições de enxergar os erros não podem contribuir para eliminá-los?


Concordo, mandar a lista de problemas para os mantenedores/desenvolvedores seria uma boa idéia.

Abraços

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #17 Online: 23 de Agosto de 2007, 10:42 »
Acompanhando esta discussão sobre o uso automatix o amigo Alarcon citou sobre volta a sources.list original após a instalação dos programas desejados.
Minha pergunta como novato em Linux é como fazer isso?
Seria possível disponibilizar um mini tutorial para tal?

Abraço.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #18 Online: 23 de Agosto de 2007, 11:02 »
Acompanhando esta discussão sobre o uso automatix o amigo Alarcon citou sobre volta a sources.list original após a instalação dos programas desejados.
Minha pergunta como novato em Linux é como fazer isso?
Seria possível disponibilizar um mini tutorial para tal?

Abraço.

Antes de abrir o automatix:

Código: [Selecionar]
$ sudo cp /etc/apt/souces.list    /etc/apt/sources.list.backup

Depois que fechar o automatix:

Código: [Selecionar]
$ sudo cp /etc/apt/souces.list.backup    /etc/apt/sources.list
Não se esqueça de executar ao final:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get update
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #19 Online: 23 de Agosto de 2007, 11:12 »
Acompanhando esta discussão sobre o uso automatix o amigo Alarcon citou sobre volta a sources.list original após a instalação dos programas desejados.
Minha pergunta como novato em Linux é como fazer isso?
Seria possível disponibilizar um mini tutorial para tal?

Abraço.

Antes de abrir o automatix:

Código: [Selecionar]
$ sudo cp /etc/apt/souces.list    /etc/apt/sources.list.backup

Depois que fechar o automatix:

Código: [Selecionar]
$ sudo cp /etc/apt/souces.list.backup    /etc/apt/sources.list
Não se esqueça de executar ao final:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get update

É uma alternativa caro clcampos, mas não é preciso fazer isso por que o automatix2 faz isso automaticamente, basta que após instalar tudo que é necessário e antes de fechar a janela do automatix2, ir no menu arquivo, acho que é esse o nome (não estou no linux agora, mas é o primeiro menu na parte supeior esquerda) e selecionar lá a opção para retornar para a sources.list original.

Ele antes de alterar sua sources.list, cria um backup da original e aí, como disse, basta pedir para que o próprio automatix2 retorne para original, inclusive depois de retornar ele atualiza a mesma.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2007, 11:18 por alarcon »

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #20 Online: 23 de Agosto de 2007, 11:16 »
Obrigado pelas respostas dos amigos.

Abraço.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #21 Online: 23 de Agosto de 2007, 11:22 »
Uso tanto o automatix que não sabia desta.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #22 Online: 28 de Agosto de 2007, 10:53 »
Sou principiante no Linux,usei o Automatix2 e gostei, me quebrou um galhão, instalei codecs, flash, Opera, mas , agora, quando vou instalar alguma coisa,primeiro dou uma olhada no Synaptic, e adicionar/remover aplicativos e já uso terminal.Tenho visto atualização para o Automatix2 vindo pelo sistema, isso já não melhora, ou previne algum bug?Parabéns à comunidade e desenvolvedores!

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #23 Online: 28 de Agosto de 2007, 12:49 »
bom,eu parei de usar o automatix depois dessa noticia.

Eu o instalei,peguei o nome dos programas e baixei o .deb no site oficial :)

a unica coisa que eu instalei dele foi o Crtl+Alt+Del (sequelas do windows)
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #24 Online: 28 de Agosto de 2007, 16:38 »
Dizer não usem o Automatix seria praticamente como dizer não usem Ubuntu, pois o Debian tem as mesmas coisas (exceto logomarcas e wallpappers), basta instalá-las.

Só que não é esse o caso, não quero criar polêmica também, mas para um usuário é muito mais fácil, prático e funcional instalar as coisas através do automatix, lá já estão reunidos os pacotes com a maioria das necessidades de um usuário comum de desktop, é fácil e intuitivo.

Os problemas existem, certamente, eu já tive alguns, mas agora me pergunto, quantos de vocês já encontraram um bug, corrigiram e enviaram ao desenvolvedor para que ele pudesse colocar a correção na nova versão?

Criticar é fácil, então continuem criticando sem contribuir com nada ou ajudem a tornar o software melhor. Se não quer ajudar o criador do programa, faça você mesmo um software melhor e que ajude e torne as coisas mais fácil para os usuários de desktop.

O que pode ser feito para facilitar a vida dos usuários é criar meta-pacotes, o dpkg permite isso, e seria muito mais fácil ter um painel com os meta-pacotes com nomes sugestivos como audio-codecs-free/audio-codecs-non-free para instalar os codecs relativos ao som por exemplo, do que ter que instalar através da linha de comando vários pacotes com nomes complexos, separadamente.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: automatix causa instabilidade no sistema...
« Resposta #25 Online: 29 de Agosto de 2007, 16:16 »
Dizer não usem o Automatix seria praticamente como dizer não usem Ubuntu, pois o Debian tem as mesmas coisas (exceto logomarcas e wallpappers), basta instalá-las.

Só que não é esse o caso, não quero criar polêmica também, mas para um usuário é muito mais fácil, prático e funcional instalar as coisas através do automatix, lá já estão reunidos os pacotes com a maioria das necessidades de um usuário comum de desktop, é fácil e intuitivo.

Os problemas existem, certamente, eu já tive alguns, mas agora me pergunto, quantos de vocês já encontraram um bug, corrigiram e enviaram ao desenvolvedor para que ele pudesse colocar a correção na nova versão?

Criticar é fácil, então continuem criticando sem contribuir com nada ou ajudem a tornar o software melhor. Se não quer ajudar o criador do programa, faça você mesmo um software melhor e que ajude e torne as coisas mais fácil para os usuários de desktop.

O que pode ser feito para facilitar a vida dos usuários é criar meta-pacotes, o dpkg permite isso, e seria muito mais fácil ter um painel com os meta-pacotes com nomes sugestivos como audio-codecs-free/audio-codecs-non-free para instalar os codecs relativos ao som por exemplo, do que ter que instalar através da linha de comando vários pacotes com nomes complexos, separadamente.


penso que o problema não são as coisas que o automatix instala, mas a forma como o faz.
Usei o automatix e tive alguns problemas mas depois que vi o tutorial multimédia feito pelo nosso amigo galactus, não vejo razão de voltar a usar o automatix.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/