Autor Tópico: [Atualização Ubuntu] geram problema com X (falta de testes)  (Lida 2154 vezes)

Offline Komodor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
[Atualização Ubuntu] geram problema com X (falta de testes)
« Online: 02 de Agosto de 2007, 20:12 »
uso ubuntu desdo dapper e linux a muito tempo,uma coisa que tem me incomodado muito é o caso dos updates,eu sempre quero deixar o sistema atualizado,tenho 2 maquina com ubuntu aqui
meu Athlon64 e um duron,as vezes ocorre de atualizar o sistema e simplesmente o X não entra mais. dar conflito com drivers. ou fazer qualquer outro tipo de problema na inicialização,que normalmente é corrigido em breve (pois é... imagina um usuário novato com esse problema,manda o shell pra ele resolver...)

como hoje fiz atualização dos computadores aqui,quando tive que reiniciar os computadores surpresa! nem um deles entrava mais no X, não havia modificado nada,não instalei nada. porque eles não entram no X derepente. as vezes ocorre esses problemas.
neste meu Athlon64 teve problema com o driver da nvidia,reinstalei fiz de tudo mas não adianta! estou usando VESA
e no duron,que tem uma 3dfx,mudei para vesa e não adianta... não entra de forma alguma,agora vou perder algum tempo para ver o que houve.

quando ocorreu no duron pensei que era algum problema só nele,alguma coisa boba,mudei para VESA e nada,liguei o meu computador,e ele tambem não entrava.


atualizações são sempre importantes! e é louvável a prontidão nessas atualizações,a vontade de fazer algo bem feito,porem é necessário testar antes que mande atualização,humanos erram por mais bem intencionados que sejam, acho que mesmo que demorem um pouco mais para lançar a atualização tenham testado para saber se essa atualização não gera efeitos colaterais

estou postando aqui e em breve tentarei algum contato com a canonical para resolver isso que não é de hoje que ocorre.

vocês tem passados por esses problemas? isso incomoda vocês bastante?
Grato
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: [Atualização Ubuntu] geram problema com X (falta de testes)
« Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2007, 20:19 »
Também tive problemas com atualizações principalmente qdo faz upgrade do Kernel, o menu.lst é modificada, perco a entrada do windows e a ordem do grub, tenho que colocar o windows manualmente e reordenar novamente, para mim isso é fácil já que já sei desse problema e faço um backup porém, para um iniciante, isso é muito ruim pois pode deixar de usar e esquecer o Ubuntu.

Também não gosto dessas atualizações e fico um pouco inquieto e com medo de perder as minhas configurações.

Estou fazendo uma atualizaçao agora, postarei o resultado.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [Atualização Ubuntu] geram problema com X (falta de testes)
« Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2007, 20:30 »
Toda vez que atualizo o kernel de um dos meus PC's também tenho que editar o arquivo /boot/grub/menu.lst, mas apenas em instalações novas e atualizações de kernel. Porém este problema é isolado neste PC não tenho problemas com nenhuma atualização, em nenhum outro PC, nem mesmo em atualizações de kernel.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Komodor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: [Atualização Ubuntu] geram problema com X (falta de testes)
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2007, 15:20 »
pessoal não tem jeito para voltar o driver nvidia a funcionar,fiz de tudo. configurações,examinando logs de erros. mandar reinstalar muitos arquivos via apt-get,desabilitar certos recursos e tentar,tentar, tentar... e não tenho como não demonstrar que estou muito furioso

posso usar vesa ou nv (driver opensource sem suporte a 3D)

pelo log ele indica erro no "/dev/input/wacom" que é para table PC mas eu não tenho... tentei desabilitar no xorg dai ele nem chega a lançar o X (tanto com nvidia,nv ou vesa)

o problema que o log do xorg tem umonte de coisa.. mas nada aproveitavel os erros ele não apresenta no log
Código: [Selecionar]
[cortei a maior parte,pois o forum não permite mensagem com mais de 20000 caracteres]
(II) Initializing built-in extension XC-APPGROUP
(II) Initializing built-in extension XAccessControlExtension
(II) Initializing built-in extension SECURITY
(II) Initializing built-in extension XINERAMA
(II) Initializing built-in extension XFIXES
(II) Initializing built-in extension XFree86-Bigfont
(II) Initializing built-in extension RENDER
(II) Initializing built-in extension RANDR
(II) Initializing built-in extension COMPOSITE
(II) Initializing built-in extension DAMAGE
(II) Initializing built-in extension XEVIE
(EE) Failed to initialize GLX extension (Compatible NVIDIA X driver not found)
(**) Option "CoreKeyboard"
(**) Generic Keyboard: Core Keyboard
(**) Option "Protocol" "standard"
(**) Generic Keyboard: Protocol: standard
(**) Option "AutoRepeat" "500 30"
(**) Option "XkbRules" "xorg"
(**) Generic Keyboard: XkbRules: "xorg"
(**) Option "XkbModel" "abnt2"
(**) Generic Keyboard: XkbModel: "abnt2"
(**) Option "XkbLayout" "pt-br"
(**) Generic Keyboard: XkbLayout: "pt-br"
(**) Option "CustomKeycodes" "off"
(**) Generic Keyboard: CustomKeycodes disabled
(**) Option "Protocol" "ExplorerPS/2"
(**) Configured Mouse: Device: "/dev/input/mice"
(**) Configured Mouse: Protocol: "ExplorerPS/2"
(**) Option "CorePointer"
(**) Configured Mouse: Core Pointer
(**) Option "Device" "/dev/input/mice"
(**) Option "Emulate3Buttons" "true"
(**) Configured Mouse: Emulate3Buttons, Emulate3Timeout: 50
(**) Option "ZAxisMapping" "4 5"
(**) Configured Mouse: ZAxisMapping: buttons 4 and 5
(**) Configured Mouse: Buttons: 9
(**) Option "SendCoreEvents"
(**) stylus: always reports core events
(**) stylus device is /dev/input/wacom
(**) stylus is in absolute mode
(**) WACOM: suppress value is 2
(**) Option "BaudRate" "9600"
(**) stylus: serial speed 9600
(**) Option "SendCoreEvents"
(**) cursor: always reports core events
(**) cursor device is /dev/input/wacom
(**) cursor is in relative mode
(**) WACOM: suppress value is 2
(**) Option "BaudRate" "9600"
(**) cursor: serial speed 9600
(**) Option "SendCoreEvents"
(**) eraser: always reports core events
(**) eraser device is /dev/input/wacom
(**) eraser is in absolute mode
(**) WACOM: suppress value is 2
(**) Option "BaudRate" "9600"
(**) eraser: serial speed 9600
(II) XINPUT: Adding extended input device "eraser" (type: Wacom Eraser)
(II) XINPUT: Adding extended input device "cursor" (type: Wacom Cursor)
(II) XINPUT: Adding extended input device "stylus" (type: Wacom Stylus)
(II) XINPUT: Adding extended input device "Configured Mouse" (type: MOUSE)
(II) XINPUT: Adding extended input device "Generic Keyboard" (type: KEYBOARD)
(**) Option "Device" "/dev/input/wacom"
(EE) xf86OpenSerial: Cannot open device /dev/input/wacom
No such file or directory.
Error opening /dev/input/wacom : Success
(**) Option "Device" "/dev/input/wacom"
(EE) xf86OpenSerial: Cannot open device /dev/input/wacom
No such file or directory.
Error opening /dev/input/wacom : Success
(**) Option "Device" "/dev/input/wacom"
(EE) xf86OpenSerial: Cannot open device /dev/input/wacom
No such file or directory.
Error opening /dev/input/wacom : Success
(II) Configured Mouse: ps2EnableDataReporting: succeeded

o xorg ele funciona perfeitamente com nv e vesa.intão problema nele já não é...

troquei para diversas versões do driver nvidia.e tudo da na mesma. as vezes quando tranca  o X (ao testar o driver) não consigo retornar ao modo texto que resulta em reset,e dai tenho que entrar em modo recovery para modificar pois ele lança o X antes de liberar o console

pessoal por favor me ajudem. não posso reinstalar o sistema
grato
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

alarcon

  • Visitante
Re: [Atualização Ubuntu] geram problema com X (falta de testes)
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2007, 15:52 »
Comigo este tipo de problema nunca aconteceu, agora o meu PC tem placa de vídeos onboard (SiS). Sempre faço todas as atualizações recomendadas pelo gerenciador de atualizações do Ubuntu, aliás este foi o ponto fundamental, aviso de atualização e sem quebra do sistema, para que trocasse do Kurumin para o Ubuntu tempos atrás.

Agora só uso os repositórios padrões do Ubuntu. Quem tem algo que precisa ser compilado, que deve ser o caso das placas offboard, tem de ter cuidado nas atualizações, principalmente do kernel já que a compilação do driver foi feito para um kernel específico e você vai estar trocando pela atualização do sistema e aí os módulos gerados para um não servem para o outro.

O único porém, que não chega a ser um problema, é o já falado aqui nas entradas do Grub, onde a cada atualização do kernel ele acrescenta duas novas entradas (para o novo kernel e o recovry mode do novo kernel) as já esistentes, mas nada que uma simples edição comentando os valores dos kernels antigos não resolva.

Não posso dar uma opnião do que acontece com você por que, como disse, não uso placa offboard. Só estou relatando que esse problema de "crash" com as atualizações do sistema não ocorre com todo mundo. Certamente aqui terá algum nobre colega para lhe ajudar.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2007, 16:44 por alarcon »

Offline Komodor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: [Atualização Ubuntu] geram problema com X (falta de testes)
« Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2007, 07:11 »
pessoal venho pedir desculpas por este tópico  :-[

descobri o real problema,era com o hardware,eu esses dias fui testar um HD para um amigo,e já aproveitei e limpei o gabinete,mas tomando cuidado com os componentes já que da muito mal contato na minha placa mãe.

depois voltei não entrava no X.tinha sido bem depois de uma atualização por isso pensei que era,como funcionava o driver nv e vesa pensei que o problema estava na atualização. (uma vez no edgy foi lançado uma atualização que fazia o X não entrar mais),dai de um dia pro outro o driver nvidia voltou a funcionar,achei estranho mas.. ok,dai travou a tela (perai meu linux travando?!?!) e tive que reiniciar,quando tentei entrar o driver nvidia não funcionava dinovo... dai ok fiquei usando o driver nv... dai no mesmo dia travou novamente (epa! agora não é o driver nvidia). dai sim comecei a suspeitar de mal contato com hardware...

peguei desliguei o computador,removi a placa de vídeo limpei ela bem (dica: se for limpar,limpe o parte que liga no socket da placa mãe com uma borracha,essas de lápis)
entrei coloquei como nvidia entrou. e até agora não tem dado nem um problema se quer. nem travamentos nem qualquer tipo de erro.
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!