Quem depreciou o Ink
? perdi algo
se foi eu falando do corel, então entenderam mal ....
Pelo contrario, eu não sei desenhar nada
mas aprendi no corel desde a versão 5, na epoca ja era um exemplo de software pesado, até hoje é, adorei o Ink, alias, ja to intimo chamando ele por apelido.. hehehehe
Mas o meu comentario foi sobre o fato de todos que não conhecem linux só conhecerem o corel, o freehand e outros só ouço falar da boca de quem trabalha mesmo com o assunto, alias, nunca vi outros editores vetoriais alem do Corel, Xara e o Ink ...
Mas voltando ao assunto, sobre o fato que comentei que não tem como não copiar, não me referi a fazer um clone do Corel, mas do fato que uma ferramenta ou outra alguem pode julgar que foi copiado, nao por ter sido, mas por algumas coisas acabarem virando um padrão de como fazer algo, por exemplo, praticamente todos os software pra salvar usam o menu arquivo > Salvar, quem não conhece pode dizer, "Ó la, copiaram isso do windows" mas na verdade não foi, é como alguem quiser andar com as mãos só pra dizer que não fica copiando os outros... entenderam, sei la, acho que não
ehehehehehe
Sobre a minha sugestão que deveria chamar o Gimp pra editar imagem, foi uma sugestão pq o gimp é o melhor que conheço pra imagem em software livre ...
Me veio a ideia, tipo, vc clica num bitmap dentro do ink e escolhe editar, ele salva o bitmap na pasta de temporarios, e chama um software de edição de imagens que vc escolhe nas opções(krita, Gimp, Photo$hop...) daí vc edita, e qd clica em salvar o ink altomaticamente detecta que a imagem foi alterada e atualiza na tela dele ... O que acham
se a ideia for boa, alguem passa pra ingles e manda a sugestão pros desenvolvedores, acho que é facil de implementar isso, mas sou ruim em ingles pra conversar com os desenvolvedores pra fazerem algo assim
Ou a outra opção que também comentei, desenvolver um editor de imagem basico dentro do proprio ink, tipo, seleciona um bitmap a barra de ferramentas muda com opções pra editar o bitmap.
Alem de ter nas opções pra escolher pra salvar automaticamente o bitmap dentro do SVG ou nao ...
Mas vamos la ao assunto do topico.
Essas duvidas e ideias me surgiram pelo seguinte....
Eu tenho uma imagem que foi feita no corel(não me xinguem, é de antes de conhecer o Ink
), ela é a capa de um CD que fiz, com uma foto, invez de recortar a foto no editor de imagem, só joguei ela dentro do corel, fiz um quadrado nas medidas da capa do CD, depois selecionei a ferramenta de edição de nós e marquei a foto, isso no corel faz com que qd modificado os nós ao redor da foto ele recorte ela .... daí recortei do jeito que queria e deixei do tamanho do quadrado da capa do CD ... assim se eu quisesse mudar o recorte, era só mover os nós, pois a foto não é destruida, só fica oculta a parte que foi recortada, entenderam? quem conhece o corel deve saber como....
Agora vem a duvida ...
precisei mudar algumas coisas na capa do CD que desenhei, então como to agora com o Ink, abri o caminhao pesado que é o corel, exportei pra SVGZ com os bitmaps incorporados, depois abri no Ink, acontesse que no ink a foto aparece inteira, sem esconder a parte recortada ....
Ja li que isso pode ser feito usando uma ferramenta do ink do tipo envelope ou algo assim, esquevi o nome agora...
Mas nao tem como recortar a foto só
?
To migrando, e ainda tem coisas que to acostumando com as diferenças, sabem como é ... igual dirigir carro com cambio automatico, no começo vc fica levando a mão no cambio, até acostumar que não precisa mais dele
hehehehe
PS: no windows a versão estavel do ink to tendo problemas com os efeitos, parece que é por causa de algum problema com o Python ... o beta não tem mais esse problema
to indo la pegar ela pra ver como ta
PS2: estou no windows infelizmente pq ainda não resolvi o problema do linux com minha rede wifi, postei num topico mas ainda não consegui conectar o Wifi aki e não to afim de puxar cabo de rede
....
PS<inutil> Mansão foster para amigos imaginarios eu também acho legal
hehehehe, e olha que tenho 28 anos, mas sou fã de desenhos.. hahahahaha principalmente animes
, e outra, Pô desenhar o Bloo nem da graça, é um bagulhinho azul com boca e olho, até parece um fantasma fugitivo do jogo PacMan, hahahahahaha, prefiro o Eduardo e a Coco, um idiata medrozo a outra totalmente sem sentido... hehehehe
deixa eu voltar a ver Naruto Shipuuden que ganho mais
heheheh