Autor Tópico: Iniciando e aprimorando no editor vetorial Inkscape  (Lida 208012 vezes)

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #210 Online: 03 de Setembro de 2007, 20:09 »
Ah, deu raiva mesmo, mas vou tentar fazer de outra forma mais "leve", poxa ta dando saudade do corel, vou tentar usa-lo no wine, o inkscape é otimo mas ainda é muito recente, precisa evoluir muito, comparado com o corel que tem la seus 14 anos de desenvolvimento.

Desculpa pessoal, foi um desabafo mesmo  :-[

tranquilo, Esfinge. relaxa  ;) sabemos que o inkscape tem uma decada e meia a menos que o Corel, mas o interessante é acompanhar o que ele faz, daí qdo sair coisa nova a gente aprende, e assim sucessivamente

fique à vontade pra desabafar... eu to xingando o PiTiVi e o ManDVD por não conseguir fazer o que preciso...  >:( e tbm não sei converter imagem *.nrg para *.iso no Linux  :-\ vou abrir um topico pra isso amanhã  :D

paciência é a chave do sucesso, garoto!  :D  :D [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Xterminator

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #211 Online: 03 de Setembro de 2007, 20:32 »
Olha eu não uso estes recursos, uso o inkscape só para desenhar mesmo.
mas já deu uma olhada neste capítulo do manual?
http://tavmjong.free.fr/INKSCAPE/MANUAL/html/Tiles-Tricks.html
outro exemplo, pelo que entendi é isto que você quer fazer.
http://tavmjong.free.fr/INKSCAPE/MANUAL/html/AShortExampleEU.html
« Última modificação: 03 de Setembro de 2007, 20:38 por Xterminator »

Offline Syph0s

• Usuário Ubuntu
  • *
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
« Resposta #212 Online: 03 de Setembro de 2007, 20:40 »
ae galera do inkscape.. peguei o programa para ver como funcionava e fiz um logo do ubuntu.. vejam ai o que acham..

http://syph0s.php0h.com/images/ubuntu.svg

no firefox as sombras não aparecem não sei pq.. abram pelo GQview q tá blz.. flws ae...

Offline Esfinge

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
« Resposta #213 Online: 03 de Setembro de 2007, 20:55 »
Xterminator, os links que você apontou, é exatamente isso que quero, mudando apenas que são 60 pontos para duplicar e girar.. no corel bastava eu selecionar os objetos e informar, duplicar e girar .. quantas vezes? 60.. ai já estava pronto o desenho, entendeu? foi essa a minha raiva! tive de fazer cada ponto um por um! e não posso usar objetos clonados pois depois iria editar os pontos relacionados as horas.. os dos segundos são menores e os das horas são maiores. E pra variar o desenho ficou lento a cada novo objeto que criava, imagina se eu colocasse um gradiente? .. bom eu apaguei o que fiz mas vou fazer outro e botar aqui pra vocês entenderem.

Syph0s seu desenho ficou otimo  :D

e sobre a transparência no firefox... tem sim, é que o fundo da página é branco mesmo, se você coloca-lo num fundo preto vai ver que está com transparência :P

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
« Resposta #214 Online: 03 de Setembro de 2007, 20:57 »
Esfinge, fica trankilo cara, é o que o Eunir falou, o Inkscape é "adolecente" ainda, perto do experiente Corel, mas na minha opinião (veja bem, nunca utilizei o Corel) tenho uma ótica diferente sobre o Inkscape, eu o vejo como um ilustrador apenas, por isso se eu compara-lo ao Corel vou estar falando besteira, então Esfinge, é ter paciência com os "mais jovens" hehehehehehehe Dê mais uma chance pra ele coitado, é inexperiente hehehehe

Sobre os gargalos na performace não sei dizer, mais comigo nunca aconteceu.

Abraço a todos e até mais.

Offline Xterminator

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #215 Online: 03 de Setembro de 2007, 21:06 »
Xterminator, os links que você apontou, é exatamente isso que quero, mudando apenas que são 60 pontos para duplicar e girar.. no corel bastava eu selecionar os objetos e informar, duplicar e girar .. quantas vezes? 60.. ai já estava pronto o desenho, entendeu? foi essa a minha raiva! tive de fazer cada ponto um por um! e não posso usar objetos clonados pois depois iria editar os pontos relacionados as horas.. os dos segundos são menores e os das horas são maiores. E pra variar o desenho ficou lento a cada novo objeto que criava, imagina se eu colocasse um gradiente? .. bom eu apaguei o que fiz mas vou fazer outro e botar aqui pra vocês entenderem.

Syph0s seu desenho ficou otimo  :D

e sobre a transparência no firefox... tem sim, é que o fundo da página é branco mesmo, se você coloca-lo num fundo preto vai ver que está com transparência :P

Bom cara como eu te disse não uso este tipo de recurso do inkscape, uso só pra desenho mesmo
mas sei lá, quando tiver um tempo assina a lista do inkscape-br, lá tem todo tipo de usuário que você possa imaginar, é interessante trocar idéias com eles, ultimamente não tenho tido tempo mas creio que o que vc quer fazer seja possível sim, sem tanto trabalho kkkk
na lista tem uns doidos que desenvolvem extensão pra tudo, oxe já fiz até animação com o inkscape depois de umas dicas da lista, quando tiver um tempo procura um plugin chamado animeeasy na lista, bem legal.
http://inkscapebrasil.org/.Comunidade#ListaDeDiscussao

Offline Esfinge

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
« Resposta #216 Online: 03 de Setembro de 2007, 21:25 »
Opa kErNeL_sCrIpT é idiotice mesmo eu ficar comparando o inkscape com o corel.. mas é que eu me sinto totalmente deslocado no inkscape, nunca consigo fazer o que quero.. e no corel eu fazia coisas tão bonitas.. mas acho que se trata do que o Eunir falou mesmo, o ink ainda está no começo e também tenho de me acostumar com ele.

Xterminator, valeu pela dica vou me inscrever na lista sim, mas acho que so daqui um tempo. E sim, tudo que eu fazia no corel é possivel fazer no inkscape isso é fato, agora o problema a que me referi foi o gargalo.. o desenho ficou muuuito lento e sem falar que foi chatu ficar repetindo um comando 60 vezes.. e como já falei, preciso mesmo me acostumar ao ink

http://paginas.terra.com.br/lazer/esfinge/arquivos/indicadores.png

ta aqui fiz o esboço, do que tinha falado.. so que estava mais complexo pois os pontos indicando as horas ( 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12) estavam com uma sombra e maiores, os pontos dos segundos estavam menores e com uma cor na borda, acho que o motivo de ter ficado lento foi esse, nesse tem 72 pontos pois errei na proporção  :P

Mas obrigado a todos pela ajuda, vou tentar fazer outro mesmo que tenha de editar cada ponteiro individualmente... então daqui uns meses eu ponho o trabalho aqui  :D

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
« Resposta #217 Online: 03 de Setembro de 2007, 21:36 »
Opa kErNeL_sCrIpT é idiotice mesmo eu ficar comparando o inkscape com o corel.. mas é que eu me sinto totalmente deslocado no inkscape, nunca consigo fazer o que quero.. e no corel eu fazia coisas tão bonitas.. mas acho que se trata do que o Eunir falou mesmo, o ink ainda está no começo e também tenho de me acostumar com ele.

Xterminator, valeu pela dica vou me inscrever na lista sim, mas acho que so daqui um tempo. E sim, tudo que eu fazia no corel é possivel fazer no inkscape isso é fato, agora o problema a que me referi foi o gargalo.. o desenho ficou muuuito lento e sem falar que foi chatu ficar repetindo um comando 60 vezes.. e como já falei, preciso mesmo me acostumar ao ink

http://paginas.terra.com.br/lazer/esfinge/arquivos/indicadores.png

ta aqui fiz o esboço, do que tinha falado.. so que estava mais complexo pois os pontos indicando as horas ( 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12) estavam com uma sombra e maiores, os pontos dos segundos estavam menores e com uma cor na borda, acho que o motivo de ter ficado lento foi esse, nesse tem 72 pontos pois errei na proporção  :P

Mas obrigado a todos pela ajuda, vou tentar fazer outro mesmo que tenha de editar cada ponteiro individualmente... então daqui uns meses eu ponho o trabalho aqui  :D

Idiotice não amigo! É apenas uma questão de adaptação, pois você fez uma mudança radical, seria legal você usar o Corel pelo Wine sim, até pegar o jeito com o Inkscape, não force nada, fica rilex ;D , é que nem mudar de S.O. depois de um ano usando o Ubuntu é que abandonei de vez o Ruindow$. Eu sofri bastante com a abstinência de usar o Photoshop CS2 que usava já à um ano... o GIMP ainda é uma criança, mais é promissor! Acabei me refugiando no Inkscape, e está sendo uma ótima experiência e aprendizado, ele ainda vai fazer história, eu espero hehehe ;D (o seu link não funcionou... :'( )

Xterminator, animação no Inkscape ??? Precisa de cadastrar no site? Eu segui o link mas não tem nehum tuto ou coisa parecida.

Abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2007, 21:41 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #218 Online: 03 de Setembro de 2007, 21:50 »
ae galera do inkscape.. peguei o programa para ver como funcionava e fiz um logo do ubuntu.. vejam ai o que acham..

http://syph0s.php0h.com/images/ubuntu.svg

no firefox as sombras não aparecem não sei pq.. abram pelo GQview q tá blz.. flws ae...

ei, Syph0s, ficou muito bom, cara. parabens!  :D

Esfinge, fica trankilo cara, é o que o Eunir falou, o Inkscape é "adolecente" ainda, perto do experiente Corel

eu resolvi dar uma chance pro "menino", pq acho que ele tem habilidade pra jogar a próxima copa do mundo  :D  :D  :D

mas sei lá, quando tiver um tempo assina a lista do inkscape-br, lá tem todo tipo de usuário que você possa imaginar, é interessante trocar idéias com eles, ultimamente não tenho tido tempo mas creio que o que vc quer fazer seja possível sim, sem tanto trabalho kkkk
na lista tem uns doidos que desenvolvem extensão pra tudo, oxe já fiz até animação com o inkscape depois de umas dicas da lista, quando tiver um tempo procura um plugin chamado animeeasy na lista, bem legal.
http://inkscapebrasil.org/.Comunidade#ListaDeDiscussao

[ ]s galera, vou procurar os "malucos" que o Xterminator sugeriu  :D  :D  :D
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Xterminator

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #219 Online: 03 de Setembro de 2007, 22:07 »
Então, tipo o link que passei acima é para a lista de discussão ;-)
o site é o último link deste post, kkk acabei me extendendo mais que o necessário.
é um plugin de animação simples, ainda em estado inicial
mas já é um começo, animação em SVG é arcaica
http://www.croczilla.com/svg/samples/svgtetris/svgtetris.svg
basta ver sites que utilizam SMIL entre outras variantes XML como CML, MathML mas é muito difícil
pois tem que saber programar em SVG, e este pugin pelo menos já faz a parte simples.
http://sourceforge.net/projects/animeasy

Offline Esfinge

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
« Resposta #220 Online: 03 de Setembro de 2007, 22:11 »
É isso aeeeeeeee! haha

Vocês estão com toda a razão, eu que to querendo me apressar de mais, a partir de agora vou aprendendo com calma, até chegar no nível em que estava no corel, e depois passa-lo.

É eu vi agora o link ficou off.. hehe desculpa é que foi a primeira vez que testei esse host ( o terra ).

Ta aqui um link confiável.

tamanho grande

Vou lembrar, o inkscape está na versão 0.45.1!
E já está nesse nível!!!!!!
O futuro dele Promete  8)

Offline Eunir Augusto

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #221 Online: 03 de Setembro de 2007, 22:13 »
hehehhehe te falei, Esfinge  ;) O "garoto" joga muita bola!!!  :D  :D  :D

Xterminator, vlw pelas dicas. [ ]s

Offline Xterminator

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #222 Online: 03 de Setembro de 2007, 22:20 »
SVG é muito poderoso, o inkscape ainda não implementou tudo que a especificação SVG do W3C Permite.
mas a intenção é implementar 100% as funções do formato SVG no inkscape.
http://www.w3.org/Graphics/SVG/

kErNeL_sCrIpT

• Visitante
« Resposta #223 Online: 04 de Setembro de 2007, 00:08 »
SVG é muito poderoso, o inkscape ainda não implementou tudo que a especificação SVG do W3C Permite.
mas a intenção é implementar 100% as funções do formato SVG no inkscape.
http://www.w3.org/Graphics/SVG/

O que ??? O Inkscape não tá no máximo ??? Ainda tem muito mais ??? Nossa...  QUE F######!!!! :o

Xterminator, você parece manjar MUITO de SVG, (me sinto um pirralho novamente brincado de carrinho com o Inkscape enquanto o Xterminator anda de Ferrari de verdade na rua... hehehehehe) Muito obrigado por compartilhar as dicas com a galera ;)

Offline Esfinge

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
« Resposta #224 Online: 04 de Setembro de 2007, 09:36 »
É isso mesmo Kernel, o Inkscape ainda está no comecinho do começo, para quem usou o corel sabe do que estou falando, não quero ficar chato batendo na tecla do corel, mas esse é um aspecto importante a se levar em consideração: O corel tinha total suporte ao svg no tempo em que eu o usava, isso de 2005 pra trás ou seja o svg ainda estava na sua versão 0.9x ( alguma coisa ) e já tinha a capacidade de usar todos os efeitos do formato nativo do corel ( .cdr ), que são eles, os que mais sinto falta:

• Renderizar objetos 3D com 1 clique
  • Sombras
  • Sombra com gradientes
  • Adicionar em recipiente
  • Gradientes mais complexos
  • Transparência ( no ink so pode usar transparência adicionando o canal alfa na cor, no corel podia usa-lo como gradiente, editando alças e os pontos onde aplica-lo )
  • Edição do formato cor e aspecto da borda de um objeto ( essa é f***ntica, dava para engrosar ou diminuir certos pontos da borda, aplica gradiente , dar transparencia e até sombra nas bordas :O )

Essas são apenas as que sinto mais saudade de usar, pois facilita muito o trabalho, mas é como o Eunir falou, logo o adolescente vira adulto, e vai estar batendo um bolão, e o melhor de tudo vai ser acompanhar essa evolução de pertinho, a cada novo efeito adicionado, a cada erro corrigido, tudo vai passar pelos nossos olhos. Isso vai ser lindo @_@

Viva o Inkscape  ;D