Autor Tópico: Evolution + Spamassassin  (Lida 6641 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Evolution + Spamassassin
« Online: 27 de Julho de 2007, 16:29 »
O Glaubergoncalver deu uma sugestão mais interessante no tópico abaixo.

Estou migrando do Thunderbird para o Evolution e uma das funções que me prenderam por muito tempo ao cliente de e-mail da Fundação Mozilla foi o eficaz filtro de lixo eletrônico. Porém, descobri como integrar o Spamassassin ao Evolution baseados nos tutoriais do BR-Linux e Comunidade Debian-CE.

Para instalar no Ubuntu:

1. Instale os pacotes do Spamassassin.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install spamassassin spamc
2. No Evolution, crie uma pasta chamada SPAM (ou "lixo", como queira).

3. Crie um arquivo mata-spam.sh com o seguinte conteúdo em uma pasta local (eu tenho uma pasta /home/usuario/bin para esta função):

Código: [Selecionar]
#!/usr/bin/env bash
/usr/bin/spamc -c

4. Dê permissão de execução para o arquivo.

5. Crie um Filtro chamando spamassassin (Menu Editar > Filtros de Mensagens)

6. Escolha "Enviar pipe para um programa", selecione o programa mata-spam.sh, retorna 0 e marque a opção "Então" para mover para a pasta SPAM criada e adicione a opção "Parar Processamento".

7. Deixa a regra no topo dos filtros.

Pronto! Basta tenta baixar novas mensagens.
« Última modificação: 28 de Julho de 2007, 10:26 por agente100gelo »
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Evolution + Spamassassin
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2007, 18:29 »
   Boa agente100gelo. Aqui porém fiz essa integração de outra forma:

  • instalei o spamassassin dos repositórios, habilitei o plugin no Evolution em Editar>>Módulos>>Módulo do Spamassassin (checkbox);

  • fui em Editar>>Preferências>>Preferências do Correio>>Indesejada (aba) e marquei ambas as opções Procurar em mensagens recebidas por indesejadas e Incluir testes remotos.

   Fazendo isso, o Evolution passa a mandar as mensagens indesejadas direto pra pasta Indesejada, com a possibilidade de ir "aprendendo" a cada vez que eu marco uma mensagem como indesejada.
« Última modificação: 27 de Julho de 2007, 18:38 por glaubergoncalves »

Darcamo

  • Visitante
Re: Evolution + Spamassassin
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2007, 18:57 »
Antigamente eu usava um procedimento igual a esse descrito pelo agente100gelo simplesmente porque mesmo com o spamassassin instalado e o módulo habilitado no evolution, nunca nenhum spam era reconhecido mesmo depois de muito treino.

No entanto agora a integração parece estar funcionando e não preciso mais apelar para essa solução com um script.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Evolution + Spamassassin
« Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2007, 19:04 »
Antigamente eu usava um procedimento igual a esse descrito pelo agente100gelo simplesmente porque mesmo com o spamassassin instalado e o módulo habilitado no evolution, nunca nenhum spam era reconhecido mesmo depois de muito treino.

No entanto agora a integração parece estar funcionando e não preciso mais apelar para essa solução com um script.

   Aqui não funcionava até eu atinar a marcar a opção Incluir testes remotos, que vem desmarcada por padrão. Outra coisa que faço é desabilitar o plugin do Bogofilter nos módulos pra evitar redundâncias, além do que não o tenho instalado. Já usei o Bogofilter uma vez mas não me achei muito com ele, acabei voltando pro Spamassassin.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Evolution + Spamassassin
« Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2007, 22:03 »
Parabéns agente100gelo acompanhei o seu outro post sobre o caso.

Grande dica p/ todos nós concerteza.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Evolution + Spamassassin
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2007, 10:27 »
   Boa agente100gelo. Aqui porém fiz essa integração de outra forma:

  • instalei o spamassassin dos repositórios, habilitei o plugin no Evolution em Editar>>Módulos>>Módulo do Spamassassin (checkbox);

  • fui em Editar>>Preferências>>Preferências do Correio>>Indesejada (aba) e marquei ambas as opções Procurar em mensagens recebidas por indesejadas e Incluir testes remotos.

   Fazendo isso, o Evolution passa a mandar as mensagens indesejadas direto pra pasta Indesejada, com a possibilidade de ir "aprendendo" a cada vez que eu marco uma mensagem como indesejada.

Glauber,

A sua solução é realmente melhor. No caso do script não dá para fazer o spamassassin aprender.

Obrigado!
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Darcamo

  • Visitante
Re: Evolution + Spamassassin
« Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2007, 10:46 »
Pelo script não dá para fazer o spamassassin aprender automaticamente, mas você pode fazer isso manualmente.
O que eu fazia na época era o seguinte:
  • Criei uma pasta chamada Lixo e movia todos os spams para lá.
  • Criei um script chamado aprenderspam.sh contendo
Código: [Selecionar]
sa-learn --spam --mbox --progress .evolution/mail/local/Lixo
  • Depois de mover o spam para a pasta lixo era só rodar o script para ensinar ao spamassassin a capturar as mensagens que passaram.
  • De vez em quando é bom ensinar também para o spamassassin as mensagens que são "ham" (o contrário de spam, ou seja, as mensagens desejadas). Para isso basta usar (tenha certeza de que não há spam na sua caixa de entrada)
Código: [Selecionar]
sa-learn --ham --mbox --progress .evolution/mail/local/Inbox

    Offline -.-

    • Usuário Ubuntu
    • *
    • Mensagens: 253
    • Ubuntu Gutsy
      • Ver perfil
    Re: Evolution + Spamassassin
    « Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2007, 13:22 »
    tem alguma vantagem em usar programa de e-mail ou é a mesma coisa de no site ?
    Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

    Offline glaubergoncalves

    • Usuário Ubuntu
    • *
    • Mensagens: 511
    • Ubuntu User # 10537
      • Ver perfil
    Re: Evolution + Spamassassin
    « Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2007, 14:07 »
    No caso do script não dá para fazer o spamassassin aprender.
       Mas tenho que admitir que o aprendizado é meio lento, agora mesmo acabei de receber um spam na caixa de entrada hehe. ;D   Uma dúvida que tenho é como o spamassassin vai atualizando sua base de dados de spam, digo, fora a questão do treinamento... se tu for no Monitor do Sistema, dá pra ver que tem um processo filho do Evolution que é o spamd, creio ser ele o módulo do spamassassin. Será que ele vai conectando à internet pra atualizar a base de dados de spam ou esta só se atualiza mediante atualização do pacote do spamassassin no Ubuntu?

    tem alguma vantagem em usar programa de e-mail ou é a mesma coisa de no site ?
       Acho que isso é uma questão pessoal, ou até de demanda... tem quem prefira/precisa checar emails direto no site, e tem quem prefira/precisa usar softwares locais, clientes de email. No meu caso, gosto de manter meus emails e informações relativas organizados aqui comigo, na minha máquina, sem precisar ficar dependendo dos humores de um servidor externo. No mais, considero o cliente de email instalado muito mais ágil para ser manuseado, tenho uma conexão de 256kbps e dependendo das condições da minha rede o programa de email do site pode ficar bem lento. No mais, tanto o Evolution quanto o Thunderbird são clientes de email repletos de funções, duvido que um webmail entregue solução tão completa para lidar com emails e organizar informações em geral.
    « Última modificação: 28 de Julho de 2007, 14:09 por glaubergoncalves »

    Offline -.-

    • Usuário Ubuntu
    • *
    • Mensagens: 253
    • Ubuntu Gutsy
      • Ver perfil
    Re: Evolution + Spamassassin
    « Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2007, 14:12 »
    qual é melhor o evolution ou o thunder ?
    Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

    Offline glaubergoncalves

    • Usuário Ubuntu
    • *
    • Mensagens: 511
    • Ubuntu User # 10537
      • Ver perfil
    Re: Evolution + Spamassassin
    « Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2007, 14:27 »
    qual é melhor o evolution ou o thunder ?
       Isso é extremamente pessoal, qualquer resposta direta que te der aqui dizendo que X é melhor que Y com certeza será o início de uma bela flamewar. À princípio o Evolution vem com mais funcionalidades por padrão, é o cliente de email padrão do Ubuntu (já no Xubuntu é o Thunder), e é o cliente oficial também do Gnome. O Thunderbird, segue uma filosofia parecida com a do Firefox (o Thunder também é da Mozilla), é um cliente de email mais simples num primeiro momento, mas que pode ser extensionado "ao gosto do freguês". Já usei muito o Thunderbird e gosto muito dele, mas desde que vim pro Ubuntu tenho usado o Evolution e estou muito satisfeito. Confere os sites dos dois clientes pra ver se ajuda na tua escolha:

    Evolution: http://www.gnome.org/projects/evolution/
    Thunderbird: http://br.mozdev.org/thunderbird/

    Offline RodrigoFSS

    • Usuário Ubuntu
    • *
    • Mensagens: 183
    • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
      • Ver perfil
    Re: Evolution + Spamassassin
    « Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2007, 15:36 »
    Beleza pessoal !!!
    As dicas do amigo glaubergoncalves funcionaram perfeitamente no meu Evolution !!!
    Até agora, o único "problema" que eu tenho no Evolution, é a não leitura dos meus e-mails do Hotmail. Sei que o "problema" está no HOTMAIL e não no Evolution, mas em alguns foruns gringos, existem pessoas que conseguiram ler seus hotmails no Evolution sem problemas. Eu já seguí alguns tutoriais mas o "problema" persiste. No restante, o Evolution está se tornando uma melhor opção se comparado ao Thunderbird !!!
    Obrigado pela atenção pessoal !!!
    « Última modificação: 28 de Julho de 2007, 15:38 por RodrigoFSS »

    Darcamo

    • Visitante
    Re: Evolution + Spamassassin
    « Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2007, 12:07 »
    Não tenho hotmail então não me preocupei em aprender a solução, mas pelo que lembro de ter lido na internet é necessário um programa intermediário para fazer a comunicação entre o hotmail e o cliente de e-mail.

    Tudo isso porque o hotmail não tem nem servidor pop e nem imap, só o servidor HTTP. Isso é para forçarem os usuários a acessar o e-mail pelo website. Prefiro utilizar uma conta de e-mail que não me force a esse tipo de coisa.

    PS: uma busca no synaptic por hotmail encontrou três pacotes: gotmail, hotsmtp e hotway
    Pelo que li na descrição dos pacotes acredito que você tenha que utilizar o hotsmtp e o hotway. Dá uma procurada.