Autor Tópico: Vivendo no Ubuntu sem internet: Soluções e alternativas  (Lida 3087 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Vivendo no Ubuntu sem internet: Soluções e alternativas
« Online: 27 de Julho de 2007, 14:01 »
       
   Bom galera, tô fazendo essas dicas para quem como eu viveu ou vive no Linux sem internet por motivos financeiros ou de localidade, ou ainda é "refem" da internet discada. Eu vivi muitos anos sem internet e usando Linux! Só agora tenho internet. Mas como é possível? Demorei para achar uma fonte segura pra instalar programas no Ubuntu (minha distribuição atual, e permanente :-), na verdade só agora que tenho internet achei, ironicamente, essa fonte, não preciso mais de instalar dessa forma, então vou dar essas dicas para quem ainda não tem internet ou usa discada:
   Antes eu tentei várias distribuições Linux, procurava uma que já viesse com muitos programas, mas nenhuma me satisfez quanto o Ubuntu, que vinha com poucos programas mas era e é uma exelente distribuição, então achei o BIG Linux que é perfeito pra quen não tem internet, pois ele já vem com vários programas úteis, escrita nas partições do Windows, Intala pacodes .rpm e .deb, e muitas outras vantagens "offline". Mas eu não conseguia viver sem o Ubuntu... Então tinha os dois instaldos no meu HD. Mas agora descobrí esse site: http://packages.debian.org (ou pela indicação do arlei: http://packages.ubuntu.com/ eu não sabia dessa XD) É um site da distro (distribuição) Debian que oferece downloads de uma vasta quantidade de programas Linux em pacotes (ou Packages em ingLês) de extenção .deb . O Ubuntu e Kurumin por exemplo são baseados no Debian, então seus pacotes são geralmente compatíveis com os sistemas baseados nele. Durante esse tempo de não-internet tentei instalar .deb de outros sites mas sempre dava algo errado, já todos os que eu baixei do Packages Debian funcionaram perfeitamente, nenhum deu problema. Então se você tem o mesmo problema que eu tive, recomendo que você peça a um amigo/amiga ou professor/professora de sua confiança para baixar os programas .deb do Packages Debiam. Peça-o/os para gravar em um CD por exemplo, pois essa é uma das maiores vantagens do Linux: Programas muito bons com tamanhos muito pequenos, então cabe muitos programas em um CD :-)
   
   Segue abaixo uma breve definição dos Manejadores de Pacotes (ou Packages Manegers) do Linux:

apt-get - Este é o "verdadeiro" genrencidor ou manejador de pacotes do Linux, é ele que é responsável pela instalação e desisntalação de programas no linux, manejadores como Synaptic por exemplo são só uma interface gráfica para o apt-get. O comando para instalar programas atravez do terminal é: sudo apt-get install nome-do-programa

Source.lst - A Source List é o repositório do apt-get, é nela que ficam listadas as informações dos programas que estão ou irão ser instalados no Linux.

Synaptic - A mais conhecida interface gráfica do apt-get, ela é fácil, prática, rápida e de fácil utilização por qualquer usuário.

Adept - Uma alternativa ao Synaptic, é um pouco menos fácil de utilizar para usuários iniciantes, uma distro que usa ela por exemplo é o Kubuntu.

Automatix - não é exatamente uma interface gráfica, é mais um programa, mas faz a mesma coisa que o Synaptic e Adept, só que essa ferramenta já vem com um "repositório" para instalar programas muito úteis no dia a dia, como clientes Torrent ou Players de Mídia por exemplo.

   Bom galera, é isso, espero ter ajudado vocês! Qualquer dúvida sobre minhas dicas, ou se tiver críticas, elogios ou sugestões, é só postar aqui :-)
Quero agradecer especialmente ou Mythus e o clcampos que esclarereram muitas das minhas dúvidas, e isso eu não esquecerei! E é óbvio, a toda a galera do fórum, que me receberam bem, e que também compartilham suas dicas com nosco. Muito obrigado pela a atenção e até a próxima!
« Última modificação: 27 de Julho de 2007, 22:37 por kErNeL_sCrIpT »

arlei

  • Visitante
Re: Vivendo no Ubuntu sem internet: Soluções e alternativas
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2007, 14:04 »
Legal kErNeL_sCrIpT.

Mais vc pode baixar os pacotes para o Ubuntu diretamente do Ubuntu Packages.

http://packages.ubuntu.com/

T+
Arlei

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Vivendo no Ubuntu sem internet: Soluções e alternativas
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2007, 14:15 »
Muito bom kErNeL_sCrIpT, parabéns pela iniciativa e pelo bom post.

E agora com o apoio da comunidade (já com o apoio de um post do Arlei) quem tem internet discada pode contar com o apoio do seu tópico.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Vivendo no Ubuntu sem internet: Soluções e alternativas
« Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2007, 17:13 »

   Antes eu tentei várias distribuições Linux, procurava uma que já viesse com muitos programas, mas nenhuma me satisfez quanto o Ubuntu, que vinha com poucos programas mas era e é uma exelente distribuição, então achei o BIG Linux que é perfeito pra quen não tem internet, pois ele já vem com vários programas úteis, escrita nas partições do Windows, Intala pacodes .rpm e .deb, e muitas outras vantagens "offline". Mas eu não conseguia viver sem o Ubuntu... Então tinha os dois instaldos no meu HD.

Estou me sentindo orgulhoso...rsrs
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Vivendo no Ubuntu sem internet: Soluções e alternativas
« Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2007, 22:29 »
        Valeu arlei! Eu não sabia dessa XD (já adicionei na primeira menssagem a sua dica)
« Última modificação: 27 de Julho de 2007, 22:41 por kErNeL_sCrIpT »