Autor Tópico: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D  (Lida 56664 vezes)

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Online: 11 de Julho de 2007, 01:18 »
Sempre fiz desktops que emulavam o Mac OS X. Cheguei até a fazer um que emulava o Mac OS Classic, aqueles antigões, nos quais as janelas ainda eram brancas. Se procurarem por minhas postagens vão encontrar. Mas eu cansei do visual do Mac OS e, depois de algum tempo com o tema padrão do Ubuntu (do qual também cansei), resolvi fazer uma brincadeira.

Aconteceu que meu sogro comprou um laptop que veio com o Windows Vista. Achei bonito. Resolvi imitar no linux, só pra fazer graça com ele. Mas acabei gostando do resultado e vou mantê-lo por algum tempo.

Deu um certo trabalho, mas consegui uma emulação quase convincente de Windows Vista. Com as particularidades do Linux, é claro!

Eu até tinha conseguido fazer um painel inferior mais parecido com o Vista, com a bolinha do menu Iniciar sobresaindo e talz... mas não achei bonito. Assim ficou melhor.

Ah... eu tava com a maior preguiça de postar as screenshots aqui... Mas já que comecei, vamo lá.

Aí vai:

Desktop:


Pidgin:


Home folder:


Firefox:


Cube:


Audacious:


Eu quis fugir dos clichès do Windows Vista, como aquele fundo de grama verde e talz. A árvore do Wallpaper é uma Tabebuia alba, também conhecida como Ipê Amarelo. É da família das Bignoneaceae, com a qual eu trabalh[ava]. É a flor-símbolo do Brasil.

Se alguém estiver interessado em como fazer o desktop dessa forma, fiz um pacote que tem tudo o que você precisa:

http://rapidshare.com/files/42241843/Ubuntu_Vista.tar.gz.html

Mais detalhes de como instalar tudo eu posto durante a semana. Se alguém quiser ir tentando e surgirem dúvidas, sinta-se livre pra postar suas questões. Agora eu preciso ir dormir. Já é tarde!

É isso aí. Eu gostei. E vocês?

EDIT:
Olha só, navegando por aí achei uma coisinha em um post do agente100gelo que pode ajudar na criação do visual Vista:
http://gnome-look.org/content/show.php/Vista+Start+Menu+for+Gnome+Panel?content=71425

Ele substitui o Menu do Gnome por um menu muito parecido com o do Windows Vista.
Não testei (afinal, não estou mais com esse tema por aqui), mas parece legal. A quem interessar, aí está.

EDIT 2:
O companheiro nq6 disponibilizou aqui um tópico com os wallpapers do Vista. Quem quiser deixar mais fiel a coisa, voilà: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31337.0.html
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2008, 11:06 por mrbin »
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2007, 01:31 »
Eu não animo em fazer isto para mim. Estou acostumado a forma de trabalhar do Gnome.

Mas quero saber o que você fez para deixar seu desk assim.

Estão montando um centro de inclusão digital onde moro e a proposta é realizar cursos para habilitar o pessoal carente a trabalhar com computador e estar aptos a enfrentar as exigências do mercado. Como a demanda da região se restringe ao Windows (e queremos usar Ubuntu) esta é uma boa solução, assim usamos o que queremos e treinamos as pessoas a trabalhar com o que o mercado pede.

O treinamento será genérico quando se trata do SO, informando o básico para uso do dele, e o grande enfoque será no OpenOffice.

Outra boa solução para seu desk é aumentar a aceitação dos usuários ao Ubuntu. Com ele se alguém falar que não quer migrar por achar diferente eu apresento esta solução e pronto, menos uma desculpa para migração.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2007, 02:04 »
Eu não animo em fazer isto para mim. Estou acostumado a forma de trabalhar do Gnome.

É, acho que a grande maioria dos usuários de Gnome não o troca assim tão fácil. É que eu cansei dele mesmo. Gosto de mudanças radicais de vez em quando.

Mas quero saber o que você fez para deixar seu desk assim.

Estão montando um centro de inclusão digital onde moro e a proposta é realizar cursos para habilitar o pessoal carente a trabalhar com computador e estar aptos a enfrentar as exigências do mercado. Como a demanda da região se restringe ao Windows (e queremos usar Ubuntu) esta é uma boa solução, assim usamos o que queremos e treinamos as pessoas a trabalhar com o que o mercado pede.

O treinamento será genérico quando se trata do SO, informando o básico para uso do dele, e o grande enfoque será no OpenOffice.

Editei o tópico e adicionei o link para download dos arquivos que usei. Tem uns pacotes DEB que tiram a flechinha do menu, umas imagens diferentes pro menu iniciar, o tema do Audacious, do Emerald, ícones e o tema GTK. Mas as instruções de como instalar eu posto depois.

Outra boa solução para seu desk é aumentar a aceitação dos usuários ao Ubuntu. Com ele se alguém falar que não quer migrar por achar diferente eu apresento esta solução e pronto, menos uma desculpa para migração.

Sim, e caçoar de usuários do Windows Vista que acham que a maravilha do SO é o visual. Tá aí. Quase 100% clonado!
Engraçado. O Windows XP eu não consegui clonar tão fácil. Esse foi bem mais tranquilo.

Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline david_6-8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2007, 08:22 »
Podia dizer-me como é que eu mudo o icone do menu do ubuntu?
É que assim eu podia enganar a minha prima. lol!
Ela diz que não gosta do ubuntu e então eu queria engana-la para ela ver como é bom!!
Obrigado pela atenção!
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline cavera37

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2007, 08:33 »
muito  bom mesmo fico legal:D

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2007, 09:13 »
Podia dizer-me como é que eu mudo o icone do menu do ubuntu?
É que assim eu podia enganar a minha prima. lol!
Ela diz que não gosta do ubuntu e então eu queria engana-la para ela ver como é bom!!
Obrigado pela atenção!

Rapaz, não é lá tão difícil, não.
É só ir em Aplicações>Ferramentas de Sistema>Editor de Configurações
Aí vai em />apps>panels>objects>object_1
Pode ser também o object_2 e etc... só ver qual tem menu-object na string object_type
coloca o endereço da imagem que vc quer no menu em custom_icon e depois marca a caixa use_custom_icon.
Pronto!
Nesse link (http://www.gnome-look.org/content/show.php/Vista-Panel?content=60077) você encontra um painel parecido com o Vista.

Se você quiser tirar a flechinha do menu, instale do meu pacote o "Adds para o gnome-panel".

Meio complicado, mas nada excepcional!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline david_6-8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2007, 09:21 »
É só ir em Aplicações>Ferramentas de Sistema>Editor de Configurações
Aí vai em />apps>panels>objects>object_1

A mim isso não aparece no menu das ferramentas do sistema!
Podes dar-me outra maneira de o fazer?
Obrigado
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2007, 09:32 »
É só ir em Aplicações>Ferramentas de Sistema>Editor de Configurações
Aí vai em />apps>panels>objects>object_1

A mim isso não aparece no menu das ferramentas do sistema!
Podes dar-me outra maneira de o fazer?
Obrigado

Abra o terminal e digite gconf-editor.

A opção esta no menu mas desabilitada, para habilitá-la basta clicar em Sistema > Preferências > Menu Principal ir até no menu Ferramentas e habilitar ele (Editor de Configurações).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2007, 10:09 »
mrbin, essa aqui, ó

Cube:


é o sonho de consumo do Janelas. Você não imagina o quanto a MS vem gastando $$$ com engenheiros pra fazer isto daí  ;)

Coloca logo tua ideia nos ambientesX-look.org da vida antes que o Bill te patentie rsrsrsrs

Ficou muito bom, garoto (mesmo eu não gostando do estilo Janelas, mas tenho que reconhecer)

Parabens. [ ]s
« Última modificação: 11 de Julho de 2007, 10:16 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2007, 10:27 »
Conforme solicitação do companheiro david_6-8 vou tentar explicar novamente como mexer na imagem do botão do objeto Menu Principal. Desde já informo que o que esta escrito foi explicado pelo companheiro mrbin, e eu estou apenas reescrevendo mais detalhadamente.

1. Primeiro faça o download do arquivo gentilmente criado pelo companheiro mrbin.

2. Para que isto funcione você deve ter o applet Menu Principal adicionado em um painel. Caso não esteja clique, sobre o painel (em um local vago), com o botão direito e depois em Adicionar ao Painel. Na tela que se abre (Adicionar ao Painel) você irá adicionar o Menu Principal (localizado em Utilitários) clicando sobre ele e depois no botão Adicionar.

3.  Abra o gconf-editor. O procedimento pode ser feito de duas formas, conforme abaixo:

       3.1 Abrir o terminal e digitar:

                     
Código: [Selecionar]
$ gconf-editor
       3.2 Através do menu (Aplicações > Ferramentas do Sistema > Editor de Configurações):

              Caso o editor de configurações não esteja habilitado no menu você pode habilitá-lo assim:

              - Abra o Editor de Menu (Sistema > Preferências > Menu ou clique com o botão direito sobre o menu e clique em Editar Menus)
              - Na janela que se abre (Menu Principal) clique (do lado esquerdo) em Ferramentas do Sistema
              - Marque a opção (do lado direito da tela Menu Principal) a opção Editor de Configurações.

4. Com o Editor de Configurações aberto navegue até a opção apps > panels > objects (clicando nas setas na frente de cada uma destas opções).

5. Na opção objects existem várias sub-itens (menu_bar_screen0, object_0, object_1 e etc). Clique sobre cada um destes sub-itens e procure pela propriedade object_type (na janela da direita, que tem nas colunas os titulos: Nome, e Valor). Em um deles a opção object_type estará com o valor menu-object (no meu caso foi encontrado no object_15).

6. Encontrado este objeto, que é o relativo ao botão do Menu Principal, você deverá alterar a propriedade custom_icon. Para alterar o valor desta propriedade basta dar um duplo clique sobre ela. O valor a ser adicionado é o /percurso/nome da nova imagem que deseja para o Menu Principal. Exemplo: /home/clcampos/icones


Editado aqui em 29/ago/2008
       6.1 Para que o Ubuntu use esta nova imagem como sendo a escolhida você deve marcar também a opção use_custom_icon que se encontra no mesmo objeto.

« Última modificação: 29 de Agosto de 2007, 15:13 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline david_6-8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2007, 10:49 »
Obrigado pela ajuda!
já consegui!!
Ficou razuavelmente bem! (fica mesmo bem se a minha prima cair)!!
Mas também ela é um bocado lenta por isso deve ter ficado bem!!
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2007, 17:17 »
Valeu, clcampos, por sua intervenção! Eu não explicaria melhor!

O restante é bem fácil... é só instalar os debs e arrastar os devidos temas para o theme manager e o emerald. A parte mais difícil é mudar o ícone do menu, mesmo.

david_6-8, posta aí uma screenshot pra gente ver como ficou!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline david_6-8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2007, 18:05 »


Ficou muito parecido!

Quando a minha prima vier cá vai cair!!
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2007, 18:12 »
Realmente, ficou bem parecido!
Só muda o iniciar do meu, que tem o logo do Ubuntu!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Vista - eu gosto, e daí? :D
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2007, 06:29 »
Como mudar o tema do firefox??
Como instalar esse tema ae no meu aki?
Ubuntu 7.04

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII