Autor Tópico: Multiplas distro's  (Lida 3223 vezes)

Offline maul

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Multiplas distro's
« Online: 26 de Junho de 2007, 14:58 »
Olá,
estou pensando em colocar mais uma particao pra instalar distro's diferentes. A idéia é instalar sempre uma distro diferente, para ter uma idéia dos prós e contras de cada uma. Andei pesquisando algo sobre isso, algumas dicas são utilizar o mesmo /home, enqto alguns dizem ser melhor criar um /home para cada distro. Outra sugestão que vi foi utilizar algo como vmware ao invés de criar outra partição.

A pergunta é: qual dessas soluções vcs axam melhor?

De certa forma, axo bacana a idéia de compartilhar o mesmo /home, afinal, o ubuntu vai continuar instalado, a distro da nova particao q vai mudar. também axo bacana a idéia do vmware, mas nunca usei, nao sei se isso muda algo para o sistema e etc.

flw.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Multiplas distro's
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2007, 15:23 »
Já usei o vmware no Windows para testar distros a partir de imagens dos respectivos "Live CD". Usei para isso a máquina virtual disponibilizada pelo Guia do Hardware.

Como não instalei (no HD virtual) as distros que testei, posso dizer que elas rodaram com a mesma performance que teriam se eu as tivesse utilizado normalmente, ou seja, via boot através dos respectivos CDs.

Mas acho que se caminha sempre no sentido da perda de performance, já que há uma camada de virtualização que faz com que o software interaja com software "pensando" que está interagindo com hardware. É como se uma pessoa servisse de intermediário entre vc. e outra, atrasando a comunicação.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Multiplas distro's
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2007, 16:11 »
Eu, particularmente, tenho 3 distros Linux instaladas (Ubuntu, Big Linux e Epidemic) e não compartilho o /home. Todas eu instalei na mesma partição do /

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Multiplas distro's
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2007, 16:13 »
O problema de compartilhar o home é que podem ter versões diferentes dos programas, e algumas não se dão bem. Testei SUSE e Ubuntu e funcionou. SUSE e Fedora não... preciso fazer um chown quando troco de distro.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Multiplas distro's
« Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2007, 16:22 »
O problema de compartilhar o home é que podem ter versões diferentes dos programas, e algumas não se dão bem. Testei SUSE e Ubuntu e funcionou. SUSE e Fedora não... preciso fazer um chown quando troco de distro.

agente100gelo já experimentou deletar um usuário na mão (excluir a linha no arquivo /etc/passwd) e depois olhar arquivos no qual ele era o dono? Estes arquivos apresentam como dono o número referente ao usuário deletado no arquivo /etc/passwd.

Quem sabe o problema de compatibilidade que encontrou entre SUSE x Fedora não era isto. Números diferentes para o mesmo usuário nos dois sistemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Multiplas distro's
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2007, 16:57 »
Era problema de numeração mesmo. No SUSE e Ubuntu era igual. No Fedora não. Quando dava um  ls -l aparecia o dono 100 (ou algo parecido) e não o login. Aí tinha que dá um chwon -R para poder entrar.

Mas já desisti de ambos e estou em dual-boot Ubuntu Feisty e Gusty agora :D
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Multiplas distro's
« Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2007, 17:09 »
Desde que o ID do usuário não fosse usado por outro acho que bastaria mudar ele no arquivo /etc/passwd, e acertar possíveis arquivos com Dono diferente.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Multiplas distro's
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2007, 17:31 »
Desde que o ID do usuário não fosse usado por outro acho que bastaria mudar ele no arquivo /etc/passwd, e acertar possíveis arquivos com Dono diferente.

Eu sabia que era uma coisa por aí, mas não me aprofundei porque não consegui colocar o wireless para funcionar no Fedora :(
Quem sabe em um novo teste de distro :D
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Multiplas distro's
« Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2007, 20:26 »
Olá,
estou pensando em colocar mais uma particao pra instalar distro's diferentes. A idéia é instalar sempre uma distro diferente, para ter uma idéia dos prós e contras de cada uma. Andei pesquisando algo sobre isso, algumas dicas são utilizar o mesmo /home, enqto alguns dizem ser melhor criar um /home para cada distro. Outra sugestão que vi foi utilizar algo como vmware ao invés de criar outra partição.

A pergunta é: qual dessas soluções vcs axam melhor?

Sempre mantenho algumas distros instaladas, e nunca compartilho /home. Como adoro "experimentar", isso só traria muita confusão (e incompatibilidade) nas configurações pessoais.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Multiplas distro's
« Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2007, 12:30 »
Eu também testo várias distros. Atualmente estou com Ruindowns 2000 e XP (o primeiro tem arquivos de minha familia e programas que só rodam no Windows, o segundo é so pra testar novidades que nao rodam no 2000, tipo Office 2007. É meu windows de fuçador), além de BIG Linux, SAM Linux, Debian e Ubuntu. Todos deixo em partições separadas e com o home dedicado na raiz da partição. Arquivos comuns a todos deixo em partições FAT32 separadas. Resumindo, tenho 6 S.O. independentes.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Multiplas distro's
« Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2007, 14:43 »
Eu, particularmente, tenho 3 distros Linux instaladas (Ubuntu, Big Linux e Epidemic) e não compartilho o /home. Todas eu instalei na mesma partição do /
No mesmo /dev/hdXY?  :o

Não dá problema quando as distros tem diferentes scripts em /etc/ini.d/ ou versões diferentes de aplicativos em /usr/bin/ ou buscam aquivos em lugares diferentes como /usr/local/sbin?

Além de ter que corrigir o UID manualmente, que dificilmente é o mesmo nas distros, como o clcampos falou.
Os sistemas respondem diferente (caminho, UID, parâmetros)

Fedora
Código: [Selecionar]
$ ps aux |grep tty7
root     30079  1.5  5.3  63484 55520 tty7     SLs+ Jun26  24:31 /usr/bin/Xorg :0 -br -audit 0 -auth /var/gdm/:0.Xauth -nolisten tcp vt7
$ ps aux |grep cups
root      2571  0.0  0.2   9748  2660 ?        Ss   Jun25   0:07 cupsd
$ whereis hal
hal: /etc/hal /usr/lib/hal /usr/include/hal /usr/share/hal
$ whereis lsof
lsof: /usr/sbin/lsof /usr/share/man/man8/lsof.8.gz

Ubuntu
Código: [Selecionar]
$ ps aux |grep tty7
root      5183  0.0  6.5  23160 16852 tty7     Ss+  Jun26   0:01 /usr/bin/X -br -nolisten tcp :0 vt7 -auth /var/run/xauth/A:0-ivUdul
$ ps aux |grep cups
cupsys    7798  0.0  0.5   4700  1444 ?        SNs  07:35   0:00 /usr/sbin/cupsd
$ whereis hal
hal: /etc/hal /usr/lib/hal /usr/share/hal
$ whereis lsof
lsof: /usr/bin/lsof /usr/X11R6/bin/lsof /usr/bin/X11/lsof /usr/share/man/man8/lsof.8.gz

Certeza que dá pra colocar tudo no mesmo / ?
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Multiplas distro's
« Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2007, 10:09 »
Mythus, você não entendeu o que ele quis dizer. Ele disse que em todas distros a pasta home fica na mesma partição da partição raiz de cada uma, ou seja, todas separadas.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Piras

  • Visitante
Re: Multiplas distro's
« Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2007, 22:13 »
Olá,
estou pensando em colocar mais uma particao pra instalar distro's diferentes. A idéia é instalar sempre uma distro diferente, para ter uma idéia dos prós e contras de cada uma. Andei pesquisando algo sobre isso, algumas dicas são utilizar o mesmo /home, enqto alguns dizem ser melhor criar um /home para cada distro. Outra sugestão que vi foi utilizar algo como vmware ao invés de criar outra partição.

A pergunta é: qual dessas soluções vcs axam melhor?

Sempre mantenho algumas distros instaladas, e nunca compartilho /home. Como adoro "experimentar", isso só traria muita confusão (e incompatibilidade) nas configurações pessoais.

Concordo em número, gênero e grau. Além disso, se a intenção é apenas experimentar uma distro e não mantê-la em dual boot por muito tempo, não vejo muita razão para a partilha do diretório pessoal. Afinal, quase toda distribuição Linux que conheço não demandará mais do que uns 5 GB de espaço em disco para funcionar plenamente. Para alguns dias de experiência é mais do que suficiente.

Offline Komodor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Multiplas distro's
« Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2007, 07:58 »
no HD só tenho o ubuntu feisty e 3 partições de dados
e estou rodando o ubuntu 7.10 por vmware... ta meio problemático,não sei se é por causa da distro que é beta ainda ou se é o vmware que não está suportando alguma coisa

eu sempre dou preferência para vmware, não só porque gosto mais, mas porque não tenho mais espaço em disco  ;D
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!