Autor Tópico: Montar HD  (Lida 75620 vezes)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #90 Online: 17 de Julho de 2007, 22:40 »
Cara, você já mexeu tanto nesse HD...  :-\

Não tem como você fazer um backup geral de tudo em hd ou dvd ou cd e reparticionar esse disco todo de novo e reinstalar os dois sistemas?

Assim você limpa tudo, limpa o MBR e instala de forma organizada.

Zoroastro, eu assino embaixo do que o Mythus disse... afora computação, minha experiência com manutenção de qualquer coisa diz que remendo é sempre a pior escolha  :(. Você já instalou / desinstalou tanta coisa nesse pobre HD que logo, logo ele vai dar pau definitivamente. Antes que perca tudo, faça o que ele diz: faça backup, *zere* esse disco ( isto é, reparticione)  e comece de novo... E procure não instalar vários sistemas, efeitos e programas de uma só vez; primeiro estabilize o sistema e antes de instalar qualquer outra coisa faça backup de tudo.

É o que posso lhe recomendar...  ;)

VB5
« Última modificação: 17 de Julho de 2007, 23:25 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Montar HD
« Resposta #91 Online: 18 de Julho de 2007, 00:17 »
éeeee, zoroastro, se o Mythus e o VB5 disseram, eu assino em baixo tbm. se precisar de fazer algum backup e não tiver espaço nem midia pra isso, utilize www.diino.com que funfa redoldo, ok? boa sorte, garoto. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #92 Online: 18 de Julho de 2007, 00:44 »
No meu caso é menos :)
Código: [Selecionar]
du -sch `find /etc/ -iname *.conf`
2,7M    total
Mas o que eu realmente uso:
412K    total (iptables, ftp, samba, ssh e repositórios)
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #93 Online: 25 de Julho de 2007, 18:09 »
ok ok!!  muito obrigado galera!  ;D

estou para fazer o backup amanha!

meu HD de 80 continua intocavel, vou dar uma olhada nele agora depois que minhas férias esfriaram e nao viajarei mais!

voltei de Foz do Iguaçu, meu pai depois de arremessar o HD, resolveu ir às cataratas  ::) , fomos no paraguai e compramos um HD de 120 (que por sinal é o mesmo preço do de 80 lá!!!)

vou começar a pesquisar e no final do dia de amanha posto alguns resultados!

obrigado a todos que tentaram e estão me ajudando!

quando terminar os testes e mandar os resultados, caso conseguir tentarei explicar o procedimento para outros Pesquisadores Google com o mesmo problema consigam re-haver seu pobre HD!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #94 Online: 25 de Julho de 2007, 18:26 »
Aí, zoroaostro...

Bom ver você de volta!... OK, estamos esperando para ver o que deu!  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Montar HD
« Resposta #95 Online: 25 de Julho de 2007, 18:35 »
Grande Zoroastro! Salve!

A ajuda jurassica nunca falta!  ;) Se precisar de algo, pode contar comigo tbm

Forte Abraço
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #96 Online: 25 de Julho de 2007, 19:05 »
Só tem dino nesse post, só tá faltando o Tota aqui ^^

Tentou mandar o HD de volta ao vendedor? de repente ele até troca o teu com o fabricante/importador.
« Última modificação: 25 de Julho de 2007, 19:07 por Mythus »
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #97 Online: 25 de Julho de 2007, 19:20 »
o vendedor deve estar internado até hoje com sua infecção urinária...... ::)
o jeito é tentar os modos de recuperação dele, e se nao conseguir tentar vender...

vou ver o que faço ainda....

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Montar HD
« Resposta #98 Online: 25 de Julho de 2007, 19:29 »

Só tem dino nesse post, só tá faltando o Tota aqui ^^


Mestre Mythus, a ausencia do Tota é captada por todos... hehe Alguem viu o novo Avatar do Tota? rs

Zoroastro, essa infecção urinaria do vendedor tá virando pedra nos rins, hein? rs

No aguardo, pra tentar solucionar... [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #99 Online: 25 de Julho de 2007, 21:39 »
Primeiro, precisamos ver quais são os seus HDs. Digite no terminal e poste aqui o resultado:
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
que estranho, no Debian Etch nao tem este comando  :-\

e como faço pra passar meu Ubuntu pro outro HD sem formatar o que eu já tenho?
tipo.. comprei um HD de 80 e deve chegar na outra semana, tenho uma partição de APENAS 10gb com ubuntu, nao posso tirar o windows porcausa do meu irmao enfim....

andei pesquisando, mas nao achei nada relacionado
alguem tem alguma ideia se é possivel fazer um backup de tudo e todas as configurações que tenho?
obrigado
Clonar HD master da ide 1 para HD slave da mesma ide:
Código: [Selecionar]
dd if=/dev/hda of=/dev/hdb
Clonar 2ª Partição Primária do HD master da ide 2 para a 2ª Partição lógica do HD slave da ide 2
Código: [Selecionar]
dd if=/dev/hdc2 of=/dev/hdd6
Copiar arquivos respeitando as permições de /home para a raiz do novo hd montado em /media/home
Código: [Selecionar]
sudo cp -a /home /media/home(depois pode até mudar o fstab hehehe)

Eunir, quanto a segurança, vamos àquela velha história do dispositivo externo que controla teclado e mouse. Mas existe um benefício no NTFS bastante considerável em relação ao FAT32: o tamanho do cluster. Se você tem um hd com uma única partição de 160GB onde você fica descarregando os episódios de Heroes e Filmes, você vai perceber que a FAT come muito mais espaço.
ok, eu então tenho que passar minha segunda partição pro outro HD, então o comando é:
Código: [Selecionar]
dd if=/dev/hda2 of=/dev/hdb1
lembrando que estou levando em conta o que vejo no gparted, pois o debian nao reconhece o fdisk, que alías vou procurar no google

minha partição que o sistema Debian está instalado é ext3, e a /home está na partição hda6, extendida.
me surgiu a duvida se eu poderia aumentar a partição de cada uma, e então pesquisei e achei esta Boa dica: http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=474

o cara disse tudo neste tutorial, mas esqueceu de dizer como recupera os blocos nao utilizados pelo Linux?
minha partição hda2 de ext3 do sistema Debian está com 3.72 GB, e meu interesse seria 4.00 GB, então o ideal seria copiar para depois ajeitar, ou copiar para o hdb e depois mover o final da partição??[/i] (http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2001/06/msg00008.html)

ou moderia usar o
Código: [Selecionar]
lvextend -L+200M /dev/hdb1 depois de copar pelo dd co 3.72 GB?


e para copiar a partição do hda6 em reiserFS com a /home seria (...) ?
Código: [Selecionar]
dd if=/dev/hda6 of=/dev/hdb2
eu nao teria problemas para aumentar uma partição reiserFS depois?

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #100 Online: 25 de Julho de 2007, 21:59 »
3º NTFS, FAT32 e ext3 podem ser lidos e escritos por quaisquer sistemas
Permissão de leitura e escrita para FAT32 o Ubuntu já dá por padrão.
Pra ler NTFS o Ubuntu consegue por padrão, para escrever precisa do Fuse (NTFS-3g, tal como o gabriel falou)
Ext3 também pode ser lida e escrita no windows através do programa http://www.fs-driver.org/download.html mas se quiser apenas ler use esse http://uranus.it.swin.edu.au/~jn/linux/ext2ifs.htm
e o reiserfs? no reiserfs nao é possivel acessar outras partições w$, ler e escrever? (visto que estou tendo muitos problemas no Debian com a montagem de volume, mas é outra historia!)

enfim, quando apenas a partição /home está em reiserfs, é possivel ler e escrever nas outras partições w$, tendo em conta que o sistema está em ext3, ou é o Debian que é todo complicadinho mesmo  :D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Montar HD
« Resposta #101 Online: 25 de Julho de 2007, 22:06 »

enfim, quando apenas a partição /home está em reiserfs, é possivel ler e escrever nas outras partições w$, tendo em conta que o sistema está em ext3, ou é o Debian que é todo complicadinho mesmo  :D


éeee, o Debian é todo complicadinho msmo  ;D Já já os meninos chegam pra te ajudar, senao vou dar palpite sem consistência pra ti, zoroastro... guenta a mao aí  ;) To acompanhando... [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #102 Online: 25 de Julho de 2007, 22:12 »
Zoroastro,

vamos tentar simplificar as coisas... você pretende misturar partições Reiserf e Ext3?...  ??? Qual o motivo?...

Se entendi bem o post anterior, você vai instalar Debian Etch, não Ubuntu, é isso? Desculpe mas estou tendo alguma dificuldade em acompanhar!...  ;D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Montar HD
« Resposta #103 Online: 25 de Julho de 2007, 22:20 »

Se entendi bem o post anterior, você vai instalar Debian Etch, não Ubuntu, é isso? Desculpe mas estou tendo alguma dificuldade em acompanhar!...  ;D


To meio perdido tbm, e post começa láaaaaaaaaa atrás  ;)

Clareia aí pra gente, zoroastro... Só o Mestre Mythus que tem "memória de elefante" aqui, neh, VB5?  ;D

No aguardo. [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #104 Online: 25 de Julho de 2007, 22:30 »
É, Eunir...

este tópico está ficando longo demais, talvez o Zoroastro devesse abrir um novo em folha só para acompanharmos o caso desse novo HD. A memória da gente começa a falhar, depois de alguns milhões de anos...  ;) :D :D

O fato é que não estou entendendo mais o que ele pretende fazer - qual o sistema, porque misturar partições, etc... Sou totalmente partidário de que a solução mais eficiente é sempre a mais simples, porque a confiabilidade de qualquer sistema decai na razão direta de sua complexidade. Ou seja, sou favorável a simplificar isso tudo...

Abraço,

VB5
« Última modificação: 25 de Julho de 2007, 22:32 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB