Autor Tópico: Montar HD  (Lida 75622 vezes)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #105 Online: 25 de Julho de 2007, 22:33 »
eu é que acho que estou explicando mal mesmo.

se eu tivesse o sudo fdisk -l, seria tudo mais fácil(eu ja descobri que eu tenho que instalar ele, mas nao será tão fácil assim...), então coloco uma screenshot do meu gparted:


o que eu to tentando é passar as partições ext3(sistema) e resiserfs ( /home) para o HD novo, aumentando seus tamanhos.

também queria perguntar que se eu redimensionasse(ou aumentar) o resiserfs, ele teria o mesmo problema que tive do ext2 quando era Ubuntu e tive a enchente que levou mais de 6 GB de arquivos meus ;D

pensei bem e resolvi nao mexer na ext3 do sistema.

é claro que com um HD de 120(mais precisamente 111,79) nao vou perder a oportunidade de instalar o Ubuntu de maneira Permanente (até que as minhas cagas nos separe) e de esperimentar outros sistemas :D

ah, e ja to arranajndo de instalar o fdisk pelo apt-get :)
« Última modificação: 25 de Julho de 2007, 22:37 por zoroastro »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #106 Online: 25 de Julho de 2007, 22:37 »
zoroastro,

uma coisa eu não entendi....O porquê do sistema ficar numa partição ext3 e a home numa reiserfs. Na minha humilde opinião a melhor divisão seria o contrário:

-sistema (resierfs) - maior desempenho

-home (ext3) - maior segurança para os dados

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #107 Online: 25 de Julho de 2007, 22:40 »
Zoroastro, vai por mim...  ;) começa esse HD do zero, não transfere partições  misturadas e que já deram problema!... Depois que ele estiver Ok, e rodando um Ubuntu certinho, você transfere os arquivos pessoais que quiser para ele. DEPOIS, então, experimente outros sistemas... mas da forma como a coisa está indo, é problema certo!...
Outra coisa: acho que "fdisk" é comando Debian, então devia funcionar normal... por aí você já vê que tentar copiar essa salada provavelmente não vai dar certo!... Faz uma instalação limpinha, redonda, e depois a gente vê...

( ),

VB5
« Última modificação: 25 de Julho de 2007, 22:47 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #108 Online: 25 de Julho de 2007, 22:46 »
Citar
Zoroastro, vai por mim...  Piscada começa esse HD do zero, não transfere partições  misturadas e que já deram problema!... Depois que ele estiver Ok, e rodando um Ubuntu certinho, você transfere os arquivos pessoais que quiser para ele. DEPOIS, então, experimente outros sistemas... mas da forma que a coisa está indo, é problema certo!...
Outra coisa: acho que "fdisk" é comando Debian, então devia funcionar normal... por aí você já vê que tentar copiar essa salada provavelmente não vai dar certo!... Faz uma instalação limpinha, redonda, e depois a gente vê...

( ),

VB5

Se é pra dar uma opinião eu concordo inteiramente com o VB5.

E quando for instalar o novo sistema, talvez fosse melhor você escolher apenas um tipo de sistema de arquivo pra seu diretório raiz e sua home para evitar problemas e dúvidas.

Mas se mesmo assim você prefere usar sistemas de arquivo diferentes eu sugiro que você escolha como coloquei no outro post: sistem-reiserfs-desempenho e home-ext3-segurança

 

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #109 Online: 25 de Julho de 2007, 22:48 »
É, Eunir...

este tópico está ficando longo demais, talvez o Zoroastro devesse abrir um novo em folha só para acompanharmos o caso desse novo HD. A memória da gente começa a falhar, depois de alguns milhões de anos...  ;) :D :D

O fato é que não estou entendendo mais o que ele pretende fazer - qual o sistema, porque misturar partições, etc... Sou totalmente partidário de que a solução mais eficiente é sempre a mais simples, porque a confiabilidade de qualquer sistema decai na razão direta de sua complexidade. Ou seja, sou favorável a simplificar isso tudo...

Abraço,

VB5

concordo que o sistema tem de ser simples VB5, o problema é que eu nao gosto de fazer algo sem ter certeza então pergunto tudo que nao acho na net e ainda posto as 'fontes' de onde tirei minhas perguntas ;D

simplificar tudo é sempre bom sim, mas sem exageros!!!!! (windows) ;D :D

eu ja estou com os meus problemas no fim(aleluuia), só tenho que pesquisar mais um pouco e tirar mais algumas duvidas para fazer o dd, e ir usando o HD novo :)
eu cheguei a abrir um novo tópico quando fudi com a partição do meu Ubuntu, mas acabou que continuamos neste tópico, que ja tem a idade jurássica já, de tão antigo! hehehe

gabriel0085, pois é cara, quando eu perdo o meu ultimo Ubuntu, fiquei mais de semana sem mexer no Linux tentando recuperar os dados perdios..... daí como eu nunca havia instalado o Debian, achei que era o momento ideal para experimentar, e resolvi criar uma partição pra /home ( ::) pra nao correr risco de perder tudo novamente), e fui ler sobre ext3 e reiserfs, e resolvi colocar assim lendo acho que no guia Foca, ou então acho que posso ter lido e me enganado, trocando os dois na instalação :)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #110 Online: 25 de Julho de 2007, 22:51 »
E eu concordo com o Gabriel...  :D Sério, descomplique a coisa... Você pode perfeitamente desligar seu HD  de 40, colocar o novo como master, particionar, instalar o Ubuntu ( ou XP + Ubuntu) sem problema algum, depois colocar o de 40 como escravo e copiar dele o que quiser. Finalmente, reparticione e reformate o de 40, e está feito...  O que acha?...

VB5
« Última modificação: 25 de Julho de 2007, 22:53 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #111 Online: 25 de Julho de 2007, 22:58 »
concordo, é claro que nao vou fazer tudo amontoado, a minha intenção era só passar o Debian pro novo HD, porque este de 40 será apenas window$....... e o de 120 será apenas Linux.

o que eu nao queria era instalar o Debian do zero, porque o tanto que já 'remei', é brincadeira.

vc me convenceram, mas tem algum problema de se fazer então um backup do sistema para mim nao começar do 0 com configurações, programas instalados, acho que é o /etc nao é?

se nao tiver problemas de se fazer backup, eu pesquiso mais sobre isso amanha, e ja defino o que vou fazer. porque hoje o dia foi longo ;D

e pra ficar mais descomplicado, o windows ficará longe do Linux, no hd de 40 VB5 :)

boa noite ae Liga dos Dinos :D

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #112 Online: 25 de Julho de 2007, 23:08 »
É o seguinte...  Repito, não transfira NADA além de arquivos pessoais - ZERE, ou vai só transferir os problemas.
Segundo, se vai colocar os sistemas em discos separados, lembre-se que o W$ tem que estar instalado primeiro ao colocar o Ubuntu, ou lá se vai o Grub. Na minha máquina do trabalho, o W$ e o Ubuntu repartem um HD de 40 GB, metade para cada ( W$ em FAT32, instalado primeiro); o disco maior (80) está em FAT32, acessível a ambos os sistemas, apenas como HD de dados. Não sei como fazer a coisa mais simples, e posso garantir que funciona perfeitamente...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Montar HD
« Resposta #113 Online: 25 de Julho de 2007, 23:20 »

Sou totalmente partidário de que a solução mais eficiente é sempre a mais simples, porque a confiabilidade de qualquer sistema decai na razão direta de sua complexidade. Ou seja, sou favorável a simplificar isso tudo...


Salve, Zoroastro! Essa foi a frase mais inteligente que li a respeito de: Simplifica isso, p...!  ;D A intelectualidade do Bronto-VB5 me surpreende a cada dia... qdo crescer quero ser igual a ele (só que não quero ser pescoçudo nao! rsrs)  ;)

Meu filho, qdo ta assistindo algum desenho animado, nao consegue falar brontossauro e diz: papai, olha "aquele pescoçudo la"  ;D hehe

E eu concordo com o Gabriel...  :D Sério, descomplique a coisa... Você pode perfeitamente desligar seu HD  de 40, colocar o novo como master, particionar, instalar o Ubuntu ( ou XP + Ubuntu) sem problema algum, depois colocar o de 40 como escravo e copiar dele o que quiser. Finalmente, reparticione e reformate o de 40, e está feito...  O que acha?...

VB5


Concordo com o Grande Dino. Acho que é a melhor opção tbm


o que eu nao queria era instalar o Debian do zero, porque o tanto que já 'remei', é brincadeira.


éee, eu tbm "remei" bastante com o paizão já...  ;D Sei do teu sacrificio rsrs


e pra ficar mais descomplicado, o windows ficará longe do Linux, no hd de 40 VB5 :)

boa noite ae Liga dos Dinos :D


O Janelas estando o "mais longe possível" é sempre uma boa pedida... ou sou só eu que uso o Janelas por obrigação, dependendo do pc, mas sinto um alívio ao voltar pro meu Gnome?  ;D

Faltou só o Mestre Mythus dar o veredicto final, afinal de contas: não é hacker, não é programador... é formado em Direito  ;D

Ah... faltou o Salvador Tota te orientar sobre algum "pingo de solda miraculoso" que ele sempre tem de sugestão, e que sempre funciona  ;D

boa noite pra ti, zoroastro... nao ajudei nada, mas to acompanhando teu caso, e se precisar de mim, estou à disposição

Forte Abraço ;)
« Última modificação: 25 de Julho de 2007, 23:23 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #114 Online: 25 de Julho de 2007, 23:42 »
Não te preocupa, Eunir... isso do pescoço é puramente genético!...  :D :D  Mas apenas citei  uma verdeira lei não-escrita da lógica: de fato, todo sistema complexo tem mais chances de falhas do que um mais simples, é óbvio. Como dizem os americanos, "KIS" - "Keep It Simple"...

Concordo com o Zoroastro que reinstalar tudo é um pé, mas às vezes é ainda o menor custo. Pelo menos, não vai ser preciso reinstalar *outra  vez* semana que vem porque deu pau de novo... Ele já teve tantos problemas que é quase certo que se copiar essas partições vai levá-los junto.

Vamos esperar pelo Mestre Mythus e pelo Salvador Tota... com certeza vem uma iluminação aí!...

Boa noite a todos, e amanhã estamos aqui!...

( ),

VB5
« Última modificação: 26 de Julho de 2007, 00:06 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #115 Online: 26 de Julho de 2007, 03:29 »
EU? Vocês já disseram tudo.

Zoroastro gosta de complicar pra testar a gente! ;)

Zoroastro, instalando a máquina do zero, ajeitando as suas partições, o uso do dd é dispensável e do cp -a também. O cp -a só vai ser útil para seus arquivos pessoais. Já no que diz respeito às "remadas" que você já deu, faça as coisas por partes. Existe uma interface bonita para um programa já antigo que vai ser útil para você: o kdiff3 vai ser uma mão na roda para saber o que você precisa mudar nos arquivos baseados nos que você já mexeu. Caso você não queira instalar o kdiff3, você pode usar pelo terminal o diff, mas acho que vale a pena você testá-lo.

Código: [Selecionar]
kdiff3 arquivo.base arquivo.a.ser.comparado.e.modificado
A interface é bastante intuitiva, pode testar até 3 arquivos e salva o arquivo modificado como .orig. Talvez você ache ruim uma coisa (o que pra mim não é nenhum problema), é que usa a biblioteca Qt.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Montar HD
« Resposta #116 Online: 26 de Julho de 2007, 09:58 »

é que usa a biblioteca Qt.


tem muitas coisas boas usando Qt  ;D testa aí, zoroastro, e posta pra gente  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #117 Online: 27 de Julho de 2007, 23:19 »
nao teve jeito. afundei meu Debian no HD de 40, e vou recomeçar do zero.

o que aconteceu? eu também nao sei. ontem eu mexi nas paradas do Debian e Ubuntu no hd de 120, e deixei para hoje, o kdiff3. Ontem eu cheguei a instalar o Debian no HD de 120, e eu cheguei a instalar o programa no Ubuntu, pra fazer o intercambio dos arquivos do Debian do hd de 40, pro Debian do hd de 120. peguei tutoriais na internnet e principalmente no site do KDE, e hoje fui dando uma lida e fuçando nele no Ubuntu. é um programa fácil de se mexer sim, bem intuitivo como falaram.

PS: quando fui iniciar hoje, o GRUB dizia que eu tinha 3 Debians, nas partições hda1 (o hd de 120), o hda1 on hdc2( ??? ), e o do hdc2 (hd de 40). iniciei no segundo, e era em ingles, com nada instalado, zerinho.  :o

continaundo:
devem estar se perguntando porque eu instalei o Kdiff3 no Ubuntu. eu instalei o kdiff3 no Ubuntu porque era o unico que eu podia visualizar todas as partições montadas automaticamente. nao porque eu seja acomodado, porque eu nao me considero, mas o Debian é chato pá caramba pra montar partição  :P e eu nao consegui.

então eu comecei a ler e vi que o programa mexe com uma coisa que eu tenho que aprender ainda: programação. então eu vi que tinha que entrar de qualquer jeito no Debian do hdc2 (o do hd de 40) para ver denovo se conseguia montar pelo menos o Debian da partição hda1. reiniciei e entrei no Debian do hdc2. E tive uma decepção grande, porque ele deu um erro lá, que eu tentei dar uns comandos, ele chega a iniciar a parte gráfica, mas apareceu uma meia duzia de erros :-\ .

então, resolvo que é melhor afundar o barco remado. Dei boot no Cd do Ubuntu 6.10(que é o Melhor para usar Gparted), fui lá e deletei APENAS a partição do Sistema e a do /home do Debian.

reiniciei no Ubuntu e deu erro. ele nao tava achando a /home no hd de 120, que é exatamente assim o sudo fdisk -l antes e agora:  (o antes me refiro de depois de deletar a partição do Debian no hdc2.)
Citar
Disco /dev/hda: 120.0 GB, 120034123776 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilha, 14593 cilindros
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hda1   *           1        2231    17920476   83  Linux
/dev/hda2            2232       12634    83562097+   5  Estendida
/dev/hda3           12635       14593    15735667+  83  Linux
/dev/hda5            2232       12568    83031921   83  Linux
/dev/hda6           12569       12634      530113+  82  Linux swap / Solaris

Disco /dev/hdc: 40.0 GB, 40060403712 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilha, 4870 cilindros
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/hdc1   *           1        3280    26346568+   7  HPFS ou NTFS
/dev/hdc2   *        3281        4870    12771675   83  Free Space

eu tenho o Debian no hda1 com seu /home , e o Ubuntu instalado no hda3 e seu /home no hda5.
fui à loucura, sem forças mais para mexer nesse amontoado de coisas, que começou a muito tempo, com os defeitos no hd de 40, resolvo começar do zero no hd de 120 depois de 2 dias de uso pra ter certeza de que todas estas bizarrices continuem  :-[

então eu ja fiz o backup, e to aqui de novo com este fdisk -l que coloquei aí.

pesquisei mas nao achei nada no google de algum erro de uma palavra entre parenteses que entre estes tinha uma palavra que se iniciava com in. infelizmente eu nao lembro da palavra inteira do erro que aparecia no boot do Debian. no boot era só um, da palavra em ingles entre parenteses, eu tentava escrever algo e nao aparecia, dei Control Alt Del pra reiniciar e apareceu pedindo o login e senha. coloquei e me deu a linha de comando como super-usuario. dei um startx e daí aparecia a meia duzia de erros, logo que se iniciava no modo gráfico.

agora que a epopéia acabou, o drama que tinha que acontecer ja aconteceu, queria agradecer aos que me ajudaram ae, porque eu realmente precisei... apesar de todos meus esforços e de tanta pesquisa mesmo assim eu tive muita duvida, e vcs aí me respondendo :)


ah, e a biblioteca QT é boa mesmo :D
o manual do kdiff3: http://docs.kde.org/development/pt/extragear-utils/kdiff3/index.html

agora eu vou aproveitar nao fazer derma denovo! vou procurar aprender sem fazer derma ! ;D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Montar HD
« Resposta #118 Online: 27 de Julho de 2007, 23:25 »

agora eu vou aproveitar nao fazer derma denovo! vou procurar aprender sem fazer derma ! ;D


grande zoroastro, vou te contar um segredo: o que todos nós sabemos aqui no forum foi fruto de muita "derma" que já fizemos  ;) os dinos então, nem se fale!  ;D

qquer coisa que precisar, meu amigo, estou à disposição

PS: li toda sua "biblia", e acho que vc aprendeu bastante com isso tudo... e isso é sem duvida é o mais importante

Por isso que todo Dino recomenda "exaustivamente" os backups  ;D

[ ]s zoroastro
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #119 Online: 28 de Julho de 2007, 00:07 »
Zoroastro,

faço minhas as palavras do Eunir: ninguém aprende sem errar. E sim, todos nós já erramos muito, em muitos sistemas e muitas ocasiões... e fomos aprendendo com isso. Acredite, a experiência é a melhor professora, mesmo que ela aplique a prova antes de ensinar a matéria...  ;)

Vá em frente, boa sorte, e lembre-se: qualquer coisa, estaremos aqui!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB