Autor Tópico: Montar HD  (Lida 75880 vezes)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #75 Online: 01 de Julho de 2007, 16:06 »
O -r é no fedora  ;D

Zoroastro, eu não acredito que apareceu na tela a mensagem "ferrou tudo". O parâmetro -v mostra como a sua partição é reconhecida, o parâmetro -w serve para escrever no disco as modificações que você está fazendo. Modificações do tipo:
- "existem duas cópias de FAT no seu disco qual delas você quer usar a primária ou o backup?";
- "o inode XXXX tem um arquivo não vazio, quer baixá-lo?";
- "o arquivo YYYY não pode ser recuperado, deseja deletá-lo?";
- "o espaço no disco está em NNNN bytes, mas o correto seria MMMM bytes, deseja corrigir?".

Inclusive você pode até colocar o fsck para sempre responder sim (-y), ou tentar resolver automaticamente (-a). E pra sacanear com a gente, se você não colocar o -w no final, depois de todo trabalho, ele não vai fazer nenhuma correção.

Se quiser dar uma lidinha no man fsck é bem explicativo.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #76 Online: 01 de Julho de 2007, 17:27 »
pois eh Mythus, eu pesquisei e achei bastante coisa, inclusive passei boa parte do texto do man fsck pro tradutor do google.

eu coloquei o fsck -y /dev/hda2 no terminal do live-cd do Ubuntu 6.10, porque o 7.04 estava dando muito barulho no drive. mas como passou mais de uma hora repetindo as operações por mais de 1 hora e meia, e resolvi formatar de vez. estou me preparando para re-instalar o sistema. pesquisei na internet e achei um testdisk pra recuperar os arquivos. http://superdownloads.uol.com.br/download/75/testdisk-linux/

se eu nao conseguir recuperar os arquivos, irei deletar a partição do Linux e usar um dos milhares de programas de Rwindows para recuperar arquivos perdidos em ex-partições de Linux.

eu acho melhor fazer isto mesmo, é melhor do que perder parte do HD por bad block. :-\ . e como ja estou azarado demais para mexer com hard disk, entao achei melhor formatar pra nao correr este risco.

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #77 Online: 01 de Julho de 2007, 23:36 »
Esse tipo de operação não causa bad block  ::)

Se você fizer fsck -y /dev/hda2 ele só vai mostrar os erros e "corrigir", mas não vai gravar na partição pra gravar tem que colocar -w. Daí tem que ser assim: fsck -y -w /dev/hda2 (eu gosto de colocar o modo interativo e o verbose, assim eu ainda acrescento -p -v).

Lembre-se de, na próxima vez, deixar o /home numa partição isolada.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #78 Online: 02 de Julho de 2007, 12:00 »
desculpe minha ignorancia.  :-[

vou ver se consigo aprender mais daqui pra frente.

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #79 Online: 02 de Julho de 2007, 18:07 »
Você está indo muito bem!  :D

E o HD de 80? A BIOS ainda o enxerga?

Tem uma palestra muito interessante: "Hard Drive Recovery" por Scott Moultom
http://www.youtube.com/watch?v=Kx-D1nJcv0k
http://www.youtube.com/watch?v=Tg0Uli2_rwI
http://www.youtube.com/watch?v=Cayzw1iThjM
http://www.youtube.com/watch?v=1_sNdPoQdcM
http://www.youtube.com/watch?v=eOvZZakhihM
http://www.youtube.com/watch?v=CH6pKDsggZc
http://www.youtube.com/watch?v=TNhajraPuWY
http://myharddrivedied.com/presentations.html

Eu não sei se é a melhor solução, mas a que eu uso é a seguinte para partições (digamos que eu tenha apenas um disco):
Primária - para windows
Primária - estendida
Lógica - para meus documentos
Logica - para swap do linux
Primária - para o /
Primária - para o /home

Primeiro eu instalo o windows, crio as duas partilções primárias dele e apenas uma lógica para meus documentos com espaço de sobra para colocar a swap lá mais tarde.

Depois instalo o linux, crio as duas outras partições primárias para o / e o /home e no espaço que sobrou na instalação do windows eu coloco a swap.

Fica assim:<hda1> <hda2> [<hda5> <hda6>] <hda3> <hda4>

Como meu uso do windows é muito restrito, <hda1> e <hda5> tendem a ser bastante diminutas. Não ocupam 10Gb.

Sucesso aí!
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #80 Online: 06 de Julho de 2007, 21:56 »
eu ainda dou uma olhada Mythus... só tenho que ter tempo....

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #81 Online: 15 de Julho de 2007, 12:19 »
Continua a Epopéia
pronto...... fiz os seguintes procedimentos:

Recuperei grande parte dos meus arquivos. apenas a minoria das fotos que queria. percebi que as fotos em PNG recuperaram QUASE todas, inclusive fotos bobas de icones do sistema e tal... mas JPG nao recupera facil.

ja usei o testdisk no windows e recuperei 900 pastas de arquivos. mas quando vou nestas pastas, o windows trava.

voltando no tempo, naquela época, fiz as besteiras seguintes:
após achar que o fsck que ficava fazendo pelo live-cd do ubuntu podia dar bad blocks(eita ignorancia ::) ), formatei a partição de 16 gb instalando ubuntu 7.04. queria era usar o testdisk no Ubuntu, mas ele NAO ACHOU a partição ext2 que estava no msm local do disco antes de formatar.  :P entao fui no windows e usei o R-Linux que reconheceu os 6,5 gb de arquivos e eu tive a chance de recuperar, mas a partição do windows só tinha 1,5 gb de espaço. tentei tirar alguns gigas da partição do Linux Ubuntu pro windows pelo Paragon Partition, mas a partição do Ubuntu, demontada, nao podia perder espaço. eu havia colocado o Ubuntu em ReiserFS. entao, achando que nem gparted iria funcionar, porque pelo Paragon nao podia, deletei pelo paragon a partição do Ubuntu novamente, colocando-a com FAT32(sabe-se lá porque :-\ ) e fiquei um tempão tentando arranjar como gravar o CD do kurumin-light

Ontem eu cosnegui gravar, dei boot, e instalçei os 650 mb do kurumin-light na partição de 742 mb.

Reiniciei pelo windows e usei o R-Linux que nao resolveu. o Phoenix também nao. usei o Easy Recovery e recuperou grande parte dos arquivos. usei o testdisk mas as pastas, depois de um tempo frequentando-as, a pasta 'não responde' um tempo de 2 a 3 minutos. usei o R-studio mas ele da pau na hora de recuperar. e agora, neste momento, continuo com a partição de FAT32, de 10.9 gb, Inutilizavel, nem sendo lida nem escrita pela partição NTFS do windows.

penso em reinstalar o Sistema Ubuntu de uma vez, mas eu ainda quero recuperar algumas fotos jpg.

só que ontem, à noite, o meu firefox do windows 'nao respondia' SEMPRE que ele ficava aberto durante uns 3 a 4 minutos. então eu desliguei, e liguei hoje.

o Firefox nao trava mais. Tentei o Scan disk no windows, (por falar nisso, ainda nao RE-tentei concertar o HD de 80, intacto até hoje) em meu Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema, nao tem o scan disk, e nunca teve, em quase um ano que tenho o w$, quando comprei este Micro. entao fui executar o Scan Disk pelo prompt, com o CHKDSK, mas ele SEMPRE, dá os erros:
Código: [Selecionar]
Erro em índice $0 para arquivo 25
Código: [Selecionar]
Excluindo uma entrada do índice $0 do arquivo 25e nunca termina.

então abro o Desframentador pelo Ferramentas de Sistema, e seleciono o C: e ele aparece o seguinte:
Código: [Selecionar]
O Desfragmentador de disco detectou que o Chkdsk está agendado para ser executado no volume: (C:).

Execute o Cchkdsk /f.

lembrando que desde àquela época, quando inicio o windows, ele quer fazer o CHKDSK, mas ele fica aparecendo, na Segunda verificação das Três, INFINITAMENTE:
Código: [Selecionar]
Excluindo uma entrada do índice $0 do arquivo 25
então aparece por duas vezes, uma vez que mando fazer o que o desfragmentador manda pelo prompt de comando.

é claro, isso daqui é um Fórum de Linux, mas a pergunta que gostaria de fazer, e foi o motivo de eu falar todos os bugs de windows que vem ocorrendo aqui, é:
Posso fazer um fsck no hda1, que é o que ta instalado o windows?

se sim, o comando seria
Código: [Selecionar]
fsck -y /dev/hda1 ?


ah, e eu ja pesquisei.... pelo google e pelo forum, mas nao achei nada que me ajuda, porque todas é a msm coisa. agendar um scan disk logo que reiniciar o widnows, como o prompt pede quando coloco o que o desfragmentador pede. Mas nao achei nada do que eu quero: executar o fsck no windows.
« Última modificação: 15 de Julho de 2007, 13:33 por zoroastro »

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #82 Online: 15 de Julho de 2007, 13:57 »
procurando novamente achei o
Código: [Selecionar]
ntfsfix /dev/hda1
executei e
Citar
Mounting volume... OK
Processing of $MFT and $MFTMirr completed successfully.
NTFS volume version is 3.1.
Setting required flags on partition... OK
Going to empty the journal ($LogFile)... OK
NTFS partition /dev/hda1 was processed successfully.

vou reiniciar!


EDIT: nao funcionou!!


que sistema ruim este! putz mierda! :D
« Última modificação: 15 de Julho de 2007, 14:02 por zoroastro »

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #83 Online: 17 de Julho de 2007, 01:48 »
Você pode sim usa o fsck, mas, se estiver com ntfs, é bom que você esteja com o fuse funcionando corretamente (ntfs-3g). Para recuperar um HD a regra nº 0 é ter espaço suficiente disponível.

Se o HD é de 40Gb tenha 40Gb livres, principalmente porque esses programas de recuperação acabam recuperando muito lixo junto. Se eu fosse você, colocava esse HD como Slave em alguma máquina com bastante espaço livre e tentava recuperar a partir dela. Lembre-se que quanto mais vezes você escrever, mas difícil vai ser para recuperar todos arquivos.

Abraços
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #84 Online: 17 de Julho de 2007, 01:58 »
a recuperação dos arquivos perdidos na partição do linux, eu ja deixei de lado. recuperei algumas fotos. nao precisou de colocar o HD como slave, porque eu tinha que recuperar 8 gb de arquivos, e eu ajuntei o espaço da própria ex-partição do Ubuntu(sacrificando possiveis arquivos meus) e fiz a recuperação. recuperei muita porcaria, mas recuperei fotos minhas que nao podia perder, a minoria, mas estou satisfeito, aprendi muito com tudo isto.

o que está me encomodando agora é que quando eu for iniciar no windows, ele sempre pede o scan disk. quando deixo faze, ele fica aparecendo a frase "Excluindo uma entrada do índice $0 do arquivo 25" Infinitamente.

eu ja pesquisei no google, mas nao achei nada que resolveu, a nao ser uma coisa que ainda nao fiz: pegar um Cd do window$, dar boot, mandar reparar partição, e apertar CHKDSK /r /f, pra ver se concerta aquele sistema de mierda.

pra piorar, por algum motivo, nao consegui tirar espaço da partição windows pra passar pro Debian Etch que instalei pra experimentar e curtir. então bola pra frente, e ja esboçei algum comando no live-cd do Ubuntu pra ver se faz algo, eu fiz o
Código: [Selecionar]
ntfsfix /dev/hda1ACHO que foi isto, nao tenho certeza. mas de nada adiantou. fiz no live-cd porque no Debian eu ainda nao consegui ajeitar a montagem do Volume 1 porque eu to atolado de coisas mais importantes a se fazer nele.

e o barco vai navegando...... e vou levando.
« Última modificação: 17 de Julho de 2007, 02:03 por zoroastro »

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #85 Online: 17 de Julho de 2007, 02:11 »
Cara, você já mexeu tanto nesse HD...  :-\

Não tem como você fazer um backup geral de tudo em hd ou dvd ou cd e reparticionar esse disco todo de novo e reinstalar os dois sistemas?

Assim você limpa tudo, limpa o MBR e instala de forma organizada.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #86 Online: 17 de Julho de 2007, 02:14 »
agora que ja fiz tanta coisa no Debian,´seria um crime reinstalá-lo  >:(
 ;D mas eu to ja a quase um ano usando este micro usando o window$ sem formatar, tá na hora mesmo. um Sistema operacional tao Ruim nao aguenta tanto tempo.... estou ultrapassando limites, está na hora de convencer meu irmao de formatar o windows.

e que venha o backup.........

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #87 Online: 17 de Julho de 2007, 02:19 »
ah, e Mythus, andei dando uma olhada no 'histórico' deste tópico, e me esqueci de te responder sobre o porque da partição de 8 mb de swap. ;D

quando eu fui instalar o ubuntu pela primeira vez, eu fiz uma partição extendida, e nesse meio termo, instalei o Ubuntu, com 509 de Swap lá no final. queria de 512, mas os numeros nao me permitiram............. entao, resolvi colocar os 8 mb direto na swap, e foi isso que se sucedeu :D

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Montar HD
« Resposta #88 Online: 17 de Julho de 2007, 08:23 »
É disso que estou falando, esse teu HD precisa de uma faxina e de uma reorganização, faça backup do /etc também para poupar todas as mudanças que você já fez.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Montar HD
« Resposta #89 Online: 17 de Julho de 2007, 14:55 »
pois é.... eu ja havia lido sobre eu poder fazer um backup do sistema e todas as configurações, e a possibilidade disso nao entra na minha cabeça  :o . uma pasta de 2,9 mb contém todas as configurações do que ja fiz?