Autor Tópico: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?  (Lida 133515 vezes)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #30 Online: 13 de Junho de 2007, 09:32 »
Perto de vcs sou um homo erectus. Meu primeiro pc comprei em 2000, e estou com ele até hoje. Lógico que já é praticamente outro, pois já fiz vários upgrades, mas a placa-mãe e o gabinete são os mesmos....rsrs
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #31 Online: 13 de Junho de 2007, 09:46 »

Caras, este tópico está ficando ótimo!...  :D :D :D  Vamos fundar a "Liga dos Dinos" , ou algo assim?...  :D


ok, VB5, já me filiei à Liga (sugestao de perfil  ;)), a proposito, como fundador, vc pode ficar com essa imagem aqui: http://www.giffs.hpg.ig.com.br/gifs27/dinossauro1.gif

hahhahahahah

abraços a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #32 Online: 13 de Junho de 2007, 13:13 »
Será que eu sou o único que usa anti-virus aqui? Tenho instalado por 3 motivos:
1) Se eu recebo um arquivo doc/xls/pps leio e repasso, quero me certificar que não estou ajudando a disseminar virus.
2) Wine pode ser infectado (apesar de usá-lo apenas para o Aurélio)
3) Já fui infectado por um vírus em java.

Apesar de já fazer uns 6 anos desde a última infecção, tenho AV até hoje, principalmente por causa dos outros usuários de computador. Seja avisando que eles estão infectados, seja impedindo novas infecções de outros.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #33 Online: 13 de Junho de 2007, 13:23 »

3) Já fui infectado por um vírus em java.


??? tem certeza??? qual dos virus da lista de meia duzia que existem para linux te infectou?


2) Wine pode ser infectado (apesar de usá-lo apenas para o Aurélio)


mas não atinge o kernel, o coração do sistema. além disso, não é possível que alguma benção vai querer acessar o banco pelo IE emulado no Wine, concorda?  ;)


quero me certificar que não estou ajudando a disseminar virus.


isso sim é uma atitude louvável. parabens pela mentalidade madura que vc tem.
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #34 Online: 13 de Junho de 2007, 14:00 »
Mesmo assim, concordo, uso Antivírus no Ubuntu, o avast...
Mas no FluxBox de um HD antigo também tenho usado...

Uma coisinha pergunto aos dinossauros, já que sou um mero Homo Sapiens, tenho uma máquina aqui ao lado, Pentium II com 100 MB de RAM, o Xubuntu roda bem nele?


Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #35 Online: 13 de Junho de 2007, 14:13 »
Não há mais nada melhor do que o linux pois ele pode-se ir para a net sem antivirus... se fosse o windows xp já tinha apanhado uns tantos...

Mas eu precisso do windows xp que eu uso para fazer trabalhos em autocad...

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #36 Online: 13 de Junho de 2007, 14:22 »
E eu por causa do Fireworks e Dreamwaver.

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #37 Online: 13 de Junho de 2007, 16:35 »
3) Já fui infectado por um vírus em java.
??? tem certeza??? qual dos virus da lista de meia duzia que existem para linux te infectou?

Cara, faz mais de 6 anos, não tenho mais o log da relíquia. Lembro que tinha infectado minha JVM era um trojan desses de captura de keystrokes.

Encontrei uma resposta interessante aqui sobre vírus: http://www.guiadohardware.net/comunidade/showpost/1701978.html

2) Wine pode ser infectado (apesar de usá-lo apenas para o Aurélio)
mas não atinge o kernel, o coração do sistema. além disso, não é possível que alguma benção vai querer acessar o banco pelo IE emulado no Wine, concorda?  ;)

Quase concordaria se não tivesse visto exatamente agora minha irmã usando o IE no linux porque um site não funcionou no Firefox! Nunca se sabe, meu amigo.

Além do mais, macros de Word não atingem o Kernel do Windows, nem por isso deixam de ser vírus. Na verdade a grande maioria dos virus existentes atingem apenas alguns programas.

Vírus que são feitos em java, infectam máquinas java, independente da plataforma e obviamente com as restrições do java, mas há também os que são para a plataforma linux: http://www.google.com.br/search?q=+linux+site:vil.nai.com

Longe de mim pregar o terror, mas não podemos ser inocentes. Se existe um sistema operacional (mesmo que seja um celular) podem fazer vírus para ele.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #38 Online: 13 de Junho de 2007, 17:23 »

Cara, faz mais de 6 anos, não tenho mais o log da relíquia.
(...)
Longe de mim pregar o terror, mas não podemos ser inocentes. Se existe um sistema operacional (mesmo que seja um celular) podem fazer vírus para ele.


Mythus, em muitos pontos concordo contigo. Mas faça uma relação entre virus Tux/Win e vc chegará a uma razao 0,0000001 de malwares para qquer distro Linux. Fora o tanto de usuarios aqui do forum que clicam em tudo que existe pela frente nos orkuts da vida e ainda acessam o banco, com o java web blackdown 1.4, ou o 1.6 atualizado da Sun batidissimos, e nunca tiveram problemas.

Existe possibilidade: Sim, logico que existe.

Alguns precavidos (como nosso querido Brontossauro) se resguardam, outros não estão nem aí, concorda? Mas pare para observar o seguinte: vc nao pode clicar em nada no seu Janelas, e pode clicar a vontade no Ubuntu, por exemplo. Vc já ouviu alguém dizer que o pc com Linux travou pq estava fragmentado, pelo menos, o hd? Nem fragmentado fica, o danado  ;D

Eu seria imprudente dizer que vc está errado, muito pelo contrário. Mas a culpa disso tudo é da sua irmã, que insiste em usar IE e msn (rsrsrsrsrsrs brincadeira  ;))

Mas me diz uma coisa: o kernel do win, se é que pode-se chamar de kernel, fica no Win\System ou System32, ou por ali?  :-\ Qualquer lugar que ficarem as macros do Word podem chegar até ele. A falha está no sistema de particionamento. Em quesito segurança, a MS tinha Fat para hds até 2 Gb, Depois aumentou para a Fat32 que nem sei até qdo vai. Dai perceberam que a segurança das Fats eram lamentáveis, e incorporaram a NTFS do Win NT, mas msmo assim não é tao segura (a não ser nas propagandas do Janelas, onde ele é um sistema mais seguro que cinto de castidade  ;D) Perceberam que tbm nao estava seguro, e lançaram no Vista uma NTFS 2, que ainda não li nada a respeito. Sei te afirmar que a falha principal está ai, Mythus.

No Linux, além da partição Swap, para memoria variavel, vc escolhe entre Ext, Ext2, muitos de nós por padrao usamos Ext3, por ser melhor testada, e alguns inovadores do Kubuntu gostam de testar a Reisers. Todas esqueleto do Unix.

Além do mais, você pode ir pelo Explorer e "estragar seu pc", no Janelas. É crítica a situação, mas é fato. Para concluir meu ponto de vista, deixo aqui um link interessante, do blog de um amigo meu, dêem uma olhadinha http://ubuntudicas.blogspot.com/2007/05/o-feisty-chato-pra-cacete.html

No mais, boa sorte ai com sua irmã, Mythus.  ;) Pelo visto vc vai precisar

Desculpe as brincadeiras. Espero ter esclarecido as ambiguidades da resposta anterior
[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #39 Online: 13 de Junho de 2007, 17:35 »

Uma coisinha pergunto aos dinossauros, já que sou um mero Homo Sapiens, tenho uma máquina aqui ao lado, Pentium II com 100 MB de RAM, o Xubuntu roda bem nele?


por padrao, o Xubuntu executa o X como Xfce, que é mais leve que o Gnome e o Kde, mas ainda sim será mais pesado que o Fluxbox, que por padrão (não configurado) parece que pegou fogo e apagaram com tijolo, de tao feio. Mas vou colocar uns screenshots aqui do meu Flux, que tá quase igual ao XubunMac que outro colega aqui do forum disponibilizou no www.xfce-look.org.

Mas vamos ao ponto: te aconselho a instalar, nesse pc, o Fluxbuntu, amigo. O link é http://www.fluxbuntu.com/

Vc pode instalar o fluxbox em qquer Ubuntu (U/Xu/Edu) e desinstalar o outro ambiente grafico padrao (o kde do Kubuntu ou o Gnome do Ubuntu ou o Xfce do Xubuntu) e utilizar apenas o Fluxbox. Vc vai ver o tanto que ele é rápido

No mais, boa sorte, garoto [ ]s Espero ter ajudado em alguma coisa
« Última modificação: 13 de Junho de 2007, 17:37 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #40 Online: 13 de Junho de 2007, 17:58 »
Além do mais, você pode ir pelo Explorer e "estragar seu pc", no Janelas. É crítica a situação, mas é fato. Para concluir meu ponto de vista, deixo aqui um link interessante, do blog de um amigo meu, dêem uma olhadinha http://ubuntudicas.blogspot.com/2007/05/o-feisty-chato-pra-cacete.html

   Ah... mas o Ubuntu não é tão chato assim, acho que é só uma questão de redirecionar as energias... por exemplo, o tempo e a energia que se gasta no Windows escaneando e removendo vírus, spys e coisas do gênero, pode ser redirecionado no Ubuntu para, por exemplo, personalizar o sistema! Eu mesmo, ainda agora dei uma fuçada no Firefox Add-ons e achei esse tema que simula o visual do Netscape 3.1. Acho que esse povo que tá num papo mais dinossáurico aí pode achar interessante! ;D

P.S.: Meu primeiro computador foi um Pentium 100 com 4MB de RAM e 0,97GB de HD, e aprendi a mexer em computadores num XT sem "winchester", carregava o DOS no disquetão mesmo... Acho que isso não me coloca no Jurassic Park onde habitam alguns dinos aí hehe, mas me deixa lá pela Idade da Pedra Lascada... Wiiiiiiiiiiilma!!!! :D

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #41 Online: 13 de Junho de 2007, 18:58 »
Olá Dino (Eunir Augusto, hehe), eu uso o Fluxbox em outra máquina aqui, ele é até bonzinho.
Vou tentar instala-lo na máquina que lhe falei...

Obrigado.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #42 Online: 13 de Junho de 2007, 20:57 »
Mesmo assim, concordo, uso Antivírus no Ubuntu, o avast...
Mas no FluxBox de um HD antigo também tenho usado...

Uma coisinha pergunto aos dinossauros, já que sou um mero Homo Sapiens, tenho uma máquina aqui ao lado, Pentium II com 100 MB de RAM, o Xubuntu roda bem nele?
acho que ele requer 128
da uma rodadinha nele, F1 e procura por quanto que ele requer ;)

o resto o nosso tiranossauro Rex ja respondou, agora que vi!


EDITOU UM ENGANO MEU
galera, quanto pesa o FluxBox? posso rodar em live-cd? eu nao tenhoi um PC ruim, mas eu queria ver se ficava rápido num sempron 2600 1.8ghz de 512 de ram :P
« Última modificação: 14 de Junho de 2007, 16:05 por zoroastro »

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #43 Online: 13 de Junho de 2007, 22:55 »
galera, quanto pesa o FluxBox? posso rodar em live-cd? eu tenhoi um PC ruim, mas eu queria ver se ficava rápido num sempron 2600 1.8ghz de 512 de ram :P

   O Fluxbox é extremamente leve. Meu PC é o da assinatura aí abaixo, e aqui eu rodo o livecd do Fluxbuntu (que como o nome sugere usa o Fluxbox) mais-do-que-traqüilamente, é como se eu estivesse rodando do HD.

--Editado--

   zoroastro, acabei de ler tua assinatura, quanto a placa de som: esse dias comprei uma Trust SC-5100 com saída de som 5.1 (usa os drivers C-Media), é a que tá na assinatura. Custou R$ 70,00, bem mais em conta que uma Sound Blaster por exemplo. Tô gostando bastante dela, excelente qualidade de som, embora um pouco mais baixinha que a minha onboard! Pode dar uma conferida nela aqui e aqui.
« Última modificação: 13 de Junho de 2007, 23:08 por glaubergoncalves »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?
« Resposta #44 Online: 13 de Junho de 2007, 23:25 »
Olá Dino (Eunir Augusto, hehe), eu uso o Fluxbox em outra máquina aqui, ele é até bonzinho.
Vou tentar instala-lo na máquina que lhe falei...

Obrigado.

qquer duvida, se eu souber ajudar, tamos aeee  ;D

vc havia dito isso antes, eu que não li, desculpe

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)