Autor Tópico: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?  (Lida 10717 vezes)

Offline programad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Um geek à moda antiga.
    • Ver perfil
    • Mundo MAD
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #15 Online: 15 de Maio de 2007, 14:48 »
como assim "formatar"?
:-)
Nunca deixe de sorrir, pois você não sabe quando alguém vai se encantar com seu sorriso.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #16 Online: 15 de Maio de 2007, 15:15 »
Limpar sua partição do sistema operacional e reinstalar ele do zero, seja por problemas ou então devido a troca de versão.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline programad

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • Um geek à moda antiga.
    • Ver perfil
    • Mundo MAD
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #17 Online: 15 de Maio de 2007, 15:18 »
Limpar sua partição do sistema operacional e reinstalar ele do zero, seja por problemas ou então devido a troca de versão.

foi uma piada... acho que você não percebeu
Nunca deixe de sorrir, pois você não sabe quando alguém vai se encantar com seu sorriso.

Offline JR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
  • Sistemas de Informação
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #18 Online: 15 de Maio de 2007, 17:34 »
Só formato a cada nova versão do ubuntu, e mesmo assim só após testar a nova versão via live-cd pra ver se é compatível com meu hardware, exemplo que eu passei do Dapper direto para o Feisty Fawn.
« Última modificação: 15 de Maio de 2007, 17:36 por JR »
CPU P-4 3.0E 478 800MHZ 1MB/ASUS P4S800-MX SE/2HDs 80GB SAMSUNG IDE 7200RPM/MEM DDR PC-400 1024MB SAMSUNG
MONITOR PHILIPS 17" 107S6/DVD GRAV LG H10AB/VGA128MB GF FX5200 XFX AGP/UBUNTU 8.04

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #19 Online: 17 de Maio de 2007, 13:09 »
eu gostava era de saber como reinstalo o Ubuntu sem ter de reformatar o ext3 - o que é chato é eu ter tudo em particoes separadas, ou ter de fazer backups no que está em pastas como '/home/' (ou apenas '~/') - reformatar particoes é o que eu tenho feito sempre, mais de ano em ano do que de meio ano em meio ano...

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #20 Online: 04 de Junho de 2007, 07:30 »
Acho que vou ser o "do contra" aqui. Formato o meu sistema a cada nova versão do Ubuntu. Sempre preferi instalações limpas, ainda mais que meus dados ficam no HD maior e não me incomodo de reconfigurar todo o sistema a cada seis meses.

Sou da mesma opinião do Galactus.
Não gosto de atualizar de uma versão para outra.
O melhor é formatar e instalar tudo do zero!

Eu tbm prefiro fazer como o  Galactus e o Kwezer fazem, pelo que percebi o Ubuntu ñ fica lento com o tempo. Eu falo isso por que, com o SO da M$ depois de 2 meses de uso com net o PC vira um carroção. 

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #21 Online: 04 de Junho de 2007, 08:10 »
Fiquei mais de um ano sem mexer no sistema, e nunca formatei com a intenção de melhorar desempenho ou corrigir "bugs irremediáveis", o único motivo que me leva a formatar o computador é a simples atualização de versão, ainda não confio em fazer atualizações por cima da versão atual, prefiro uma instalação "limpa".  ;D
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #22 Online: 06 de Junho de 2007, 02:09 »
Só uma vez agora quando veio esse kernel 2.6.20-16 generic. Estava dando problema no beryl, embora tivesse desinstalado tudo referente ao nvidia e ao beryl, e tivesse reinstalado tudo pelo ctrl+alt+f1 inclusive NVIDIA-Linux-x86-1.0-9755-pkg1.run que tinha baixado do site, configurado novamente o xorg. O gostoso foi ficar digitando comandos no terminal bruto, he-he!! Mesmo assim não funfava o beryl. O xglinfo rendering:yes Nvidia ok e beryl nada.
Daí eu formatei e reinstalei o sistema e diria que levou umas três horas para deixar novamente como ele
estava originalmente, mais leve porque agora desinstalei um monte de porcaria de aplicativos que não uso que vem padrão do Ubuntu. Instalei o nvidia dessa vez pelo synapitc seguindo o tuto:xgl+beryl+feisty. E funcionou que é uma beleza. Além disso acho que a cada 6 meses é bom formatar não por causa de problemas, mas porque cada vez que você é obrigado a reconfigurar tudo, sua velocidade de aprendizagem aumenta, seu conhecimento também. Não é difícil reinstalar porque configurações já esta salva no /home em partição separada. É só colar os arquivos ocultos no home que você acabou de instalar. Importante: não colei todos os arquivos ocultos tipo .beryl .nautilus .gnome deixei o padrão para a maioria  só colei os que tinha scripts que me interessava, também tipo .wine,.gdesklets,.winetools,.xmms,. vlc ....tbém arquivos salvos em partição separada zipados como limeware, cursor craft, papéis de parede, tema gdm, skidomes ....  Daí é só pegar o synaptic e o guia feisty e correr para o abraço, o tutorial do galactus do multimídia também ajudou.
Também não gosto de usar o aptconcd, a não ser que a pessoa esteja com muita pressa.



« Última modificação: 06 de Junho de 2007, 02:18 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #23 Online: 06 de Junho de 2007, 07:29 »
Existe algum tipo de incompatibilidade?
EX: Sai a nova versão do Ubuntu 7.10 e eu tenho a 7.04 no pc, eu uso home separada. A pergunta é?
É melhor linpar os arquivos de configuração do home a cada versão ou ñ precisa?

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #24 Online: 06 de Junho de 2007, 17:54 »
O ideal é deixar o home padrão do 7.10 . E acrescentar algumas pastas de aplicativos que você já usa e demora configurar. Visto que nessas pastas ocultas já está tudo a configuração. Exemplo:
A pasta .wine,.winetools já tenho configurado tudo tipo as fontes, já tenho programas instalado. Então é só colar a pasta .wine no novo home do 7.10 e baixar a última versão do wine pelo synaptic ou via apt-get  que rodará numa boa. Não precisarei instalar tudo de novo do zero e não preciso configurar tudo de novo.
A pasta .gdesklets outro exemplo  tem toda a configuração dos ícones que quero que apareça no Desktop.
É só colar a pasta .gdesklets no novo home do 7.10 e instalar novamente o gdsklets via synaptic ou apt-get e funcionará numa boa.
No home do 7.10 já vem várias pastas ocultas padrão tipo.gnome, .nautilus, essas você mantém a da versão 7.10.
Como eu disse você só cola no home do 7.10 as pastas ocultas de aplicativos que interessam e scripts próprios seus não do sistema.
Nem todas as pastas ocultas de aplicativos você deverá colar. Tipo .xmms ou .vlc esse tipo de aplicativo que eu uso no momento assim que eu baixar pelo 7.10 pelo synaptic ou via apt-get ele criará automaticamente uma pasta oculta no home, então não precisarei colar esse tipo de pasta oculta.
Pasta oculta tipo .beryl não vem padrão da versão da 7.10, e também não  é bom colar visto que pode dar conflito.
Melhor seguir um tutorial desde o início instalando nvdia, depois beryl, depois editando o xorg.conf, que não dá erro.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #25 Online: 07 de Junho de 2007, 12:40 »
Não muito tempo sem formatar. :-\
Enquanto as atualizações não forem mais robustas, prevendo as peculiaridades das configurações dos usuários, a maioria terá que formatar ao atualizar, pois tudo dará pau.

Offline POTIGUAR_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 66
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #26 Online: 07 de Junho de 2007, 12:50 »
Bem... é sobre linux mais vou falar 1º do ruindows.. =D
Passei 1 ano com ele sem formatar (xp-pr) mais ja notava uma lentidao...
formetei pq peguei um hd de 80gb 7200rpm (o outro era 40gb 5400rpm).. vi muita diferença! =D

o linux.. nao posso falar muito, instalei faz 1 mes e meio por ae... ta blzinha!

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #27 Online: 11 de Junho de 2007, 11:52 »
Meu recorde pessoal sem formatar foi 1 ano e meio, Viva o linux!!! com o windows (na epoca q usava foi 6 meses)
« Última modificação: 13 de Junho de 2007, 09:03 por Willdoidao »
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #28 Online: 12 de Junho de 2007, 13:20 »
a cada seis meses

Offline Expect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Quanto tempo sem formatar o Ubuntu?
« Resposta #29 Online: 13 de Junho de 2007, 11:39 »
Esta pergunta é interessante eu nunca formatei o meu pc desde que uso Ubuntu ou seja é desde que saio o Dapper ja deve ser a +/- a 1 ano e 2 ou 3 meses :D
GNU/Linux User #317824
Linux uma alternativa, não uma substituição.
http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/