Autor Tópico: Problemas para adicionar CD via Synaptic  (Lida 2627 vezes)

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Problemas para adicionar CD via Synaptic
« Online: 21 de Fevereiro de 2007, 16:37 »
 ???

Pessoal, estou com um problema estranho aqui!

Se eu colocar um CD na bandeja, logo em seguida aparece o ícone do CD montado na área de trabalho e abre uma janela indicando o dispositivo como cdrecorder.

Se abro o Synaptic e tento adicionar o CD como repositório uma caixa de diálogo se abre pedindo para eu colocar um CD no drive (que já está com o CD) e depois de eu clicar em OK retorna esta mensagem de erro: Error scanning the CD. E: Failed to mount the cdrom.

 :o

Alguém tem alguma idéia?

Offline daniel.netti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Problemas para adicionar CD via Synaptic
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2007, 11:49 »
estou com o mesmo problema.....
Be free.... 
...be Linux!!!

arlei

  • Visitante
Re: Problemas para adicionar CD via Synaptic
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2007, 13:55 »
Pois é,

parece estranho mesmo esta questão, mais de qualquer forma tentem adicionar o CD diretamente via terminal digitando o comando abaixo e vejam se funciona.

Código: [Selecionar]
sudo apt-cdrom add
T+
Arlei

Offline cesar.biasi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Problemas para adicionar CD via Synaptic
« Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2007, 14:13 »
Para resolver esse problema basta fazer o seguinte:
no terminal digite:
sudo gedit /etc/fstab

Na linha do cdrom mude ela para:

/dev/cdrom                                /media/cdrom0  udf,iso9660 rw,user,noauto                     0       0

depois digite:
sudo umount -a
sudo mount -a

Pronto!

Notem que antes ela estava como:
/dev/hdc                                    /media/cdrom0  udf,iso9660 rw,user,noauto                     0       0

Mas esse dispositivo não foi criado nesta versão do ubuntu, por isso o gnome gera uma pasta temporária dentro do "media" para colocar os dados do CD-ROM. Mas o synaptic procura CD-ROMs na pasta cdrom0 que não tem nada, pois nenhum dispositivo foi associado a ela pois o dispositivo hdc não existe.

Offline daniel.netti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: Problemas para adicionar CD via Synaptic
« Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2007, 09:13 »
Boa Cesar,
Vou testar assim que chegar em casa.
Be free.... 
...be Linux!!!

Offline yako71

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problemas para adicionar CD via Synaptic
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2007, 23:21 »
Pessoal, funcionou direitinho aqui depois da dica. Não estava conseguindo adicionar CD via Synaptic e também não estava conseguindo adicionar pacote via Synaptic. Fiz como descrito e funcionou direitinho. Muito obrigado pela dica. Valeu.

alarcon

  • Visitante
Re: Problemas para adicionar CD via Synaptic
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2007, 16:07 »
Para resolver esse problema basta fazer o seguinte:
no terminal digite:
sudo gedit /etc/fstab

Na linha do cdrom mude ela para:

/dev/cdrom                                /media/cdrom0  udf,iso9660 rw,user,noauto                     0       0

depois digite:
sudo umount -a
sudo mount -a

Pronto!

Notem que antes ela estava como:
/dev/hdc                                    /media/cdrom0  udf,iso9660 rw,user,noauto                     0       0

Mas esse dispositivo não foi criado nesta versão do ubuntu, por isso o gnome gera uma pasta temporária dentro do "media" para colocar os dados do CD-ROM. Mas o synaptic procura CD-ROMs na pasta cdrom0 que não tem nada, pois nenhum dispositivo foi associado a ela pois o dispositivo hdc não existe.

Na verdade o problema está na detecção do dispositivo e por consequência na elaboração do arquivo fstab. Vou explicar melhor os dispositivos cdrom, cdrw, dvd e dvdrw que se encontram na pasta /dev/ são apenas links que apontam para os verdadeiros dispositivos ( hdc ou hdd ou scd0 ou scd1 e etc.).

A solução do amigo (/dev/cdrom) resolve  por que o link vai apontar para a direção certa, mas eu fiz diferente, apenas verifiquei para onde estes links estavam apontando e mudei no meu fstab que antes estava assim:

/dev/hdc      /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0

e mudei para:

/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0


que era para onde os links cdrom, cdrw, dvd e dvdrw estavam apontando.

Geralmente se ocorreu este erro relatado pelo usifoto, se no seu fstab estiver o dispositivo hdc troque pelo scd0 e se for o hdd troque para o scd1, mas o melhor mesmo é verificar para onde os links já comentados apontam de fato.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2007, 16:18 por alarcon »