Problemas para adicionar CD via Synaptic

Iniciado por usifoto, 21 de Fevereiro de 2007, 16:37

tópico anterior - próximo tópico

usifoto

???

Pessoal, estou com um problema estranho aqui!

Se eu colocar um CD na bandeja, logo em seguida aparece o ícone do CD montado na área de trabalho e abre uma janela indicando o dispositivo como cdrecorder.

Se abro o Synaptic e tento adicionar o CD como repositório uma caixa de diálogo se abre pedindo para eu colocar um CD no drive (que já está com o CD) e depois de eu clicar em OK retorna esta mensagem de erro: Error scanning the CD. E: Failed to mount the cdrom.

:o

Alguém tem alguma idéia?

daniel.netti

Be free.... 
...be Linux!!!

arlei

Pois é,

parece estranho mesmo esta questão, mais de qualquer forma tentem adicionar o CD diretamente via terminal digitando o comando abaixo e vejam se funciona.

sudo apt-cdrom add

T+
Arlei

cesar.biasi

Para resolver esse problema basta fazer o seguinte:
no terminal digite:
sudo gedit /etc/fstab

Na linha do cdrom mude ela para:

/dev/cdrom                                /media/cdrom0  udf,iso9660 rw,user,noauto                     0       0

depois digite:
sudo umount -a
sudo mount -a

Pronto!

Notem que antes ela estava como:
/dev/hdc                                    /media/cdrom0  udf,iso9660 rw,user,noauto                     0       0

Mas esse dispositivo não foi criado nesta versão do ubuntu, por isso o gnome gera uma pasta temporária dentro do "media" para colocar os dados do CD-ROM. Mas o synaptic procura CD-ROMs na pasta cdrom0 que não tem nada, pois nenhum dispositivo foi associado a ela pois o dispositivo hdc não existe.

daniel.netti

Boa Cesar,
Vou testar assim que chegar em casa.
Be free.... 
...be Linux!!!

yako71

Pessoal, funcionou direitinho aqui depois da dica. Não estava conseguindo adicionar CD via Synaptic e também não estava conseguindo adicionar pacote via Synaptic. Fiz como descrito e funcionou direitinho. Muito obrigado pela dica. Valeu.

alarcon

Citação de: cesar.biasi online 18 de Maio de 2007, 14:13
Para resolver esse problema basta fazer o seguinte:
no terminal digite:
sudo gedit /etc/fstab

Na linha do cdrom mude ela para:

/dev/cdrom                                /media/cdrom0  udf,iso9660 rw,user,noauto                     0       0

depois digite:
sudo umount -a
sudo mount -a

Pronto!

Notem que antes ela estava como:
/dev/hdc                                    /media/cdrom0  udf,iso9660 rw,user,noauto                     0       0

Mas esse dispositivo não foi criado nesta versão do ubuntu, por isso o gnome gera uma pasta temporária dentro do "media" para colocar os dados do CD-ROM. Mas o synaptic procura CD-ROMs na pasta cdrom0 que não tem nada, pois nenhum dispositivo foi associado a ela pois o dispositivo hdc não existe.

Na verdade o problema está na detecção do dispositivo e por consequência na elaboração do arquivo fstab. Vou explicar melhor os dispositivos cdrom, cdrw, dvd e dvdrw que se encontram na pasta /dev/ são apenas links que apontam para os verdadeiros dispositivos ( hdc ou hdd ou scd0 ou scd1 e etc.).

A solução do amigo (/dev/cdrom) resolve  por que o link vai apontar para a direção certa, mas eu fiz diferente, apenas verifiquei para onde estes links estavam apontando e mudei no meu fstab que antes estava assim:

/dev/hdc      /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0

e mudei para:

/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0

que era para onde os links cdrom, cdrw, dvd e dvdrw estavam apontando.

Geralmente se ocorreu este erro relatado pelo usifoto, se no seu fstab estiver o dispositivo hdc troque pelo scd0 e se for o hdd troque para o scd1, mas o melhor mesmo é verificar para onde os links já comentados apontam de fato.