Autor Tópico: Como bloquear e desbloquear pastas no Linux  (Lida 12197 vezes)

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Como bloquear e desbloquear pastas no Linux
« Online: 03 de Abril de 2018, 21:07 »
Caríssimos amigos/colegas UserUbuntu, boa noite! Precisei dessa dica como pede o título do tópico e procurei bastante e até encontrei alguns, mas um me foi mais objetivo e rápido, além de muito fácil!
Descrevo abaixo:
Pelo Terminal, entre como Root e depois acessando o diretório que tem a  pasta que deseja bloquear, com os comandos:
Obs: Vou descrever como implementei nas máquinas, com algumas alterações em acréscimo, pois achei mais fácil aos mais iniciantes!
Dei os comandos:
Código: [Selecionar]
cd DownloadsDepois que acessei o diretório que no meu caso Downloads, prossegui com os comandos:
Para bloquear a pasta que criei, rotulada como B.Brasil, ficando assim:
Código: [Selecionar]
chmod 077 B.BrasilPara desbloquear a pasta, o seguinte comando:
Código: [Selecionar]
chmod 777 B.BrasilObs 2: Com esses comandos não é necessário criar uma senha, portanto mais fácil e não ter que lembrar de mais uma senha!
Espero que tenha sido objetivo e colaborado com alguma coisa, já que acrescentei o modo de acessar o diretório, não informado na dica que vi pela net!
Abraço em todos!
Marcopolo
« Última modificação: 03 de Abril de 2018, 21:15 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como bloquear e desbloquear pastas no Linux
« Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2018, 09:33 »
Sua dica não deveria funcionar. Quando você faz o "chmod 077" está tirando acesso do dono do arquivo, mas escancarando pro resto do mundo.

Quando faz o "chmod 777", até devolve o acesso do dono, mas continua escancarado pro mundo. Dependendo da pasta onde vc fizer isso, aplicativos podem parar de funcionar, ou até mesmo o sistema inteiro, só podendo ser resolvido com formatação.

Quer mexer nas permissões? Usa os códigos "r", "w" e "x", combinados com "+" pra conceder acesso e "-" pra retirar, indicando quem ganha/perde o acesso com "u" (user), "g" (group), "o" (others), ou "a" (all).

Seus comandos do jeito certo seriam:

chmod u-rwx pasta # bloqueia

chmod u+rwx pasta # libera




Enviado do meu smartphone
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:Como bloquear e desbloquear pastas no Linux
« Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2018, 11:34 »
Sua dica não deveria funcionar. Quando você faz o "chmod 077" está tirando acesso do dono do arquivo, mas escancarando pro resto do mundo.

Quando faz o "chmod 777", até devolve o acesso do dono, mas continua escancarado pro mundo. Dependendo da pasta onde vc fizer isso, aplicativos podem parar de funcionar, ou até mesmo o sistema inteiro, só podendo ser resolvido com formatação.

Quer mexer nas permissões? Usa os códigos "r", "w" e "x", combinados com "+" pra conceder acesso e "-" pra retirar, indicando quem ganha/perde o acesso com "u" (user), "g" (group), "o" (others), ou "a" (all).

Seus comandos do jeito certo seriam:

chmod u-rwx pasta # bloqueia

chmod u+rwx pasta # libera




Enviado do meu smartphone
Bom dia, amigo Zekkar! Desculpe-me, somente agora lhe dar um feed! Gostei muito de sua dica, mais uma que aprendo pelo nosso maravilhoso Ubuntu/Linux! Tenho quase 75 anos e sempre aprendendo todos os dias! Lhe comunico, que o modo que passei ao nosso fórum, foi o modo mais fácil e simples que encontrei, até pq, somente eu que usa as três máquinas que tenho o Ubuntu instalado, por isso não vejo perigo em alguém descobrir minhas particularidades! Agora, quando comprei uma nova MOBO(Gigabyte GA-H97-Gaming 3) e um processador Intel core i7, o gabinete seguiu à empresa para a devida montagem e necessitando formatar alguma coisa e, sempre tudo fica à descoberta, mesmo pelos técnicos dessas empresas! Uso bloqueio apenas na pasta do banco que sou cliente desde 1993! Mesmo sem problema algum em bisbilhotarem meus extratos bancários, preferi ficar somente sob meu conhecimento! De qq forma, vou implementar sua dica, assim como todas que aprendi no fórum desde meu início com o Ubuntu em 2007, com a versão 07.04(Feisty)!  Muitíssimo obrigado e um fraternal abraço! Paz e bem! Evandro Mulatinho(Marcopolo)
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como bloquear e desbloquear pastas no Linux
« Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2018, 11:42 »
Pra esse problema de bisbilhotarem as pastas, o simples fato de usar Linux já vai torná-las opacas à grande maioria dos "técnicos". Mas pra uma pequena parcela deles, infelizmente, nossas dicas são insuficientes. Basta perceber que na nossa própria máquina, o super-usuário consegue passar por cima de qualquer permissão de acesso.

Se o objetivo é aumentar a privacidade, quando não se tem a máquina sob nossa guarda, só há uma solução: criptografia. Com todos os seus custos e riscos...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:Como bloquear e desbloquear pastas no Linux
« Resposta #4 Online: 12 de Abril de 2018, 11:53 »
Pra esse problema de bisbilhotarem as pastas, o simples fato de usar Linux já vai torná-las opacas à grande maioria dos "técnicos". Mas pra uma pequena parcela deles, infelizmente, nossas dicas são insuficientes. Basta perceber que na nossa própria máquina, o super-usuário consegue passar por cima de qualquer permissão de acesso.

Se o objetivo é aumentar a privacidade, quando não se tem a máquina sob nossa guarda, só há uma solução: criptografia. Com todos os seus custos e riscos...
Mandou bem, caro amigo! Tem toda razão, mas eu não tenho o seu grande nível de conhecomento em Linux, apenas quase onze anos, como reportei! Daí vem a "Velha Máxima": "Junta-te aos bons, que serás um deles"! Um fraternal abraço!
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1