Autor Tópico: Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304  (Lida 16362 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #15 Online: 22 de Novembro de 2016, 21:49 »
Tendo certeza que quaisquer vestígios de instalações anteriores tenham sido eliminados, então instale a ppa Graphics Drivers.

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
Código: [Selecionar]
sudo apt update
Código: [Selecionar]
sudo apt install nvidia-304 nvidia-settings
Mantenha a mesma sequência feita anteriormente: autologin ativado; driver nouveau no blacklist, primeiro sem o nomodeset, depois se der tela preta, com o nomodeset na cmdline do boot, porém ainda no caso de tela preta, além do nomodeset já explicado anteriormente, acrescente a resolução corrente conforme apurado antes pelo xrandr no arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub
Citar
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1280 x 800

Salvar e sair

Atualize o grub

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Então, veja, nesse caso (tela preta) são duas alterações nesse arquivo, incluindo o nomodeset e incluindo o gfxpayload

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Sapiranga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2016, 23:43 »
Tendo certeza que quaisquer vestígios de instalações anteriores tenham sido eliminados, então instale a ppa Graphics Drivers.

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
Código: [Selecionar]
sudo apt update
Código: [Selecionar]
sudo apt install nvidia-304 nvidia-settings
Mantenha a mesma sequência feita anteriormente: autologin ativado; driver nouveau no blacklist, primeiro sem o nomodeset, depois se der tela preta, com o nomodeset na cmdline do boot, porém ainda no caso de tela preta, além do nomodeset já explicado anteriormente, acrescente a resolução corrente conforme apurado antes pelo xrandr no arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub
Citar
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1280 x 800

Salvar e sair

Atualize o grub

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Então, veja, nesse caso (tela preta) são duas alterações nesse arquivo, incluindo o nomodeset e incluindo o gfxpayload

Realizei todos os processos que você solicitou, porém seguiu apresentando tela preta e retornando para a tela de login.
A dúvida foi onde colocar o comando
Citar
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1280 x 800
, coloquei abaixo de uns comando parecidos do GRUB.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Offline Sapiranga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #17 Online: 23 de Novembro de 2016, 23:24 »
Tendo certeza que quaisquer vestígios de instalações anteriores tenham sido eliminados, então instale a ppa Graphics Drivers.

Código: [Selecionar]
sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
Código: [Selecionar]
sudo apt update
Código: [Selecionar]
sudo apt install nvidia-304 nvidia-settings
Mantenha a mesma sequência feita anteriormente: autologin ativado; driver nouveau no blacklist, primeiro sem o nomodeset, depois se der tela preta, com o nomodeset na cmdline do boot, porém ainda no caso de tela preta, além do nomodeset já explicado anteriormente, acrescente a resolução corrente conforme apurado antes pelo xrandr no arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub
Citar
GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1280 x 800

Salvar e sair

Atualize o grub

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Então, veja, nesse caso (tela preta) são duas alterações nesse arquivo, incluindo o nomodeset e incluindo o gfxpayload

Consegui melhorar a performance do driver nouveau, pois antes o ambiente gráfico estava travando.
Fui mexer no boot e verifiquei que a memória de vídeo estava em 64mb, então subi para 128mb.
Após isso não teve travamento do ambiente gráfico.
Então por hora vou desistir dos driver Nvidia.
Obrigado pela atenção Druidaobelix.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #18 Online: 24 de Novembro de 2016, 12:08 »
Citar
Consegui melhorar a performance do driver nouveau, pois antes o ambiente gráfico estava travando.
Fui mexer no boot e verifiquei que a memória de vídeo estava em 64mb, então subi para 128mb.
Após isso não teve travamento do ambiente gráfico.

Não tinha entendido antes que o driver nouveau também estava ocasionalmente travando. É uma informação interessante saber que alterando a atribuição de memória de vídeo no setup (BIOS) de 64MB para 128MB tenha produzido efeito nos travamentos gráficos usando o nouveau.

Se e quando tiver disponibilidade, experimente ver se essa mudança também produz algum efeito sobre o driver proprietário nvidia, nos esquemas que retratamos e você já tem aí.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Sapiranga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #19 Online: 25 de Novembro de 2016, 11:33 »
Citar
Consegui melhorar a performance do driver nouveau, pois antes o ambiente gráfico estava travando.
Fui mexer no boot e verifiquei que a memória de vídeo estava em 64mb, então subi para 128mb.
Após isso não teve travamento do ambiente gráfico.

Não tinha entendido antes que o driver nouveau também estava ocasionalmente travando. É uma informação interessante saber que alterando a atribuição de memória de vídeo no setup (BIOS) de 64MB para 128MB tenha produzido efeito nos travamentos gráficos usando o nouveau.

Se e quando tiver disponibilidade, experimente ver se essa mudança também produz algum efeito sobre o driver proprietário nvidia, nos esquemas que retratamos e você já tem aí.

Utilizando o drive nouveau o Ubuntu travava o ficava com a imagem com Bug, quando eu clicava no ícone "Pesquisar no seu computador". Por isso eu achava que era o driver que tinha problema.
Mas com o drive Nvidia eu não consigo passar da tela de login, será que existe algum arquivo de log para tentar identificar o erro do drive Nvidia?
Antes de alterar a memória de vídeo na Bios, com o drive nouveau, não conseguia utilizar softwares como Draftsight, OpenShot e ver vídeos em HD.... mas agora está tudo funcionando.
Estou com bom desempenho nas 4 distros no meu note, Ubuntu 16.04 e 16.10, Elementary OS e Debian.
Só o Ubuntu 16.10 que não abrem com o Unity 8......

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #20 Online: 25 de Novembro de 2016, 16:01 »
Citar
Antes de alterar a memória de vídeo na Bios, com o drive nouveau, não conseguia utilizar softwares como Draftsight, OpenShot e ver vídeos em HD.... mas agora está tudo funcionando.
Estou com bom desempenho nas 4 distros no meu note, Ubuntu 16.04 e 16.10, Elementary OS e Debian.

Essa informação é muito interessante, não havia me ocorrido isso, esse chipset é integrado na motherboard e de fato a configuração da memória de vídeo está no setup.
Muito bom, aproveitaremos para futuros usuários com idêntico problema. :-)

Mas voltando à questão de também ativar a sua nvidia, como disse, inicialmente experimente o que já se fez, fazendo novamente, e veja se essa alteração impacta algo também no driver nvidia.

Se ainda assim não funcionar, antes de partir para experimentar o driver binário, aconselho tentar antes um outro caminho com algums manobras que eventualmente poderiam resolver o problema, que é basicamente verificar autorizações dos arquivos relacionados ao login e o próprio logon (detalho depois, se tiver interesse em fazer).

A instalação do driver binário baixado direto da nvidia é tranquilo, sem problemas, e muitas vezes por si só resolve a questão, porém tem um inconveniente que é o fato de ser compilado diretamente no kernel no momento existente.

Isso significa que a cada mudança de release de kernel precisa recompilar, nada difícil, é fácil fazer, mas com o tempo começa a ficar meio maçante ficar fazendo isso, ainda mais no Ubuntu, que é uma distribuição muito dinâmica e na qual os releases de kernel ocorrem com muita frequência.

De toda forma, isso é uma questão de escolha, tenho uma máquina aqui que lá pelas tantas também dava problemas com o driver nvidia semelhantes a esse que você relata. Consegui acertar um binário direto da nvidia, então travei o kernel (spin) para não atualizar mais e rodou assim por muito tempo sem mais nenhum problema.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Sapiranga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #21 Online: 27 de Novembro de 2016, 08:37 »
Citar
Antes de alterar a memória de vídeo na Bios, com o drive nouveau, não conseguia utilizar softwares como Draftsight, OpenShot e ver vídeos em HD.... mas agora está tudo funcionando.
Estou com bom desempenho nas 4 distros no meu note, Ubuntu 16.04 e 16.10, Elementary OS e Debian.

Essa informação é muito interessante, não havia me ocorrido isso, esse chipset é integrado na motherboard e de fato a configuração da memória de vídeo está no setup.
Muito bom, aproveitaremos para futuros usuários com idêntico problema. :-)

Mas voltando à questão de também ativar a sua nvidia, como disse, inicialmente experimente o que já se fez, fazendo novamente, e veja se essa alteração impacta algo também no driver nvidia.

Se ainda assim não funcionar, antes de partir para experimentar o driver binário, aconselho tentar antes um outro caminho com algums manobras que eventualmente poderiam resolver o problema, que é basicamente verificar autorizações dos arquivos relacionados ao login e o próprio logon (detalho depois, se tiver interesse em fazer).

A instalação do driver binário baixado direto da nvidia é tranquilo, sem problemas, e muitas vezes por si só resolve a questão, porém tem um inconveniente que é o fato de ser compilado diretamente no kernel no momento existente.

Isso significa que a cada mudança de release de kernel precisa recompilar, nada difícil, é fácil fazer, mas com o tempo começa a ficar meio maçante ficar fazendo isso, ainda mais no Ubuntu, que é uma distribuição muito dinâmica e na qual os releases de kernel ocorrem com muita frequência.

De toda forma, isso é uma questão de escolha, tenho uma máquina aqui que lá pelas tantas também dava problemas com o driver nvidia semelhantes a esse que você relata. Consegui acertar um binário direto da nvidia, então travei o kernel (spin) para não atualizar mais e rodou assim por muito tempo sem mais nenhum problema.

Nesta semana tento novamente os processos anteriores. E passo o resultado.
Se não der certo vamos para a instalação do binário.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Offline Sapiranga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #22 Online: 02 de Novembro de 2017, 23:05 »
Citar
Antes de alterar a memória de vídeo na Bios, com o drive nouveau, não conseguia utilizar softwares como Draftsight, OpenShot e ver vídeos em HD.... mas agora está tudo funcionando.
Estou com bom desempenho nas 4 distros no meu note, Ubuntu 16.04 e 16.10, Elementary OS e Debian.

Essa informação é muito interessante, não havia me ocorrido isso, esse chipset é integrado na motherboard e de fato a configuração da memória de vídeo está no setup.
Muito bom, aproveitaremos para futuros usuários com idêntico problema. :-)

Mas voltando à questão de também ativar a sua nvidia, como disse, inicialmente experimente o que já se fez, fazendo novamente, e veja se essa alteração impacta algo também no driver nvidia.

Se ainda assim não funcionar, antes de partir para experimentar o driver binário, aconselho tentar antes um outro caminho com algums manobras que eventualmente poderiam resolver o problema, que é basicamente verificar autorizações dos arquivos relacionados ao login e o próprio logon (detalho depois, se tiver interesse em fazer).

A instalação do driver binário baixado direto da nvidia é tranquilo, sem problemas, e muitas vezes por si só resolve a questão, porém tem um inconveniente que é o fato de ser compilado diretamente no kernel no momento existente.

Isso significa que a cada mudança de release de kernel precisa recompilar, nada difícil, é fácil fazer, mas com o tempo começa a ficar meio maçante ficar fazendo isso, ainda mais no Ubuntu, que é uma distribuição muito dinâmica e na qual os releases de kernel ocorrem com muita frequência.

De toda forma, isso é uma questão de escolha, tenho uma máquina aqui que lá pelas tantas também dava problemas com o driver nvidia semelhantes a esse que você relata. Consegui acertar um binário direto da nvidia, então travei o kernel (spin) para não atualizar mais e rodou assim por muito tempo sem mais nenhum problema.
Boa noite. Estou novamente tentando instalar os drivers NVIDIA. Já fiz de tudo e quando faço o login a tela fica preta e só aparece o ponteiro do mouse. Será que não consigo ver o problema em algum arquivo de log?


Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #23 Online: 12 de Novembro de 2017, 18:42 »
Estou novamente tentando instalar os drivers NVIDIA. Já fiz de tudo e quando faço o login a tela fica preta e só aparece o ponteiro do mouse. Será que não consigo ver o problema em algum arquivo de log?

Nesse meio tempo esteve usando o driver nouveau, é isso?

A memória de vídeo no setup (BIOS) continua em 128MB?

Passou bastante tempo, praticamente um ano, qual é o cenário atual?

Código: [Selecionar]
lsb_release -rd&&echo "${XDG_CURRENT_DESKTOP}"&&echo $XDG_SESSION_TYPE
Código: [Selecionar]
uname -ri
Código: [Selecionar]
ubuntu-drivers list
Código: [Selecionar]
apt-cache search "NVIDIA binary driver"
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Sapiranga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #24 Online: 13 de Novembro de 2017, 07:36 »
Estou novamente tentando instalar os drivers NVIDIA. Já fiz de tudo e quando faço o login a tela fica preta e só aparece o ponteiro do mouse. Será que não consigo ver o problema em algum arquivo de log?

Nesse meio tempo esteve usando o driver nouveau, é isso?

A memória de vídeo no setup (BIOS) continua em 128MB?

Passou bastante tempo, praticamente um ano, qual é o cenário atual?

Código: [Selecionar]
lsb_release -rd&&echo "${XDG_CURRENT_DESKTOP}"&&echo $XDG_SESSION_TYPE
Código: [Selecionar]
uname -ri
Código: [Selecionar]
ubuntu-drivers list
Código: [Selecionar]
apt-cache search "NVIDIA binary driver"
Faz tempo.
Sim, estava usando os drivers nouveau. A BIOS segue com 128mb.
Cenário atual.
Ubuntu 16.04 LTS - rodando bem (instalação de confiança) com driver nouveau.
Ubuntu 17.04 - tentando instalar driver NVidia. Fiz de tudo, blacklist, nomodeset, Bumblebee. E seguiu o mesmo problema. também instalei o driver baixado direto da NVIDIA. Mas também não deu. Depois não consegui voltar pro nouveau. Com o Bumblebee até carrega o ambiente gráfico, mas a resolução fica fora do padrão. E não tenho opções de configuração no setting-nvidia.
Debian 9 - Bumblebee rodando com resolução errada.
Ubuntu 17.10 - tenho que reinstalar.

Tirei o Ubuntu 17.04 e ontem fiz uma instalação limpa do Ubuntu 16.04 para tentar instalar os drivers.
Instalei os drivers disponíveis pelo Ubuntu, coloquei nomodeset no GRUB, e verifiquei que a própria instalação criou um blacklist para o nouveau. Mas segue com tela preta após o login.
Nas condições acima executei os comando que você solicitou e as saídas estão na imagem em anexo.

E obrigado por me ajudar novamente.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #25 Online: 13 de Novembro de 2017, 11:22 »
Pois bem, se tem aí um HP-Pavilion-dv6700

O Ubuntu 17.04 Zesty esquece, já era, é uma versão transitória cuja duração é de 9 meses e ja esgotou o ciclo de desenvolvimento. A transitória atual é o 17.10 Artful, cuja interface gráfica é feita com o protocolo Wayland, mas aí então vai esbarrar na questão ainda insolúvel que não há suporte para nvdia sob o Wayland, portanto, se o caso, terá que rodar sob o X11, escolhendo essa opção na tela de logon.

Agora, na versão 16.04.3, que é uma LTS, o driver 340.102 deveria estar funcionando, ainda que eventualmente num primeiro momento precisasse subir com o parâmetro nomodeset.

O setup dessa máquina ainda é o BIOS convencional ou já é do tipo UEFI?

« Última modificação: 13 de Novembro de 2017, 12:08 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #26 Online: 13 de Novembro de 2017, 12:35 »
Pode ser útil sair fora do Unity e ir para um ambiente mais limpo como o Lubuntu.

Como teste, experimente instalar o Lubuntu 16.04.3 e nele ativar o driver da nvidia.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Sapiranga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #27 Online: 13 de Novembro de 2017, 12:58 »
Pois bem, se tem aí um HP-Pavilion-dv6700

O Ubuntu 17.04 Zesty esquece, já era, é uma versão transitória cuja duração é de 9 meses e ja esgotou o ciclo de desenvolvimento. A transitória atual é o 17.10 Artful, cuja interface gráfica é feita com o protocolo Wayland, mas aí então vai esbarrar na questão ainda insolúvel que não há suporte para nvdia sob o Wayland, portanto, se o caso, terá que rodar sob o X11, escolhendo essa opção na tela de logon.

Agora, na versão 16.04.3, que é uma LTS, o driver 340.102 deveria estar funcionando, ainda que eventualmente num primeiro momento precisasse subir com o parâmetro nomodeset.

O setup dessa máquina ainda é o BIOS convencional ou já é do tipo UEFI?
É bios.

Enviado de meu SM-T825 usando Tapatalk


Offline Sapiranga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #28 Online: 13 de Novembro de 2017, 12:59 »
Pode ser útil sair fora do Unity e ir para um ambiente mais limpo como o Lubuntu.

Como teste, experimente instalar o Lubuntu 16.04.3 e nele ativar o driver da nvidia.
Vou instalar. E depois te retorno sobre o comportamento do driver.

Enviado de meu SM-T825 usando Tapatalk


Offline Sapiranga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Looping no Boot do Ubuntu ao Instalar driver Nvidia 304
« Resposta #29 Online: 13 de Novembro de 2017, 20:04 »
Instalei o Lubuntu 16.04 e rodou perfeitamente com os drivers NVIDIA. Agora estou instalando o Lubuntu 17.10.
No Debian instalei os driver Nvidia, mas depois não carregou nem a tela de login.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk