Autor Tópico: Problema com aúdio notebook Dell 3421 Ubuntu 16.04.1 LTS [Resolvido]  (Lida 5670 vezes)

Offline Hulfigan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Problema com aúdio notebook Dell 3421 Ubuntu 16.04.1 LTS [Resolvido]
« Online: 20 de Setembro de 2016, 08:55 »
Pessoal,
Bom dia

Meu notebook não está saindo aúdio pelos auto falantes, apenas por fone de ouvido. Em configurações de som a saída aparece apenas a opção de FONE DE OUVIDO. Pelo controle de volume do Pulse audio vejo que no dispositivo de mídia os alto falantes estão " UNAVAILABLE". O fone de ouvido fica " PLUGGED IN".
Sempre que eu inicio o Ubuntu a opção marcada é sempre do fone de ouvido.

Segue os dados do lspci

lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 3rd Gen Core processor DRAM Controller (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 3rd Gen Core processor Graphics Controller (rev 09)
00:14.0 USB controller: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family USB xHCI Host Controller (rev 04)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 04)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 04)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev c4)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family PCI Express Root Port 3 (rev c4)
00:1c.5 PCI bridge: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family PCI Express Root Port 6 (rev c4)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 04)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation HM76 Express Chipset LPC Controller (rev 04)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 7 Series Chipset Family 6-port SATA Controller [AHCI mode] (rev 04)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 04)
06:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros AR9485 Wireless Network Adapter (rev 01)
09:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101/2/6E PCI Express Fast/Gigabit Ethernet controller (rev 05)

Li vários tópicos com várias soluções diferentes tentei aplicar algumas,porém todas sem êxito, e como gosto muito do Ubuntu estou pedindo ajuda da comunidade para tentar resolver.

Agradeço a todos desde já e espero que alguém consiga me ajudar.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2016, 10:00 por Hulfigan »

Offline Hulfigan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problema com aúdio notebook Dell 3421 Ubuntu 16.04.1 LTS
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2016, 10:00 »
Pessoal,
Bom dia

Minha primeira impressão no Forum não foi lá a das melhores, tive 75 visualizações do meu post e nenhuma alma bondosa pra responder.

Enfim, Problema resolvido, só não sei se foi na maneira correta. Vou comentar para gerar a informação

Pesquisando pela internet consegui um repositório de audio pela cannonical, ao incluir na lista de repositório e fazer update via terminal, o sistema de aúdio voltou a funcionar depois de um reboot.
Porém a placa de aúdio ainda não aparece em " SOM". Enfim pelo menos voltou a funcionar

Espero que o relato ajude !

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com aúdio notebook Dell 3421 Ubuntu 16.04.1 LTS [Resolvido]
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2016, 12:04 »
Minha primeira impressão no Forum não foi lá a das melhores, tive 75 visualizações do meu post e nenhuma alma bondosa pra responder.
Pesquisando pela internet consegui um repositório de audio pela cannonical, ao incluir na lista de repositório e fazer update via terminal, o sistema de aúdio voltou a funcionar depois de um reboot.

Muito frequentemente o tempo de resposta em Fóruns não é esse, /Hulfigan/, embora deva concordar com você que muitos tópicos têm ficado sem nenhuma resposta, o que não é bom e revela falta de participação mais efetiva dos que por aqui transitam.

O seu computador é um Dell 3241 e sua placa de audio é uma Intel, teoricamente bastante padronizada, não deveria ocorrer a necessidade de um repositório específico para resolver o problema, o que aparentemente indica dificuldade com o hardware, entretanto, foi assim que você conseguiu resolver.

00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 04)

Os computadores com Ubuntu pré-montados pela Dell normalmente trazem na sources.list repositórios específicos deles.

http://dell.archive.canonical.com/updates/dists/xenial-dell/

Se pude indicar precisamente o link do referido repositório da Canonical que resolveu o problema, isso eventualmente poderá ser útil a outros usuários que venham a ter ocorrência semelhante.

« Última modificação: 23 de Setembro de 2016, 17:47 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Hulfigan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problema com aúdio notebook Dell 3421 Ubuntu 16.04.1 LTS [Resolvido]
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2016, 16:30 »
Minha primeira impressão no Forum não foi lá a das melhores, tive 75 visualizações do meu post e nenhuma alma bondosa pra responder.
Pesquisando pela internet consegui um repositório de audio pela cannonical, ao incluir na lista de repositório e fazer update via terminal, o sistema de aúdio voltou a funcionar depois de um reboot.

Muito frequentemente o tempo de resposta em Fóruns não é esse, /Hulfigan/, embora deva concordar com você que muitos tópicos têm ficado sem nenhuma resposta, o que não é bom e revela falta de participação mais efetiva dos que por aqui transitam.

O seu computador é um Dell 3241 e sua placa de audio é uma Intel, teoricamente bastante padronizada, não deveria ocorrer a necessidade de um repositório específico para resolver o problema, o que aparentemente indica dificuldade com o hardware, entretanto, foi assim que você conseguiu resolver.

00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 7 Series/C210 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 04)

Os computadores com Ubuntu pré-montados pela Dell normalmente trazem na sources.list repositórios específicos deles.

http://dell.archive.canonical.com/updates/dists/xenial-dell/

Se pude indicar precisamente o link do referido repositório da Canonical que resolveu o problema, isso eventualmente poderá ser útil a outros usuários que venham a ter ocorrência semelhante.

Entendo, mas eu não quis ser critico com relação a resposta, talvez seja a minha ansiedade em querer resolver o problema, rsrs ;D

Acredito que seja esse o repositório que eu utilizei para resolver, que é muito parecido com o padrão

http://ppa.launchpad.net/ubuntu-audio-dev/ppa/ubuntu

Obrigado desde já !


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com aúdio notebook Dell 3421 Ubuntu 16.04.1 LTS [Resolvido]
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2016, 18:52 »
Citar
Acredito que seja esse o repositório que eu utilizei para resolver, que é muito parecido com o padrão
http://ppa.launchpad.net/ubuntu-audio-dev/ppa/ubuntu


Pois então, /Hulfigan/,

Muito curioso isso, porque pelo título do seu tópico entendi que no seu sistema está instalado o Ubuntu 16.04.1, que é o Xenial, entretanto, nesse repositório que você indiciou **não** há entrada para o Xenial, o que faria com que não fosse possível utilizá-lo a partir dessa versão instalado do Ubuntu que tem aí na sua máquina.

Além disso, observe que aquele repositório é muito antigo, não há nem mesmo entrada para a versão 14.04, que é a "Trusty", ele parou na 13.04, que é o Raring, dando a impressão que não há nada atualizado nele.

Como é que você fez para ir nele buscar o que precisava e mais exatamente buscou o quê?
« Última modificação: 26 de Setembro de 2016, 18:54 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Hulfigan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problema com aúdio notebook Dell 3421 Ubuntu 16.04.1 LTS [Resolvido]
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2016, 09:41 »
Citar
Acredito que seja esse o repositório que eu utilizei para resolver, que é muito parecido com o padrão
http://ppa.launchpad.net/ubuntu-audio-dev/ppa/ubuntu


Pois então, /Hulfigan/,

Muito curioso isso, porque pelo título do seu tópico entendi que no seu sistema está instalado o Ubuntu 16.04.1, que é o Xenial, entretanto, nesse repositório que você indiciou **não** há entrada para o Xenial, o que faria com que não fosse possível utilizá-lo a partir dessa versão instalado do Ubuntu que tem aí na sua máquina.

Além disso, observe que aquele repositório é muito antigo, não há nem mesmo entrada para a versão 14.04, que é a "Trusty", ele parou na 13.04, que é o Raring, dando a impressão que não há nada atualizado nele.

Como é que você fez para ir nele buscar o que precisava e mais exatamente buscou o quê?

Druidaobelix,

Pois é ! e é !

dantas@wk-add:~$ cat /etc/*-release
DISTRIB_ID=Ubuntu
DISTRIB_RELEASE=16.04
DISTRIB_CODENAME=xenial
DISTRIB_DESCRIPTION="Ubuntu 16.04.1 LTS"
NAME="Ubuntu"
VERSION="16.04.1 LTS (Xenial Xerus)"
ID=ubuntu
ID_LIKE=debian
PRETTY_NAME="Ubuntu 16.04.1 LTS"
VERSION_ID="16.04"
HOME_URL="http://www.ubuntu.com/"
SUPPORT_URL="http://help.ubuntu.com/"
BUG_REPORT_URL="http://bugs.launchpad.net/ubuntu/"
UBUNTU_CODENAME=xenial


Eu busquei em vários fóruns e pesquisas aleatórias, por desinstalar áudio de drive e encontrei esse, infelizmente não achei o site que eu peguei o repositório.

O que eu estranho é que eu preciso ficar trocando a entrada de áudio toda vez que eu coloco o fone de ouvido ou tiro o fone de ouvido, para o áudio funcionar. Qual seria o repositório mais correto pra essa versão ?

Vlw

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com aúdio notebook Dell 3421 Ubuntu 16.04.1 LTS [Resolvido]
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2016, 12:21 »
[...]  Qual seria o repositório mais correto pra essa versão ?


Até onde sei o repositório da Dell para a versão 16.04 - Xenial,  é aquele que indiquei no post anterior.

http://dell.archive.canonical.com/updates/dists/xenial-dell/

Mas é ver o que há realmente de repositórios adicionais no seu sistema.

Código: [Selecionar]
ls  /etc/apt/sources.list.d
(letra ele mais letra esse no início do comando acima)

Caso tenha alterado e incluído diretamente na sua sources.list principal, então é bom ver também:

Código: [Selecionar]
cat /etc/apt/sources.list
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.