Autor Tópico: Problema entre windows 10 e o ubuntu  (Lida 3243 vezes)

Offline acbasilejr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Problema entre windows 10 e o ubuntu
« Online: 13 de Setembro de 2016, 12:29 »
Em minha CPU tinha o windows 7 e o ubuntu, cada um em um HD e tenho um terceiro HD onde salvo os arquivos. Até aqui sem problemas. Quando instalei o windows 10, o terceiro hd onde salvo meus arquivos não consigo mais acessá-lo pelo ubuntu, somente pelo windows, e, apresenta a seguinte mensagem:

Error mounting /dev/sdb1 at /media/americo/Basile02: Command-line `mount -t "ntfs" -o "uhelper=udisks2,nodev,nosuid,uid=1000,gid=1000" "/dev/sdb1" "/media/americo/Basile02"' exited with non-zero exit status 14: The disk contains an unclean file system (0, 0).
Metadata kept in Windows cache, refused to mount.
Failed to mount '/dev/sdb1': Operação não permitida
The NTFS partition is in an unsafe state. Please resume and shutdown Windows fully (no hibernation or fast restarting), or mount the volume read-only with the 'ro' mount option.

Não tenho a menor idéia do que fazer. Sei que isso foi causado pelo windows10.
SE eu voltar com o windows 7 resolve?  Preciso de ajuda.
Obrigado

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema entre windows 10 e o ubuntu
« Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2016, 12:47 »
Desabilite o recurso de hibernação no Windows 10.

Estou querendo lembrar aqui se precisa desabilitar também o Fast Startup, não tenho certeza.

Aqui tem um roteiro fácil e ilustrado de como fazer para desabilitar:

http://www.cnet.com/how-to/what-is-windows-10s-fast-startup/

============
editando para adicionar um pouco mais de informação:

Desabilitar a Inicialização Rápida (Fast Startup ou Fast Boot) no Windows é uma função que existe dentro dele, foge um pouco do escopo deste Fórum instruções quanto ao Windows propriamente dito, mas em linhas gerais é isso.

Painel de Controle / Power Options.
Escolher o que o botão de força faz (power buttons do).
Opção Alterar Configurações Correntemente Indisponível (Change settings that are currently unavaiable)
Shutdown settings
Desmarcar "Turn on fast startup"

Tudo isso tem nomes específicos em português, mas não os tenho imediatamente disponíveis.

Esse é o modo fácil, pelas telas gráfica, talvez também funcione pelo método mais direto, que é por linha de comando no Windows, não sei dizer ao certo para o W10, mas também deve ser isso:

desativar inicialização rápida

REG ADD "HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Power" /V HiberbootEnabled /T REG_dWORD /D 0 /F

desligar a hibernação

powercfg.exe /hibernate off

Considere as informações acima como mera indicação genérica do que procurar e do que deve ser feito, já que não sou um usuário muito frequente do Windows.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 12:51 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.