Autor Tópico: [RESOLVIDO]Como colocar UBUNTU em um note asus com win10?  (Lida 11913 vezes)

Offline vitorgfm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
[RESOLVIDO]Como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Online: 11 de Novembro de 2015, 17:53 »
Boa tarde,
Tenho um Notebook Modelo X552EA da ASUS Sistema Operacional : Windows 10 64bit e gostaria de formata-lo e colocar UBUNTU.
No entanto,estou receoso de formatar ,pois quando entro na BIOS do note e vou nas opções de boot no lugar do nome do HD tem "Windows boot manager" que entra no win10! Gostaria de saber se posso formatar o note normalmente e serei feliz ou se eu formatar esse windows boot manager poderar dar conflito e não encontrar o ubuntu.

grato!
« Última modificação: 18 de Novembro de 2015, 14:36 por vitorgfm »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2015, 18:08 »
Ola,

Antes de tudo, é interessante que:

a) Faça um back-up completo de seus arquivos em mídia externa.

b) Tenha certeza que possui o(s) disco(s) com a instalação do Windows e dos respectivos drivers originais da ASUS, caso seja necessária uma futura instalação do Windows na maquina.

c) tenha certeza de ter o numero serial de sua copia do Windows anotada e guardada para futura referencia.

Depois disto confirmado e arquivado, pegue um dvd do Ubuntu e instale sem preocupações.

(apesar de eu nunca sugerir instalar o Linux diretamente para iniciantes)

Utilize o Ubuntu no modo experimentar o Ubuntu por uns dois a três meses e só depois faça a instalação. Sem conhecer o sistema, no primeiro erro, você  vai achar tudo uma grande porcaria. Mas se você neste tempo conhecer o sistema, vai ter tempo de ver que ele é ótimo.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 18:10 por Tota »

Offline abuelito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2015, 18:39 »
Tenho um Notebook Modelo X552EA da ASUS Sistema Operacional : Windows 10 64bit e gostaria de formata-lo e colocar UBUNTU.
No entanto,estou receoso de formatar ,pois quando entro na BIOS do note e vou nas opções de boot no lugar do nome do HD tem "Windows boot manager" que entra no win10! Gostaria de saber se posso formatar o note normalmente e serei feliz ou se eu formatar esse windows boot manager poderar dar conflito e não encontrar o ubuntu.

Vitor, recomendo encarecidamente que vc leia antes de começar essa ação os riscos que vc poderá enfrentar nessa operação.
Foi minha experiencia, relatada no link citado na linha de cima.   :'(
Boa sorte.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 18:42 por abuelito »
Para servirle a Dios y a Usted.

Offline vitorgfm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2015, 19:07 »
Vitor, recomendo encarecidamente que vc leia antes de começar essa ação os riscos que vc poderá enfrentar nessa operação.
Foi minha experiencia, relatada no link citado na linha de cima.   :'(
Boa sorte.

Então se eu formatar meu hd do note(que esta com win10) e instalar o win7 depois instalar o UBUNTU ao lado do win7 eu perderei esse Recovery de todo jeito?você sabe como salvar essa partição RECOVERY ou guardá-la?outra coisas,se eu for formatar o HD todo tem como eu formatá-lo pelo ''teste o UBUNTU''?

Offline abuelito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2015, 19:37 »
Vitor, recomendo encarecidamente que vc leia antes de começar essa ação os riscos que vc poderá enfrentar nessa operação.
Foi minha experiencia, relatada no link citado na linha de cima.   :'(
Boa sorte.

Então se eu formatar meu hd do note(que esta com win10) e instalar o win7 depois instalar o UBUNTU ao lado do win7 eu perderei esse Recovery de todo jeito?você sabe como salvar essa partição RECOVERY ou guardá-la?outra coisas,se eu for formatar o HD todo tem como eu formatá-lo pelo ''teste o UBUNTU''?

Vc não precisa FORMATAR o hd, não é isso que a instalação de qualquer Linux exige, não é esse o problema, mas lembre > não formate o hd.
Qualquer versão de Linux, desde as mais remotas, permite que vc insira o CD com o ISO da versão Linux que vc quer instalar e ele inicia o processo de instalação com as opções EXPERIMENTE  e tambem INSTALE.
O altamente recomendado, como o amigo Tota escreveu acima, é vc primeiro experimentar. Depois de vc constatar que gostou e consegue "se virar e depois dominar" parta para uma instalação definitiva, em Dual Boot (com qualquer windows) ou o Linux sozinho. Eu decidi seguir a segunda opção e sou feliz.
 Pelo menos foi assim que "os crânio" do Linux volaram esse Sistema Operacional.

Então o que complica? Uma porção de coisas que vc não sabe se teu equipamento está livre disso e que vc poderá só saber quando... der pau na instalação.

Um exemplo bobo dos muitos que podem dar errado:
Você tem certeza que a placa de video de teu micro é compativel com o Ubuntu que vc tem para instalar?
Idem para o hardware de som, e por ai vai.
Teoricamente o Ubuntu deveria reconhecer qualquer coisa que ele ache na instalação. Teoricamente.
Por isso a recomendação de instalar não definitivo. Se não der certo alguma coisa, primeiro busque informação de como resolver essa(s) coisa(s).

Primeira dificuldade que vc deverá testar se funciona, e que é algo que tem causado grandes inconvenientes aos que querem seguir essa instalação.
Já verificou se teu micro dá boot pelo drive C: ?
Se isto funcionar, vá em frente com a instalação de experiencia que o Ubuntu oferece. Minha recomendação.

Já fez seu backup?



« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 19:47 por abuelito »
Para servirle a Dios y a Usted.

paulinho1971

  • Visitante
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #5 Online: 11 de Novembro de 2015, 20:12 »
o enxirido aqui também..., mídia de instalação do w10? Pouco provável que ainda venha essa opção, já que no 8 o sistema que vem embarcado nos equipamentos já não havia nem a opção de criar a tal mídia, mas não sei mesmo ainda não tive a oprtunidade de ao menos ver uma máquina com tal sistema.

Afinal, o cara "o do W" sabe que haverá as tais "formatações" e que... bem,  resto da história é antiga como as pedras hahah

Veja se há impedimentos de garantia quanto ao sistema, pouco provável também, tenho um Dell que ganhei de presente (mesmo) doado por uma amigo "virtual" dos fóruns e veio com o tal w8 que ainda permanece sei lá porque em uma partição de um HD externo e nele só linux desde o ínicio ;)

T+
« Última modificação: 11 de Novembro de 2015, 20:13 por paulinho1971 »

Offline vitorgfm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #6 Online: 11 de Novembro de 2015, 21:19 »
Amigos o buraco é mais em baixo! vou explicar detalhado!!!kkk
Eu já utilizo o UBUNTU a 6 meses e gosto muito dele!
O problema é que esse notebook veio com windows 8 dai eu atualizei ele para o win10 e funcionou beleza!
Dai fui instalar o UBUNTU ao lado do win10 e a instalaçao deu certo,no entanto quando eu ligo o note ele vai direto para o win10 como se nao tivesse instalado o UBUNTU ,ou seja,nao da a opção de entrar no ubuntu ou no win10.Ai, quando eu olho nas partições pelo win10 a partição q foi instalada o linux sumiu!
Dai pra eu entrar no ubuntu eu tenho um pendrive formatado com yumi q da a opçao de istalar o ubuntu novamente ou dar boot no HD e quando eu dou boot no HD pelo programa de instalaçao do ubuntu ele mostra a opçao de iniciar no win10 ou pelo ubuntu igual vcs falaram ai!No entanto se eu tiro o pendrive ele nao apresenta essas opçoes!Em outro forun um cara falou q o problema é o win10 q nao aceita o linux e nao deixa dar as opções de outros SO!
Por isso ,ja estou grilado com esses win10 e nao acharia ruim perder o original,mas nao formatei ainda pq quando entro na bios do meu notebook no lugar das opçoes de boot aparece "windows boot managen" q ta no lugar do nome do meu HD e é onde entra no win10 dai queria saber se eu formatar o HD essa opçao desaparecerá com esse nome e irá aparecer com o nome do hd sem esse tal de windows boot manage

OBS:Ja tentei restaurar a GRUB E NADA! :(

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil

Offline abuelito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2015, 23:32 »
Amigos o buraco é mais em baixo! vou explicar detalhado!!!kkk
Eu já utilizo o UBUNTU a 6 meses e gosto muito dele!

A malandrinho... então vc não tinha explicado tudo direitinho hein...?

Vitor, primeiro vc estuda a solução ou ideia apresentada acima pelo amigo Tota
Caso vc não obtenha o resultado esperado, estuda a ideia que coloco abaixo.

.......
Dai pra eu entrar no ubuntu eu tenho um pendrive formatado com yumi q da a opçao de istalar o ubuntu ......
.......

O Yumi permite vc adicionar no pendrive um formatador de qualquer coisa. Note bem. EU NÃO ESTOU DIZENDO PARA VC FORMATAR NADA.

Por isso ,ja estou grilado com esses win10 e nao acharia ruim perder o original,mas nao formatei ainda pq quando entro na bios do meu notebook no lugar das opçoes de boot aparece "windows boot managen" q ta no lugar do nome do meu HD e é onde entra no win10 dai queria saber se eu formatar o HD essa opçao desaparecerá........
.......

Vitor, SE VC DECIDIR formatar o HD, PERDENDO TUDO que está até o momento nele, após a formatação pelo formatador que vc colocará no pendrive com Yumi, ou com outra ferramenta qualquer, formatar sem sistema mesmo, na seguinte reinicialização do equipamento, ao não encontrar nenhum sistema no HD, a midia (CD, pendrive etc.) onde vc tem o ISO instalável do Ubuntu será aceita, dando inicio ao processo de instalação do Ubuntu.
Chau e benção. Sem mais delongas e "windows boot managen" para aporrinhar.
Isso é o que ocorreu na destruição do ruindows que estava em meu note, e a seguir instalação do Ubuntu como descrito em minha postagem anterior.
Depois nos conte o que vc decidiu e os resultados.
Abraços detalhados.
Para servirle a Dios y a Usted.

paulinho1971

  • Visitante
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2015, 23:36 »
tente isto aqui:

http://superuser.com/questions/499617/how-can-i-add-linux-to-the-new-windows-8-boot-manager
Tota uma vez disse e nem temo em repetir, quando eu crescer, quero ser igual você, ah, sem essa..., é muito Safo mesmo :-)

Ah esses tablets, isso é um horror kkkk é que jóquei meu netBUG no chão buaaa

Offline vitorgfm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2015, 09:27 »
tente isto aqui:

http://superuser.com/questions/499617/how-can-i-add-linux-to-the-new-windows-8-boot-manager

Nao deu certo Tota!   :( quando abro o Easybcd 2.3 aparece a seguinte msg:

"O easybcd detectou que sua maquina esta inicializando em modo UEFI. Devido a limitaçoes definidas pela microsoft,muitos dos recurso de multi-inicializaçao do Easybcd nao podem ser usados no modo EFI e foram desativados."
ai se eu continuo no Easybcd e vou em add uma nova entrada é como se nao tivesse instalado o linux no HD. Nao tem como selecionar o linux no "ADD NOVA ENTRADA"
Acho q o win10 nao faz o reconhecimento do ubuntu mesmo!até pq a minha particao onde esta o ubuntu nao é encontrada pelo win10 .

paulinho1971

  • Visitante
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2015, 18:43 »
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 18:48 por paulinho1971 »

Offline vitorgfm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2015, 21:31 »
Mata uma duvida minha a pau:

- Claro que você instalou ai um Linux de 64 bits, certo???

Sobre o assunto:
Meio Bit - W10 não será amiguinho de dual boot
VOL - Atualizar para windows 10 com com GNU/Linux instalado (dual boot)
Todo espaço online - Minha recomendação de leitura

T+

paulinho1971,é 64bits sim :/

olha ai as partiçoes!
Device Start End Sectors Size Type
/dev/sda1 2048 206847 204800 100M EFI System
/dev/sda2 206848 2050047 1843200 900M Windows recovery environment
/dev/sda3 2050048 2312191 262144 128M Microsoft reserved
/dev/sda4 2312192 392091647 389779456 185.9G Microsoft basic data
/dev/sda5 392091648 393017343 925696 452M Windows recovery environment
/dev/sda6 393017344 672210135 279192792 133.1G Microsoft basic data
/dev/sda7 934809600 976773119 41963520 20G Windows recovery environment
/dev/sda8 672210944 672212991 2048 1M BIOS boot
/dev/sda9 672212992 927592447 255379456 121.8G Linux filesystem
/dev/sda10 927592448 934809599 7217152 3.5G Linux swap

paulinho1971

  • Visitante
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2015, 22:13 »
Como eu disse anteriormente sou quase nulo no assunto, apesar de trabalhar com informática ainda não vi o tal ;)

T+

Offline abuelito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #14 Online: 15 de Novembro de 2015, 01:43 »
Mata uma duvida minha a pau:

- Claro que você instalou ai um Linux de 64 bits, certo???
.........

Não vejo, talvez por ser iniciante no mundo Ubuntu, a necessidade irrestrita dos 64 bits, talvez mais adiante saiba qual a diferença.
Meu micro é 64 bits e estava com windows 10 de 64 bits. Ai deu aquele pau geral citado em postagens anteriores.
Em meu desktop arcaico (com windows Vista) produzi uma ISO do Ubuntu 15.04 de 32 bits (não me lembro porque escolhi os 32 bits) e foi com essa versão que comecei a conhecer o pinguim. Logo a seguir atualizei para Ubuntu 15.10 e talvez por esta atualização ter encontrado os 32 bits já instalado, assim ficou. Rodando legal.
Quando eu ler um pouco mais vou saber a diferença.

Para servirle a Dios y a Usted.