Autor Tópico: [RESOLVIDO]Como colocar UBUNTU em um note asus com win10?  (Lida 11912 vezes)

paulinho1971

  • Visitante
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #15 Online: 15 de Novembro de 2015, 02:02 »
Olá abuelito

Deixa um iniciante do fórum tentar te explicar então:
- Os primeiros dual boot com o w8 que trouxe o UEFI juntamente com o "Secure boot" só era possível com um linux 64 bits.

Hoje em dia os Ubuntus e outras distros trazem em suas versão 32 bits também o grub-efi, porém eu jamais testei com os mesmo e olha que instalo pacas e também até hoje não sei como a coisa funciona direito e por isso recomendo os 64 bits até porque equipamentos atuais sempre vem com 4GB ou mais de RAM e com os 64 bits você não precisaria do kernel PAE para reconhecer mais de 4GB de RAM ;)

Deu para entender o porque de minha pergunta?

T+

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #16 Online: 15 de Novembro de 2015, 10:12 »
Olá Vitor,

Algumas dicas de um usuário não-técnico para complementar o que o pessoal já disse para te ajudar.

(1) Eu tenho Ubuntu instalado junto com Win10 e os dois convivem bem. Portanto, é sim possível ter dual-boot Ubuntu-Win10.

(2) Você não precisa do CD ou DVD do Win10. Você pode gerar um pendrive de recuperação do Win10 para poder restaurar o sistema no caso de alguma coisa dar errado. Aqui tem um bom tutorial para você gerar essa mídia: Como criar um disco de recuperação no Windows 10. (Só uma dica de experiência própria: diz que a unidade deve ser de, no mínimo, 4 GB mas no meu caso teve que ser de 8 GB porque não coube no pen de 4.)

(3) Não esqueça de anotar a product-key do Win 10 em algum lugar porque ele vai te pedir quando você for recuperar o Windows (espero que não dê problema e você não precise dela mas, por via das dúvidas...). Diferentemente dos tempos do Win7, após o Win8 a product-key não vem mais numa etiqueta no fundo do computador (e mesmo que viesse, a do teu é a do Win7 e, quando migrou para o Win10, ela mudou). Agora ela fica registrada na BIOS e para descobri-la você tem que usar um programinha. Eu uso o produkey-x64 (porque meu Windows é 64 bits, que imagino seja o teu caso também). Procure no Google por "produkey" e você vai achar um arquivo .zip para baixar. Dentro dele, estará o programa. Basta executá-lo (não precisa instalação) e ele te dará a product-key. É importante porque, se você não tiver essa chave, o teu Windows vai ficar ilegal.

(Aliás, como sou macaco velho e já vi de tudo acontecer, sempre que recebo um computador novo ou quando faço uma grande migração -- tipo do Win8 para Win10 -- eu gero uma mídia de recuperação. Além disso, pelo menos a cada 2 meses eu faço um backup dos meus arquivos em um HD externo. E guardo a product-key anotada em uma agenda ou algo que não depende do meu computador (um email no Gmail ou no HD externo ou em um arquivo na nuvem que eu possa recuperar quando precisar mesmo com o computador ferrado). Sigo aquele princípio: um dia teu sistema vai dar pau e é bom você ter como recuperar o sistema e tuas coisas.)

E agora sobre a tua instalação do Ubuntu. Antes de mais nada: teu computador tem UEFI e Secure Boot?

Se for com UEFI e Secure Boot, a instalação do Ubuntu em dual-boot é um pouco (só um pouquinho) diferente de quando você o instala em um computador sem esses recursos.

No meu computador, que tem UEFI e Secure Boot, nem o Yumi nem o uNetBootin (ambos para Windows) funcionaram. Tem outros no Windows que são melhores para isto. Um deles é o Rufus e outro é o liveusb-creator. Este último é do Fedora mas funciona também para Ubuntu.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline vitorgfm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #17 Online: 17 de Novembro de 2015, 09:11 »
Após uma longa batalha resolvi formatar meu HD e retirar o windows 10 e fazer o dualboot com win7 e Ubuntu 14.04 LTS!
Deu certo seguindo os passos que eu encontrei num forun do vivalinux:

"[Primeiro passo:Converter o HD para MBR]
1- Inicie o boot com o cd (ou pendrive) do win7 (ou outro de sua preferencia) normalmente.
2- Selecione o idioma em clique em continuar.
3- Na proxima tela aperte shift+F10 (para abrir o prompt de comando) e digite o esquema a seguir;
diskpart --> Este comando dara acesso aos disco.
list disk --> Este comando listara todos os discos, provavel que seu disco seja o 0 (Observe o tamanho)
select disk 0 --> Este comando selecionara o disco 0 (Lembrando que você deve confirmar se esse realmente é seu disco!!!).
clean --> Este comando vai deletar as informações de configuração existentes no disco (SE VOCÊ TEM ALGO IMPORTANTE NO DISCO NÃO ESQUEÇA DE FAZER O BACKUP ANTES DE EXECUTAR ESSA AÇÃO!!!).
convert mbr --> Esse comando fará a converção.
4- Reinicie o computador.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=8s1BSk77csY

[Segundo passo:Criando Partição com o Gparted]
1- Inicie o boot com o cd (ou pendrive) do Ubuntu.
2- Escolha a opção de "Use sem instalar" (use without installing).
3- Com o ubuntu aberto clique no icone com o simbolo do ubuntu no canto superior esquerdo e digite "Gparted".
4- Utilize o Gparted para criar uma partição ext4 do tamanho que você julgar necessario para instalar o Ubuntu.
5- Reinicie o computador.

Complementar: Caso queira saber como utilizar corretamente o Gparted clique no link http://www.hardware.com.br/livros/linux/usando-gparted.html *tutorial antigo porem a base é a mesma.

[Terceiro passo:Instalando o SO]
1- Instale o Win7 (ou qualquer outro de sua preferência) Utilizando o espaço que não foi particionado pelo Gparted e prossiga com a instalação normalmente.
2- Instale o Ubuntu utilizando o espaço que foi particionado pelo Gparted (ext4)."

obs para quem tem NOTEBOOK X552EA: o win7 no notebook x552ea nao reconhece usb, nem conecta a internet  e no site da asus não há driver de instalaçao para win7 para o notebook X552EA,no entanto se vc utiliza driver do wireless do win8 para o notebook x552ea vc consegue conectar há internet !o problema era so passar as instalações do drive de wireless para o notebook q so reconhecia o dvd.Mas como era dualbook baixei pelo UBUNTU e  passei para a pasta de  desktop do win7 e dps de instalar e conectar a internet baixei o slim drivers e instalei todos os driver que faltavam para o note!

ADEMAIS ,O WINDOWS BOOT MANAGER que aparecia nas opções de boot na bios não trouxe problema algum!após formatar o HD,assim como o  abuelito disse,a bios reconhece o HD, e pronto, da boot e entra no sistema operacional q vc instalou!

GRATO PELA AJUDA DE TODOS !
abrass!

Offline abuelito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:como colocar UBUNTU em um note asus com win10?
« Resposta #18 Online: 17 de Novembro de 2015, 11:41 »
Após uma longa batalha resolvi formatar meu HD e retirar o windows 10 e fazer o dualboot com win7 e Ubuntu 14.04 LTS!
...........

GRATO PELA AJUDA DE TODOS !
abrass!

Ooooopa, belo trabalho Vítor! A persistência vence. Parabéns .
Tenho certeza que quem agradece e ganha com isso é vc e o Fórum.
[ ] ' s
Para servirle a Dios y a Usted.