Autor Tópico: Ubuntu... Mint... Mint Debian...?  (Lida 7119 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Online: 06 de Junho de 2015, 21:07 »
          Bem, durante muito tempo, anos, usei o Ubuntu numa boa, porém, e já há algum tempo, meu micro já não mais tem dado conta das atuais versões do Ubuntu (infelizmente). Daí após uma pesquisa relativamente breve, resolvi escolher uma nova distro (ainda que eu não saiba até que ponto minha escolha se mostraria "mais leve" que o Ubuntu 15.04), pois bem, instalei o Linux Mint Debian... que estão chamando de LMDE (creio que já com o Debian Stable como base). Ok... como não sou dos mais conhecedores das particularidades do universo Linux, me veio uma dúvida, vejamos: "Se o Ubuntu, o Mint e meio mundo de outras distribuições usam como base o Debian, então porque não migramos para o próprio Debian? (vejam que eu mesmo, após minha pesquisa, optei pelo Debian, porém, Mint Debian.! Por que? Porque tive medo, simplesmente isso, medo de usar o Debian "puro"). Mas também vi que o Debian estaria usando o Gnome e que a usabilidade seria assim meio que "igual" ao que fazemos no dia a dia (?!), o "porém" estaria no processo de instalação do Debian que muitos criticam. O que venho lhes perguntar mais especificamente é... O que há de diferente em usar o Mint Debian (LMDE) em detrimento do Debian de verdade?? Eu contarei com a tão famosa estabilidade do Debian no MATE? Eu não posso dizer que simplesmente "uso o Debian"? Ou não é bem assim?!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2015, 21:45 »
Nada. Mint é um ambiente gráfico. O Debian "puro" é o server, sem ambiente gráfico.

Usar Mint (lxde / gnome base) ou Gnome ou KDE tanto faz, o Debian "puro" estará sempre rodando por trás.

Idem Ubuntu, idem Red Hat, Idem qualquer outro Linux.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2015, 21:48 »
O que venho lhes perguntar mais especificamente é... O que há de diferente em usar o Mint Debian (LMDE) em detrimento do Debian de verdade?? Eu contarei com a tão famosa estabilidade do Debian no MATE? Eu não posso dizer que simplesmente "uso o Debian"? Ou não é bem assim?!

As diferenças entre o LMDE e o Debian puro estão nas ferramentas e recursos exclusivos do Mint, além dos plugins e codecs que já vêm pré-instalados. Além disso, o LMDE é mais "user friendly" do que o Debian puro, desde a sua instalação até sua utilização (tal qual ocorre com o Ubuntu e sua distro "mãe", o Debian). No mais, são distros bastante semelhantes.

Lembro que atualmente o LMDE é baseado no Debian Stable. Logo, se quiser utilizar o Debian Testing (ou Unstable), terá que procurar outras distros (apesar de não recomendar fazê-lo se for um usuário iniciante).
« Última modificação: 06 de Junho de 2015, 21:50 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2015, 21:56 »
Citar
O que há de diferente em usar o Mint Debian (LMDE) em detrimento do Debian de verdade??

Codecs e flash já instalados. Cinnamon como ambiente padrão. E só.

Ah, o LMDE é rolling release (igual o Arch).  ;)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2015, 22:06 »
Citar
O que há de diferente em usar o Mint Debian (LMDE) em detrimento do Debian de verdade??

Codecs e flash já instalados. Cinnamon como ambiente padrão. E só.

Ah, o LMDE é rolling release (igual o Arch).  ;)

Não é bem assim, pois existem várias ferramentas e recursos presentes no Mint e não no Debian (apesar de que boa parte delas podem ser instaladas também no Debian). Por exemplo:
- MDM
- mintbackup
- mintdesktop
- mintlocale
- mintmenu
- mintsources
- mintstick
- mitupdate
- mintdrivers
- Artwork do Mint, com vários temas, ícones e backgrounds.
etc.

Da mesma forma, o Ubuntu não é um simples Debian Testing com wallpapers e ícones alterados.

Outra coisa: o LMDE não é Rolling Release, ele é baseado no Debian Stable.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2015, 23:58 »
Vamos a algumas observações:
- Usando o LMDE, então eu não precisarei mais de atualizações tipo "a cada 6 meses" ou "ao fim de um período de LTS"? Perdão, mas em parte, vocês não estariam equivocados em alguns comentários? vejam só... "o LMDE (Mint) é apenas uma interface rodando no Debian". Tudo bem, ok... Mas pera aí, se é assim então como fica a questão de "deixar de usar o Ubuntu pelos seus muitos bugs ou mesmo o MInt (que inclusive leva os mesmo erros existentes no Ubuntu) e passar a usar uma plataforma que é tida como extremamente estável, onde a "publicidade" está justamente nessa estabilidade? Então quer dizer que eu instalei o LMDE (ao menos "um pouco mais próximo" do Debian (penso eu...!)) focado na estabilidade (e também em um sistema mais "leve") e na verdade "não é bem assim"?!
- E outra: Pela experiência de vocês, essa de LMDE é uma sacada? é uma boa? é pura bobagem? é mais do mesmo? nada acrescenta? é uma bomba?
- Confesso à vocês que até imaginei a possibilidade de o pessoal do desenvolvimento do Mint deixar de usar os repositórios do Ubuntu/Canonical e passar a explorar a ideia de "Mint/Debian". Não é uma boa? Não é viável?!

P.S. Já é possível instalar PPA no Debian? Quis instalar o Audio Recorder e... nada feito.
« Última modificação: 07 de Junho de 2015, 00:02 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2015, 02:07 »
P.S. Já é possível instalar PPA no Debian? Quis instalar o Audio Recorder e... nada feito.

Não. Mas nada te impede de pegar o empacotamento debian (se houver no PPA ou outro lugar), baixar o source,  e criar seu próprio pacote com o debuild do devscripts ou dpkg-buildpackage.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2015, 11:01 »
Vamos a algumas observações:
- Usando o LMDE, então eu não precisarei mais de atualizações tipo "a cada 6 meses" ou "ao fim de um período de LTS"? Perdão, mas em parte, vocês não estariam equivocados em alguns comentários? vejam só... "o LMDE (Mint) é apenas uma interface rodando no Debian". Tudo bem, ok... Mas pera aí, se é assim então como fica a questão de "deixar de usar o Ubuntu pelos seus muitos bugs ou mesmo o MInt (que inclusive leva os mesmo erros existentes no Ubuntu) e passar a usar uma plataforma que é tida como extremamente estável, onde a "publicidade" está justamente nessa estabilidade? Então quer dizer que eu instalei o LMDE (ao menos "um pouco mais próximo" do Debian (penso eu...!)) focado na estabilidade (e também em um sistema mais "leve") e na verdade "não é bem assim"?!
- E outra: Pela experiência de vocês, essa de LMDE é uma sacada? é uma boa? é pura bobagem? é mais do mesmo? nada acrescenta? é uma bomba?
- Confesso à vocês que até imaginei a possibilidade de o pessoal do desenvolvimento do Mint deixar de usar os repositórios do Ubuntu/Canonical e passar a explorar a ideia de "Mint/Debian". Não é uma boa? Não é viável?!

P.S. Já é possível instalar PPA no Debian? Quis instalar o Audio Recorder e... nada feito.

O LMDE é baseado diretamente no Debian Stable, logo o seu tempo de suporte é idêntico ao deste. Certamente esse tempo de suporte, apesar de não ter um prazo definido, será bem maior do que 6 meses, haja vista todas as versões do Debian, desde a 2.2, receberem suporte por mais de 1000 dias. Alem disso, o Debian 8 Jessie é considerado uma versão LTS, o que garantirá um suporte bastante longo.

Como o LMDE é baseado no Debian Stable, o qual utiliza pacotes mais maduros e testados, o sistema tende a ser mais estável do que outras distros, como o Ubuntu e o Linux Mint "normal". Entretanto, pelo mesmo motivo, seus pacotes tendem a ser mais desatualizados.

O LMDE é sim um pouco mais leve do que a versão tradicional da distro. Da mesma forma é mais leve do que o Ubuntu.

É possível utilizar PPAs no Debian, porém não é um procedimento tão simples. Além disso, existe o risco de quebra ou bugs no sistema. Se isso já ocorre no Ubuntu e derivados (entre eles o Mint tradicional), para  os quais as PPAs foram originalmente desenvolvidas, imagine para distros para os quais não o foram... Enfim, não recomendo fazê-lo, mas a decisão final é de cada um.

Quanto aos desenvolvedores do Mint deixarem de utilizar o Ubuntu como base e passarem a utilizar apenas o Debian, algum tempo atrás até houve um movimento nesse sentido, devido a alguns desentendimentos entre um dos membros da Canonical e o pessoal do Mint. Entretanto, as coisas se acalmaram, com o Clem (líder do projeto Mint) afirmando que não há qualquer previsão (especialmente no curto prazo) de deixar de usar a distro da Canonical como base.

Em suma, temos:

Vantagens do Ubuntu e derivados (entre eles o Mint tradicional):
- melhor para usuários iniciantes, pois são distros um pouco mais amigáveis do que o Debian. Mesmo o LMDE, o qual possui avanços neste sentido em relação a distro mãe, fica atrás neste quesito (ressalto, porém, que o layout tradicional do LMDE realiza um contra-peso neste sentido, pois em geral iniciantes no Linux se adaptam melhor a ele).
- Pacotes mais atualizados (porém menos testados e estáveis).
- Possibilidade de utilizar PPAs de forma nativa (com seus riscos inerentes, apesar de, em geral, ser bem mais tranquilo do que no Debian e derivados)
- Comunidade maior e com amplo material sobre a distro (apesar de que o Debian e o Mint também têm uma grande comunidade e bastante material disponível)

Vantagens do LMDE (e do Debian Stable, no qual ele é diretamente baseado):
- sistema mais leve
- sistema mais estável e maduro (porém com pacotes e apps mais desatualizados)
- Ambiente de trabalho com layout tradicional, o que em certa medida tende a facilitar a utilização da distro por parte de iniciantes no pinguim.

É mais ou menos por aí.

Se você é um usuário iniciante, recomendo utilizar o Ubuntu e/ou seus derivados (entre eles o Mint tradicional). Com o passar do tempo, a medida que for ganhando domínio sobre o sistema, pode começar a se aventurar em outras distros, tais como o Debian, LMDE, ou até em outras distros que utilizam outros empacotamentos, como Fedora, Mageia, Arch, etc. Obviamente, esta é apenas a sugestão de um colega com um pouquinho de conhecimento na área, a decisão final, obviamente, é de cada um.

Abraço.
« Última modificação: 08 de Junho de 2015, 08:55 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Resposta #8 Online: 07 de Junho de 2015, 11:08 »
Caramba Hugo, valeu... Sou usuário Linux (Ubuntu) há uns 7 anos...! Porém, sou muito focado na usabilidade e não em questões mais no cerne do sistema operacional. Daí, como minha máquina já não é das melhores, o Ubuntu se mostrou muito (mas muito) pesadão mesmo. Repleto de congelamentos, pequenos (e não tão pequenos) travamentos... Algo muito incômodo. Então resolvi arriscar algo novo e vim pro LMDE. estou gostando sim, bem simples, bem claro, está se apresentando "mais leve", bem mais que o Ubuntu. Dúvidas ainda existem, porém, estou gostando sim.

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2015, 08:38 »
O Debian é Rolling Release enquanto que o LMDE é semi-rolling, ou seja, as actualizações vêm por update-packs.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2015, 09:03 »
O Debian é Rolling Release enquanto que o LMDE é semi-rolling, ou seja, as actualizações vêm por update-packs.

O LMDE era semi-rolling.

Aliás, se formos considerar essa classificação de forma ampla, praticamente qualquer distro pode ser chamada assim (mesmo o Ubuntu e derivados), já que estes também podem ser atualizados de uma versão para outra.

Quando questionado sobre isso, o Clem foi claro em sua resposta, conforme se verifica neste link:



Segue o original da pergunta feita por um usuário e a resposta dele sobre o tema:

- Terion Aug 30,2014 18:31:
Will LMDE retain the ability to upgrade to a new release without a reinstall?
I installed LMDE two weeks ago precisely because of its rolling release cycle.

- Reply clem Aug 30,2014 19:23:
But any Linux system can do that, especially those based on Debian/APT. So in a way, yes you’ll be able to upgrade from on release to the next, but no it won’t be rolling or semi-rolling anymore. It should be...



Em tradução livre:

- Terion, 30 de agosto de 2014, 18:31h:
Ainda será possível atualizar o LMDE para uma nova versão sem a necessidade de uma reinstalação?
Eu instalei o LMDE há duas semanas, precisamente por causa de seu ciclo de lançamento "Rolling release".

- Resposta de Clem em 30 de agosto de 2014, 19:23h:
Mas qualquer sistema Linux pode fazer isso, especialmente os baseados em Debian / APT. Então, de certa forma, sim, você vai ser capaz de atualizar o LMDE para uma nova versão, mas não, não estará utilizando mais um sistema Rolling release ou semi Rolling Release . Ela deve ...
« Última modificação: 08 de Junho de 2015, 09:18 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2015, 21:36 »
O Debian é Rolling Release enquanto que o LMDE é semi-rolling, ou seja, as actualizações vêm por update-packs.

O LMDE era semi-rolling.

Aliás, se formos considerar essa classificação de forma ampla, praticamente qualquer distro pode ser chamada assim (mesmo o Ubuntu e derivados), já que estes também podem ser atualizados de uma versão para outra.

Quando questionado sobre isso, o Clem foi claro em sua resposta, conforme se verifica neste link:



Segue o original da pergunta feita por um usuário e a resposta dele sobre o tema:

- Terion Aug 30,2014 18:31:
Will LMDE retain the ability to upgrade to a new release without a reinstall?
I installed LMDE two weeks ago precisely because of its rolling release cycle.

- Reply clem Aug 30,2014 19:23:
But any Linux system can do that, especially those based on Debian/APT. So in a way, yes you’ll be able to upgrade from on release to the next, but no it won’t be rolling or semi-rolling anymore. It should be...



Em tradução livre:

- Terion, 30 de agosto de 2014, 18:31h:
Ainda será possível atualizar o LMDE para uma nova versão sem a necessidade de uma reinstalação?
Eu instalei o LMDE há duas semanas, precisamente por causa de seu ciclo de lançamento "Rolling release".

- Resposta de Clem em 30 de agosto de 2014, 19:23h:
Mas qualquer sistema Linux pode fazer isso, especialmente os baseados em Debian / APT. Então, de certa forma, sim, você vai ser capaz de atualizar o LMDE para uma nova versão, mas não, não estará utilizando mais um sistema Rolling release ou semi Rolling Release . Ela deve ...


Já não utilizo LMDE há alguns anos, não sabia dessa mudança. Obrigado pela correcção.

Creto

  • Visitante
Re:Ubuntu... Mint... Mint Debian...?
« Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2015, 10:37 »
Bem..., lá vem a calamidade.... dos dedos do Creto kkkk, nada te impede de por sua conta e riscos tornar o LMDE uma semi-rolling novamente, mas para discutir isso seria bem melhor lá no Fórum Linux Mint Brasil ou no internacional se preferir, porém neste último te darão uma catatau a mais de "não pode isso, não pode aquilo".

Acredite os brazucas, são por demais arretados nessas questão, um exemplo: "eu, que não aceito que digam que não pode isso, não pode aquilo no Linux até que eu mesmo veja que não pode", mas há também aquele caso, eu faço, mas recomendar mesmo fica por sua conta.

T+