Autor Tópico: Voltar ao Linux e Particionar.  (Lida 3135 vezes)

Offline djs

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Voltar ao Linux e Particionar.
« Online: 16 de Abril de 2015, 01:51 »
Boa noite a todos.
A mais de 10 anos usei um pc Linux e hoje não sei mais nada.
Gostaria que alguem me ajudasse nisso.
Na verdade queria particionar meu note e reaprender a usar o Linux antes de adquirir
um computador novo com o sistema Linux.
Tenho este note querendo aposentar-se e pensei em usa-lo pra isso.
Celeron(R) Dual Core T3300 2,00GHz  :-[
Memoria 4.00
sistema 32 bits
HD 297 GB
Windows 7 ultimate.
Posso instalar o Linux direto ou tenho que formatar e instalar um de cada vez?
Obs.E antes que me achem muito burra(e sou mesmo)rsrsrs preferi vir direto
perguntar do que procurar e ter varias respostas diferentes na pesquisa google.  :-[

Offline douglas_locks

• Usuário Ubuntu
  • *
  • ubuntu 15.04
    • Ver perfil
Re: Voltar ao Linux e Particionar.
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2015, 10:34 »
bom dia
a poucos dias consegui redimensionar uma partição ext4, sem perder os dados, usando um pendrive com ubuntu.
dei boot com o pendrive plugado e depois de iniciar o ubuntu, redimensionei a particao ext4, usando o aplicativo gparted.
demorou uma meia ora para concluir o redimensionamento, porem não perdi a versão antiga do ubuntu que tinha instalado na maquina e nem um dos meus arquivos.
no meu caso eu tinha o ubuntu instalado no hd todo, e redimensionei, para a criação de uma segunda partição para guardar arquivos.
nao sei informar se vai funcionar com partições ntfs, ou fat32.
vale a pena tentar, porem recomendo fortemente que faça backup dos seus arquivos.

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2015, 11:29 »

Ola,

Como você cita, já deve ter "perdido a mão" do Linux.

Assim, acesse seu Windows, entre no gerenciador de discos e mova o final do disco, criando então um espaço não alocado com um tamanho de aproximadamente 50 gigas.

O windows irá "ver" um disco c:\ de menor capacidade, indicando que o reparticionamento do disco foi feito com sucesso.

Crie a seguir um live dvd ou pendrive com o Ubuntu.

Baixe o ISO do Ubuntu de https://launchpad.net/ubuntu/+cdmirrors

Para o Live dvd, grave a ISO diretamente (não descompacte com winzip ou similar) num dvd de boa qualidade e utilize a menor velocidade suportada por sua gravadora.

Para um live pendrive, instale o windows o programa Unetbootin e abrindo o mesmo, grave num pendrive de pelo menos 8 gigas a ISO diretamente nele.

Inicie a maquina com o Ubuntu, escolha a opção "testar o Ubuntu" e veja se tudo funciona em sua maquina, mesmo sem instalar o Linux diretamente, vocẽ terá uma boa idéia de como o sistema irá ficar no final. (exceto pelo fato da lentidão no carregamento do sistema devido as velocidades das portas USB ou dvd)

Se tudo estiver ok, use o Ubuntu em modo live por algumas semanas até se acostumar de novo com o pinguim, já que nestes ultimos 10 anos o sistema evoluiu absurdamente.

Gostou? Está tudo ok? Então utilize aquele espaço não alocado e instale ali o Ubuntu.

Se tudo correr bem, terá o windows e o Linux lado a lado para utilizar.

Boa sorte.

Offline djs

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2015, 00:27 »

Ola,

Como você cita, já deve ter "perdido a mão" do Linux.

Assim, acesse seu Windows, entre no gerenciador de discos e mova o final do disco, criando então um espaço não alocado com um tamanho de aproximadamente 50 gigas.

O windows irá "ver" um disco c:\ de menor capacidade, indicando que o reparticionamento do disco foi feito com sucesso.

Crie a seguir um live dvd ou pendrive com o Ubuntu.

Baixe o ISO do Ubuntu de https://launchpad.net/ubuntu/+cdmirrors

Para o Live dvd, grave a ISO diretamente (não descompacte com winzip ou similar) num dvd de boa qualidade e utilize a menor velocidade suportada por sua gravadora.

Para um live pendrive, instale o windows o programa Unetbootin e abrindo o mesmo, grave num pendrive de pelo menos 8 gigas a ISO diretamente nele.

Inicie a maquina com o Ubuntu, escolha a opção "testar o Ubuntu" e veja se tudo funciona em sua maquina, mesmo sem instalar o Linux diretamente, vocẽ terá uma boa idéia de como o sistema irá ficar no final. (exceto pelo fato da lentidão no carregamento do sistema devido as velocidades das portas USB ou dvd)

Se tudo estiver ok, use o Ubuntu em modo live por algumas semanas até se acostumar de novo com o pinguim, já que nestes ultimos 10 anos o sistema evoluiu absurdamente.

Gostou? Está tudo ok? Então utilize aquele espaço não alocado e instale ali o Ubuntu.

Se tudo correr bem, terá o windows e o Linux lado a lado para utilizar.

Boa sorte.
Obrigada por sua resposta rapida. :D
Acabei de instalar e já estou usando.

« Última modificação: 17 de Abril de 2015, 04:59 por djs »

Offline djs

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2015, 00:28 »
bom dia
a poucos dias consegui redimensionar uma partição ext4, sem perder os dados, usando um pendrive com ubuntu.
dei boot com o pendrive plugado e depois de iniciar o ubuntu, redimensionei a particao ext4, usando o aplicativo gparted.
demorou uma meia ora para concluir o redimensionamento, porem não perdi a versão antiga do ubuntu que tinha instalado na maquina e nem um dos meus arquivos.
no meu caso eu tinha o ubuntu instalado no hd todo, e redimensionei, para a criação de uma segunda partição para guardar arquivos.
nao sei informar se vai funcionar com partições ntfs, ou fat32.
vale a pena tentar, porem recomendo fortemente que faça backup dos seus arquivos.
Obrigada vou estudar tudo pra não fazer caca  :D