Autor Tópico: Touchpad travando Dell Vostro 5470  (Lida 76013 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #30 Online: 02 de Dezembro de 2014, 00:50 »
Citar
[...] hoje travou pela manhã e eu não estava em casa para ler as instruções que vc havia me passado.

Suponho que o cenário de quando travou é que você estava talvez na faculdade, sem acesso à internet e, por conseguinte, sem poder ver como fazer os tais comandos, é isso?

Se não conseguiu memorizar os tais comandos anote no próprio computador e recupere-os quando tiver travado, porque você está conseguindo ir para tty, portanto, pode ler um arquivo gravado no seu computador, não está inoperante, o travamento não o deixa inoperante.

Vamos pelo mais simples para deixar as instruções gravadas no seu próprio computador e não depender nem de papelzinho, nem de memorização e tampouco de acesso à internet.

Abra um arquivo de texto em branco usando o gedit (editor de textos padrão do Ubuntu).

Anote nele os comandos que você precisa recuperar e lembrar, que basicamente são:

sudo stop lightdm

sudo start lightdm

startx

Salve o arquivo na sua pasta pessoal (quando vai para tty você vai diretamente para lá) com um nome simples, por exemplo, salve o arquivo com o nome de testex

Quando ocorrer o travamento e você tiver ido para tty e, portanto, está sem nenhum ambiente gráfico (logo, não consegue usar o gedit para ler o arquivo e nem pode voltar pois precisa aplicar o experimento), então na própria linha de comando você pode ler o conteúdo do arquivo menmônico bastando usar o comando cat. Faça assim:

Código: [Selecionar]
cat textex

Isso, o cat, irá mostrar as três linhas acima que você gravou (e qualquer outra coisa que você tenha colocado lá no arquivo).

Experimente aí para você ver que funciona.

Além da simples solução apontada acima e apenas a título de agregar conhecimento, note que existe também editor de texto, que permite abrir, ler e alterar arquivos quando se está no terminal puro, isto é, em tty, o que é mais ou menos evidente pois em várias situações é necessário fazer isso para modificar alguma coisa no sistema.

Um exemplo de editor de texto, dos mais fáceis de usar, é o nano, que funciona num ambiente exclusivamente texto puro.
Se algum dia tiver a curiosidade de ver como é, apenas lembre-se que as legendas que aparecem na parte de baixo dele, onde aparece um ^ (acento circunflexo) isso é apenas um indicativo que é a tecla Ctrl mais alguma outra tecla, ou seja, usam o ^ como indicativo substituto da tecla Ctrl e, principalmente, para sair dele, do nano, precisa fazer Ctrl x

Então, se estiver em tty e fizer:

Código: [Selecionar]
nano testex
O nano irá abrir o arquivo textex (ou qualquer outro arquivo texto que você indicar o nome) e mostrar o seu conteúdo e ainda possibilitar, se necessário, alterar e gravar o que quiser, tudo isso sem nenhum ambiente gráfico.

O 'nano' é igual ao 'gedit', só que o 'nano' é sem ambiente gráfico e o 'gedit' é um editor de textos em ambiente gráfico, só isso.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, 01:12 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline bakhtinjf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #31 Online: 02 de Dezembro de 2014, 01:11 »
A placa de video da Nvdia foi instalado o driver recomendando pelo Kubuntu.

Por padrão veio instalado o driver: Using X.Org X Server - Nouveau display driver from xserver-xorg-video-noveau.

Ai depois eu alterei para o driver da Nvdia que é o: Using NVIDIA binary driver - version 331.38 from nvidia-311 (Recommended Driver).

Todas essas informações estão no Print que tirei do Driver Manager abaixo:

http://tinypic.com/view.php?pic=muzpyt&s=8#.VH0tQ-rd_eQ

Quanto ao driver do video da Intel não fiz nenhuma alteração.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #32 Online: 02 de Dezembro de 2014, 01:18 »
Citar
Ai depois eu alterei para o driver da Nvdia que é o: Using NVIDIA binary driver - version 331.38 from nvidia-311 (Recommended Driver).

Entendi, mas veja, esse notebook possui aquilo que chamamos de sistema híbrido, com duas placas de vídeo.

A placa de vídeo Intel é para usar quando nenhum requisito especial de vídeo for necessário, ou seja, é para o dia a dia, escrever um texto, etc, coisas comuns que se faz no computador.
A Nvidia é para ser usada quando é necessária intensa aplicação de vídeo, como por exemplo e especialmente quando se está num jogo.

A razão disso, em se tratando de um notebook, é economizar energia da bateria, pois a Nvidia consome uma enormidade e longe da tomada você ficaria rapidamente sem carga.

O que preciso saber é como você faz para alternar entre uma placa e outra.
Instalou algum software para isso? Como é feito o acionamento, a alternação, é automática ou não?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline bakhtinjf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #33 Online: 02 de Dezembro de 2014, 01:23 »
Nunca alternei entre as duas placas de video.

Quando eu tinha instalado o Xubuntu instalei o Bumblebee, mas ele deu uns pau muito estranho no computador. Não conseguia conectar de jeito nenhum a internet, nem mesmo com o cabo RJ-45.

Depois disso fiquei com medo e não instalei o Bumblebee no Kubuntu.

Offline bakhtinjf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #34 Online: 02 de Dezembro de 2014, 01:49 »
Uma coisa que eu acho estranho é que quando o computador abre a tela e login o ponteiro do mouse sempre aparece lá no canto superior esquerdo. De vez em quando tenho que fazer algo de diferente tenho que arrastar o ponteiro quase a tela toda. E cá pra nos, fazer isso no touchpad é bastante desconfortável.

O ponteiro do mouse tinha que aparecer no centro da tela, igual a todos os outros.

O ponteiro do mouse aparecer no canto superior esquerdo toda vez que o computador é ligado, apareceu quando eu ativei o driver da Nvidia conforme esta na imagem. Por padrão, o ponteiro do mouse aparece no centro da tela.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #35 Online: 02 de Dezembro de 2014, 02:01 »
Citar
Nunca alternei entre as duas placas de video.

Isso quer dizer que você usa o notebook cem por cento do tempo usando a Nvidia, é isso?

A Nvídia está sempre operante, em quaisquer situações, é assim mesmo?

Não há mesmo nenhum dispositivo de gerenciamento, seja nativo, seja instalado, nem mesmo o software da nvidia faz isso, alterna para a placa Intel, é isso mesmo?

Como não tenho um notebook da mesma marca e modelo que o seu, dependo sempre do que você me diz. :-)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline bakhtinjf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #36 Online: 02 de Dezembro de 2014, 02:04 »
Isso.

Parece que o único software que faz essa alternância eh o  Bumblee ne?

Offline bakhtinjf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #37 Online: 02 de Dezembro de 2014, 18:15 »
o SO não consegue fazer essa alternância entre as placas de vídeo de forma automática não? Por exemplo, se eu abrir um aplicativo que necessite mais vídeo ela ativa a Nvidia, caso esteja fazendo algo mais simples ela ativa so a placa da Intel.

Offline bakhtinjf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #38 Online: 02 de Dezembro de 2014, 18:27 »
Oá, travou agora a pouco e realizei os seguintes procedimentos:

A) Digitei o comando: sudo stop lightdm

depois,

B) eu digitei o seguinte comando: sudo start lightdm

Apos realizar esses procedimentos, o computador voltou no modo gráfico funcionando o ponteiro do touchpad.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, 18:30 por bakhtinjf »

Offline bakhtinjf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #39 Online: 02 de Dezembro de 2014, 22:39 »
Novamente travou,

Voltei a pressionar as teclas CRTL + ALT + F1, em seguida digitei o comando:

startx

Dessa vez a tela do computador ficou desligada, botão power aceso e o LED do power aceso também.

Depois que eu sabia que não iria entrar no ambiente gráfico eu pressionei novamente as teclas CRTL + ALT + F1 e voltei para o tty.

O mais interessante é que quando voltei para o tty apareceu várias "coisas" sendo inicializado e no fim da tela a seguinte mensagem de erro:

Errs from xkbcomp are not fatal to the x server


Tem como eu tirar um Print Screen da tela do tty e te mandar?
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, 22:54 por bakhtinjf »

Offline bakhtinjf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #40 Online: 03 de Dezembro de 2014, 22:37 »
druidaobelix, tem ideia para uma solução?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #41 Online: 04 de Dezembro de 2014, 00:26 »
Código: [Selecionar]
Voltei a pressionar as teclas CRTL + ALT + F1, em seguida digitei o comando:
startx

Aqui tendo ido para tty talvez devesse antes de aplicar o 'startx' ter desligado o gerenciador de sessão através do 'sdo stop lightdm', aí então, com ele desligado, aí sim aplicar o startx.

Caso ele iniciasse e o levasse para o ambiente gráfico e, por qualquer razão, for necessário voltar para tty, será necessário 'cortar' o startx, o que pode ser feito em tty acionando as teclas Ctrl + C.
Dá uma mensagem de término anormal etc e tal, mas sem problema e aí vai para o prompt.

Mas não é mais realmente necessário aplicar isso, estou mencionando apenas a título de agregar conhecimento, pois já sabemos que ao sair e retornar do ambiente gráfico o travamento desaparece, o que pelo menos é um razoavelmente bom indicativo.

Vou rever os nossos já extensos posts, mas acho que podemos prosseguir tentando alguma alteração no sistema.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #42 Online: 04 de Dezembro de 2014, 01:07 »
Há ainda uma tarefa que pode se mostrar útil, que é sabermos se o travamento guarda relação com algum ambiente gráfico específico ou com uma distribuição específica, no caso o Ubuntu, ou seja, deduzirmos por eliminação.

1) Se você tem o ambiente Unity instalado, instale também o Gnome e verifique se a partir dele o problema se reproduz ou não;

Instale pela Central de programas do Ubuntu que é mais confiável.

Você passará a ter dois ambientes para escolher no login gráfico da sessão.
Caso o problema ocorra apenas em um ambiente específico, isso restringe o campo de pesquisa (além de ser por si próprio uma solução)



2) Monte um live-pendrive com o Fedora (distribuição).

É a mesmíssima coisa que montar um live-iso do Ubuntu, nenhuma dificuldade.
Verifique se o travamento ocorre também usando o Fedora.
A partir daí saberemos se o problema é uma particularidade do Ubuntu ou se ocorre igualmente em distribuição diversa.

Por que o Fedora?
Porque não pode ser uma distribuição derivada do Debian (que é a distro mãe-pai do Ubuntu) e menos ainda uma diretamente derivada do Ubuntu e que tais forks, pois não estaríamos de fato isolando o problema, já que a tendência que igualmente carreguem o problema, exatamente por serem derivadas.

https://fedoraproject.org/pt_BR/get-fedora

Acho que o Fedora está na versão 20 (é a que tenho aqui em multi-boot) e o ambiente é o gnome, não há dificuldade nenhuma de operação, é tão tranquilo quanto o Ubuntu para usar e, no caso, é usar apenas para ir testando e ver se o problema igualmente ocorre.

« Última modificação: 04 de Dezembro de 2014, 01:49 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #43 Online: 04 de Dezembro de 2014, 01:11 »
Uma questão para esclarecer que ficou para trás e que esqueci de perguntar.

Quando você testou o travamento indo para tty e retornando para o ambiente gráfico, seja pelo Ctrl  + AlT + F7, seja pelo 'start lightdm' e que o travamento do touchpad desapareceu, qual foi o comportamento daí em diante?

Funcionou normal, como sempre faz, demorou para travar novamente, enfim, o que ocorreu?
Alguma alteração em relação ao que vinha ocorrendo?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Touchpad travando Dell Vostro 5470
« Resposta #44 Online: 04 de Dezembro de 2014, 01:17 »
Vamos voltar agora ao post #14, em que você fez uso do synclient

Há uma dificuldade no resultado apresentado, digamos assim, uma incoerência.

O valor da variável TouchpadOff está assinalado como igual a 2, o que significa que a rolagem vertical e horizontal deveriam estar desabilitadas, entretanto, nos posts a seguir perguntei e voce afirmou que estava funcionando corretamente, que a rolagem estava normal, o que se mostra inconsistente.

Vamos então alterar essa variável para podermos ver o que acontece.

O synaptics é um Xorg input driver para touchpad.

A opção "TouchpadOff" é um número inteiro e admite os seguintes valores:

   
    0   Touchpad está habilitado (enabled)
    1   Touchpad está desabilitado (switched off)
    2   Somente rolagem horizontal e vertical desabilitadas (tapping and scrolling  switched off)

O "normal" é que a opção esteja em 0 (zero), isto é, habilitado.

Não sei dizer e não tenho a menor ideia do porquê no seu computador isso aí está em 2 (dois) e não no padrão e, pior ainda, estando em 2 por qual razão as rolagens horizontal e vertical ainda estão funcionando, quando não deveriam estar.

Bem, resta alterar os valores e ver o que acontece.

Primeiro modifique o valor para 1 (um) e veja se de fato desabilitou o touchpad.

Depois modifique o valor para 0 (zero) e veja o que acontece, isto é, se funciona, completa ou parcial e, principalmente, se trava ou não trava.

É ir usando e testando com a opção 0 (zero), que é o padrão, para ver o que acontece.

O detalhe é que essa alteração só é válida para a sessão, isto é, se perde quando se encerra a sessão ou quando o computador é reiniciado, ou seja, não é definitiva, então, enquanto estiver testando, precisa alterar manualmente cada vez que for usar.

Existe meios de tornar a alteração definitiva, mas antes de alterar mesmo o sistema tornando a opção definitiva, experimente para ver o que acontece, caso funcione aí nos preocupamos em como alterar definitivo.

Para fazer a alteração digite numa janela do terminal:

----------------------

Código: [Selecionar]
synclient TouchpadOff=1
Para confirmar se a modificação foi feita, faça a seguir:

Código: [Selecionar]
synclient | grep TouchpadOff
Experimente o touchpad, nessa situação não deveria estar funcionando.

----------------------

Agora vamos para o padrão, faça:

Código: [Selecionar]
synclient TouchpadOff=0
Novamente, para confirmar:

Código: [Selecionar]
synclient | grep TouchpadOff
Veja se o touchpad funciona e vá usando dessa forma para verificar se trava ou não.


« Última modificação: 04 de Dezembro de 2014, 02:46 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.