[...] hoje travou pela manhã e eu não estava em casa para ler as instruções que vc havia me passado.
Suponho que o cenário de quando travou é que você estava talvez na faculdade, sem acesso à internet e, por conseguinte, sem poder ver como fazer os tais comandos, é isso?
Se não conseguiu memorizar os tais comandos anote no próprio computador e recupere-os quando tiver travado, porque você está conseguindo ir para tty, portanto, pode ler um arquivo gravado no seu computador, não está inoperante, o travamento não o deixa inoperante.
Vamos pelo mais simples para deixar as instruções gravadas no seu próprio computador e não depender nem de papelzinho, nem de memorização e tampouco de acesso à internet.
Abra um arquivo de texto em branco usando o gedit (editor de textos padrão do Ubuntu).
Anote nele os comandos que você precisa recuperar e lembrar, que basicamente são:
sudo stop lightdm
sudo start lightdm
startx
Salve o arquivo na sua pasta pessoal (quando vai para tty você vai diretamente para lá) com um nome simples, por exemplo, salve o arquivo com o nome de testex
Quando ocorrer o travamento e você tiver ido para tty e, portanto, está sem nenhum ambiente gráfico (logo, não consegue usar o gedit para ler o arquivo e nem pode voltar pois precisa aplicar o experimento), então na própria linha de comando você pode ler o conteúdo do arquivo menmônico bastando usar o comando cat. Faça assim:
cat textex
Isso, o cat, irá mostrar as três linhas acima que você gravou (e qualquer outra coisa que você tenha colocado lá no arquivo).
Experimente aí para você ver que funciona.
Além da simples solução apontada acima e apenas a título de agregar conhecimento, note que existe também editor de texto, que permite abrir, ler e alterar arquivos quando se está no terminal puro, isto é, em tty, o que é mais ou menos evidente pois em várias situações é necessário fazer isso para modificar alguma coisa no sistema.
Um exemplo de editor de texto, dos mais fáceis de usar, é o nano, que funciona num ambiente exclusivamente texto puro.
Se algum dia tiver a curiosidade de ver como é, apenas lembre-se que as legendas que aparecem na parte de baixo dele, onde aparece um ^ (acento circunflexo) isso é apenas um indicativo que é a tecla Ctrl mais alguma outra tecla, ou seja, usam o ^ como indicativo substituto da tecla Ctrl e, principalmente, para sair dele, do nano, precisa fazer Ctrl x
Então, se estiver em tty e fizer:
nano testex
O nano irá abrir o arquivo textex (ou qualquer outro arquivo texto que você indicar o nome) e mostrar o seu conteúdo e ainda possibilitar, se necessário, alterar e gravar o que quiser, tudo isso sem nenhum ambiente gráfico.
O 'nano' é igual ao 'gedit', só que o 'nano' é sem ambiente gráfico e o 'gedit' é um editor de textos em ambiente gráfico, só isso.