Autor Tópico: Apagar tópicos  (Lida 8349 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Apagar tópicos
« Online: 30 de Setembro de 2014, 12:17 »
Olá,

Observei que o autor de um tópico pode apagá-lo a qualquer momento.
OK, podem pensar, é direito dele... o problema é que quando o tópico tem respostas, ele pode estar apagando repostas úteis, e pior, repostas que estão sendo passadas pra outras pessoas. Tipo, o Tota abre um tópico, eu entro e respondo alguma coisa, daí o Irtigor entra e me pergunta outra coisa sobre o mesmo assunto. Enquanto eu e o Irtigor estamos debatendo, o Tota apaga o tópico e destroi nossa conversa.

Minha sugestão é que o autor só possa apagar tópicos se eles não tiverem respostas.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Apagar tópicos
« Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2014, 15:02 »
Faz sentido, pois se existirem respostas o tópico não é mais exclusivamente do autor, daí porque ele não deveria apagá-lo, ademais, se ele autor acha que o tópico por isso ou por aquilo está enunciado inadequadamente, ele pode se utilizar do recurso de edição, alterando o conteúdo para adequá-lo, sem ter que apagar.

Outro detalhe, os encaminhamentos que não dão certo, que não apresentam solução efetiva, são também um aprendizado, pois desde logo indicam o caminho que não se deve seguir ou ao menos os que já foram tentados, portanto, são igualmente úteis.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2014, 15:11 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Apagar tópicos
« Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2014, 21:10 »
Certo usuário apagou recentemente um tópico no qual zekkerj, druidaobelix, eu mesmo e outros já haviam respondido. Para mim ele me enviou uma mensagem (MP) agradecendo às respostas, mas explicando que "Estou apagando o tópico, já que nele foram divulgadas informações como o meu endereço IP, além dele ter informações que não levam à nada." Disse também que provavelmente não irá mais visitar o fórum.

Também não concordo, mas respeito a decisão dele, e acho que devido aos comandos pedidos via Terminal no tópico foram divulgadas mais informações pessoais que ele imagina. Questão de privacidade é sempre complicada de lhe dar, e abre diversos questionamentos, como os levantados aqui por vocês. Por exemplo, apenas editar alguma informação como foi sugerido pelo druidaobelix pode deixar o resultado dos comandos pedidos inverificável.

Pelo menos o autor teve a educação de agradecer a ajuda prestada.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Apagar tópicos
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2014, 03:14 »
Pois é, foi exatamente esse caso que me fez sugerir isso. Vc investe um tempo em pesquisar a solução, daí o cara vem e apaga o tópico, mandando todo o histórico da solução no lixo.

No mínimo, desagradável. Informação pessoal? As informações dos comandos que a gente pede não liberam informação sensível. E quando libera a gente avisa ao usuário pra editar.

Já imaginaram o que seria do fórum se todos os usuários viessem e apagassem seus tópicos antigos?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Apagar tópicos
« Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2014, 08:12 »
Pois é, foi exatamente esse caso que me fez sugerir isso. Vc investe um tempo em pesquisar a solução, daí o cara vem e apaga o tópico, mandando todo o histórico da solução no lixo.

No mínimo, desagradável. Informação pessoal? As informações dos comandos que a gente pede não liberam informação sensível. E quando libera a gente avisa ao usuário pra editar.

Já imaginaram o que seria do fórum se todos os usuários viessem e apagassem seus tópicos antigos?

Acho que casos como esse são motivados pela paranoia difundida de que o endereço IP revela a localização do usuário. O quê as informações disponibilizadas por ele revelam, eu não sei. Me parece que além do endereço IP, o endereço MAC também é único, e o resultado de um dos comandos continha também o SSID da rede WiFi.

Enfim, certa vez o Tota disse algo que me chamou a atenção. Ao saber que um usuário tinha feito uma brincadeira com ele, que poderia ter ofendido ele, ele disse:

Citar
Eu cheguei a fazer uma brincadeira com o Tota aqui mas exclui o post com medo de que houve-se algum mal entendido, não sei se Ele chegou a ler

Não li, mas com certeza não me ofenderia. Aqui só tem gente de boa índole.

De minha parte vou considerar que foi apenas isso, má informação por parte do usuário, ele apenas deve ter pensado que essas informações iriam revelar dados sensíveis. Se ele voltar algum dia, estou pronto para tentar ajudar, como a qualquer outro. Pessoalmente ainda prefiro isso que ele fez a àqueles que esperam uma solução sem dar dados do problema ou que resolvem o problema sem nem ao menos agradecer. Tem ainda casos extremos dos que exigem de nós uma solução.

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Apagar tópicos
« Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2014, 10:00 »
Citar
Também não entendo porque mover todo o tópico para a quarentena quando algum post inapropriado é postado, mesmo que todo o restante do tópico esteja de acordo com a regras, não seria mais justo excluir apenas o post em questão?

Na verdade, isso é o que fazemos, movemos somente o tópico em desacordo para a Quarentena. Se aconteceu, deve ter sido um problema pontual.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2014, 10:40 por FaBMak »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

MatheusWillder

  • Visitante
Re: Apagar tópicos
« Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2014, 10:57 »
Citar
Também não entendo porque mover todo o tópico para a quarentena quando algum post inapropriado é postado, mesmo que todo o restante do tópico esteja de acordo com a regras, não seria mais justo excluir apenas o post em questão?

Na verdade, isso é o que fazemos, movemos somente o tópico em desacordo para a Quarentena. Se aconteceu, deve ter sido um problema pontual.

Eu sabia disso, mas esperei um moderador/administrador do fórum se pronunciar. Outra coisa que pode ocorrer é quando a mensagem principal do tópico (a primeira, criada pelo autor do tópico) está em desacordo com as regras. Nesse caso é inevitável que se mova todo o tópico para a Quarentena até que ela se adeque às regras.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2014, 10:59 por MatheusWillder »