Autor Tópico: Instalacao jahshaka  (Lida 4574 vezes)

Offline tonz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Instalacao jahshaka
« Online: 22 de Junho de 2014, 21:14 »
Ola

depois de penar procurar muitooo na net, eu venho pedir ajuda pra ver se alguem consegue acabar com esse tormento.
estou tentando instalar o Jahshaka, um programa para composicao de video. eu baixo o arquivo vem em extensao .tar.gz, eu descompacto o arquivo vou no terminal, e coloco ./configure, depois make, make aqui seria install mas nao vai entao usei o outro arquivo que parece ser o correto entao fica:
./configure
make
make jahuserinstall
 oque aparece

tonz@tonz-desktop ~/Downloads/jahshaka $ make install
make: *** No rule to make target `install'.  Stop.
tonz@tonz-desktop ~/Downloads/jahshaka $ make jahuserinstall
make: Nothing to be done for `jahuserinstall'.

quando eu uso assim

./jahuserinstall
+ prefix=
+ target=
+ [ ! -d  -o  =  ]
+ echo Usage: jahinstall /usr /home/tonz/jahstorage
Usage: jahinstall /usr /home/tonz/jahstorage
+ exit 1

aparece essa mensagem, porfavor me ajudem to desesperado, tao desesperado que to quaso indo pro windows.

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Instalacao jahshaka
« Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2014, 08:00 »
Procure outros editores. (existem vários na Central de Programas).

Já tentei instalar o jahshaka várias vezes e nunca consegui.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline tonz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2014, 08:07 »
poxa mas eh uma pena, eu ja tenho varios instalados aqui, mas precisava de uma de composição, como o after effects que eu usava muito antes de migrar.

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2014, 08:27 »
O Lightworks não serve para as suas necessidades?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline tonz

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2014, 10:12 »
já tenho ele, muito bom programa, mas ele não tem aquele ajuste fino que o after tem, não sei nem se vai ter algum no linux, eu to usando o blender pra 3d que arrebenta, faltou só uma função traking e mais coisas que eu fazia no after. alguém já rodou ele no wine? sera que vai dar pra usar?

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2014, 11:23 »
Ola,

depois de penar procurar muitooo na net, eu venho pedir ajuda pra ver se alguem consegue acabar com esse tormento.
estou tentando instalar o Jahshaka, um programa para composicao de video. eu baixo o arquivo vem em extensao .tar.gz,

Olá,

Qual a versão de seu Ubuntu?

Pergunto isto, pois sabemos que cada pacote binário no GNU/Linux vem acompanhado obrigatóriamente de um arquivo README com instruções de instalação.

Baixei por curiosidade o jahshaka, o descompactei, abri o README para verificar que:

O pacote foi escrito em 2003, bastante antigo portanto.

O pacote foi compilado para bibliotecas 32 bit, logo não funcionará sem adaptações em sistemas de 64 bit.

O pacote exige as dependências: Qt 3.x, freetype 2.x , glut 3.7+ e Openlibraries, estas devem ser instaladas antes de qualquer tentativa de compilação.

Isto exigirá um trabalho extenso de tentativas para o sucesso da compilação, o que faria valer a pena apenas se este pacote jahshaka for absolutamente essencial a seu trabalho.

porfavor me ajudem to desesperado, tao desesperado que to quaso indo pro windows.

Você está indo por um caminho errado e tortuoso. Numa comparação simples, é o mesmo que querer instalar no Windows 7 ou 8 um programa escrito para windows 3.11, que ao fazer isto o deixará tão ou mais desesperado....

Instale um Ubuntu de 2003 pode ser o 8.10 ou 9.04, instale o jahshaka nele, verifique todas as dependências e ao final porte ele para uma versão do Ubuntu mais nova ainda em 32 bit, e para terminar, recompile-o para 64 bit., como faria no Windows 7 para fazer rodar um programa escrito para o Windows 3, já que o processo é muito parecido.

Baixe daqui a versão para Ubuntu 32 bit ( Ubuntu 9.04) => http://prdownloads.sourceforge.net/jahshakafx/jahshaka-2.0RC2.i386-ubuntu.05122005.run

Leia aqui um tutorial do jahshaka explicando suas vantagens e deficiências em relação a outros editores de vídeo => http://szaszak.files.wordpress.com/2008/06/tutorial_jahshaka.pdf

Bons estudos, já que conhecimento é tudo! ( Ou fique com o Blender, estude ele e terá inclusive modelagem 3D, coisas que o jahshaka nem de longe possui se fizer uma comparação)

Abraços

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2014, 11:37 »
Seja mais objetivo: utilize dual boot do Ubuntu com o Windows.

Qual o problema...?!?!?

Offline Tota

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2014, 11:51 »

Qual o problema...?!?!?

O problema dele é que o jahshaka não vai rodar nos windows Vista, 7 e 8 sem alguns ajustes também. (não testei, mas pelo arquivo de instruções parece que o openlibraries não vai rodar nestes windows pois precisa do visualstudio 2003

http://www.jahshaka.com/wiki/jahshaka-coding/release-on-windows/
« Última modificação: 23 de Junho de 2014, 12:04 por Tota »

Offline jkmsjq

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2014, 12:35 »

Qual o problema...?!?!?

O problema dele é que o jahshaka não vai rodar nos windows Vista, 7 e 8 sem alguns ajustes também. (não testei, mas pelo arquivo de instruções parece que o openlibraries não vai rodar nestes windows pois precisa do visualstudio 2003

http://www.jahshaka.com/wiki/jahshaka-coding/release-on-windows/

Não Tota, me refiro a utilizar os aplicativos like Win mesmo... não vejo problema algum.

Esta área no GNU/Linux tem muito o que avançar ainda na edição de vídeos profissionais...