Ola,
depois de penar procurar muitooo na net, eu venho pedir ajuda pra ver se alguem consegue acabar com esse tormento.
estou tentando instalar o Jahshaka, um programa para composicao de video. eu baixo o arquivo vem em extensao .tar.gz,
Olá,
Qual a versão de seu Ubuntu?
Pergunto isto, pois sabemos que cada pacote binário no GNU/Linux vem acompanhado obrigatóriamente de um arquivo README com instruções de instalação.
Baixei por curiosidade o jahshaka, o descompactei, abri o README para verificar que:
O pacote foi escrito em 2003, bastante antigo portanto.
O pacote foi compilado para bibliotecas 32 bit, logo não funcionará sem adaptações em sistemas de 64 bit.
O pacote exige as dependências: Qt 3.x, freetype 2.x , glut 3.7+ e Openlibraries, estas devem ser instaladas antes de qualquer tentativa de compilação.
Isto exigirá um trabalho extenso de tentativas para o sucesso da compilação, o que faria valer a pena apenas se este pacote jahshaka for absolutamente essencial a seu trabalho.
porfavor me ajudem to desesperado, tao desesperado que to quaso indo pro windows.
Você está indo por um caminho errado e tortuoso. Numa comparação simples, é o mesmo que querer instalar no Windows 7 ou 8 um programa escrito para windows 3.11, que ao fazer isto o deixará tão ou mais desesperado....
Instale um Ubuntu de 2003 pode ser o 8.10 ou 9.04, instale o jahshaka nele, verifique todas as dependências e ao final porte ele para uma versão do Ubuntu mais nova ainda em 32 bit, e para terminar, recompile-o para 64 bit., como faria no Windows 7 para fazer rodar um programa escrito para o Windows 3, já que o processo é muito parecido.
Baixe daqui a versão para Ubuntu 32 bit ( Ubuntu 9.04) =>
http://prdownloads.sourceforge.net/jahshakafx/jahshaka-2.0RC2.i386-ubuntu.05122005.runLeia aqui um tutorial do jahshaka explicando suas vantagens e deficiências em relação a outros editores de vídeo =>
http://szaszak.files.wordpress.com/2008/06/tutorial_jahshaka.pdfBons estudos, já que conhecimento é tudo! ( Ou fique com o Blender, estude ele e terá inclusive modelagem 3D, coisas que o jahshaka nem de longe possui se fizer uma comparação)
Abraços