Autor Tópico: Ubuntu 14.04 - Impressões...  (Lida 27609 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #30 Online: 05 de Agosto de 2014, 23:27 »
Olá delhmc!

O driver 173.1439 suporta a sua placa de vídeo:

http://www.nvidia.com/Download/driverResults.aspx/71302/en-us (32-bit)
http://www.nvidia.com/Download/driverResults.aspx/71303/en-us (64-bit)

Mas não recomendo baixar e instalar manualmente. O Ubuntu 14.04 já possui essa versão nos repositórios.

Então, para instalar basta executar no terminal:

sudo apt-get install nvidia-173

Depois reinicie o sistema.

Citar
Não consegui colocar a barra de ícones na horizontal, nem mesmo nas ferramentas acima (Tem como fazer isso?), o que prejudica um pouquinho o aproveitamento de tela na horizontal durante uma navegação na WEB

Eu acho que isso não é possível, talvez seja com alguma gambiarra rsrs, mas daí já não é recomendável.

Abraços!
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 23:41 por Renan Rischiotto »

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #31 Online: 05 de Agosto de 2014, 23:45 »
Olá delhmc!

O driver 173.1439 suporta a sua placa de vídeo:

http://www.nvidia.com/Download/driverResults.aspx/71302/en-us (32-bit)
http://www.nvidia.com/Download/driverResults.aspx/71303/en-us (64-bit)

Mas não recomendo baixar e instalar manualmente. O Ubuntu 14.04 já possui essa versão nos repositórios.

Então, para instalar basta executar no terminal:

sudo apt-get install nvidia-173

Depois reinicie o sistema.

Citar
Não consegui colocar a barra de ícones na horizontal, nem mesmo nas ferramentas acima (Tem como fazer isso?), o que prejudica um pouquinho o aproveitamento de tela na horizontal durante uma navegação na WEB

Eu acho que isso não é possível, talvez seja com alguma gambiarra rsrs, mas daí já não é recomendável.

Abraços!
Boa noite Renan, sim, sim, foi isso que fiz quando instalei a 1a vez, hehe... Não teve jeito, deu pau. Instalei agora há pouco o driver NVidia 340.24 recomendado no site Diolinux, funcionou normal (Possivelmente devido o driver suportar a placa de vídeo Fx5600, um pouco superior à minha, que é a Fx5200), mas não vi muita diferença c/ relação ao driver Noauver anterior que eu usava, vamos ver no dia-a-dia. Valeu!
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 23:49 por delhmc »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #32 Online: 05 de Agosto de 2014, 23:48 »
Citar
Sim, foi isso que fiz quando instalei a 1a vez, hehe... Não teve jeito, deu pau. Instalei agora há pouco o driver 340.24 recomendado no site Diolinux, funcionou normal, mas não vi muita diferença c/ relação ao driver Noauver anterior que eu usava, vamos ver no dia-a-dia. Valeu!

Ah, então tah rsrs
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 23:51 por Renan Rischiotto »

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #33 Online: 05 de Agosto de 2014, 23:50 »
Citar
Sim, foi isso que fiz quando instalei a 1a vez, hehe... Não teve jeito, deu pau. Instalei agora há pouco o driver 340.24 recomendado no site Diolinux, funcionou normal, mas não vi muita diferença c/ relação ao driver Noauver anterior que eu usava, vamos ver no dia-a-dia. Valeu!

Ah, então tah rsrs

O Nouveau parece só oferecer um desempenho bom para gráfico 2D, e não oferece aceleração 3D. Mas parece que tem evoluído, não sei se já está a altura do proprietário, eu acho que não. O Gallium 3D da AMD me parece que já pode ser usado.
Hum, bom saber, rs... Vou sair do Mate-Desktop (Que tá com 3D/OpenGL desabilitados) e testar o Ubuntu c/ a Unity, quem sabe tenho melhor desempenho, porque estava sofrível demais do que jeito que tava antes, obrigado ;)

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #34 Online: 06 de Agosto de 2014, 00:04 »
kkkk, tranquilo Renan, foi boa sua observação de qualquer forma, pois agora vou testar sim o recurso 3D/OpenGL e até mesmo a Unity, padrão do Ubuntu, afinal, houve queda de desempenho antes sem o uso do driver proprietário NVidia ou equivalente, rs. E pretendo também aumentar a resolução de vídeo, atualmente em 1024x768 (A placa Fx5200 suporta mais que isto). Uso uma TV LG de 22" com entrada VGA, então quero aproveitar todo o espaço, tipo 1366x768 (Widescreen).
« Última modificação: 06 de Agosto de 2014, 00:29 por delhmc »

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #35 Online: 06 de Agosto de 2014, 01:42 »
kkkk, tranquilo Renan, foi boa sua observação de qualquer forma, pois agora vou testar sim o recurso 3D/OpenGL e até mesmo a Unity, padrão do Ubuntu, afinal, houve queda de desempenho antes sem o uso do driver proprietário NVidia ou equivalente, rs. E pretendo também aumentar a resolução de vídeo, atualmente em 1024x768 (A placa Fx5200 suporta mais que isto). Uso uma TV LG de 22" com entrada VGA, então quero aproveitar todo o espaço, tipo 1366x768 (Widescreen).
Bom, andei analisando a pasta /etc/X11 e vi que não existe o arquivo convencional xorg.conf e sim foi criado o arquivo xorg.conf.failsafe, o que indica, possivelmente, que o NVidia não foi configurado como o driver padrão, então pode ser que não tenha rolado esta nova instalação que fiz. Desisto, não vou mexer mais em nada (Eu até criei um xorg.conf com informações pegas na internet de uma eventual configuração padrão da NVidia, mas depois de reiniciar o sistema, dá uma bichada geral. Então entrei via prompt, apaguei o xorg.conf criado por mim e voltei o xorg.conf.failsafe e reiniciei, voltou ao normal), complicado. E após a instalação deste driver, antes de entrar no login, a tela de carga do Ubuntu (Com aqueles pontinhos animados) tá com a fonte fina, estranhei isto também. O aplicativo "Nvidia X Server Settings" exibe apenas duas linhas na tela (Conforme a tela desta postagem no site DioLinux : http://www.diolinux.com.br/2012/09/novos-drivers-da-nvidia-para-ubuntu-e.html) então alguma coisa pode ter zicado (Não aparece a linha "X Screen 0" nem "GPU-0"). Não sei também pra quê serve a questão de perfis neste aplicativo...

Fiz também um update geral e vários pacotes foram atualizados (Inclusive alguns relacionados a configuração de vídeo, etc). Estranhamente, depois disso tudo, notei que o applet de brilho (Ajuste de gama) do Cairo Dock parou de funcionar, rs. Eu movo a barra de configuração, mas o brilho da tela não ajusta (Antes funcionava).
« Última modificação: 06 de Agosto de 2014, 02:43 por delhmc »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #36 Online: 06 de Agosto de 2014, 01:49 »
O Plymouth (aquela tela de carregamento) buga mesmo com o driver proprietário da NVIDIA, o jeito é se acostumar rsrs. Mas poxa, o aplicativo NVIDIA X Server Settings parece ter opções interessantes rsrs.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2014, 01:53 por Renan Rischiotto »

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #37 Online: 06 de Agosto de 2014, 01:50 »
O Plymouth (aquela tela de carregamento) buga mesmo com o driver proprietário da NVIDIA, o jeito é se acostumar rsrs.
kkk, fogo, quanto mais se mexe mais zica dá. Se eu conseguir configurar pelo menos a resolução 1366x768 vou conseguir aproveitar todo o espaço da minha TV 22" da LG...

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #38 Online: 06 de Agosto de 2014, 01:51 »
Você não conseguiu alterar a resolução?

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #39 Online: 06 de Agosto de 2014, 01:53 »
Vou tentar forçar 1366x768 no /etc/X11/xorg.conf.failsafe, mantendo backup deste arquivo, mas não sei se rola. Talvez amanhã, preciso dormir e descansar por hoje, chega, hehe. Valeu Renan pelo papo! Abraço

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #40 Online: 06 de Agosto de 2014, 21:42 »
Estou enfrentando sérios problemas :'( com configuração de teclado nessa versão 14.04 e 14.04.1. Já tentei vários procedimento sem tutoriais na net e sempre desconfigura novamente.