Autor Tópico: Por que os nerds usam Linux?  (Lida 18548 vezes)

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Por que os nerds usam Linux?
« Resposta #15 Online: 13 de Junho de 2014, 21:57 »
É como insistir com uma pessoa, que só anda em estrada de terra, que ela tem comprar um mustang, porque ele te atende bem na cidade, é bonito e mais rápido que um jipe ou pickup. Você reduziu o mundo ao seu particular caso de uso.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Por que os nerds usam Linux?
« Resposta #16 Online: 14 de Junho de 2014, 00:28 »
Se fosse verdade que "a maioria das pessoas que usam determinada ferramenta no computador, quer se tornar um profissional de verdade nela" não existiria suporte para coisas simples, as pessoas saberiam usar os aplicativos de escritório, navegadores, player's e gerenciadores de pasta com a mínima qualidade.
Quantos universitários pagam para alguém formatar monografia apenas para inserir o número de página a partir de uma determinada página?
O cara passou os últimos quatro anos usando editor de texto... mas não sabe uma função básica.
Ainda sobre monografia... tem um monte de trabalhos onde o sumário é digitado manualmente.

Quantas pessoas escrevem números sequenciais em uma planilha porque não sabem arrastar?

Sobre o texto, concordo com a maioria dos argumentos usados. O GNU/Linux simplesmente funciona maravilhosamente bem para meu uso.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Denis Ferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • DEUS EXISTE E É PARA TODOS!
    • Ver perfil
    • Evangelho Quotidiano
Re: Por que os nerds usam Linux?
« Resposta #17 Online: 14 de Junho de 2014, 02:59 »
Boa Noite a Todos!

Caro Turritopsis nutricula;

Tenho certeza que vocês postam os mesmos textos de tempos em tempos.
Respondendo a tua pergunta: Os nerds usam Linux porque possuem um conhecimento ampliado doo  Linux, se virando nos bugs do sistema e sabendo otimizar para cada tipo de máquina já que as distros geralmente vem em uma configuração genérica para ser usado na maioria das máquinas.

Graças a um nerd, estou usando o Linux Mint Ubuntu pois ele conseguiu fazer o driver  de vídeo sisimedia do Mageia 4 funcionar em uma distro baseada no Ubuntu e disponibilizou a configuração do Xorg e o link do driver no site viva o linux.

Infelizmente pra quem não é nerd, apenas Ubuntu será uma experiência quase tranquila pois apesar de existir alternativas fáceis tipo o OpenSuse, Mageia, Mandriva e o finado Mandrake o Ubuntu é a que mais terá facilidade em resolver os problemas. O OpenSuse tem como solução compilar e instalar o driver e aplicativos fora do repositório. No Ubuntu tem um monte de gente que ajuda fácil, temos blogs especializados pra ele. Mageia roda o driver bem melhor que o Ubuntu, mas não tem versões LTS, não tem repositórios PPA(que os puristas condenam). O OpenSuse tem algo parecido mas não achei PRÁTICO como o Ubuntu. O gerenciador de pacotes do Mageia não encontra certos programas. Só acho o programa PureData instalando via terminal que eu acho um saco. O software Center do Ubuntu é lento, porém intuitivo, mas prefiro usar o Synaptic que ainda é mais rápido e maduro. Pena que não seja feito pra usuário leigo que não curte informática.

O gerenciador de pacotes do Suse é bem legal e bem leve, mas o Suse não vem com o xkill, sudo reboot e outras ferramentas que na hora do aperto salva.

E só uso o Mint Ubuntu, porque sou muito preguiçoso e tem como padrão a interface Mate que é muito leve e mais leve que o XFCE e mais completa, vem a maioria das coisas instaladas por padrão. Espero que .o Mir não acabe com o projeto Mint. O software center do Mint não funciona direito.

Matou a pau!

+1
Só vejo flamewar da tua parte. Como se mata a pau se o software livre não está fazendo a mesma coisa ou mais que o proprietário? Exemplo o Gimp não suporta canais de 16 e 32 bits de cores. O Krita não suporta canais de 32 bits de cores. Usar modo overlay e os outros não funfam.

Acho que você não usa os programas.


"Como se mata a pau se o software livre não está fazendo a mesma coisa ou mais que o proprietário?"
Se não está fazendo é porque não se tem interesse, tanto por parte dos nerds quanto dos meros usuários. No Windows, por exemplo, só se tem uma interface gráfica disponível e, em contrapartida, no Linux temos diversas!!! A liberdade que se tem no software livre não se encontra no software privado! No privado, é sim, criado uma dependência que nos priva da liberdade!...

Vou usar uma citação do tal nerd morvan bliasby ([55] Comentário enviado por Morvan em 02/06/2014 - 19:23h:) que concretiza bem o que penso:

"Quando eu digo que não há Distros melhores nem piores, quero dizer que elas se complementam. O que falta em um Ubuntu, por exemplo, claramente voltado ao usuário final, eu preencho com a minha Distro preferida, o Fedora, um pouco menos amigável, mas bastante repleta de recursos para o usuário mais técnico, como eu me presumo. Não encontrei o Driver de Vídeo desta placa negligenciada pelos sabores GNU-Linux (e até pelo Windows, onde o desempenho dela é sofrível, mesmo com todas as informações prestadas ao Suporte Técnico da MS), eu encontro no Mandriva | Mageia | Satux. Em não querendo utilizar nenhum dos três, por motivos particulares, tento achar uma solução, o que estou a fazer ora. Acredite, este é o espírito do S. L. Compartilhamento de soluções."

Fiquem Todos com Deus e obrigado!
São Mateus 6,31.33-34

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Por que os nerds usam Linux?
« Resposta #18 Online: 15 de Junho de 2014, 13:04 »
Por que os nerds usam Linux?
Eles usam Linux e Mac na verdade. Alguns motivos em minha humilde opinião:

- Windows é cheio de vírus
- Não tem Gedit 3.x pra Windows e o notepad é ruim
- Octave é ruim de instalar no windows
- Windows tem que ficar desfragmentando e passando anti-virus e limpando registro
- Barras da "babylon search" e semelhantes se instalam sozinhas nos navegadores
- Vem com Internet Explorer instalado, ele é muito ruim
- Sou obrigado pesquisar na internet e baixar o arquivo de instalação. Linux tem repositório então não preciso baixar nada da internet manualmente
- Pra atualizar os programas do Windows precisa baixar um a um e ir instalando, no Linux tudo, inclusive o sistema, é rapidamente atualizado e de forma automática
- Windows por qualquer M*3!%" instalada pede pra reiniciar o sistema. Linux dificilmente pede isso.
- Linux vem com gcc e python, Windows não
- Existe vasta informação sobre o uso do Shell no Linux, do Power Shell do Windows tem menos e de pior qualidade (aliás, o Shell do Linux é melhor)
- Linux posso usar LiveCD, LiveDVD, LiveUSB, LiveHD. Instalar no pen drive, hd externo ou cartão de memória.
- Sistemas Unix possuem melhor organização de pastas do que Windows, mais fácil de entender o que fica aonde (opinião pessoal)
- Mais rápido e mais leve em minha experiência pessoal
- Comunidade com elevado nível técnico e conhecimento sobre Linux. Windows tem bem menos, pelo menos percentualmente.
- Mais bonito que Windows e mais personalizável. Não preciso comprar versão Ultimate pra trocar papel de parede ou coisas básicas.
- No Linux posso contribuir com a evolução do sistema e pacotes. Já relatei diversos bugs e, inclusive, corrigi um uma vez no programa OpenAstro graças ao codigo aberto.
- Acredito que software livre traz muito mais vantagens economicamente e academicamente do que proprietário. Além de evoluir mais rápido.
- Linux me ajuda a compreender o funcionamente do sistema em diversas situações (correção de erros que eu cometo, usar programas pelo terminal etc). Windows esconde tudo, coloca um "vc verificou seu cabo de rede? Se sim, clique avançar, se não conecte o cabo".
- A Valve tá investindo em games pra Linux e ajudando no desenvolvimento dos drivers pra Linux. Tem o Steam OS inclusive.
- O gerenciador de arquivos do Windows é ruim (se chama Explorer)
- Prevenir o lock-in (aprisionamento tecnológico) da Microsoft (monópolio de suítes de escritório, por exemplo)
- Ser diferente dos demais (não sou que nem a maioria nem nunca serei)

Bom, aqui foi um 'nerd' que escreveu, colocando sua visão pessoal, mas tenho certeza que outros concordarão com vários dos pontos acima. Lembrando que existem sim nerds que preferem Windows e que nesse caso, eles preferem de forma consciente e tem suas razões pra isso (ao contrário da maioria que nem sabe o que é um sistema operacional).
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline jjockey

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Por que os nerds usam Linux?
« Resposta #19 Online: 11 de Julho de 2014, 08:51 »
A Filosofia GNU/Open Source já responde por sí propria

http://www.gnu.org/philosophy/philosophy.pt-br.html

Creto

  • Visitante
Re: Por que os nerds usam Linux?
« Resposta #20 Online: 11 de Julho de 2014, 09:21 »
A Filosofia GNU/Open Source já responde por sí propria

http://www.gnu.org/philosophy/philosophy.pt-br.html
E para complementar isso acima uma leitura interessante, onde ressalto apenas um trecho aqui:

Citar
25 de novembro de 2012
"O Windows 8 acaba de ser lançado e a expectativa que existe em cima dele é muito grande. E isso é suficiente para deixar analistas com bastante receio, uma vez que a história já mostrou que isso pode ser acompanhado de erros enormes. Não entendeu? Pois uma série de sistemas operacionais já foram lançados no decorrer das últimas décadas e alguns dos mais aguardados se mostraram verdadeiras falhas.
Há dezenas de exemplos que poderiam ser citados neste artigo, mas decidimos escolher cinco dos mais importantes fracassos dos sistemas operacionais e nos limitamos à Microsoft para o texto. Será que você conhece os nomes que falaremos aqui? Prepare-se...

(...)"

T+

Offline luis lopes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Por que os nerds usam Linux?
« Resposta #21 Online: 05 de Agosto de 2014, 16:39 »
belo texto!
como novato nestas andanças, de linux mint 17.
serviu perfeitamente para me tranquilizar, apesar
de me sentir mais familiarizado, com o win e resolver os problemas do mesmo, desde os 286.
mas também fico mais descansado, pois não devo ter de resolver muitos problemas no linux.
uma grande vantagem.