Autor Tópico: Ubuntu 14.04 - Impressões...  (Lida 27611 vezes)

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2014, 10:44 »
Realmente, o desempenho da versão 14.04 está impressionante. Acho que eles deram uma baita refinada no kernel ou algo do tipo. Tá ótimo!  ;D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #16 Online: 27 de Abril de 2014, 12:20 »
Vocês estão usando qual ambiente gráfico? Conseguiram instalar algum outro?

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #17 Online: 28 de Abril de 2014, 10:58 »
Eu também reparei no mesmo, comparado com as ultimas versões está muito mais rápido.
Apesar de tudo não gosto daqueles serviços de procurar online, etc, etc.

Eu desativei a busca on-line
wget -q -O - https://fixubuntu.com/fixubuntu.sh | bash
Isso sim é utíl, para remover o "spyware" que vem no Ubuntu

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #18 Online: 28 de Abril de 2014, 14:51 »
Vocês estão usando qual ambiente gráfico? Conseguiram instalar algum outro?

Usei o Unity e agora estou usando KDE, ambos os ambientes bem leves.

Em breve usarei o XFCE também, possuo uma máquina com 12.04 aqui e atualizarei somente após o primeiro point release.

Recomendo não instalar ambientes "por cima" a família Ubuntu já tem distribuições com, praticamente, todos os ambientes mais famosos, recomendo instalar a distro com o ambiente desejado diretamente.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #19 Online: 28 de Abril de 2014, 17:38 »
Achei bem mais rápido e bonito,estava com a 12.04 e o desempenho e o design melhoraram, mas acho q em termos de aparência precisa arrumar alguns botões, tipo, alguns tem bordas estilo kde enquanto alguns botões ficam todos laranja.sinto falta de um serviço de cloud tão bem casado com o sistema e navegador de arquivos como o UbuntuOne, existe o Dropbox, mas o espaço q eles dão é pequeno.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #20 Online: 28 de Abril de 2014, 17:47 »
Eu gostaria que as fontes (as letras) do sistema inteiro fossem menores assim como no Windows, mais delicadas, e que as janelas e ícones fossem melhor trabalhadas, eu gosto de uma sistema bom, mas também acho que a aparência é fundamental. A aparência é como o tempero de uma comida. A comida sem tempero pode ser excelente, bem nutritiva, mas quando se tempera é outra coisa rsrs

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #21 Online: 28 de Abril de 2014, 17:54 »
Caras, essa versão tá tão boa que é como se eles tivessem trazido o Lucid Lynx de volta (melhor versão do Ubuntu de toda a história). O sistema tá rápido, responsivo, leve e estável. Nenhum p*to erro até agora.

E falo do Lucid Lynx porque todos aqueles efeitos do compiz que eu estava acostumado a usar naquela versão, eu uso nessa, sem engasgos ou bugs, principalmente o zoom do desktop, janelas em exposè e o minimize to click (eu uso KDE, mas eu sei que o Unity também tem esses efeitos).
E pra fechar tudo com chave de ouro: deu a calhar da versão ser LTS, ou seja, 5 anos tranquilão curtindo o sistema, sem aquela preocupação "daqui a 6 meses terei que formatar tudo de novo, pqp!". Oh, que maravilha! Parabéns, de verdade, ao time da Canonical e do KDE (I love it!), essa versão tá demais!  :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #22 Online: 28 de Abril de 2014, 19:22 »
Tentei usar com o live pen aqui no meu note vaio e não deu. Passou pelo boot, tela rocha, mas não entrou no desktop. Ficou tela preta. Mas o sistema iniciou, pois eu consegui usar o tty1, etc...

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #23 Online: 02 de Maio de 2014, 18:58 »
Amigos, no meu desktop o 14.04 tá rodando tranquilo. Até agora nada de bugs chatos ou crashes inesperados. Ainda tá em fase de testes, mas pouco a pouco vou dizendo o que estou achando. Lembrando que a instalação foi bem rápida, por volta de 30min mesmo com as opções "instalar atualizações dos sistema" e "instalar softwares de terceiros" ativadas.

Sinto que essa versão permanecerá no desktop.  :)
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #24 Online: 09 de Maio de 2014, 02:39 »
Achei bem mais rápido e bonito,estava com a 12.04 e o desempenho e o design melhoraram, mas acho q em termos de aparência precisa arrumar alguns botões, tipo, alguns tem bordas estilo kde enquanto alguns botões ficam todos laranja.sinto falta de um serviço de cloud tão bem casado com o sistema e navegador de arquivos como o UbuntuOne, existe o Dropbox, mas o espaço q eles dão é pequeno.
Tenho uma opinião contrária.

Não sei se por costume ou por estética (uso ubuntu desde o 9.04 e sempre com o padrão laranja/preto do Gnome/Unity), mas prefiro o ambiente e tema do 12.04LTS. Achei o padrão dos ícones mais lógicos (diretório=pasta em vez de armário).

No que se refere ao desempenho, não senti tanta diferença (achei o 12.04 mais rápido que o 14.04). Mas, o ponto decisivo foi a compatibilidade. Acabei de comprar um Notebook Asus X550C com processador i5 e 6GB e testei nele as versões 14.04 e 12.04.4, todas 64 bits. No 14.04LTS o sistema não reconheceu a placa wireless Qualquon Atheros, enquanto que no 12.04LTS reconheceu tudo.

Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #25 Online: 19 de Maio de 2014, 17:18 »
Galera, to usando o 14.04 no desktop faz mais de uma semana, to achando muito bom. Leve, estável etc

Mas comprei um dell com Ubuntu de fábrica (este modelo http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,3014.msg625293.html#msg625293) e instalei o 14.04, então comecei a colocar meus programas de trabalho (octave, texmaker e qgis). Notei que as versões desses programas são as mais atualizadas para o 14.04, isso é outro ponto positivo! :-)

Tá funcionando lindamente no notebook, logo devo continuar com ele no note (nem sei se ainda vou instalar Gentoo).
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #26 Online: 13 de Julho de 2014, 14:01 »
Como mencionei num outro tópico, eu venho trabalhando com Windows há pelo menos 18 anos e resolvi fazer duat-boot com Ubuntu 14.04 e Windows 7. Tenho gostando bastante do Ubuntu, gráfico muito bom e bem amigável. Especificações do meu hardware (Parece muito bom pra rodar o Ubuntu): Pentium 4 HT 3.0 Ghz com 2MB de RAM Placa GeForce Fx5200 128MB NVidia.

Tive que desabilitar as animações de janela, pois estava muito lento (Talvez pelo fato de eu não ter conseguido ainda achar um driver pra minha placa de vídeo compatível com o Ubuntu 14.04), essa lentidão também ocorre nos efeitos do Launcher (Quando passamos o mouse em cima da barra de ícones). Na inicialização o monitor pisca algumas vezes (O que incomoda um pouco). As fontes não estão nítidas também (Pode ter a mesma relação com o driver de vídeo), não encontrei ainda uma que fosse a mais nítida possível. Tentei ter ver um filme, tanto com o reprodutor de vídeo padrão quanto com o VLC Media Player, mas a imagem continuou pipocando. De novo, pode ser a velha história da placa de vídeo. No Windows (Com o VLC) o filme roda que é uma beleza...

A Central de Aplicativos muitas vezes torna tudo lento e preciso fechar pra evitar dor de cabeça. A conexão de internet é 10Mb, o que não justificaria dizer que é lentidão na conexão. A inicialização do sistema é bem mais veloz que o Windows 7, assim como o motor de busca/pesquisa de arquivos/aplicativos locais. No Windows 7 é muito lento o serviço de pesquisa de arquivos e sua indexação incompreensível.

O que senti falta: Precisei instalar manualmente ferramentas visuais (Compiz e Ferramenta de Ajuste da Unit) para poder configurar o ambiente gráfico (Efeitos de janela, ícones, etc). Já não poderia vir instalado? Para um usuário menos experiente seria fundamental. Não consegui colocar a barra de ícones na horizontal, nem mesmo nas ferramentas acima (Tem como fazer isso?), o que prejudica um pouquinho o aproveitamento de tela na horizontal durante uma navegação na WEB (Que em princípio parece mais veloz também do que no Windows 7).

Ainda não testei funções de backup e restauração. Não sei se tem relação com o que existe no Windows. No geral estou gostando bastante, salvo o problema com a placa de vídeo, talvez explique os problemas com partes gráficas. Assim que surgir um driver compatível, espero usá-lo e ao mesmo tempo aproveitar o Widescreen (16:9), pois tenho uma TV da LG 22" com entrada pra PC, seria um desperdício deixar de aproveitar todo o espaço, rs.
« Última modificação: 13 de Julho de 2014, 14:25 por delhmc »

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #27 Online: 14 de Julho de 2014, 02:38 »
Seja bem vindo delhmc. Pode dar uma olhada neste guia de pós instalação: http://www.diolinux.com.br/2014/04/deixe-o-ubuntu-1404-lts-perfeito-para-uso.html

Nele tem várias dicas legais, incluindo como instalar o driver próprio da NVidia para a placa de vídeo.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #28 Online: 14 de Julho de 2014, 02:58 »
Seja bem vindo delhmc. Pode dar uma olhada neste guia de pós instalação: http://www.diolinux.com.br/2014/04/deixe-o-ubuntu-1404-lts-perfeito-para-uso.html

Nele tem várias dicas legais, incluindo como instalar o driver próprio da NVidia para a placa de vídeo.
Obrigado rudregues ;)

Cara, tô apanhando pra tentar rodar os recursos desta placa no Ubuntu, rs... Inclusive até criei um tópico a respeito... Bacana cara, tô acompanhando as dicas do artigo que vc me passou... Vou favoritar, obrigado mesmo! Grande abraço ;)
« Última modificação: 14 de Julho de 2014, 03:07 por delhmc »

Offline Hellhammer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Minha honra se chama lealdade.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 - Impressões...
« Resposta #29 Online: 05 de Agosto de 2014, 02:07 »
Vocês estão usando qual ambiente gráfico? Conseguiram instalar algum outro?

Estou usando, agora, o Cinnamon 2.2, que por sinal está perfeito. Antes (desde o 12.04) estava usando o Gnome Fallback, muito bom tambem, mas por incrível que pareça o Cinnamon está melhor!

Bom, gosto demais do Ubuntu, não tenho vontade de mudar de distro, o suporte em todos os sentidos é melhor no Ubuntu, então eu pego ele e mudo à vontade! Literalmente testo tudo nele.

Minha configuração de hardware e software aqui é a seguinte:

SO: Ubuntu 14.04 'Trusty' (X86-64)
GI: Cinnamon 2.2.13
Kernel: 3.13.0-32-generic

Intel Core I5-3330 CPU @ 3.00GHz x4
Memory: 7.5 GiB
HD: 955.4 GB
Video: Intel Corporation Xeon E3-1200 v2/3rd Gen Core processor Graphics Controller

--------------