Autor Tópico: [RESOLVIDO] Arquivo executável  (Lida 3149 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Arquivo executável
« Online: 10 de Abril de 2014, 16:20 »
Olá,

É possível colocar um arquivo executável no Lançador sem ter que criar um .desktop (ou usar o Menu Libre ou Alacarte, que fazem a mesma coisa)? Eu queria que fosse assim, ao executar o arquivo, o mesmo aparecesse no Lançador, então bastaria fixá-lo ali, assim como acontece com qualquer programa que abrimos no Ubuntu.

Abraços.
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 23:12 por Renan Rischiotto »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2014, 16:44 »
https://www.youtube.com/watch?v=NOd81cWpQrg

Se vc esta no 12.04, vc tambem pode fazer assim, abra o terminal e digite;

alacarte

E se abrira um menu, nesse menu navegue ate o local que vc quer crair o atalho, se e graficos por exemplo vc vai ate graficos e clica em novo item vai aparecer uma janela e vc define o icone, o comando e a descrição, tudo certinho. depois da um ok e pronto, sua aplicação ja aparece no dash do UBUntu.

http://img203.imageshack.us/img203/9757/rjyr.png

http://img839.imageshack.us/img839/4343/h5z4.png

http://img191.imageshack.us/img191/1967/a386.png

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2014, 16:47 »
Olá

Depende:

Executável pelo terminal = não

Executável escrito para modo gráfico = talvez
Sim (desde que existam icones no pacote associados ao executável)
Não se usar um icone "genérico" do sistema (mas aí o sistema nos dois casos pode criar um .desktop e você não quer)

Assim, no geral, a resposta seria: não é possivel (No unity, em outros dá sem .desktop)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2014, 16:49 »
Olá platao,

Obrigado pela dica, mas tipo, eu queria saber se não tem como eu abrir o executável e ele automaticamente aparecer no Lançador, assim como acontece quando instalamos um programa pelo apt-get ou baixamos um .deb e instalamos e depois abrimos.

Esses programas que instalamos pelo apt-get ou á partir de um arquivo .deb já possuem instruções para criar um .desktop? É por isso que aparecem no Lançador quando abertos?

Abraços.
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 16:51 por Renan Rischiotto »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2014, 16:51 »
Tota, acho que entendi um pouco rsrs

Então no Unity não é possível?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2014, 16:57 »
Para deixar mais explicado rsrs

Eu possuo um programa escrito em Python, então em seu estado natural ele só abre por terminal, indo até o seu diretṕrio e executando:

python programa.py

Mas eu utilizei o PyInstaller para criar um executável dele, mas o executável não fixa na barra lateral (Lançador). Então surgiu minha dúvida se arquivos executáveis não fixam nela.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2014, 17:00 »
Se usar o alacarte ele cria para você, e se procurar vai ver um .desktop

Posso estar enganado, nas o unity não permite mais soft links no dash

Isto independe de ser executável ou não

( eu tou ficando velho, não confie muito no que eu escrevo, ok?)

Citar
Esses programas que instalamos pelo apt-get ou á partir de um arquivo .deb já possuem instruções para criar um .desktop? É por isso que aparecem no Lançador quando abertos?

Acho que é isto
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 17:02 por Tota »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2014, 17:02 »
Olá platao,

Obrigado pela dica, mas tipo, eu queria saber se não tem como eu abrir o executável e ele automaticamente aparecer no Lançador, assim como acontece quando instalamos um programa pelo apt-get ou baixamos um .deb e instalamos e depois abrimos.

Esses programas que instalamos pelo apt-get ou á partir de um arquivo .deb já possuem instruções para criar um .desktop? É por isso que aparecem no Lançador quando abertos?

Abraços.

E isso mesmo, pegue um pacote deb qualquer que vc baixou ai na sua maquina, clique com o direito do mouse e depois em "extrair aqui" como se fosse em arquivo compactado qualquer, entre na pasta e vc vai ver provavelmente em /usr/share/aplications tem o .desktop la por isso e que quando vc digita ele ja aparece no dash. Mas nao tem segredo, se vc tem duvida e bem simples de fazer o .desktop para a sua aplicação, e so ter um pouco de atençao.

Do contrario o lançador nao tem parametros para saber se a aplicaçao foi iniciada ou nao, o executavel roda e faz o seu trabalho, o resto fica a cargo da interface definir como vai ser mostrado isso para o usuario.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2014, 17:12 »
Citar
( eu tou ficando velho, não confie muito no que eu escrevo, ok?)

kkkkkkkkkkkk

Que isso, você é muito bom vô Tota ;D

O que são soft links? Qualquer arquivo (executável ou não)?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2014, 17:14 »
Citar
E isso mesmo, pegue um pacote deb qualquer que vc baixou ai na sua maquina, clique com o direito do mouse e depois em "extrair aqui" como se fosse em arquivo compactado qualquer, entre na pasta e vc vai ver provavelmente em /usr/share/aplications tem o .desktop la por isso e que quando vc digita ele ja aparece no dash. Mas nao tem segredo, se vc tem duvida e bem simples de fazer o .desktop para a sua aplicação, e so ter um pouco de atençao.

Do contrario o lançador nao tem parametros para saber se a aplicaçao foi iniciada ou nao, o executavel roda e faz o seu trabalho, o resto fica a cargo da interface definir como vai ser mostrado isso para o usuario.

Ah, suspeitei desde o princípio rsrs

Obrigado pela explicação cara ;)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2014, 17:28 »
Entao, agregando ao que o vo Tota reportou, se vc tem um aplicativo em python vc faz assim, por exemplo, dentro do diretorio da aplicação em phyton, vc cria um arquivo de texto simples e coloca dentro isso;

#!/bin/bash
#iniciar meu programa em python
cd /usr/local/share/games/wahcade
python wahcade.py

Pegando como exemplo a aplicação whacade, que e em python.

vc da as permissoes clicando com o direito do mouse em permissoes no arquivo de texto e deixa la leitura e escrita(se nao nao funciona)

Tem aplicação que so estarta se vc estiver no diretorio dela, se vc somente digitar no terminal o nome da aplicação nao vai funcionar, entende?

Entao vc cria um arquivo de texto como eu mencionei acima e vai com o menulibre, so que quando vc for apontar o executavel, vc nao aponta o executavel, e sim o script simples que vc fez ; ) e ele vai startar a aplicação em phyton....entendeu?
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 17:37 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2014, 18:16 »
Opa, valeu pela dica platao, mas o Menu Libre já abre o executável do programa em Python, até mesmo o próprio arquivo em Python o.O

Nem precisa fazer o script (penso eu) rsrs

Valeu!
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 18:18 por Renan Rischiotto »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2014, 18:21 »
Citar
( eu tou ficando velho, não confie muito no que eu escrevo, ok?)

kkkkkkkkkkkk

Que isso, você é muito bom vô Tota ;D

O que são soft links? Qualquer arquivo (executável ou não)?

Está tudo aqui => http://www.vivaolinux.com.br/dica/Links-simbolicos-e-hard-links

Softlinks = links simbólicos = atalhos do Windows

[]'s

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #13 Online: 10 de Abril de 2014, 18:48 »
Valeu Tota :)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Arquivo executável
« Resposta #14 Online: 10 de Abril de 2014, 18:56 »
Aproveitando o tópico...

Ao abrir o IDLE do Python, o programa aparece no Lançador, eu bloqueio ele, mas ao abrir novamente clicando nesse atalho nada acontece. No entanto, se eu abro o IDLE pelo Dash abre normalmente. Seria um bug do Unity?

http://s7.postimg.org/je911b8ij/Captura_de_tela_de_2014_04_10_18_46_30.png