Autor Tópico: [Dúvida] Memória 8GB ou 8GB Corsair Vengeance  (Lida 4970 vezes)

Offline dimhr12

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
[Dúvida] Memória 8GB ou 8GB Corsair Vengeance
« Online: 21 de MAR?O de 2014, 08:53 »
Bom dia!
Quero me comprar um notebook novo, e gostei do modelo Titanium B154 Plus (http://avell.com.br/notebooks/titanium-b154-plus) da Avell.

Montei a configuração dele com:
Processador Intel Core i7 Haswell - 4700MQ 2.4 GHz, 6MB Cache
HD 1TB - 7200 RPM
Drive Leitor/Gravador DVD 8X DVD±R/RW/4X +DL Super-Multi Drive
Placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 750M 2GB GDDR5
Tela 15.6" FULLHD 16:9 (1920x1080p) LED-Backlit

A minha dúvida é em relação à memória dele. Tem as opções:
a) 4 GB DDR3 (1600 MHZ)
b) 8 GB DDR3 (1600 MHZ) ( + R$ 157,00 )
c) 16 GB DDR3 (1600 MHZ) / ( 2x 8 GB) ( + R$ 448,00 )
d) 8 GB Corsair Vengeance DDR3 (1600 MHZ) / ( 2x 4 GB) ( + R$ 242,00 )
e) 16 GB Corsair Vengeance DDR3 (1600 MHZ) / ( 2x 8 GB)

Estou em dúvida entre as opções realçadas. Procurei um pouco e não encontrei nenhum teste que indique uma diferença de desempenho de uma memória 8GB DDR3 normal e uma 8GB DDR3 Corsair Vengeance.

O preço final varia entre R$ 3.423,60 e R$ 3.500,10. Vale a pena pagar R$ 85,00 a mais só pra ter uma memória Corsair?
People lie. Believe in yourself.
First come smiles, then lies. Last is gunfire! Roland Deschain

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: [Dúvida] Memória 8GB ou 8GB Corsair Vengeance
« Resposta #1 Online: 21 de MAR?O de 2014, 09:16 »
Bom dia!
Quero me comprar um notebook novo, e gostei do modelo Titanium B154 Plus (http://avell.com.br/notebooks/titanium-b154-plus) da Avell.

Montei a configuração dele com:
Processador Intel Core i7 Haswell - 4700MQ 2.4 GHz, 6MB Cache
HD 1TB - 7200 RPM
Drive Leitor/Gravador DVD 8X DVD±R/RW/4X +DL Super-Multi Drive
Placa de vídeo NVIDIA GeForce GT 750M 2GB GDDR5
Tela 15.6" FULLHD 16:9 (1920x1080p) LED-Backlit

A minha dúvida é em relação à memória dele. Tem as opções:
a) 4 GB DDR3 (1600 MHZ)
b) 8 GB DDR3 (1600 MHZ) ( + R$ 157,00 )
c) 16 GB DDR3 (1600 MHZ) / ( 2x 8 GB) ( + R$ 448,00 )
d) 8 GB Corsair Vengeance DDR3 (1600 MHZ) / ( 2x 4 GB) ( + R$ 242,00 )
e) 16 GB Corsair Vengeance DDR3 (1600 MHZ) / ( 2x 8 GB)

Estou em dúvida entre as opções realçadas. Procurei um pouco e não encontrei nenhum teste que indique uma diferença de desempenho de uma memória 8GB DDR3 normal e uma 8GB DDR3 Corsair Vengeance.

O preço final varia entre R$ 3.423,60 e R$ 3.500,10. Vale a pena pagar R$ 85,00 a mais só pra ter uma memória Corsair?

Como ambas as memórias são de 1600MHz a diferença de desempenho (se existir) será mínima.

Considero mais interessante investir essa grana (e mais um pouco) trocando o HD 1TB - 7200 RPM por um SSD, o que certamente trará um bom impacto positivo no desempenho geral da máquina.

Abraço.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Memória 8GB ou 8GB Corsair Vengeance
« Resposta #2 Online: 21 de MAR?O de 2014, 09:30 »
Memórias Corsair tem garantia vitalícia. Essa a grande diferença.

Só não ví muito onde o Ubuntu se encaixa nessa questão.

É um fórum sobre um sistema. As questões relativas ao funcionamento do sistema nesse hardware são o foco do tópico.
« Última modificação: 21 de MAR?O de 2014, 09:32 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Memória 8GB ou 8GB Corsair Vengeance
« Resposta #3 Online: 21 de MAR?O de 2014, 11:45 »
Como ambas as memórias são de 1600MHz a diferença de desempenho (se existir) será mínima.

Ola

Apenas para agregar, não é bem assim que memórias ram funcionam, apenas pelos Hertz.

Existem muito mais fatores, como o tempo de latência, a velocidade de entrada/saída (ou leitura/gravação) e tolerância a falhas (redundância cíclica)

As Corsair vêm com dissipadores de calor, têm baixa latência, velocidades de I/O altas e tolerâncias CRC bem estritas.

Boas para overclock, e mesmo que não usadas para isto, por utilizar dissipadores, mantêm baixa a temperatura dos chips NAND, tornando-as bem mais rápidas e confiáveis.

Isto faz muita diferença entre por exemplo um Mac, um Dell ou um Itautec, quando comparado a Positivo, Toshiba ou maquina montada em fundo de garagem.

Colocar Corsair, Sandisk ou Kingston ( nesta ordem) é nunca ter travamento por memórias Ram. No Windows por exemplo, é ter ou não "Tela Azul da Morte"ou ter "kernel Panic" no pinguim, ou comparar Ferrari com Fiat.

[]'s

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: [Dúvida] Memória 8GB ou 8GB Corsair Vengeance
« Resposta #4 Online: 21 de MAR?O de 2014, 13:17 »
Como ambas as memórias são de 1600MHz a diferença de desempenho (se existir) será mínima.

Ola

Apenas para agregar, não é bem assim que memórias ram funcionam, apenas pelos Hertz.

Existem muito mais fatores, como o tempo de latência, a velocidade de entrada/saída (ou leitura/gravação) e tolerância a falhas (redundância cíclica)

As Corsair vêm com dissipadores de calor, têm baixa latência, velocidades de I/O altas e tolerâncias CRC bem estritas.

Boas para overclock, e mesmo que não usadas para isto, por utilizar dissipadores, mantêm baixa a temperatura dos chips NAND, tornando-as bem mais rápidas e confiáveis.

Isto faz muita diferença entre por exemplo um Mac, um Dell ou um Itautec, quando comparado a Positivo, Toshiba ou maquina montada em fundo de garagem.

Colocar Corsair, Sandisk ou Kingston ( nesta ordem) é nunca ter travamento por memórias Ram. No Windows por exemplo, é ter ou não "Tela Azul da Morte"ou ter "kernel Panic" no pinguim, ou comparar Ferrari com Fiat.

[]'s

Concordo plenamente com seus argumentos, mestre Tota (só para variar :) ).

Apesar de termos que levar em consideração estes fatores, que certamente são importantes, indiquei (e continuo indicando) a troca do HD por um SSD como algo mais válido, especialmente no quesito desempenho (que foi o foco da pergunta do colega). Certamente o ganho de desempenho obtido com essa última opção será bem maior do que aquele obtido com a utilização de memórias Corsair, até porque existe a possibilidade de não haver ganho nenhum com essas memórias, caso estas não possuam latência mais baixas, velocidades de I/O altas, etc. quando comparadas as memórias genéricas padrão do fabricante. Já os SSDs, mesmo os básicos, têm desempenho bem superior aos HDs tradicionais. Mesmo os chamados "HDs híbridos" já possuem um ganho de desempenho bastante considerável.

Em relação a maior durabilidade e qualidade das memórias Corsair, quando comparadas a memórias genéricas, concordo plenamente.

Abraço e fiquem com Deus.
« Última modificação: 21 de MAR?O de 2014, 13:23 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Memória 8GB ou 8GB Corsair Vengeance
« Resposta #5 Online: 21 de MAR?O de 2014, 13:27 »
Se pudesse, adaptaria a configuração para a seguinte:

Citar
PROCESSADOR:
Intel Core i7 Haswell - 4700MQ 2.4 GHz, 6MB Cache (3.40 GHz com Max Turbo) ( + R$ 448,00 )

MEMÓRIA:
4 GB DDR3 (1600 MHZ)

HARD DISK (HDD), SSD ou SSHD:
SSHD 1TB - 5400 RPM com 8GB SSD - Seagate - [Avell recomenda o uso de SSHD] ( + R$ 170,00 )

mSATA:
Nenhum cartão mSATA

UNIDADE ÓPTICA:
Leitor Blu-Ray 6x DVD+/-R DL Super-Multi Drive 8x ( + R$ 95,00 )

PLACA DE VÍDEO:
NVIDIA GeForce GT 750M (2GB GDDR5)

TELA (LCD):
15.6" FULLHD 16:9 (1920x1080p) LED-Backlit

WIRELESS:
Realtek 8723 - 802.11 b/g/n - Wi-Fi + Bluetooth

SISTEMA OPERACIONAL:
Sem Sistema Operacional

3 Anos de Garantia (Peças e mão de obra) - Bateria: 1 ano

Valor total: 3.520,80.

Posteriormente você poderia adicionar a memória Corsair na sua máquina.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Memória 8GB ou 8GB Corsair Vengeance
« Resposta #6 Online: 21 de MAR?O de 2014, 15:45 »
Bom vou dar meu pitaco tbm!!! Ele quem pediu ; )

Troca o i7 pelo i5, vc esta comprando um notebook para gamer? Se for vc, pode trocar tranquilamente o i7 pelo i5 que nao vai haver nenhuma diferença de desemprenho para games isso e fato, em algumas analizes o i7 ate ficou atras do i5 em alguns games.

Outra coisa que nao ha diferença alguma ou se houver, e minima para games, é optar pelo i5 um pouco mais barato, por exemplo, trocar o i5 4770 por um um pouco inferior com o clock um pouco mais baixo,  o preço do processador sai mais barato e nao ha diferença de desempenho pra games desses processadores da intel.

8 giga de memoria e mais que suficiente para rodar os games atuais e vindouros tbm, mas se vc estiver apertado pode pegar 4giga.

A questao da marca,latencia e da frequencia nao tem nenhuma influencia nos games, pode pegar uma memoria 13oomhz,1600 ou 2400 que nao havera nenhum ganho de performance para games, fato!!! A questao da marca, na minha opiniao nao influencia, basta a marca estar homologada e for original de uma marca tradicional de qualidade.

Invista no SSD!!!
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: [Dúvida] Memória 8GB ou 8GB Corsair Vengeance
« Resposta #7 Online: 21 de MAR?O de 2014, 20:08 »
Bom vou dar meu pitaco tbm!!! Ele quem pediu ; )

Troca o i7 pelo i5, vc esta comprando um notebook para gamer? Se for vc, pode trocar tranquilamente o i7 pelo i5 que nao vai haver nenhuma diferença de desemprenho para games isso e fato, em algumas analizes o i7 ate ficou atras do i5 em alguns games.

Outra coisa que nao ha diferença alguma ou se houver, e minima para games, é optar pelo i5 um pouco mais barato, por exemplo, trocar o i5 4770 por um um pouco inferior com o clock um pouco mais baixo,  o preço do processador sai mais barato e nao ha diferença de desempenho pra games desses processadores da intel.

8 giga de memoria e mais que suficiente para rodar os games atuais e vindouros tbm, mas se vc estiver apertado pode pegar 4giga.

A questao da marca,latencia e da frequencia nao tem nenhuma influencia nos games, pode pegar uma memoria 13oomhz,1600 ou 2400 que nao havera nenhum ganho de performance para games, fato!!! A questao da marca, na minha opiniao nao influencia, basta a marca estar homologada e for original de uma marca tradicional de qualidade.

Platão,

Em geral também concordo com seus argumentos. O único ponto que discordo um pouco é quanto a influência das memórias nos games.

Apesar da máquina a que o tópico se refere utilizar placa gráfica dedicada (pois se fosse uma onboard a influência das memórias seria enorme, conforme se constata aqui ), ainda assim não dá pra se dizer que memórias com melhores características de latência e frequência não resultem em nenhum ganho de performance. Até concordo quando se diz que o ganho é pequeno, especialmente quando comparado ao obtido com a troca de um HD tradicional por um SSD, porém não é nulo.

No mais, de acordo com seu raciocínio.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Memória 8GB ou 8GB Corsair Vengeance
« Resposta #8 Online: 21 de MAR?O de 2014, 20:30 »
Sem duvida Hugo, posteriormente de uma olhada nos canais no Faster e da Chipart eles fizeram videos comparativos de memorias nos games.

https://www.youtube.com/watch?v=LsI7JVKq-po

https://www.youtube.com/watch?v=p2x8UBgfXNY

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Memória 8GB ou 8GB Corsair Vengeance
« Resposta #9 Online: 24 de MAR?O de 2014, 07:23 »
Trancado, não existe relação direta com o Ubuntu.