Autor Tópico: Como usar eSpeak com acentos no Raspberry Pi (caracteres especiais ASCII > 127)  (Lida 1704 vezes)

Offline rtek1000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Ola pessoal,

Eu consegui fazer o eSpeak falar portugues corretamente e com as entonações corretas utilizando comandos de caracteres especiais (acima de ASCII 127) com o parametro \xhh onde o hh é o valor correspondente em hexadecimal.

Apenas para referencia, caso queiram testar os acentos, a tabela de códigos estendidos de ASCII pode sofrer variações de acordo com o idioma, mas a versão que funcionou para pt-br pode ser encontrada no site logo abaixo (ascii-code.com), procure por
The extended ASCII codes (character code 128-255) em www.ascii-code.com

Por exemplo para falar 'por favor' no prompt de comando:
$espeak -vpt 'por favor'

Isso vai gerar uma fala um pouco estranha, mas se usar o \xF4, vai ficar melhor, o F4 é para a letra 'ô', e vai ficar assim:

$espeak -vpt'p\xF4r favor'

Bom, o comando com o \xhh funciona muito bem no S.O. Xubuntu 13.10, instalado em um Acer AO722.

Acontece que estou programando uma placa chamada Raspberry Pi, e quem conhece sabe que é um ARM, o S.O. desta placa é linux também, eu uso o Raspbian, que é baseado no Debian (acho que no Debian 7), os comandos que eu rodo no Xubuntu também rodam no Raspbian e é muito estável.

==> Mas no Raspbian o código \xF4 não é reconhecido pelo eSpeak, em vez de ele falar 'pôr favor' (como acontece no Xununtu) ele fala 'p x f 4 r favor'.

Alguem sabe como corrigir isso?

[Resolvido]:

Eu encontrei o erro.

Eu estava fazendo o comando com um script em python.
E o python estava traduzindo automaticamente o código \xF4 para a letra 'ô', por isso funcionou.

Mas o console do Raspberry Pi não está aceitando letras com acento.

Então tenho que configurar o Raspberry Pi para aceitar os acentos.
« Última modificação: 23 de MAR?O de 2014, 18:03 por rtek1000 »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Lembre-se que este é um fórum de suporte ao Ubuntu e derivados.